Peugeot 208 ou 308? Qual é o Melhor? Veja Prós e Contras

O número indica que um é melhor do que o outro. Mas, será mesmo? Se você fosse comprar um deles, preferiria o Peugeot 208 ou 308? Será que há grande diferença entre esses dois carros da marca francesa?

Se você está na dúvida entre ambos, nós podemos ajudar. Para que você decida qual é o veículo certo para você, fizemos uma avaliação com informações de ambos.

Você terá acesso aos pontos positivos e negativos de cada carro e, assim, saberá qual é o modelo que melhor satisfaz suas necessidades. Seguindo essa ideia, será possível escolher com segurança entre o Peugeot 208 ou 308.

E então, se interessou? Leia nossa comparação a seguir!

Ótimo Custo-Benefício

Peugeot 208

A Peugeot conseguiu colocar seus carros no topo de venda dentre os modelos hatch, compactos e econômicos

  • Possui central multimídia com painel muito atual, com opções de entrada Android Auto
  • O Peugeot 208 é uma das versões mais econômicas, com baixo gasto de combustível e maior autonomia
  • Carregador de celular por indução, luz de condução diurna, faróis com regulagem de altura, ar condicionado frio e quente e sensores de estacionamento traseiro

Melhor Escolha

Peugeot 308

O Peugeot 308 é a opção ideal para quem busca um carro mais completo

  • Tanque de combustível com capacidade para carregar até 70 litros de gasolina
  • O veículo faz uma média de 12 ou até 13 km/l com gasolina, na cidade
  • O Peugeot 308 é um dos poucos carros que é visto no mercado como um modelo completo

Prós e contras do Peugeot 208

Peugeot 208
Fonte: AutoPapo

Vamos analisar, inicialmente, os pontos positivos e negativos do modelo 208.

Prós do Peugeot 208

Bom carro de entrada

O Peugeot 208 é um excelente carro de entrada para muitos motoristas.

Ele tem um preço aceitável e oferece bons benefícios, como segurança e conectividade, uma boa ergonomia ao dirigir e, claro, um baixo custo de manutenção.

Com isso, se torna um dos melhores primeiros carros do mercado.

Contras do Peugeot 208

Motor antigo com poucos km/h

O primeiro ponto negativo a mencionar sobre o veículo é o seu motor antigo. O carro não tem um motor que se destaca, o que acaba gerando uma baixa velocidade máxima, bem como uma aceleração abaixo da média.

Antigamente, o Peugeot 208 até usava um motor mais potente, um 1.6 aspirado com quatro cilindros, que fazia 188 cavalos. Agora, no entanto, usa um motor 1.0 de três cilindros, da linha Firefly, que só gera 75 cavalos de potência com 10,7 kgfm de torque.

Em termos de aceleração, ele precisa de 13,4 segundos para ir até 100 km/h e sua velocidade máxima é de 162 km/h.

Ademais, esse motor só tem transmissão manual.

Porta-malas pequeno

O porta-malas do Peugeot 208 já não era grande nas gerações antigas. Entretanto, na versão G2, o seu tamanho reduziu-se ainda mais. Ao todo, o motorista dono esse carro perdeu 20 litros de capacidade de armazenamento em relação ao modelo anterior.

De 285 litros, a capacidade de armazenamento do porta-malas caiu para 265 litros. Parte disso acontece porque o porta-malas perdeu largura e comprimento, em mais uma das mudanças de dimensões que desagradam os fãs.

Prós e contras do Peugeot 308

Peugeot 308
Fonte: Notícias Automotivas

Agora, veremos o tipo de prós e contras que o Peugeot 308 tem para oferecer e que podem afetar seu valor perante os consumidores.

Prós do Peugeot 308

Tanque de combustível

Quer fazer uma viagem longa? Então, precisa de um tanque de combustível realmente potente, que seja capaz de armazenar bastante gasolina (ou etanol, se o motor do veículo em questão for um flex).

No caso do Peugeot 308, isso não é um problema. Pelo contrário: o carro tem, talvez, o maior tanque de combustível da categoria.

Normalmente, os carros têm em média um tanque do tamanho o suficiente para caber 55 litros, mas o Peugeot 308 permite carregar 70 litros de gasolina!

É claro que isso afeta o peso e as emissões do carro, mas também melhora a sua autonomia, quando com tanque cheio de combustível.

Consumo

Quer um carro que não abra mão da potência para ter um consumo com baixas emissões, mas ao mesmo tempo, que seja econômico? O Peugeot 308 pode ser a melhor opção para você, então.

Para começar, ele é um carro que consome pouco combustível para que seu sistema funcione bem. O veículo faz uma média de 12 ou até 13 km/l com gasolina, na cidade.

Na estrada, os valores são melhores: há quem relate que chegou a 17 km/l, mesmo avançando com mais de 130 km/h e com bastante aceleração e velocidade.

Completo

O Peugeot 308 é um dos poucos carros que é visto no mercado como um modelo completo: com segurança, economia, potência, itens de série e muito mais.

O motorista que acessar esse carro verá um modelo muito bom peço preço pago e que, apesar de não ser um carro de entrada, tem um bom número de portas, um motor potente, faz um bom consumo, tem um entre-eixos ótimo, percorre uma boa distância, tem excelente frenagem e um bom comprimento, além de largura satisfatória também.

É confortável e uma boa mudança em relação ao padrão do seu segmento de hatch, apesar de ver quase todo os seus concorrentes na frente em disputadas dos mais populares.

Contras do Peugeot 308

Direção hidráulica

Um fator que é reconhecido como problemas em produtos de vários tipos é não ter tecnologia de topo em todas as suas atualizações. É o que pega aqui neste Peugeot 308.

Uma das principais queixas de quem comanda o automóvel é que ele ainda tem uma direção hidráulica, sem oferecer direção elétrica para os consumidores.

Isso não afeta seu desempenho ou velocidades, mas há um certo aumento de peso ao dirigir o automóvel.

Esse tipo de detalhe não chega a ser algo péssimo, mas de fato é um problema que aumenta a distância entre o consumidor e o carro, que buscava uma vantagem e não encontra.

Fora de linha

Dentre os dados dos usuários que fizeram avaliações sobre o Peugeot 308, o carro tem como ponto negativo o fato de que foi embora de vez do mercado do Brasil.

Essa notícia é uma frenagem no interesse das pessoas pelo veículo, com base no fato de que fica mais difícil obter suporte por ele agora.

Peugeot 208 ou 308: qual é o melhor?

Agora que vimos todos esses fatores, é hora de considerar qual é o melhor para você, o Peugeot 208 ou 308.

Quem busca um carro de entrada, com bom desempenho e fatores a oferecer, o Peugeot 208 é a opção, até pelo seu preço. Já quem quer um carro mais completo, deve ficar com o Peugeot 308.

Em poucos casos do mercado, há um carro que é realmente melhor do que o outro, mas essa é uma das situações. O Peugeot 308, como o nome já indicava, é realmente mais avançado do que o 208.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Peugeot 208 ou Onix que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Honda Fit ou Peugeot 208 para descobrir qual é o melhor.

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!

Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.

Até a próxima vez – e dirija com segurança.