como trocar o pneu do carro

Como Trocar o Pneu do Carro? Passo a Passo Aqui!

Se você tem um carro, provavelmente, já viveu a situação do seu pneu furar e ser necessário realizar a troca. É por isso que, em momentos de emergência, é importante saber como trocar o pneu do carro.

Embora seja uma atividade rotineira e até comum, pode existir algum motorista que não sabe como fazer – e isso não é um problema! Alguns itens, como um macaco e um estepe, serão necessários para realizar essa tarefa.

Por isso, vamos te ensinar como trocar pneu de carro para que nunca mais você tenha dúvidas sobre o que carregar e como fazer a troca.

Então, basta seguir esses passos com as dicas certas neste artigo!

Ferramentas necessárias para trocar um pneu

Como trocar o pneu do carro
Fonte: AutoPapo

Todo carro conta com um kit de ferramentas para realizar a substituição do pneu e, normalmente ele se encontra no porta-malas do veículo.

Os itens necessários são:

  • Triângulo de Sinalização;
  • Chave de Roda;
  • Macaco e Alavanca;
  • Pneu estepe.

Como trocar pneu de carro? Passo a passo

Para começar a trocar os pneus do seu carro, estejam eles furados ou carecas, o ideal é primeiro você estacionar com segurança, de forma que não coloque sua vida ou a de terceiros em risco.

Portanto, vá para o acostamento, ligue o pisca alerta e tente se afastar do tráfego. Então, posicione o triângulo de sinalização de acordo com a necessidade de distância da via.

Lembre-se de se atentar ao terreno em que seu carro está parado, afinal, é necessário que seja um solo firme e plano.

Esses são apenas cuidados iniciais. Agora, vamos entender todos os passos necessários.

Preparando para retirar o pneu

1º – Pare o veículo, puxe o freio de mão e engate na primeira marcha ou na ré. Para o caso de carros com sistema automático, coloque no modo estacionado.

2º – Coloque pedras ou tijolos atrás e na frente de cada pneu do seu veículo, pois caso o carro comece a escorregar, você evita acidentes. Isso também pode ser realizado com calços de roda.

3º – Vá até o porta-malas do seu carro e pegue a chave de roda, macaco hidráulico e seu pneu estepe.

4º – Disponha o macaco sob a lataria do seu automóvel, próximo ao pneu que precisa ser trocado, na canaleta.

Confira se ele está no lugar correto, para que não amasse partes plásticas do seu veículo.

Comece o ajuste do macaco, mas sem levantar o carro imediatamente, apenas conferindo se o macaco está devidamente encaixado no seu carro.

Agora vamos começar a trocar o pneu, de fato.

5º – Retire a calota da roda e afrouxe os parafusos utilizando a chave de roda no pneu furado, girando-a no sentido anti-horário.

6º – Comece a tirá-lo do chão, mantendo uma distância segura, percebendo se o carro está firme ao macaco. Caso não esteja, desça o carro novamente e ajuste o macaco até que fique seguro.

Retirando o pneu

7º – Com o seu veículo levemente suspenso, encaixe novamente sua chave de roda e siga girando no sentido anti-horário.

Afrouxe e remova os parafusos. Caso você não tenha força suficiente nas mãos, pode utilizar o peso do corpo e os pés como ajuda.

Guarde cada parafuso com cuidado.

Agora, para realizar a substituição do pneu, basta retirá-lo e colocar o estepe no eixo.

E agora vai uma dica importante: coloque o pneu do carro embaixo de onde ele estava, para que caso o macaco ceda, o carro tenha onde se apoiar ao cair e não aconteça nenhum acidente.

Trocando o pneu do seu carro

8º – Coloque o novo pneu no lugar e se assegure de que inseriu o pneu de estepe no eixo. Além disso, confira também se a válvula da câmara de gás está para o lado de fora do pneu.

Remova os parafusos de onde você havia guardado.

9º – Insira e aperte os parafusos utilizando as mãos, de modo que fiquem firmes.

Inicialmente será simples, contudo, conforme os parafusos fiquem apertados no local, basta inserir novamente a chave de roda e apertar os parafusos do pneu, até que fiquem bem apertados.

Lembre-se que para retirar os parafusos do pneu você realizou um movimento anti-horário, então, agora é hora de apertar no sentido oposto, ou seja, no sentido horário.

Contudo, aja de forma que não balance o macaco ou o automóvel.

10º – Agora você pode tirar o pneu furado debaixo do carro e começar a descer o veículo, com o macaco, mas não totalmente.

Antes de colocar o carro completamente no chão, insira novamente a chave de roda e aperte os parafusos do seu estepe, para que seu veículo fique seguro. E, mais uma vez, caso não tenha força suficiente na mão, faça força com os pés.

Confira todos os parafusos do automóvel, para que nenhum fique frouxo.

Finalizando a troca de pneu

11º – Abaixe o veículo totalmente através do macaco e agora, com o carro no chão, verifique mais uma vez cada parafuso, apertando-os mais uma vez. Mantenha a calota por perto.

12º – Coloque a calota de volta na roda do seu automóvel.

13º – Retire o macaco.

14º – Guarde seu macaco, chave de roda e pneu furado no porta-malas do seu carro.

Seu pneu já está trocado e agora basta dirigir com seu automóvel em segurança.

Não se esqueça, também, de passar em um posto para conferir a calibragem do pneu.

Alguns cuidados para trocar pneu de carro

Cuidados para trocar pneu de carro
Fonte: Rede de Autoescolas Rezende

Apesar de parecer bem fácil, pode existir algum motorista que tenha algum problema ou dificuldade em saber como trocar pneu de carro.

Isso porque algumas chaves ou parafusos podem ser diferentes, portanto, esteja sempre atento ao seu manual.

No manual você encontrará informações sobre o local onde estão os itens necessários, como a chave de roda, macaco, triângulo e também seu pneu estepe.

Trocar o pneu do carro é uma tarefa simples, mas exige atenção e cuidados, principalmente com a segurança do carro, como puxar bem o freio de mão e sinalizar a via com o triângulo na quantidade de passos corretos, de modo que seu veículo (e todos os outros) esteja seguro.

Outros cuidados importantes

É bastante comum que pneus furem com frequência, portanto, esteja sempre atento às suas ferramentas e seu funcionamento, como o macaco, chave de roda e triângulo.

Eventualmente, retire o macaco do porta-malas, coloque no chão e confira se está funcionando perfeitamente. Você pode fazer o mesmo com todos os outros itens.

Além disso, confira sempre seus pneus antes de sair de casa, para que você não precise trocar o pneu em qualquer local. E, ainda, esteja atento ao seu estepe e suas condições.

Afinal, quando seu pneu furar, você precisa ter um estepe para trocar.

Pronto para trocar o pneu do seu carro?

Entender como trocar pneu de carro não é tão difícil quanto parece.

Contudo, é sempre importante seguir as dicas de segurança, colocando a sua vida (e das demais pessoas na via) em primeiro lugar.

Todos os passos deste artigo vão te ajudar caso você precise, portanto, fique tranquilo!

E para ler mais conteúdos relacionados, acesse o Review Auto.

Até a próxima!