Tanque de gasolina

Como Economizar Gasolina? 20 Principais Dicas Aqui

Em tempos de sucessivas altas nos preços dos combustíveis, cresce a necessidade de adotar medidas para fazer economia desse item fundamental para o funcionamento dos veículos. Mas, você sabe como economizar gasolina?

Diversas ações podem ser realizadas no que se refere a economizar gasolina e fazer o seu salário render mais ao fim do mês. E, para a nossa sorte, essas atitudes fazem parte do nosso cotidiano e podem ser incorporadas facilmente à rotina.

Ao longo deste conteúdo com dicas de como economizar gasolina, você vai notar que hábitos corriqueiros vão te levar a resultados impressionantes.

Vamos saber quais são essas dicas e começar a fazer economia de gasolina desde já? Boa leitura!

20 Melhores Dicas de Como Economizar Gasolina

Confira, em seguida, as principais atitudes que você pode adotar para economizar no uso da gasolina do seu veículo.

1. Evite o Ponto Morto

Ponto Morto
Fonte: Centersystem

Circular com o veículo em ponto morto em algumas áreas, evidentemente, irá cortar a injeção de combustível, e diversos condutores têm esse costume.

Porém, esse hábito deve ser evitado por motivos de segurança.

A partir do momento que o automóvel está desengatado, o sistema de freio é mais forçado, por não ter o auxílio do freio-motor.

Tirando os automóveis mais antigos, que possuíam carburadores, os atuais dispõem da injeção eletrônica, que coordena de maneira automática a utilização do combustível com o auxílio de um chip eletrônico.

Dessa forma, mesmo que o veículo esteja engatado, o sistema não injeta combustível caso não seja preciso.

Portanto, abandone a prática do ponto morto. Caso queira economizar gasolina com o câmbio, mantenha o carro engatado na marcha mais alta disponível e não use o acelerador. Isso já ajuda bastante.

2. Evite Altas Velocidades

Dirigir em alta velocidade ou devagar, afinal, é algo que afeta o gasto final do combustível? A resposta é: sim!

Quanto maior a velocidade de um carro, mais combustível ele gastará. Você sabe o porquê?

Cerca de cinquenta por cento da energia empregada para fazer um carro andar é usada para o deslocamento e ampliação da resistência aerodinâmica.

A partir do momento que um automóvel chega a 90 e 120 quilômetros por hora, ele acaba consumindo até trinta por cento a mais de gasolina.

Esta é uma sugestão primordial para aqueles que querem saber como conduzir o carro economizando combustível!

3. Atente-se ao Sistema de Arrefecimento

Como funciona o sistema de arrefecimento do carro?
Fonte: Autoesporte

A partir do momento que o motor atua na temperatura ideal, ele acaba sendo mais eficiente e, dessa forma, consome menos gasolina.

Quando o motor está em funcionamento, faz o líquido de arrefecimento circular na sua parte interna, onde, mesmo sem entrar em contato com as peças responsáveis pela combustão, se esquenta, exatamente para a retirada do calor.

No momento em que completa seu trajeto e alcança o radiador, a troca de calor é feita e o motor atua na temperatura ideal.

4. Realize o Alinhamento do seu Carro

Caso você não tenha o costume de observar de vez em quando o estado dos pneus, está na hora de passar a ter.

Se por acaso você notar que eles estão desgastados de forma irregular ou exagerada, existem grandes probabilidades das rodas estarem desalinhadas ou desbalanceadas.

Essa situação pode colaborar com um aumento de até dez por cento no consumo de gasolina do veículo, pois o motor se empenha mais para mover o carro nas mais diversas circunstâncias.

Encaminhe seu automóvel até uma oficina confiável que realize tanto o alinhamento quanto o balanceamento do veículo.

Caso você rode com frequência por asfaltos mal conservados e terrenos irregulares, o ideal é que essa averiguação seja realizada a cada 5.000 km.

Portanto, uma excelente sugestão de como economizar gasolina é: manter o automóvel sempre balanceado e alinhado.

5. Não Acelere o Carro Desengatado

Aquecer o motor antes de sair, atualmente, se tornou dispensável, já que os propulsores contam com injeção eletrônica. O sistema atual é capaz de fazer o carro andar mesmo em temperaturas ambientes baixas.

Para os carros flex, não se esqueça de abastecer o tanquinho de partida a frio.

Além de consumir combustível sem necessidade, esquentar o motor de um carro com injeção eletrônica pode desgastar as peças e reduzir sua vida útil.

6. Diminua o Uso de Ar Condicionado

Carro com ar condicionado
Fonte: InstaCarro

Não é uma surpresa que utilizar ar condicionado intensifica o consumo de gasolina, não é mesmo? Contudo, se você deseja saber como economizar gasolina, preste atenção ao seu uso excessivo, pois o aumento pode ser de até 20%.

O ar condicionado é operado pelo motor, que por sua vez necessita de combustível. Portanto, quanto mais tempo o ar condicionado estiver ligado, maior será o consumo de combustível – e o preço que você terá que pagar por isso, literalmente, será alto.

Além do mais, o motor perde potência quando o ar está ligado.

Em automóveis com motores mais robustos isso não é percebido, entretanto, em veículos com motor menos potentes, o esforço e o consumo de combustível é maior.

Por isso, utilize o ar condicionado apenas quando for extremamente necessário.

7. Calibre os Pneus

No seu cotidiano ou previamente a longas viagens, é de extrema importância averiguar se os pneus do seu automóvel estão calibrados adequadamente.

Se o objetivo é economizar gasolina, você deve ficar atento, pois pneus murchos podem significar um aumento de até 20% em seu gasto com combustível.

Tenha certeza de que os pneus do seu carro estão devidamente calibrados conforme a orientação do fabricante.

Além do mais, rodar com pneus em ordem auxilia na melhora do rendimento do carro e é uma excelente dica sobre como economizar gasolina.

8. Se Possível, Mantenha os Vidros do Carro Fechados

Vidros do Carro Fechados
Fonte: AutoPapo

Além de contribuir para o excesso de peso, os vidros abertos colaboram para que o veículo se desloque com mais dificuldade. Quanto maior atrito com o ar, mais gasolina é gasta.

Obviamente, nos grandes centros urbanos, muitos motoristas optam por manter os vidros abertos e desligar o ar condicionado.

Entretanto, ao rodar em alta velocidade, como na estrada, por exemplo, opte por permanecer com as janelas fechadas. Isso contribui para uma aerodinâmica melhor e auxilia na economia de gasolina.

9. Evite Acelerações e Freadas Bruscas

Provavelmente você deve conhecer alguém que enfia o pé no acelerador quando o sinal fica verde e depois freia de forma brusca no semáforo seguinte.

Essa forma de guiar só traz malefícios: aumenta o consumo de gasolina e o risco de acidentes, danifica o motor e ainda diminui a vida útil de várias peças.

Um bom condutor observa mais adiante e já antecipa o que irá acontecer. Caso o trânsito esteja parado à frente, o recomendado é diminuir a velocidade com antecedência, em vez de enfiar o pé no freio quando já estiver próximo aos veículos parados.

Além do mais, acelerar o carro sem propósito, como certos motoristas têm o hábito de fazer quando estão parados no semáforo fechado, contribui para o aumento do consumo de combustível.

10. Troque os Filtros

Filtro de ar esportivo
Fonte: RS Filtros

Quer saber outra dica para economizar gasolina?

Substitua os filtros de ar e combustível do seu carro regularmente. Eles necessitam ser renovados conforme as datas previstas pelas fabricantes.

No caso de entupimento, os filtros influenciam diretamente na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, o que faz o automóvel gastar mais, já que a mistura fica alterada.

11. Troque de Marcha na Hora Certa

Alguns automóveis possuem luzes ou outros sistemas que avisam o motorista quando é a hora certa de trocar a marcha. Dessa forma, contribui totalmente para a economia de gasolina.

Se o seu carro não tiver esse sistema, observe as rotações do motor e aprenda a identificar a hora certa de fazer a troca de marcha.

Procure também não esticar as marchas, porque  cada veículo possui uma faixa ideal de rotação, onde o torque se manifesta de forma mais acentuada.

12. Não Encha o Tanque de Gasolina Totalmente

Tanque de gasolina
Fonte: AutoPapo

É fundamental respeitar o limite da trava, já que a gasolina em excesso pode invadir o cânister.

Caso isso aconteça, além de prejudicar a filtragem dos vapores, pode trazer prejuízos se o carvão da peça se soltar, danificando outros itens do motor e comprometendo o consumo de combustível.

13. Não Deixe o Carro Parado Com o Motor Ligado

Às vezes permanecemos com o automóvel ligado enquanto esperamos alguém em frente à sua casa, quando estamos no tráfego ou, ainda, aguardando os filhos no estacionamento da escola.

Ou seja, muitos motoristas pensam que vale mais a pena deixar o carro ligado por conta do gasto na partida do automóvel.

Só que a partida do motor se equipara ao consumo do carro parado com o motor acionado por dez segundos.

Por esse motivo, caso você fique estático por um tempo superior a dez segundos, é melhor desligar o motor até que seja necessário mover o veículo.

14. Analise Novos Caminhos

Uma das recomendações mais valiosas sobre como conduzir o automóvel economizando combustível é estudar novos trajetos. Às vezes é mais interessante dirigir um pouco mais do que ficar muito tempo parado no tráfego.

Como você percebeu, algumas dicas faladas no texto são bem simples de serem adotadas em nosso cotidiano. Algumas delas, sobre como conduzir um veículo economizando combustível, ajudam também no conforto e segurança.

15. Evite Levar Peso Excessivo no Carro

Carro com peso em excesso
Fonte: AutoPapo

Andar com o carro sempre cheio e pesado demais também colabora para o aumento do gasto de gasolina. Cargas superiores a dez quilos já interferem no consumo, pois o motor fará mais força para movimentar o carro.

Tente levar no carro apenas o que realmente necessita, evitando acessórios desnecessários, coisas pesadas demais e malas.

16. Dirija da Forma Certa no Trânsito

É provável que o elevado gasto de gasolina esteja relacionado ao modo que você conduz o veículo. Mas, então, como conduzir o veículo gastando menos combustível no tráfego?

Uma excelente sugestão é evitar o ziguezague entre os carros e usar o acelerador com prudência depois da partida, devido ao motor não esquentar instantaneamente.

Faça isso aos poucos, com o carro em movimento. Portanto, exagerar no acelerador com o motor ainda frio fará com que você tenha gastos maiores com gasolina.

17. Seja Mais Gentil no Trânsito

Gentil no trânsito
Fonte: Twitter

Outra situação que colabora para o aumento no gasto de gasolina é o estresse que observamos diariamente no trânsito. Isso acaba influenciando no jeito como conduzimos o carro, o que nos torna naquele tipo de pessoa que sempre quer tirar vantagem das situações que encontra no tráfego.

Ao lado da dica anterior, se tornar um motorista mais educado irá proporcionar um trajeto mais tranquilo.

Ao invés de acelerar para entrar primeiro, permita que o outro automóvel passe na sua frente.

Em vez de se arriscar para passar no farol verde, vá com tranquilidade e permita que os pedestres que estão aguardando para atravessar façam isso com mais calma.

18. Procure Sair de Casa Mais Cedo

Caso você seja um daqueles que estão sempre atrasados, provavelmente já notou como isso interfere diretamente em seu modo de dirigir.

Com pressa para chegar no horário, você necessita rodar mais rápido para que não chegue atrasado ao compromisso.

Realize um planejamento adequado e saia de casa alguns minutos mais cedo. Isso irá proporcionar uma viagem mais serena e segura, em que você vai economizar gasolina e também poupará outros componentes do seu carro.

19. Mantenha a Manutenção em Dia

Manutenção em Dia
Fonte: Smartia Seguros

A manutenção em dia impede que o motor gaste mais gasolina que o necessário, além de aumentar a vida útil do componente.

É extremamente importante fazer regularmente a checagem e, se exigido, realizar a troca dos filtros de ar, óleo, combustível e substituir as velas.

20. Caminhe Mais

A maioria das situações abordadas neste texto giram em torno da mesma situação: você necessita ir de carro e quer gastar o mínimo de gasolina com isso. Porém, será mesmo que sempre precisamos ir de carro aos lugares?

Existe uma forte tendência em torno da utilização de bicicletas e transportes coletivos, principalmente nos grandes centros urbanos como São Paulo, por exemplo.

É comum vermos vários automóveis ou motos com apenas um ocupante. A consequência disso é um gasto desnecessário de combustível, bem como o aumento da poluição.

Portanto, caso a distância não seja grande, opte por um transporte alternativo ou até mesmo por uma caminhada.

Assim, você não só economiza a gasolina do seu veículo, como também o obtém benefícios para a sua saúde.