melhores marcas de óleo 5w30

Melhores Marcas de Óleo 5w30: Veja Quais São e Compare as Opções no Mercado

O Review Auto, hoje, vai apresentar as melhores marcas de óleo 5w30 para você garantir maior rendimento e vida útil do motor do seu carro.

Das marcas mais vendidas até as mais favoritas entre os usuários, os óleos lubrificantes têm suas próprias características, podendo ser óleo puro (sintético), óleo mineral ou misturado (semissintético).

Qual deles é o melhor óleo de motor para o seu veículo?

Essa informação vai de bônus neste post sobre as melhores marcas de óleo 5w30. Confira nossa lista e compare para encontrar a sua marca predileta.

E então, vamos lá? Boa leitura!

Quais as melhores marcas de óleo de motor 5w30? Lubrax e Selenia estão entre os melhores óleos lubrificantes

Primeiramente, vale a pena destacar a importância do óleo para lubrificar as peças do motor.

É dessa forma que não há desgastes nem danos às peças, o que prolonga a vida útil do motor.

Além disso, o óleo de motor ajuda a regular a temperatura e ainda mantém a limpeza dos componentes, com o objetivo de evitar resíduos que possam danificar as peças.

Por isso, é tão importante saber escolher as melhores marcas de óleos lubrificantes 5w30 para melhor eficiência da limpeza e conservação dos componentes.

Sendo assim, vamos explorar categorias e conhecer os óleos de motores de carros.

1. Lubrax, a marca de óleo de motor mais vendida do mercado brasileiro

Lubrax
Fonte: Bossoni Auto Parts

Lubrax é a marca de óleo lubrificante premium mais vendida do Brasil.

Trata-se de uma série de produtos com alta tecnologia para conservação e limpeza de automóveis, caminhões, utilitários esportivos, ônibus, vans, entre outros veículos.

Indicado para carros movidos a etanol, gasolina, flex e GNV (veja os melhores carros para GNV aqui), o óleo de motor da Lubrax Petrobrás também pode ser utilizado em veículos que dependem do óleo lubrificante 10w30, como é o caso da Toyota e da Honda.

Além disso, com o Lubrax o motor do carro alcança ganho de potência, aumenta o desempenho, faz o motor trabalhar silenciosamente, sem gastar muito combustível.

Sem contar a proteção no momento da partida que ajuda a reduzir as emissões de gases ao meio ambiente.

Definitivamente, esse é um dos melhores óleos lubrificantes 5w30 do Brasil para o seu carro.

-> Confira os detalhes no site oficial.

2. Shell Helix Ultra SP, a pioneira no mercado de óleos lubrificantes

Shell Helix Ultra SP
Fonte: Magazine Luiza

A Shell é uma marca famosa de produtos para veículos, inclusive, possui um portfólio bastante diversificado de soluções para vários tipos de carros.

Além disso, é reconhecida por ser uma das melhores marcas de óleo de motor há décadas, não deixando dúvidas sobre o porquê dela figurar nesta lista.

E o óleo Shell Helix Ultra SP recebeu a melhor classificação pelo ILSAC (Comitê Internacional de Padronização e Aprovação de Lubrificantes), uma entidade que avalia a qualidade dos óleos de motor para veículos automotores.

A maior classificação tem seus motivos: a Shell Ultra SP possui a tecnologia PurePlus, que garante maior vida útil das peças do motor do carro, melhor limpeza e ainda mantém o índice de viscosidade original do motor.

Não é à toa que a Shell é pioneira no mercado dos melhores óleos lubrificantes para veículos.

-> Confira os detalhes no site oficial.

3. Castrol Magnatec, líder mundial em óleos de motor

Castrol Magnatec
Fonte: Bossoni Auto Parts

Quem tem mais de 100 anos de vida, tem história para contar.

Assim é a marca de óleo Castrol, líder mundial na produção de óleos com alta tecnologia para motores de carros.

Esse óleo Castrol Magnatec 5w30 oferece grande proteção para o motor do carro, reduzindo riscos de desgaste por conta de paradas e avanços repetitivos no trânsito.

Ele atende carros movidos a etanol, gasolina, diesel, GNV e flex, sendo possível utilizá-lo com tranquilidade pelos motoristas.

-> Confira os detalhes no site oficial.

4. Petronas Selenia K 5w30, o óleo mais popular

Petronas Selenia K 5w30
Fonte: RennoCar – O Shopping do Seu Carro!

O óleo de motor da Petronas Selenia K Pure Energy Original Fiat é 100% sintético e compatível com vários tipos de motores, como gasolina, GNV, Diesel e etanol.

Sua alta performance evita o cisalhamento e a formação de vernizes e resíduos no motor do carro, mesmo sob tráfego intenso.

Além disso, é um dos óleos lubrificantes mais viscosos da categoria, mantendo a estabilidade mesmo sob mudanças de temperatura bruscas.

Então, se você costuma dirigir bastante e enfrentar tráfegos mais intensos, além de manter o carro em ambientes que sofrem variação de temperatura, a melhor escolha é o óleo de motor Petronas Selenia K 5w30.

Isso porque, quanto mais trafega, mais o motor consome óleo, mas essa marca Petronas garante maior economia e rendimento.

Para fechar o quarto lugar da categoria de melhores marcas de óleo 5w30, vale destacar que Petronas é uma marca sustentável, pois reduz as emissões de carbono na atmosfera.

-> Confira os detalhes no site oficial.

5. Esso Mobil Super 5w30 API SP, uma das melhores marcas de óleo com bom custo-benefício

Esso Mobil Super 5w30 API SP
Fonte: Bossoni Auto Parts

Se você procura por tradição e economia, vai gostar da Mobil Super API SP, o óleo de motor 5w30 da marca Esso.

Essa é a prova de que um produto para carros pode ser mais barato e ainda vir com selo da tradicional Esso.

Sua composição é a base de óleo sintético, garantindo maior proteção ao motor contra altas temperaturas, ferrugem e corrosão nas peças, mesmo em motores mais velhos.

Sua viscosidade é outra coisa que torna a Esso Mobil vantajosa, pois ajuda a aumentar a vida útil do motor do carro.

Além disso, é compatível com os motores movidos a gasolina, GNV, etanol e flex.

Portanto, é um excelente óleo 5w30 para quem não quer pagar caro, mas não abre mão da confiança de uma marca tradicional.

Sabe o que mais tem bom custo-benefício? A seleção dos melhores carros econômicos que fizemos pra você. Confira!

-> Confira os detalhes no site oficial.

6. Texaco Havoline óleo de motor 5w30

Texaco Havoline
Fonte: Shopee

Texaco Havoline 5w30 é outra marca de óleo procurada, principalmente, por usuários da Fiat, GM e Ford, devido ao seu alto desempenho e qualidade.

Seu óleo lubrificante é 100% sintético, preparado para motores movidos à gasolina, GNV, etanol e flex.

Dessa forma, proporciona diversos benefícios, como economia de combustível, baixo consumo de óleo, proteção contra desgastes e temperaturas severas, baixa emissão de poluentes e excelente partida a frio no motor.

Por isso, diversas marcas a colocam como primeira escolha no manual do proprietário devido às especificações que o produto atende.

-> Confira os detalhes no site oficial.

7. F1 Master Sintético Ipiranga padrão API SN

F1 Master Sintético Ipiranga
Fonte: Altese

Outra que entra para a lista de melhores marcas de óleo 5w30 é a F1 Master da Ipiranga, uma ótima opção de óleo lubrificante de qualidade.

Por ter padrão API SN, a F1 é bem versátil, porque atende muitos veículos com motores que aceitam esse tipo de produto.

Sua tecnologia também é um destaque à parte, pois é capaz de proteger as peças do motor melhor que os produtos convencionais.

Mas o que esse óleo do motor faz é lubrificar e evitar atritos que possam desgastar as peças, mantendo a temperatura sempre estável.

Isso sem contar na tecnologia exclusiva da Ipiranga chamada NanoArmor, uma película protetora que serve como armadura para melhorar o desempenho e aumentar a vida útil do motor.

Dessa forma, o veículo terá peças com alta durabilidade e manutenção sem sustos, graças ao óleo sintético F1 Master Ipiranga.

-> Confira os detalhes no site oficial.

8. ACDelco API SN, um dos melhores óleos para motores a biocombustíveis

ACDelco API SN
Fonte: Magazine Luiza

Um dos óleos lubrificantes mais requeridos pela montadora GM para seus automóveis entra em nosso guia de melhores marcas de óleo 5w30: ACDelco API SN.

A ACDelco é um óleo tão eficaz quanto os outros deste guia, ou seja, ótimo para aumentar o desempenho do motor e sua vida útil.

A diferença é que, além de ser indicado para motores movidos a gasolina, GNV, etanol e flex, o óleo de motor da ACDelco também pode ser utilizado em motores a biocombustíveis.

Dessa forma, esse produto garante maior economia de combustível e desempenho do motor.

-> Confira os detalhes no site oficial.

9. Toyota Oil 5w30 Fuel Economy

Toyota Oil 5w30
Fonte: Magazine Luiza

Se você possui um carro Toyota e ainda não sabe qual o melhor óleo para lubrificar seu veículo, então é uma boa ideia apostar nos óleos Toyota Oil 5w30 Fuel Economy – Genuino Toyota.

Esse é um produto feito especialmente para os motores da montadora, sendo um dos melhores óleos lubrificantes para prevenir danos ao motor e evitar o superaquecimento dele.

E, como o nome sugere economia – Fuel Economy –, espere um baixo consumo de combustível desse óleo do motor da Toyota 5w30.

Isso porque, como há melhora na distribuição de calor, é quase impossível ocorrer um superaquecimento do motor, evitando, dessa forma, o maior gasto de combustível.

O detalhe deste produto Toyota é que o tipo de óleo é semissintético, isto é, não é óleo puro, mas tem suas vantagens.

10. Motorcraft Ford, a melhor marca de óleo 5w30

Motorcraft Ford
Fonte: Emporio dos Filtros

Lubrificação e proteção completa nos motores de automóveis com o óleo de motor Motorcraft Ford, considerada a melhor marca de produtos lubrificantes.

Aos que desejam fazer a troca de óleo, sem perder a qualidade e deixar de renovar o veículo, pode apostar no Motorcraft.

Esse óleo promove grandes benefícios, entre os quais se destacam a limpeza do motor, remoção de resíduos para não danificar as peças internas e grande desempenho em condições difíceis, como tráfegos intensos e temperaturas severas.

Além disso, o óleo Motorcraft proporciona economia de combustível, tem alto rendimento e favorece um ótimo desempenho a veículos com motores diesel, a gasolina, GNV e etanol.

-> Confira os detalhes no site oficial.

O que comparar entre os melhores óleos lubrificantes 5w30?

Trocar o óleo do motor do carro faz parte da manutenção periódica de todo veículo, mas entre essas 10 marcas de óleo 5w30, qual delas pode atender suas necessidades?

Pensando nisso, elaboramos um bônus neste post para te ajudar a descobrir o que comparar antes da troca de óleo. Veja alguns itens a considerar:

  • Fabricante de motores;
  • Tipo de óleo lubrificante;
  • Índice de viscosidade;
  • Selo de qualidade.

Fabricante de motores

Antes de comprar óleo lubrificante, verifique o manual do proprietário para encontrar informações sobre como cuidar do motor da melhor maneira possível.

Isso porque cada marca de óleo pode conter diferentes produtos para cada tipo de motor e modelo de carro.

A exemplo disso, tem a Toyota com o seu óleo Fuel Economy, pensado exclusivamente para veículos da marca.

Tipos de óleos lubrificantes: óleos sintéticos e semissintéticos

Você conferiu neste post que alguns produtos podem ser 100% sintético e outros semissintético, mas o que isso tem a ver na prática?

Os óleos sintéticos são mais potentes, feitos por meio de reações químicas, tendo capacidade de irem além da lubrificação, evitando corrosão e outros danos ao motor.

Já os óleos semissintéticos fazem parte de uma mistura de óleo sintético e natural, sendo mais baratos, mas menos eficazes para impedir a corrosão do motor.

Por outro lado, não deixa de garantir um bom desempenho, afinal, melhor ter uma lubrificação do que nada.

Índice de viscosidade

A viscosidade é um fator crucial para medir o nível de proteção ao motor. Quanto mais viscoso, mais protegido estará o motor, porque a viscosidade cria uma película protetora.

No entanto, um óleo muito grosso demanda mais força para ser bombeado e fluir entre as peças, enquanto os menos viscosos são capazes de alcançar todas as peças do motor com mais rapidez, evitando desgastes e manutenção em pouco tempo.

Nesse sentido, a viscosidade do óleo do motor deve ser grossa o suficiente para criar a película protetora, mas nem tão grossa a ponto de impedir o movimento fluido das peças.

Selo de qualidade

Lembra que citamos o óleo Shell Helix Ultra e sua alta classificação no ILSAC?

Pois bem, os melhores óleos recebem o selo “API/ILSAC” ou “donut API”, certificando que esses óleos lubrificantes possuem qualidade.

Antes de trocar o óleo, verifique se o produto tem um desses selos de qualidade.

Falando em troca, fizemos um passo a passo de como trocar o pneu do seu carro. Aproveite e confira!

Afinal, qual a melhor marca de óleo 5w30?

Entre esses 10 melhores óleos 5w30 para lubrificar e deixar o motor do seu carro como novo, o óleo da Motorcraft Ford e o da Petronas Selenia K são as melhores marcas de óleos para motor.

Ambos são formulados com base sintética, de alta performance, garantindo excelente desempenho e durabilidade do motor.

Portanto, antes de fazer a troca do óleo, certifique-se de comparar as marcas de produtos lubrificantes 5w30 para o seu veículo. Vale muito a pena fazer uma boa escolha quando o assunto é motor de carro.

Quer mais Review Auto? Nós temos uma seleção de conteúdos imperdíveis para o seu veículo. Confira aqui!