como comprar um carro com nome sujo

Como Comprar Um Carro Com Nome Sujo? Veja Nossas Dicas

Muita gente pensa que não tem como comprar um carro com nome sujo. Afinal, as instituições financeiras usam o SPC e Serasa como forma de garantir que o consumidor terá como pagar o financiamento de um carro.

Contudo, saiba que até quem está com nome sujo pode comprar um carro também, mas você deve seguir algumas dicas, pois é mais complicado comprar carro estando negativado.

Por isso, separamos algumas dicas simples que vão te ajudar a financiar aquele carro do sonho mesmo com dívidas pendentes.

Acompanhe!

Tem como comprar um carro com nome sujo?

como comprar um carro com nome sujo
Fonte: InstaCarro

Uma das maiores preocupações do brasileiro é ficar com o nome sujo na praça, isto é, no SPC ou Serasa. Afinal, essa é a prova de que você não consegue arcar com uma dívida, dificultando, assim, o financiamento de carros.

Ainda mais considerando o número de inadimplentes no Brasil, com uma média de 60 milhões de pessoas com nome sujo.

É verdade que muitas dessas pessoas perderam o emprego na pandemia, mas ainda há aquelas pessoas que não conseguem se organizar financeiramente para conseguir financiamentos.

Mas acredite: é sim possível comprar um carro com nome sujo, e sem truques e enrolação!

Você pode fazer compras de alto valor e não se preocupar quando as instituições financeiras verificarem se o seu nome consta nos órgãos de proteção ao crédito.

Apesar de ser uma prática comum para certificar se você pode ou não comprar um carro ou imóvel, mesmo com nome sujo, não resta dúvida de que isso deixa qualquer cidadão negativado bastante inseguro.

Nesse sentido, vale buscar alternativas para comprar carro com nome no SPC. Vamos conferir!

Vai comprar um carro, mas não tem certeza se é um modelo seguro? Descubra a nossa lista de carros populares mais seguros do mercado.

Dicas para comprar um carro com o nome sujo

Selecionamos as melhores opções para você que quer comprar um automóvel, mesmo negativado. Veja nosso resumo e entenda o processo:

  • Use o CNPJ da empresa;
  • Financie o carro em nome de terceiros;
  • Prefira instituições financeiras para negativados;
  • Dê entrada com o valor da poupança;
  • Pague suas dívidas e aumente seu Score de Crédito.

Use o CNPJ da empresa

Uma boa alternativa para quem está com dívida e quer saber como comprar o carro com nome sujo é ser uma pessoa jurídica, isto é, usar o CNPJ da empresa.

Isso porque, a negativação acontece no CPF do consumidor, sem afetar o CNPJ.

É uma excelente oportunidade para os endividados, caso você possua uma empresa e demonstre interesse em comprar um veículo como patrimônio do seu empreendimento.

Por outro lado, se houver pendências na Receita Federal, é provável que você tenha mais dificuldades para comprar um carro com o nome sujo.

Se é o seu caso, vamos para as próximas opções!

Financie o carro em nome de terceiros

Você tem alguém em quem possa confiar um financiamento de carros para você? Pois essa é uma boa dica para quem quer comprar carro, mesmo negativado.

A princípio, é bem difícil encontrar uma pessoa disposta a fazer esse tipo de acordo, mais ainda para você confiar. Isso porque, enquanto você não quitar suas dívidas com o banco, o carro ficará no nome do financiador.

Mas, ainda que você tenha um parente ou amigo de extrema confiança, não deixe a burocracia de lado ao comprar um carro com nome sujo.

Faça um contrato de compra e venda e deixe bem claro na cláusula que ele vai passar o carro para o seu nome ao término da quitação da dívida. Não esqueça também de registrar em cartório!

Já que falamos em compra e venda, nós preparamos uma lista com os melhores sites para vender carro. Dê uma olhada!

Prefira instituições financeiras para negativados

Na hora de comprar o carro do sonho, mesmo com nome no SPC, saiba que é preciso levar em conta qual instituição financeira está mais apta a aceitar pessoas com nome sujo.

As mais prováveis são aquelas empresas menores que oferecem aos consumidores negativados um crédito rápido e fácil, pois também é provável que aceitem financiamentos sem consulta ao SPC/Serasa.

Porém, ainda que essa instituição financeira ignore seu nome sujo nos principais órgãos de proteção ao crédito, ela não pode correr nenhum risco.

Por isso, você deve provar que tem condições para pagar as parcelas, que a sua renda é estável e que as prestações do automóvel não superem mais de 30% de sua renda bruta mensal.

Seguindo essas regras para negativados, fica mais fácil conseguir o tão sonhado financiamento para a compra de carro com o nome sujo.

Dê entrada com o valor da poupança

Ter um histórico de não pagamento de dívidas é sempre um empecilho para credores aceitarem vender um carro em financiamento, sobretudo, se não tiver alguma garantia.

Entretanto, se você guardou uma boa quantia em dinheiro, pode dar entrada no seu carro novo, mesmo com nome no SPC.

Uma entrada é sempre vista como empenho para fazer a negociação e arcar com qualquer dívida ao comprar um carro com o nome sujo.

Portanto, economize dinheiro, guarde em uma conta poupança ou no investimento que achar melhor, e dê entrada em um veículo.

Essa é uma boa possibilidade para quem não tem uma empresa para usar CNPJ, não tem alguém de confiança para financiar o carro nem uma renda compatível que esteja dentro das regras das instituições financeiras.

Pague suas dívidas e aumente seu Score de Crédito

Uma possibilidade melhor para quem está com dívida, mas quer comprar um carro, é limpar seu nome primeiro.

Sendo assim, tente renegociar as dívidas junto ao credor, busque parcelar o valor com a financeira e feche um acordo que possa ser vantajoso para ambos os lados.

Com a situação resolvida, fica muito mais fácil comprar um carro para quem estava com nome sujo, porque seu Score aumenta e a possibilidade de ter o financiamento de veículos usados ou novos aprovado é bem maior.

Como limpar o nome para comprar um carro?

Se entre todas as opções deste post, a única opção possível para você comprar um carro é não estando com nome sujo, a melhor coisa a fazer é limpar o nome.

Limpar o nome é a vontade de qualquer pessoa que tem o nome sujo e deseja comprar um carro, um imóvel ou fazer abertura de crédito.

O problema é que nem sempre as pessoas sabem como fazer a limpeza do CPF, mesmo sendo um processo bastante fácil.

Primeiramente, você deve consultar o CPF nos principais serviços de crédito, como SPC e SCPC.

A consulta é gratuita e basta um cadastro simples e rápido para descobrir a sua situação na Receita Federal, a lista de dívidas que você tem e qual a sua pontuação de crédito (Score).

Você também pode se informar melhor no site do Procon do Rio de Janeiro e comparecer a alguma central de atendimento com RG e CPF.

Ao confirmar que o seu nome está negativo, solicite a renegociação da dívida o mais rápido possível.

Você pode, inclusive, pedir dinheiro emprestado a bancos que não fazem consulta ao SPC e Serasa. Falaremos sobre isso ainda neste artigo.

Uma vez que você tenha resolvido a questão de tirar seu nome sujo da praça, os próximos passos são fazer um planejamento financeiro e cumprir o combinado.

Ou seja, é importante adotar medidas para evitar um próximo endividamento, como montar uma planilha com os ganhos e gastos do mês e separar um valor da parcela para pagar a dívida.

A partir desse ponto, evite atrasar as parcelas para que o credor não coloque seu nome nos serviços de proteção ao crédito. Isso também reduziria as chances de melhores condições de pagamento.

Como funciona a análise de crédito?

Como funciona a análise de crédito?
Fonte: Soliduz

Quando você decide comprar carro com nome sujo, é natural que as empresas façam a análise de crédito, pois assim elas descobrem se você tem um bom histórico como pagador.

O problema é que se você estiver com nome sujo, os bancos sequer aprovam o financiamento, te obrigando a escolher um dos métodos abordados neste post antes da compra do carro.

Mas, o que faz essa análise de crédito? Veja a seguir:

  • Solicita seus dados cadastrais;
  • Verifica se você tem nome sujo;
  • Avalia a pontuação do seu CPF (Score);
  • Analisa a sua renda e seus comprovantes.

Solicita seus dados cadastrais

Antes de tudo, a instituição solicita seus dados de cadastro. Por ser o primeiro passo para garantir o financiamento de um veículo, é normal sentir insegurança, mas não deixe de ser sincero nas informações.

Os dados cadastrais também incluem fontes de renda, informações sobre cônjuge, possíveis contatos de referência e até bens que você tenha em seu nome.

Verifica se você tem nome sujo

Depois de preencher o cadastro com as informações solicitadas, a instituição financeira vai analisar seu crédito através dos sistemas das principais empresas, como SPC, para saber se você deixou de realizar algum pagamento.

Ao cruzar os dados com ajuda de um programa específico, a instituição descobre se você tem bom histórico para pedir financiamento de veículos.

Se não, o crédito será negado, e você vai precisar limpar o nome antes de pensar em comprar o carro dos seus sonhos, ou investir nas outras alternativas deste artigo.

Há também a possibilidade de você não ter informado direito o seu telefone ou endereço, resultando em crédito negado.

Agora, se o seu histórico estiver limpo, o próximo passo é consultar seu Score.

Avalia a pontuação do seu CPF (Score)

As instituições financeiras também avaliam se você tem o perfil de crédito que se enquadra no que eles esperam do consumidor.

Tal perfil é conhecido como Score de Crédito, a pontuação do seu CPF. Vale a pena consultá-lo gratuitamente direto no site do Serasa antes de tentar comprar um carro e descobrir que está com nome sujo.

Dessa forma, você também acessa as suas restrições e, a depender da empresa, dá para iniciar sua negociação de dívidas.

Analisa a sua renda e seus comprovantes

Lembra que mencionamos neste artigo que o valor das parcelas do financiamento não poderiam ultrapassar 30% do seu rendimento mensal?

Pois é nessa etapa que a análise de créditos entra para analisar sua renda.

A regra existe para evitar justamente as temíveis dívidas que tendem a virar uma bola de neve, se você não tiver um bom controle financeiro.

Como prova de seus ganhos e capacidade para arcar com as parcelas do financiamento, a instituição solicita comprovantes de renda e de residência e documentos originais de identificação.

É possível ainda que as informações de contatos e referências mencionadas por você no cadastro passem por uma checagem antes da aprovação do crédito.

Agora que você sabe como funciona uma análise de créditos, sabe também que não depende do seu gerente aprovar ou não o seu financiamento para a compra do carro.

Se você tiver com nome sujo, qualquer banco do país poderá negar o crédito a você, seja em São Paulo ou em Santa Catarina (Rio Grande do Sul).

Vai comprar carro com o nome sujo? Veja onde e como pedir empréstimo para negativados

Uma das formas de limpar o nome é pagando as dívidas o mais rápido possível, mas se você não tem todo o dinheiro para pagar as parcelas, pode pedir emprestado a um banco.

Algumas empresas concedem empréstimo a negativados para que possam quitar suas dívidas e comprar um carro com o nome sujo no SPC. Veja alguns deles abaixo:

Creditas

A Creditas é uma empresa que promete crédito de qualidade com as suas opções de empréstimos para quem está inadimplente.

Você pode simular o empréstimo a partir do seu próprio site, mas fique ciente de que a Creditas também verifica a possibilidade de conceder o dinheiro a partir do seu comprometimento de renda, histórico de crédito e valor de mercado do veículo.

Mas essa não seria uma opção para quem está com restrição no CPF?

Sim, mas não tem por que se preocupar, pois a análise pode ser do histórico anterior à dívida.

Banco Pan

Uma outra opção para pedir dinheiro emprestado é no Banco Pan. A vantagem aqui é que tudo é feito pela internet, sem burocracia e filas demoradas.

Você solicita o empréstimo consignado via formulário para simular o valor e saber quanto você terá disponível em sua conta.

O banco vai analisar as melhores condições de crédito para você – isso inclui as taxas –, e caso você gostar, é só contratar via SMS. O contrato final será enviado de forma online e você só vai precisar aguardar a aprovação do seu convênio.

Simples, rápido e sem complicação. Exatamente como tantos serviços de empréstimos garantem aos seus consumidores.

Resolveu a situação e está pronto (a) para comprar um automóvel? Descubra os carros isentos de IPVA e evite mais despesas no final do mês!

Empréstimo consignado ou pessoal: qual a melhor opção para quitar dívidas?

Empréstimo Consignado ou Pessoal
Fonte: Empréstimo Fácil

A dica é optar pelo empréstimo consignado, já que as taxas de juros no Brasil são bem menores do que se você escolher um empréstimo pessoal.

Isso acontece porque o consignado é descontado direto do seu salário, servindo como garantia de pagamento.

Nesse sentido, vale lembrar das propagandas desse tipo de serviço: se você é aposentado ou pensionista do INSS e está negativado, procure bancos que oferecem empréstimo consignado.

Servidores públicos e pensionistas do funcionalismo e das Forças Armadas também têm grande chance de conseguirem o consignado para quitar suas dívidas.

Mas, e se você quiser o empréstimo pessoal?

Bom, esse é o tipo de crédito com ou sem garantia de pagamento, podendo ser solicitado por qualquer pessoa e para qualquer fim.

Entretanto, observe que a taxa de juros é mais alta do que se optar pelo cartão de crédito consignado. Dessa forma, não é a melhor opção para quem está com nome sujo e planeja comprar um carro.

Como comprar um carro sem entrada e com nome sujo?

Uma pergunta comum é como comprar um carro sem entrada e com nome sujo. Certamente você já deve ter feito essa pesquisa para saber se é possível.

Mas lembre-se que, uma das formas de comprar um carro mesmo negativado é justamente dar uma entrada, pois assim você ganha mais confiança nas instituições.

Então, se você está negativado e quer comprar o carro sem entrada, você deve ter em mente outras maneiras, como usar seu CNPJ (se for pessoa jurídica), financiar o carro em nome de terceiros, procurar bancos para negativados ou limpar seu nome primeiro.

Vale a pena comprar um carro com o nome sujo?

como comprar um carro com nome sujo
Fonte: Senhor Carros

Ninguém gosta da ideia de ficar endividado, muito menos inadimplente, certo?

Por isso é importante seguir as nossas dicas, seja para limpar seu nome ou para comprar um carro mesmo com nome sujo.

Mas a verdade é que não há segredos nem truques. Você pode usar o seu CNPJ ou encontrar alguém de confiança para financiar o carro em seu nome, mas em vez disso, limpar o nome do SPC/Serasa ainda é a melhor opção.

Além do alívio de não ter mais o peso das dívidas nas costas, é sempre bom saber que estamos aptos a fazer compras de alto valor, sem receber a notícia de crédito negado, não é?

Por isso, pense bem antes de comprar um veículo com nome sujo e veja se não é melhor pedir um empréstimo consignado para quitar suas dívidas.

Gostou deste artigo sobre como comprar um carro com o nome sujo? Se sim, acompanhe mais posts sobre carros, aqui no Review Auto.