Peugeot 208 ou New Fiesta: Qual Levar para Casa? Veja Aqui

Peugeot 208 ou New Fiesta? Sem dúvidas, esses são dois hatches com bastante destaque e atrativos do mercado. Mas, qual deles vale mais a pena comprar?

Para descobrir isso, nada melhor do que acompanhar um comparativo completo entre os dois veículos, conferindo os prós e contras de cada um.

E é justamente isso que você irá conferir nesse post do Review Auto. Boa leitura!

Melhor Escolha

Peugeot 208

A Peugeot conseguiu colocar seus carros no topo de venda dentre os modelos hatch, compactos e econômicos

  • Possui central multimídia com painel muito atual, com opções de entrada Android Auto
  • O Peugeot 208 é uma das versões mais econômicas, com baixo gasto de combustível e maior autonomia
  • Carregador de celular por indução, luz de condução diurna, faróis com regulagem de altura, ar condicionado frio e quente e sensores de estacionamento traseiro

Ótimo Custo-Benefício

Ford New Fiesta

Sendo um dos gigantes entre os modelos da marca norte-americana, o New Ford Fiesta tem sua história iniciada ainda em 1976

  • Motor 1.6 16V Sigma, consegue entregar 128 cavalos, a 6.500 rpm, além de 16 kgfm de torque
  • Outro destaque positivo para o veículo norte-americano é em relação ao seu consumo
  • Sensor de estacionamento, assistente para partida em aclives, ar-condicionado digital, freio ABS, airbags frontais

Peugeot 208 ou New Fiesta

O duelo entre o New Fiesta x Peugeot 208 conta com diversas peculiaridades interessantes.

A principal, é claro, é que o modelo da Peugeot continua em produção nos dias atuais, disputando diretamente entre os zero quilômetros com modelos hatches, como o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20.

O veículo da Ford, no entanto, saiu de linha ainda em 2019, e não conta com atualizações desde esse período, sendo um forte nome entre os usados.

Assim, levando em consideração suas versões mais atuais, cada um deles oferece benefícios diferentes para o público, tornando a disputa bem acirrada.

Quer saber qual deles vale mais a pena levar para casa? Então continue com a gente!

Peugeot 208

Peugeot 208
Fonte: AutoPapo

O Peugeot 208 foi introduzido no mercado nacional em 2013, um ano após sua estreia mundial.

Vale lembrar que o modelo sucede diretamente o Peugeot 206 e o 207, dois sucessos da marca francesa.

A atual geração do 208, que dá ao veículo suas características modernas, foi oficialmente lançada em 2020, e hoje em dia ele é comercializado em diferentes versões, a saber:

  • Peugeot 208 Active 1.6 Flex
  • Peugeot 208 Allure 1.6 Flex
  • Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex
  • Peugeot 208 Like 1.0 Flex
  • Peugeot 208 Style 1.0 Flex

Pontos positivos do Peugeot 208

Motor

Como observado acima, atualmente é possível encontrar o Peugeot 208 em duas alternativas de motorização, sendo o 1.0 e o 1.6, distribuídos entre as versões do carro.

O Active, o Allure e o Griffe contam com o motor 1.6 l flex, que é o mais potente dos dois, e entrega 120 cavalos, quando abastecido com etanol, ou 113 cavalos, quando abastecido com gasolina, ambos a 6.000 rpm.

Quanto ao torque, o 1.6 gera 15,3 kgfm na gasolina e 15,6 kgfm no etanol, entregues a 4.500 rpm.

Assim, essas versões têm aceleração de 12 segundos, e alcançam a velocidade máxima de 190 km/h.

Acoplado a esse propulsor está um câmbio automático de 6 velocidades, que equipa de forma exclusiva os modelos mais potentes.

Além dele, é claro, há também o motor 1.0 flex, que é menos potente, mas muito eficiente em números gerais, e está presente nas versões Like e Style.

Ele entrega 75 cavalos com o etanol e 71 cavalos com a gasolina, com as mesmas 6.000 rpm.

O torque também é inferior, sendo de 10 kgfm na gasolina e 10,7 kgfm no etanol, agora entregues a 3.250 rpm, o que faz o veículo trabalhar bem também em baixa rotação.

Diferentemente do 1.6, as versões 1.0 chegam com um câmbio manual de 5 marchas, que não atrapalha em nada o desenvolvimento do carro. Assim, é capaz de atingir os 162 km/h, saindo de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos.

Consumo do motor 1.0

Quanto ao consumo do Peugeot 208, para ser mais justo com o veículo, é preciso dividir esse tópico em duas partes.

Isso porque, o motor 1.0 tem um desempenho sim bastante atrativo, o que não se pode dizer tanto do 1.6.

As versões Like e Style, que são de entrada, fazem 10,4 km/l com etanol e 14,7 km/l com gasolina na cidade.

Já nas vias rodoviárias, esses números chegam a 11,3 km/l no etanol e 16,3 km/l na gasolina, o que é realmente um valor positivo.

Equipamentos de série e opcionais

As versões completas do Peugeot 208 podem chegar muito bem equipadas, uma vez que oferecem itens como:

  • luzes LED “Dentes de sabre”
  • Controle de tração
  • Controle de estabilidade
  • Assistente para partida em subidas
  • Câmera de ré 180º
  • 4 airbags
  • Sensor de estacionamento traseiro
  • Sensor de chuva
  • Sensor crepuscular
  • Roda liga leve 15 polegadas
  • Computador de bordo
  • Piloto automático
  • Freios ABS com sistema para distribuição da frenagem
  • Isofix
  • Modos de condução Sport e Eco
  • Sistema que aciona automaticamente as luzes emergenciais após uma frenagem brusca
  • Alerta sonoro indicando que as portas estão abertas
  • Alerta sonoro indicando o não afivelamento dos cintos de segurança
  • Ar-condicionado digital
  • Vidros elétricos
  • Chave presencial
  • Direção elétrica
  • Sistema de regulagem da profundidade e altura do volante
  • Sistema de regulagem da altura do banco do motorista
  • Multimídia 10,3 polegadas
  • Android Auto
  • Apple CarPlay
  • Farol Full Led
  • Teto solar panorâmico
  • Sistema para o carregamento de smartphones por indução
  • Alerta de colisão
  • Sistema que detecta a fadiga do motorista
  • Sistema de controle para permanência na faixa
  • Dentre outros

Visual e design

Além de toda a beleza do veículo em si, que tem inegavelmente um design moderno e atrativo, assim como outros carros da marca francesa, um destaque especial do Peugeot 208 são os seus faróis LED para condução diurna, com um formato de “dentes de sabre”.

O sistema confere à parte frontal do veículo um visual inconfundível, sendo praticamente uma assinatura do modelo.

Pontos negativos do Peugeot 208

Preço

Embora tenha chegado com preços atrativos, principalmente por não ter introduzido um motor turbo em suas versões, o Peugeot 208 já não tem mais esse ponto como um diferencial positivo, comparado a outros modelos modernos.

Dentro do comparativo entre Peugeot 208 ou New Fiesta, o valor a se pagar pelo 0 km é um contra ainda maior, já que o carro da Ford não é mais produzido, e seu valor de mercado, como um usado, é mais em conta.

Para se ter uma ideia, o modelo francês está sendo comercializado atualmente pelos seguintes preços:

  • Peugeot 208 Like 1.0 Flex – média de R$ 87.132,00
  • Peugeot 208 Style 1.0 Flex – média de R$ 95.783,00
  • Peugeot 208 Active 1.6 Flex – média de R$ 102.298,00
  • Peugeot 208 Allure 1.6 Flex – média de R$ 105.978,00
  • Peugeot 208 Griffe 1.6 Flex – média de R$ 115.264,00

Consumo do motor 1.6

Diferentemente das versões 1.0, o motor 1.6 tem um consumo de combustível mais alto.

Assim, as versões Active, Allure e Griffe fazem apenas 7,7 km/l com etanol e 11,1 km/l com gasolina, considerando os trechos urbanos. Por outro lado, elas fazem 9,1 km/l e 12,9 km/l na estrada, com etanol e gasolina, respectivamente.

Ford New Fiesta

ford new fiesta

O Ford Fiesta, sem dúvidas, faz parte de uma linha de enorme sucesso da marca norte-americana, não apenas no Brasil, mas no mercado internacional.

A primeira geração surgiu lá pelos anos 70, chegando ao Brasil somente na década de 90.

A atual configuração, é claro, é ainda mais recente, surgindo por aqui em 2010, quando a linha estava em sua sexta geração.

Infelizmente, quando a Ford fechou suas fábricas no nosso território, em 2019, o New Fiesta acabou saindo de linha.

Nesse período, chegou em diferentes versões na categoria hatch, todas com o mesmo motor 1.6 Sigma flex aspirado:

  • Ford New Fiesta SE
  • Ford New Fiesta SE Style
  • Ford New Fiesta SEL
  • Ford New Fiesta Titanium

Pontos positivos do Ford New Fiesta

Preço

Como é de se esperar de um veículo fora de linha, o preço do Ford New Fiesta é sim um atrativo importante do modelo.

De acordo com os dados da tabela Fipe atuais, é possível encontrar as seguintes versões por uma média de preço de:

  • Ford New Fiesta SE 1.6 – R$ 59.363,00
  • Ford New Fiesta SE Style 1.6 – R$ 60.884,00
  • Ford New Fiesta SEL 1.6 – R$ 62.749,00
  • Ford New Fiesta Titanium 1.6 – R$ 78.555,00

Vale lembrar, é claro, que a tabela traz valores médios. Ou seja, dá para encontrar unidades bem mais em conta no mercado. Basta ficar atento.

Consumo

Embora o modelo não seja necessariamente um exemplo de carro econômico, ele traz sim números interessantes dentro desse comparativo.

Isso porque, nas vias urbanas, ele consegue fazer até 8,2 km/l (etanol) e 12,0 km/l (gasolina).

Já nos trechos rodoviários, esse desempenho sobe para 10,0 km/l (etanol) e 14,6 km/l (gasolina).

Equipamentos de série e opcionais

Apesar de já há um tempo fora das linhas de produção, o modelo da Ford traz equipamentos atrativos para a categoria:

  • Airbags frontais
  • Controle de estabilidade
  • Controle de tração
  • Assistente para a partida em rampas
  • Freio ABS
  • Direção elétrica
  • Rodas liga leve 16”
  • Sensores de estacionamento
  • Isofix
  • Computador de bordo
  • Vidros traseiros elétricos
  • Vidros dianteiros elétricos
  • Ar-condicionado digital
  • Farol de neblina
  • Retrovisores traseiros elétricos
  • Retrovisores dianteiros elétricos
  • Tomada de 12V
  • Banco traseiro com sistema reclinável
  • Multimídia de 6,5 polegadas
  • Apple CarPlay
  • Android Auto
  • Assistente para a frenagem emergencial
  • Volante com sistema de regulagem da altura e da profundidade
  • Travas elétricas
  • Sistema de som CD Player, MP3, rádio conexão Bluetooth
  • Dentre outros

Pontos negativos do Ford New Fiesta

Motor

Contando com um 1.6 Sigma flex aspirado 16V em sua linha, o New Fiesta traz como ponto negativo justamente o uso de uma motorização já muito “envelhecida”, de 4 cilindros, 16 válvulas e injeção eletrônica multiponto.

Nesse caso, não é nem pelo uso que já teve nesses últimos anos, já que não tem opções zero, mas sim pela própria linha do propulsor, utilizado a bastante tempo pela marca.

No geral, ele até entrega um bom desempenho, uma vez que possui 125 cavalos de potência na gasolina e 128 cavalos com etanol, ambos a 6.500 rpm.

Quanto ao torque, ele chega a 15,8 kgfm e 16 kgfm, respectivamente na gasolina e no etanol, atingidos a 5.000 rpm.

No fim das contas, o sistema funciona muito bem, mas entrega um desempenho atrativo apenas em altas rotações.

As versões são equipadas com um câmbio manual de 5 marchas, ajudando o veículo a sair de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos, e atingir a velocidade máxima de 190 km/h.

Fora de linha

Embora isso traga pontos positivos também, como preços mais em conta, o fato de o New Fiesta não ser mais produzido por aqui é um contra do modelo.

Isso significa que, comparado com versões mais atuais, como o próprio Peugeot 208, ele acaba saindo atrás em inovações visuais, tecnológicas e mais.

Isso torna mais complicada também a própria manutenção do veículo, em alguns casos, quando se leva em consideração a aquisição de peças originais.

Outro ponto negativo dentro dessa perspectiva é que não dá mais para comprar um New Fiesta 0 km.

Todas as unidades disponíveis são usadas, e já perderam uma parte de sua vida útil, por assim dizer.

Peugeot 208 ou New Fiesta: Qual Vale Mais a Pena?

Em nosso ponto de vista, a disputa entre o Peugeot 208 ou New Fiesta traz diferenciais claros entre os modelos.

Sendo um veículo já fora de linha, o Ford New Fiesta tem a vantagem de ser bem mais em conta que o rival, vencendo tanto entre as versões de entrada quanto entre os top de linha.

Apesar de mais antigo, o modelo norte-americano não peca tanto em tecnologias e segurança (em suas versões completas) para o francês, o que também é bastante positivo. Assim, entrega um bom custo-benefício para o comprador.

De todo modo, o Peugeot tem a vantagem de ainda estar em produção e ser mais moderno e tecnológico que o concorrente.

Ele sai na frente também quando o assunto é design, sendo esteticamente mais bonito e com traços atuais.

Outro diferencial claro é que oferece versões 0 km, algo que o New Fiesta não consegue mais atender por aqui.

No fim das contas, o preço mais alto é o justo a se pagar para quem está em busca de um carro novo, que entregue potência, segurança e qualidade de dirigibilidade para as viagens.

Verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série, além de detalhes como câmbio automatizado, câmbio com caixa automática, controle eletrônico de estabilidade, tela sensível ao toque, tamanho do porta malas e do porta luvas, teto de vidro, dupla embreagem, partida a frio, controle de tração / estabilidade e faróis de neblina, por exemplo.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Peugeot 208 ou 308 que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Peugeot 208 ou Onix para descobrir qual é o melhor.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Até mais!