Sandero ou Fiesta: Afinal, Qual o Melhor? Veja Prós e Contras

Está em dúvida entre o Sandero ou Fiesta? Então, chegou ao lugar certo!

Neste artigo, você acompanhará um comparativo completo entre os dois modelos, com destaque para suas versões hatch, que são mais atuais.

Renault Sandero e Ford Fiesta são dois veículos de bastante história por aqui e possuem diversos pontos a se destacar.

Assim, ao fim do artigo, após conferir os prós e contras de cada carro, você poderá ter uma noção bem mais clara de qual escolher. Continue com a gente!

Melhor Escolha

Renault Sandero Stepway

Possui motor 1.6 16v, de 115 cavalos de potência e câmbio automático CVT de 6 marchas

  • Além de espaçoso, também há uma boa distribuição do espaço, tornando-o mais confortável para os passageiros
  • Possui ar condicionado automático
  • Possui autonomia de 540 km na cidade e 590 km na estrada com gasolina, e um porta malas de 320 litros

Ótimo Custo-Benefícip

Ford Fiesta

O Ford Fiesta estreou no mercado brasileiro em 1995, com a importação dos veículos de sua terceira geração, tornando-se nacional no ano de 1996

  • Destravamento da tampa do tanque junto às portas – o que é mais prático, para o motorista, do que acionar uma alavanca
  • Alarme antifurto volumétrico, dotado de proteção com ultrassom
  • Assistente de saídas em rampa

Sandero ou Fiesta

Tanto o Renault Sandero quanto o Ford Fiesta possuem realmente uma bela história em solo brasileiro, mas um fim trágico em ambos os casos.

Com o fechamento das fábricas da Ford no Brasil em 2019, o Fiesta deu adeus ao país nesse mesmo ano, saindo de linha.

Já o Sandero também foi descontinuado em 2022, não sendo mais produzido por aqui. Resta apenas o seu estoque.

Como já mencionado, o comparativo entre os dois carros levará em consideração suas versões hatch, que ficaram em linha até o final de suas produções.

Sandero

Renault Sandero S Edition 1.0
Fonte: Revista Carro

O Renault Sandero chegou ao mercado brasileiro no ano de 2007, tendo como ponto de partida o próprio Renault Logan.

Por aqui, ficou em produção por 15 anos, sendo descontinuado em 2022, após o lançamento da versão 1.0 do Sandero Stepway, que passará a concorrer dentro da categoria de forma mais direta.

Em seu último ano por aqui, o veículo foi produzido na versão S Edition, que ainda está disponível no site, como um 0 km (até o fim dos estoques).

Pontos positivos do Sandero

Motor

O S Edition chega com um motor 1.0 SCe 12v 3 cilindros, com um sistema de duplo comando de válvulas e com o bloco e o próprio cabeçote feitos de alumínio.

Dessa forma, o propulsor consegue oferecer 79 cv, abastecido com gasolina, e 82 cv de potência quando utiliza etanol, sempre a 6.300 rpm.

Quanto ao torque, há pouca diferença entre os combustíveis: com gasolina ele é de 10,2 kgfm; já com o etanol ele chega aos 10,5 kgfm. Vale lembrar que o motor é acoplado com um câmbio manual de 5 marchas.

No fim das contas, trata-se de um motor básico, mas extremamente eficiente para as viagens a que se propõe a categoria, com bom consumo e ótimo custo benefício.

Consumo

Quanto ao consumo, o Renault Sandero, em sua versão 1.0, tem um merecido destaque.

Claro que não está entre os melhores da categoria, mas consegue ser bastante econômico:

  • Na cidade ele consegue fazer 10 km/l (etanol), enquanto com a gasolina ele faz 13,9 km/l
  • Já na estrada ele faz 10,2 km/l (etanol), chegando aos 14,7 km/l quando abastecido com gasolina

Equipamentos de série e acessórios

Dentro da comparação entre os hatches, o Sandero se destaca também por seus equipamentos de série e acessórios disponíveis, a saber:

  • Cinto de segurança com sistema de 3 pontos
  • 4 airbags, sendo 2 laterais e 2 frontais
  • Banco traseiro com o apoio para cabeça (central)
  • Freios ABS antitravamento
  • Função One Touch nos vidros dianteiros
  • Sistema ISOFIX para as cadeirinhas infantis
  • Media Evolution
  • Alto-Falantes
  • Sensor de estacionamento
  • Direção eletro-hidráulica
  • Computador de bordo
  • Porta-malas com sistema para a abertura elétrica
  • Ar-condicionado
  • Alarme volumétrico
  • Rodas de aro 15″
  • Luz LED para a condução diurna
  • Câmera de ré

Espaço interno

De forma geral, o Renault Sandero apresenta um bom espaço interno, garantidos por seus 2,59 m de entre-eixos e também por seu porta-malas de 320 L de capacidade.

Pontos negativos do Sandero

Versão única

Como mencionado, em seu último ano de produção por aqui, o Sandero chegou ao mercado apenas na versão S Edition.

Ou seja, quem deseja comprar o veículo da Renault tem apenas essa opção disponível.

Em termos práticos, não há versões de entrada, intermediárias e completas, o que daria mais escolha ao público.

Preço

Também ligada ao número limitado de versões, e diretamente ao fato de se tratar de um 0 km, o Renault Sandero tem um valor bem mais alto que o Fiesta, que também é um hatch, mas que atua atualmente entre os usados.

Para se ter uma ideia, o valor do Sandero lançado em 2022 é de R$ 83.190,00, que apesar da comparação desigual supera em muito os 60 mil médios do Fiesta Ford.

Fiesta

Ford Fiesta Hatch 1.6
Fonte: iCarros

O Fiesta, sem dúvidas, é um dos grandes nomes da Ford dentro do mercado mundial.

Afinal, o veículo começou a ser produzido pela montadora norte-americana no ano de 1976.

No Brasil, suas versões chegaram ainda em 1995, ficando em linha até o ano de 2019, quando a fábrica da marca foi desativada no país.

No seu último ano de produção, a Ford fez algumas boas modificações no modelo, que perdeu sua versão sedan e também seu câmbio automático de dupla embreagem, o tão criticado Powershift.

Assim, o hatch surgiu em 2019 nas versões SE, SE Style e também na SEL, apenas com o motor 1.6.

Pontos positivos do Fiesta

Motor

O Ford Fiesta 2019 tem como grande ponto positivo o seu motor, que por ser 1.6 é bem potente, apesar de já envelhecido, por assim dizer.

Trata-se do propulsor 1.6 Sigma, que equipa todas as três versões disponíveis do veículo nesse ano em específico.

Assim, ele chega aos 128 cv de potência, a 6.500 rpm e um torque de 16 kgfm, acoplado com uma transmissão manual de cinco marchas. Com esse motor, o Fiesta consegue chegar à velocidade máxima de 190 km/h.

Apesar do câmbio parecer um ponto negativo, na verdade, ele traz a vantagem de ser automático com as versões de anos anteriores, que acabou dando bastante dor de cabeça para os proprietários e para a própria Ford.

Preço

Por estar fora de produção desde o ano de 2019, o Ford Fiesta tem como destaque positivo o seu preço de compra entre os usados.

De acordo com a tabela Fipe, as versões do último modelo do hatch tem valores que variam entre 59 mil e 63 mil reais:

  • Fiesta SE 1.6 16V Flex 5p – R$ 59.363,00
  • Fiesta SE Style 1.6 16V Flex Mec. 5p – R$ 60.884,00
  • Fiesta SEL 1.6 16V Flex Mec. 5p – R$ 62.749,00

Ou seja, são cerca de 20 mil reais a menos que um Sandero novo, e bem mais em conta também que outras versões mais atuais do hatch da Renault.

Mesmo que inserido no mercado de usados, trata-se de um preço bastante atrativo, principalmente levando em consideração que é possível encontrar o carro por valores ainda mais baixos. Basta procurar bem.

Consumo

Apesar de ser um motor 1.6, o Fiesta consegue ser bastante econômico, principalmente quando o assunto é o deslocamento em trechos rodoviários (estrada).

  • Na cidade, ele consegue fazer 8,2 km/l (etanol), enquanto com gasolina ele faz 12,0 km/l
  • Já na estrada ele faz 10,0 km/l (etanol), chegando aos 14,6 km/l quando abastecido com gasolina

Assim, com seu tanque de combustível de 51 litros, ele consegue ter uma ótima autonomia para as viagens.

Levando em consideração o comparativo entre o Sandero ou Fiesta, o veículo da Ford leva a pior (de forma mais significativa) apenas nas vias urbanas, com destaque negativo para o etanol, que rende bem mais no modelo Renault.

Equipamentos

Apesar de já estar há um bom tempo fora de linha, a versão completa do Fiesta entrega uma ótima série de equipamentos:

  • Ar-condicionado digital automático
  • Sensor de estacionamento
  • Retrovisores e vidros dianteiros e traseiros elétricos
  • Farol de neblina
  • Central de multimídia Sync 3 – 6,5 polegadas
  • Controle de tração e estabilidade
  • Sistema de travas elétricas
  • Assistente para partida em subidas

Pontos negativos do Fiesta

Muito tempo fora de linha

O Sandero ficou em produção até o ano de 2022, conseguindo assim acompanhar a evolução do mercado nos últimos anos.

O Fiesta, por outro lado, não pôde seguir seu desenvolvimento por aqui, ficando “desatualizado” em diversos aspectos.

Formas de tecnologia, design, sistemas, tamanho, tudo tem um forte impacto a cada ano que se passa.

Sandero ou Fiesta: Qual Vale Mais a Pena?

Ainda com estoque e também com modelos produzidos até 2022, o Renault Sandero se destaca por ser um carro novo, operando tanto entre os seminovos quanto entre os 0 km.

Por outro lado, o Ford Fiesta já não conta com produção desde 2019, o que o faz ser encontrado apenas entre os usados.

Ou seja, ambas são opções bastante atrativas em seus respectivos mercados, levando em consideração o próprio gosto do cliente.

Quem prefere investir um pouco mais para ter um carro zero, o Sandero é a melhor escolha, já que entrega uma “driving experience” excelente.

O Fiesta, de todo modo, também entrega bastante qualidade e segurança para as viagens, e por um preço mais acessível.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Sandero ou Palio que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Ford Ka ou Ford Fiesta para descobrir qual é o melhor.

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Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!