loader image

Quanto Pesa Um Carro? Veja as Médias e Informações Aqui

Afinal, quanto pesa um carro? Por incrível que pareça, essa informação faz toda a diferença na hora de comprar um automóvel. Afinal, ela ajuda a entender as particularidades de cada tipo de automóvel.

Antigamente, os carros eram mais leves. Isso mudava até mesmo algumas regras de habilitação.

Vamos ver mais detalhes neste conteúdo!

Quanto pesa um carro? Peso de alguns modelos

Antes de saber quanto pesa um carro, saiba que esse valor varia de 910 kg até 2000 kg. O peso do carro diz muito até mesmo sobre o modelo de carro. Por exemplo, um SUV costuma ter esse número muito mais elevado do que outros tipos de automóveis.

Agora, para começar, vamos falar um pouco sobre os Mercedes-Benz. Classe, segurança e facilidade para dirigir são detalhes marcantes nessa categoria de carros. Agora, aqui no nosso blog, você saberá mais sobre as características dos Mercedes-Benz.

Normalmente, na hora de comprar um automóvel, algumas pessoas olham a beleza, o estado de conservação e a economia.

É certo que a relação custo-benefício é importante na hora de comprar e manter um automóvel. Entretanto, saber quantos quilos o seu novo automóvel pesa e qual é a sua potência tem tudo a ver com o bom desempenho do veículo.

Para isso, é possível fazer um cálculo simples para saber se vale mesmo a pena levar o automóvel para a garagem.

A conta consiste em simplesmente dividir o peso do veículo pela sua potência em cavalos. Esses dados são facilmente encontrados na web ou na própria ficha técnica do automóvel disponibilizada pela concessionária, por exemplo.

De acordo com engenheiros mecânicos, os resultados entre 8 kg/cv e 10 kg/cv são os mais recomendados. Afinal, isso garante a segurança e até mesmo uma boa experiência ao dirigir o veículo.

Mas, você já parou para pensar em quantos quilos o seu veículo tem? Deixaremos os cálculos por sua conta, mas vamos facilitar o seu trabalho.

Veja os pesos de modelos bem avaliados no mercado:

  • Fiat Grand Siena: 1100 kg;
  • Chevrolet Cruze Sport 6: 1330 kg;
  • Hyundai HB20s: 1000 kg;
  • Ford Ka: 1000 kg;
  •  Ford Ka Sedan: 1070 kg;
  • Ford Focus Fastback: 1400 kg;
  • Ford New Fiesta: 1100 kg.

Mercado de luxo

Mercedes-Benz Classe A

Geralmente, o peso de um Mercedes-Benz Classe A é de, no máximo, 1650 kg.

Esportivo e cheio de tecnologia, esse veículo é maior que os comuns e, por ser mais pesado, é mais seguro. Lembrando que hoje, mesmo um carro mais leve possui sistemas de segurança confiáveis.

Contudo, além do luxo e da segurança, o Mercedes-Benz chama a atenção por muitos outros fatores. Por exemplo, seu design robusto e moderno desperta a atenção por onde passa.

O novo modelo possui mais espaço no porta-malas. Além disso, o interior do carro é confortável, luxuoso e com espaço de sobra.

Mercedes-Benz Classe B

O Mercedes-Benz Classe B pesa 1425 kg. Um pouco mais leve que o Classe A, esse automóvel não perde em nada em termos de segurança. Com motor 1.6 a gasolina ou álcool, ele atinge a velocidade de até 220 km/h.

Seguro e com bom espaço interno, o automóvel é veloz, estável na hora de fazer ultrapassagens e possui vários sistemas tecnológicos de segurança.

Ideal para a rotina e para dirigir em cidades, ele possui também um bom custo-benefício.

Mercedes-Benz Classe C

Agora que você sabe a importância de saber o quanto pesa um carro, vamos falar sobre o Mercedes-Benz Classe C. O Mercedes-Benz Classe C pesa, em média, 1700 kg. Espaçoso, tem bom custo-benefício quando se trata de carros de luxo.

Seguro e equipado com tecnologia para aumentar ainda mais esse requisito, ele garante estabilidade ao dirigir. Confortável na direção, ele é adequado para se locomover pela cidade.

Audi RS3 Sportback

Agora que você sabe a importância de verificar o quanto pesa um carro e como isso pode ser decisivo na hora de escolher um, vamos falar sobre o Audi RS3 Sportback, que pesa 1500 kg.

Esse belo veículo possui peso semelhante ao Audi RS4 Avant e Audi A5 Sportback.

Outros modelos de luxo

  • Mercedes-Benz GLC coupé: o veículo pesa 2000 kg. O diferencial do veículo é combinar os principais pontos de um veículo tipo coupé com os destaques de um SUV. Além disso, apresenta alta tecnologia para facilitar o ato de dirigir e também para garantir maior segurança do condutor e dos passageiros;
  • Mercedes-Benz GLE coupé: o veículo pesa 2400 kg e é um dos mais pesados e também seguros da categoria;
  • Mercedes-Benz Classe S: o peso do veículo SUV é de 2000 kg. O automóvel de luxo esbanja tecnologia, além de ter um belo design exterior e interior, conforto e espaço. O veículo pode ter vários componentes automáticos ou até mesmo elétricos. Um dos principais diferenciais do robusto automóvel é a segurança;
  • Mercedes AMG 45: o peso do automóvel é de 1500 kg. Apesar de ser um pouco mais leve, ele não perde em segurança;
  • Mercedes AMG 63: veículo esportivo que também faz parte do mercado de luxo. Robusto e veloz, ele é tecnológico e seguro como os demais veículos da marca. Pesa 2485 kg;
  • Mercedes AMG GLE Coupé: o automóvel pesa 2400 kg. Um gigante do mercado de luxo, o veículo é robusto e, ao mesmo tempo, elegante no design. Segurança e tecnologia são suas principais características, assim como a maioria dos automóveis da marca;
  • Audi RS5 Coupé: o peso do automóvel é de 1650 kg. Apesar de um pouco mais leve que as versões anteriores, o veículo oferece segurança e sistemas tecnológicos para proteger o condutor e os passageiros;
  • Audi A6 Sedan: o veículo tem 1700 kg. Apesar de ser mais leve, também é destaque em segurança. Com opções para agradar a todos os gostos, esse automóvel possui design sofisticado, conforto e facilita a vida do condutor por ter várias integrações tecnológicas;
  • Audi A4 Sedan: esse sofisticado veículo possui 1600 kg. Fazendo, em média, 10 km/l, esse automóvel possui bom custo-benefício. Além disso, é disponibilizado no mercado em várias versões.
  • Audi A4 Avant: o automóvel tem 1600 kg. Apesar de mais leve, o veículo se impõe e é referência em segurança. Além de ter design moderno e ser espaçoso, o conforto para dirigir é um dos seus pontos fortes;
  • Audi RS Q3: tem 1700 kg e também é destaque em beleza, segurança e tecnologia;
  • Audi RS3 Sedan: o veículo sedan possui quase 1600 kg. O automóvel também faz parte dessa lista e é referência em segurança e tecnologia.

Considerações finais

Agora que você já sabe o quanto pesa um carro e como a relação entre sua potência e esse número é importante, vamos recapitular alguns conceitos. Por exemplo, para calcular essa relação é preciso fazer uma divisão entre o peso do automóvel e a quantidade de cavalos de potência.

E não só isso, a novidade é que a distribuição do peso também é fundamental para o equilíbrio, estabilidade, desempenho e ainda a segurança do automóvel nas ruas da cidade e nas estradas.

Por exemplo, um Audi RS6 Avant quando analisado segundo essas condições pode ser mais seguro e estável até mesmo que outros carros com valor mais alto.

Quando se trata de segurança e estabilidade, os automóveis Audi A3 Sedan, Audi RS7 Sportback e o Audi A7 Sportback são estáveis, possuem muitos quilos que transmitem segurança e ainda são equipados com tecnologia de ponta.

Você viu que, por exemplo, os carros de luxo como o Mercedes-Benz GLC são mais robustos, pesados e mais tecnológicos. Contudo, nem todos podem participar do mercado de automóveis de luxo.

Por isso, a relação entre quilos totais do veículo e sua potência em cavalos mostra o verdadeiro custo-benefício dos automóveis.

Recentemente, a Audi retomou a produção de veículos no Brasil. Os veículos da marca possuem opções de luxo e competem de maneira justa com automóveis como o BMW Série 4 Cabrio.

Gostou das informações? Continue acompanhando nosso blog e descubra muito mais sobre o universo dos veículos. Assim, você sempre fará as melhores escolhas.

Se ficou com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe.