Prós e Contras do Audi A3: Vale a Pena Investir no Carro?

Quer conhecer os prós e contras do Audi A3 e saber se vale a pena investir no carro? Então, chegou ao lugar certo!

Nesse artigo, o Review Auto vai te mostrar todos os detalhes do modelo alemão, que costuma fazer bastante sucesso por aqui.

Vale lembrar que atualmente o veículo não conta mais com a produção nacional, sendo preciso importá-lo, o que dá mais exclusividade para a marca.

EM DESTAQUE
Audi A3
Não conta mais com a produção nacional, sendo preciso importá-lo, o que dá mais exclusividade para a marca
PONTOS POSITIVOS:
  • Motor 2.0 TFSI, que conta com incríveis 204 cv de potência e um torque de 32,6 kgfm
  • Ar-condicionado automático dual zone; ajuste elétrico no banco do condutor; suporte ISOFIX e Top Tether no banco traseiro
  • Tanto o sedan quanto o Sportback são belíssimos, seja na versão S line ou Performance Black
Audi A3 - Um veículo mais exclusivo, pouco encontrado circulando pelas ruas do país

Versões do Audi A3

Audi A3
Fonte: CARROS 2023

O Audi A3 é realmente um dos queridinhos da marca dentro do mercado brasileiro, e que ganha inovações com o fim da produção aqui no país.

Isso porque, quando nacional, a versão encontrada era a sedan, mas agora a opção Sportback também possui facilidade na importação.

Em ambos os casos, porém, essas variações de carrocerias estão disponíveis em duas versões:

  • Audi A3 S line 40 TFSI S tronic;
  • Audi A3 Performance Black 40 TFSI S tronic (Audi A3 Sedan).

Prós e contras do Audi A3

Para descobrir se vale a pena ou não investir no carro, nada mais adequado do que observar os prós e contras do Audi A3.

Confira!

Prós

Nessa primeira seção, o destaque vai para os pontos positivos do modelo, que são:

Motor

E como não poderia ser diferente, iniciando a lista com os pontos positivos do Audi A3 temos o motor do veículo.

Atualmente, o grande trunfo da marca é a utilização do motor 2.0 TFSI, que conta com incríveis 204 cv de potência e um torque de 32,6 kgfm.

Somado a isso, há um sistema novo, o híbrido-leve, como 48V. Essa é justamente a motorização mais procurada entre o público.

Os híbridos-leves tem uma atuação mais sutil, mas dão um apoio para a aceleração do veículo, e o mantém em movimento, na chamada velocidade de cruzeiro, enquanto desliga-se o motor a combustão.

Essa troca, é claro, é bem sutil e imperceptível para o motorista, que realmente não notará nenhuma diferença na ação do sistema.

Vale lembrar que se trata de um modelo com tração dianteira, e câmbio S tronic de 7 velocidades, com a gasolina sendo o combustível do motor de combustão.

Com essas características, o Audi A3 tem uma aceleração bem interessante, saindo de 0 a 100 km/h em 7.4 segundos, e chegando à velocidade máxima de 210 km/h.

É realmente um modelo que chama a atenção pela sua potência, alinhado à sua beleza externa.

Conforto

Dentro dessa lista de prós e contras do Audi A3, o conforto também é um ponto bem positivo que vale a pena mencionar.

Afinal, o veículo conta com ar-condicionado automático dual zone; ajuste elétrico no banco do condutor; e suporte ISOFIX e também Top Tether no banco traseiro.

Outros pontos chamativos são os espelhos retrovisores externos, que são aquecíveis e ajustáveis eletricamente; e o espelho retrovisor interno, que é antiofuscante e automático.

Assim, todos os ocupantes do Audi A3 conseguem seguir viagem de forma confortável, como um carro desse nível realmente pressupõe.

Segurança

A crise dos semicondutores acabou retirando das novas versões do Audi A3 o seu pacote de segurança ativo. No entanto, em linhas gerais, esse ainda é um quesito positivo do modelo.

Para se ter uma ideia, o veículo conta com câmera de ré; lanternas traseiras Full LED, e direção dinâmica da luz indicadora; sistema antifurto com alarme; sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, com função Parking assist; e freio de estacionamento com tecnologia eletromecânica e função Auto Hold.

Além disso, possui o sistema de controle de cruzeiro com o limitador de velocidade; 6 airbags ao todo: frontais, para passageiro e motorista, laterais dianteiros e também o sistema de airbag para a cabeça; sistema Start-Stop; e cintos de segurança com o sensor de afivelamento.

Ou seja, mesmo sem o pacote de segurança ativo, que traria diferenciais como o sistema de alerta de frenagem automática e também o assistente para permanência em faixa, o Audi A3 é um veículo extremamente seguro.

Tecnologias

Assim como nos quesitos de conforto e segurança, as tecnologias presentes no Audi A3 também são mais um ponto positivo de destaque.

Itens como a chave presencia; o painel digital de instrumentos, com 12,3 polegadas; tomada de 12 volts; 2 portas USB na área do banco traseiro; 10 alto-falantes no sistema de som Bang & Olufsen, com áudio 3D; rádio MMI plus; Audi smartphone interface; Audi Phone Box light; dentre outros.

Outros itens relevantes são os sensores de chuva e luz e a central multimídia, que possui uma tela de 10 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto, com fios.

Visual e acabamento

Dentro dos prós e contras do Audi A3, o visual e acabamento do veículo também chamam atenção positivamente.

Isso porque tanto o sedan quanto o Sportback são belíssimos, seja na versão S line ou Performance Black.

Suas rodas são aro 18, com o design “Blade” de 5 braços; o revestimento dos bancos é em couro e em couro artificial; o volante é esportivo e também em couro, com sua base aplanada, com shift-paddles e multifuncional.

Além disso, o Performance Black conta com teto solar panorâmico, sendo um grande diferencial no design da versão.

As cores estilizadas do A3 também são bem diferenciadas, com pinturas sólidas, metálicas ou perolizadas.

Algumas cores disponíveis, por exemplo, são o Branco Ibis, Azul Turbo, Amarelo Piton Metálico, Azul Navarra Metálico e o Cinza Daytona Perolizado.

Consumo

Embora seja um motor 2.0 turbo, o Audi A3 é um híbrido-leve, o que ajuda a tornar seu consumo mais atrativo para o proprietário.

Em linhas gerais, não é um ponto tão positivo, mas também não chega a ser algo negativo para o carro, ou que impeça a sua aquisição.

Por isso, nessa lista de prós e contras do Audi A3, o consumo também entra nos destaques positivos do modelo.

Para se ter uma ideia, na cidade, ele consegue fazer cerca de 11 km/litro, o que é sim uma boa métrica.

E na estrada sua capacidade aumenta para 14 km/litro, o que é atrativo para quem percorre bastante rodovias.

Vale lembrar, é claro, que esse é o consumo de gasolina, que é justamente o combustível utilizado no veículo.

Contras

Agora, vejamos também quais são os seus pontos negativos:

Preço

Anteriormente, os carros da Audi tinham uma produção nacional, com uma fábrica ativa em São José dos Pinhais, estado do Paraná, o que tornava seu acesso mais simples.

Nos dias atuais, porém, trata-se de uma realidade bem diferente, sendo preciso importar o modelo, tornando sua presença bem mais rara nas ruas do país, ou seja, exclusiva.

Essa característica teve um impacto direto no preço das versões Audi, que aumentaram de forma considerável.

Afinal, como não é mais um carro nacional, ele não precisa se preocupar em concorrer com outros sedãs similares, como o Toyota Corolla ou o Honda Civic.

A versão que chega ao país é mais completa, com características mais internacionalizadas. Trata-se realmente de outro patamar de preço.

Essa exclusividade, é claro, é sim um ponto positivo, e que ajuda a atrair os compradores certos, mas devido aos altos valores cobrados, torna-se um dos contras do Audi A3.

A versão sedan do Audi A3 S line 40 TFSI S tronic, por exemplo, sai a partir dos 267 mil reais, enquanto a Performance Black sai a partir dos 287 mil.

Para se ter uma ideia, essa é uma margem de preço similar aos SUVs, como o Mitsubishi Outlander, e não tão distante dos valores da Toyota RAV4, que é a SUV mais vendida do planeta.

Peças e manutenção

Dentro dos prós e contras do Audi A3, o quesito peças e manutenção também é um ponto negativo do modelo, e esse é um fator um tanto quanto óbvio.

Afinal, estamos falando de um carro importado, e que não conta com tanta mão de obra qualificada ou facilidade para a aquisição de peças para reposição.

É claro que há sim como fazer as revisões e manutenções necessárias, e de forma periódica, mas não de forma tão fácil quanto com modelos nacionais.

Além disso, o valor de tudo também fica consideravelmente mais caro, o que não é uma surpresa.

Revenda futura

Assim como as manutenções, o quesito revenda futura também entra dentro dos pontos negativos do Audi A3. E isso também se deve ao fato de ser um veículo importado.

Vale lembrar que se trata de um veículo inacessível a grande maioria da população brasileira, e encontrar um novo comprador, que esteja interessado em dar o valor solicitado, pode não ser tão simples assim.

Vale a pena comprar o Audi A3?

Audi A3
Fonte: Motor1

Como foi possível observar ao longo deste artigo com os prós e contras do Audi A3, apesar do preço, manutenção e revenda serem pontos negativos do modelo, os seus pontos positivos são bastante atrativos.

O mais importante de tudo é que se trata realmente de um veículo mais exclusivo, pouco encontrado circulando pelas ruas do país.

Ou seja, quem está em busca desses atributos e prefere mais um sedan do que um SUV, encontra no Audi A3 um modelo que vale a pena investir.

Enfim, antes de comprar um carro, avalie os pontos mais importantes para você, tais como porta malas, espaço interno, custo benefício, km/l na estrada e km/l na cidade, dupla embreagem, conjunto mecânico, piloto automático e controles eletrônicos, por exemplo.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Até mais!