Como Calcular Consumo de Combustível? Guia Completo

Você sabe como calcular consumo de combustível do seu carro? Esse tipo de conhecimento é importante para entender os gastos ocultos de ter um veículo, mas também para analisar qual é o automóvel com melhor custo-benefício na hora da compra.

É verdade que as montadoras divulgam o consumo de combustível dos seus automóveis, mas nem sempre revelam como o cálculo foi feito ou o valor mencionado é conferido na realidade.

A diferença pode ser explicada por vários motivos, como as condições dos testes, o estilo dos motoristas e mais.

Portanto, é importante que você saiba como calcular consumo de combustível de carros sem precisar de uma calculadora online e ter maior controle do gasto de gasolina ou etanol no seu veículo.

Quer aprender tudo isso? Então siga a leitura com atenção!

Como calcular consumo de combustível de um carro?

Como calcular consumo de combustível de um carro
Fonte: Center Peças Fabbri

As empresas que fabricam carros, fazem um cálculo complexo para determinar o consumo de combustível (tanto gasolina, quanto etanol) dos seus automóveis. É assim que elas divulgam que determinado modelo faz “10 km/l na cidade”, por exemplo.

No entanto, os valores revelados pelas montadoras nem sempre são vistos na realidade. Existem muitos fatores que causam essa diferença, desde o estilo de direção, as condições do teste e muito mais.

Por isso, é vital que você faça o cálculo de consumo de combustível por conta própria, para saber exatamente quanto o seu carro em específico faz por litro de gasolina e/ou etanol.

Mas como fazer o cálculo do consumo de combustíveis em seu carro? É o que veremos a seguir! Entretanto, não se preocupe, o processo é bem fácil e você não precisará fazer muitas contas.

Para começar, o que você precisa fazer é ir até um posto de combustível e pedir para o atendente encher o tanque com gasolina. Sim, isso é caro (especialmente com o preço atual da gasolina), mas é necessário.

Isso acontece porque nós precisamos de alguns fatores estáveis e sem variação para fazer o cálculo de consumo de combustível em um carro e a capacidade do tanque de gasolina é um desses valores.

Por exemplo, você tem como saber exatamente que o seu Renault Kwid tem 38 litros. Ao mesmo tempo, o tanque do Chevrolet Onix tem 44 litros.

Após encher o tanque, o que você deve fazer é anotar exatamente a quilometragem do seu automóvel naquele momento, antes de dar a partida. Marque o valor em um papel ou em seu celular, em algum lugar de fácil acesso.

Em seguida, tudo que você deve fazer é andar com o carro normalmente. Simplesmente faça sua rotina diária, dirigindo como você dirige normalmente.

Isso é muito importante, pois muitos motoristas ficam muito conscientes do que estão fazendo e acabam adulterando os dados do cálculo.

Quando a gasolina estiver acabando em seu tanque, vá até o posto de combustível e peça para encher o tanque novamente. Dessa vez, veja quantos litros de gasolina foram adicionados. Essa é outra variável que você deve marcar.

Agora, veja qual é a quilometragem atual. Com isso, você será capaz de determinar quantos litros de combustível gastou e quantos quilômetros foram rodados, permitindo que você calcule o km/l do seu automóvel.

Basta subtrair a quilometragem original da quilometragem atual e você saberá quantos quilômetros andou (por exemplo, 115 km).

Em seguida, veja quantos litros você adicionou no segundo abastecimento: é a quantidade de litro de combustíveis que foi gasta (por exemplo, 10 litros).

Agora, divida a quilometragem (115 km) pelos litros (10 litros) e você terá o seu consumo (11,5 km/l).

Exemplo de como calcular consumo de combustível

Nossa explicação ficou confusa? Vamos mostrar um exemplo para você aprender como fazer o cálculo de consumo de combustível do seu carro.

Vamos supor que você vai abastecer seu veículo hoje e a quilometragem dele é 35.452 quilômetros. Marque esse número.

Quando você chegou ao posto, você pediu para completar o tanque. Você sabe que o seu automóvel tem um tanque com capacidade de 50 litros. Assim, já temos nossas variáveis iniciais.

Você andou cerca de 15 dias com o seu carro e agora precisa reabastecer. Quando chega no posto de gasolina, sua quilometragem agora é de 35.842 quilômetros.

Fazendo uma subtração básica (esse valor, 35.842, menos a quilometragem inicial, 35.452), descobrimos que nós andamos 390 quilômetros.

Ótimo, agora vamos descobrir quantos litros de gasolina consumimos. No posto, basta solicitar que o atendente encha o tanque novamente para voltar aos 50 litros. Na hora de pagar, vemos que consumimos exatamente 30 litros de combustível.

Perfeito: agora que temos a quilometragem rodada e o total de litros de gasolina consumidos, basta dividir os quilômetros pelos combustíveis.

Logo, dividimos 390 por 30 e descobrimos que nosso consumo é de 13 km/l.

A lógica é exatamente a mesma para o consumo de gasolina ou de etanol. Se o seu carro é flex, basta fazer o processo duas vezes.

Por que calcular o consumo de combustível de um carro?

Por que calcular o consumo de combustível de um carro
Fonte: Autoesporte – Globo

Agora que já aprendemos como calcular consumo de combustível do jeito correto, é hora de entender porque saber como fazer esse cálculo é importante para você.

Afinal de contas, a montadora já não entrega o valor de antemão?

Em primeiro lugar, não. Não é a mesma coisa o valor de consumo da montadora e o real. Afinal, como mencionamos, existem vários fatores que mudam o valor.

Além disso, é importante que você saiba como calcular o consumo de gasolina e etanol do seu carro por dois grandes motivos.

O primeiro é para melhorar o planejamento de uma viagem ou semelhante. Suponha que você terá de dirigir de São Paulo até o Rio de Janeiro. São 435 quilômetros.

Se você sabe que seu veículo faz 13 km/l, então você sabe que precisará de 34 litros para finalizar a viagem.

Assim, pode calcular quantas paradas terá de fazer ou quanto vai gastar na viagem com combustíveis.

Já o segundo motivo é para identificar se há algum vazamento de combustível ou semelhante. Se houver algum problema no automóvel e ele está bebendo mais do que a média, então há algo de errado.

Fazer a conta constantemente ajuda não só a aliviar para o seu bolso, quanto também para identificar problemas do veículo e muito mais.

4 fatores que podem mudar o consumo de combustível do carro

Como mencionamos, nem sempre o consumo estabelecido pela montadora será aquele que vai aparecer na sua calculadora depois de fazer a conta que ensinamos. Existem vários motivos para isso acontecer.

Um deles é que alguns fatores dentro do seu carro podem afetar a média de consumo do automóvel. Isso mesmo: certas questões internas podem afetar o consumo de gasolina ou etanol do seu veículo.

Quer saber quais são? Então siga a leitura abaixo!

1. Ar-condicionado

Você sabia que andar com o ar-condicionado ligado faz com que o seu carro consuma mais combustíveis, como etanol ou gasolina? Pois é! Por isso, vale a pena usar o recurso com cuidado.

A explicação para isso é bastante simples. O ar-condicionado precisa de uma peça chamada “compressor” para funciona. Essa peça é um periférico do motor: ou seja, é o motor quem produz energia e move o compressor.

Quando o ar está ligado, o motor do carro vai aumentar a produção de energia para mover o compressor e ajudar a resfriar o ambiente. E se o motor precisa trabalhar mais, logicamente ele vai aumentar o consumo de combustível. Afinal, é dali que vem a sua força.

Portanto, segundo alguns engenheiros especializados no assunto, o uso do ar pode aumentar o consumo de combustível dentro de um veículo em até 10%. Ou seja, se o seu veículo fazia 10 km/l, de repente ele vai começar a fazer 9 km/l. Uma diferença sensível.

2. Calibragem dos pneus

A calibragem dos pneus pode afetar bastante o consumo de combustível de um carro. Se os pneus do seu veículo estiverem descalibrados, mais vazios do que o recomendado, então é natural que o cálculo do consumo venha alterado mesmo.

De acordo com engenheiros, a variação no km/l dos veículos pode ser alterado em até 20% por conta dos pneus mais vazios do que o recomendado.

A lógica é bastante simples de acompanhar. Quanto mais vazio estiver o pneu do carro, mais difícil é que ele rode. Logo, mais força o motor tem que fazer.

Portanto, voltamos na questão do item 1: quanto mais força o motor tem de fazer, mais etanol ou gasolina ele vai queimar. É por isso, por exemplo, que é importante calcular o consumo regularmente para notar se há alguma variação na média dos veículos.

Se houver, especialmente após a troca de pneus, é uma forma de identificar o problema e agir para solucioná-lo antes que pese demais no seu bolso.

3. Hábitos de direção

Muitos motoristas acreditam que são excelentes gestores de carros, mas na verdade realizam ações que vão aumentar bastante o consumo de combustível por quilômetro dos veículos.

Existem muitas ações, como descer uma ladeira em ponto morto, por exemplo, que aumentam a necessidade de queimar mais álcool ou gasolina dentro de um automóvel.

Vejamos o exemplo do ponto morto. Você sabia que sempre que o motor precisa ligar, ele consome uma boa quantia de gasolina? Pois é: você gasta mais combustível ligando o motor do que andando com ele.

É por isso que, na estrada, o consumo de km/l é sempre melhor do que na cidade. Afinal, você não está constantemente ligando e desligando o motor, nem reduzindo e aumentando a velocidade o tempo todo.

Por isso, se você anda com o veículo no ponto morto, você vai aumentar os consumos do seu automóvel. É uma questão básica. E isso, claro, aumentará os custos com gasolina ou etanol no fim do mês.

4. Percurso

Já demos uma palhinha dessa questão no item anterior, mas vale falar com mais detalhe aqui: um carro consome mais ou menos combustível de acordo com o seu percurso.

Mais especificamente: se ele andar na estrada, haverá maior economia de gasolina ou etanol. Já se andar na cidade, os gastos serão maiores.

A questão é entender como o motor de um veículo funciona e como você, motorista, pode afetar esse trabalho.

Na prática, existem certas ações que injetam mais combustível para ser queimado dentro do motor. Criam “picos” na quantidade de etanol ou gasolina que são jogados para serem queimados.

Ligar e desligar o carro, reduzir ou aumentar a velocidade, parar no semáforo… tudo isso cria picos de consumo.

Portanto, quando o motorista está na estrada e pode conduzir de maneira mais estável, a gestão de combustível é otimizada e o consumo é menor. Quando ele está na cidade, vai acabar gastando mais mesmo.

Quais os carros mais econômicos em termos de combustível?

Agora que você entendeu como calcular o consumo de combustível e quais os fatores que afetam o cálculo, é hora de ver quais são os modelos de carros com melhor eficiência de km/l do mercado.

Dessa forma, você terá menos custos nos postos de gasolina e pagará menos quando for abastecer seu veículo.

Hatch

Renault Kwid Outsider 1.0
Fonte: Renault – Itaverna France

Os hatches são veículos compactos e que, normalmente, têm como grande argumento de venda a economia de combustível ao andar. Por isso, alguns dos seus modelos contam com excelente eficiência energética.

Veja alguns dados:

  • Renault Kwid: consumo de 15,3 km/l de gasolina e 10,8 km/l etano na cidade
  • Peugeot 208: 14,7 km/l de gasolina e 10,4 km/l de etanol na cidade

Sedã

Honda City 1.5
Fonte: AutoPapo

Os sedãs não fazem parte de uma categoria que é conhecida pelo baixo valor de consumo energético, mas também não são modelos que bebem muito. No geral, existem modelos bastante econômicos e outros mais gastões.

Veja algumas opções para sua consideração a seguir:

  • Honda City: consumo de 12,4 km/l de gasolina e 8,6 km/l de etanol na cidade
  • Fiat Cronus: 13,2 km/l de gasolina e 9,2 km/l de etanol na cidade

SUV

Fiat Pulse
Fonte: Motor Show

Os SUVs são veículos com altos preços de compra e que também costumam beber bastante. No entanto, também dá para encontrar modelos mais econômicos. Veja alguns:

  • Fiat Pulse: faz 12,9 km/l de gasolina e 9,2 km/l de etanol na cidade
  • Honda HR-V: faz 12,7 km/l com gasolina e 8,8 km/l com etanol na cidade

Conclusão

Pronto! Viu como é fácil aprender como calcular consumo de combustível? Agora é só colocar em prática para saber qual é o consumo do seu carro.

Lembre-se de acompanhar os 4 fatores que mencionamos para não gastar mais do que o necessário.

Gostou do artigo? Compartilhe-o nas suas redes sociais ou por e-mail e marque amigos que podem aproveitar essas dicas também!