Qual é o melhor pneu para chuva?

Em um país tropical como o Brasil, nenhum motorista está livre de enfrentar dias com chuva. E quem dirige sabe que nada pior do que ter receio de aquaplanagem, frenagens ineficientes e demais problemas em pistas molhadas.

Os pneus são a parte do veículo que mais sofrem com pistas molhadas, uma vez que a água na pista faz diminuir o atrito do pneu com o solo, podendo afetar gravemente sua aderência.

Aderência pior significa frenagem não confiável.

Mas mesmo motoristas experientes podem ter problemas em dias chuvosos se os pneus dos carros que estão dirigindo não forem adequados para pistas molhadas.

Pensando nisso, elencamos alguns dos melhores pneus para chuva dentre as diversas marcas presentes no mercado, para que você possa fazer uma boa escolha, pensando em pneus pra chuva.

Confira nossas recomendações e no final, confira algumas dicas para escolher o pneu correto.

IMAGEM PRODUTO

Michelin Energy XM2
  • Durabilidade alta
  • Alto conforto e baixo ruído
Verificar Preço →

Pirelli P Zero
  • Nota alta entre consumidores
  • Excelente performance em pistas molhadas
Verificar Preço →

Bridgestone Potenza RE760 Sport
  • Excelente desempenho em pistas molhadas
  • Performance superior em carros esportivos
Verificar Preço →

Continental EcoContact
  • Preço amigável
  • Boa relação de custo/benefício
Verificar Preço →

 

Quais São As Melhores Marcas De Pneus Para Chuva?

Primeiramente, consulte o manual do seu veículo para saber o tamanho ideal de pneu que seu veículo necessita. Dados técnicos como raio, máximo de peso, dentre outros, são fundamentais para saber escolher pneus de boa qualidade.

Geralmente os pneus vêm com números escritos na parte lateral, justamente para facilitar a identificação. Portanto, saiba qual é o modelo ideal para seu carro antes de começar a pesquisar por marcas e linhas.

Vamos apresentar agora uma análise de cada um dos melhores pneus para chuva, de marcas variadas, que são indicadas para chuva.

1. Michelin Energy XM2: Excelente conforto, durabilidade e baixo ruído

pneu michelin energyLinha da Michelin, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, cuja principal característica é ter excelente aderência em solos irregulares e pistas molhadas.

Michelin é uma marca conhecida, portanto seus preços não são muito baratos. Você não encontra facilmente 4 pneus da linha Energy XM2 por menos de R$1500.

Mas o desempenho é bastante positivo, com nota de avaliação média de usuários de 4,67 (sendo 5 estrelas a nota máxima).

A Michelin lançou outras linhas depois da Energy XM2, como a Primacy 4, mas não há todos os tamanhos de aros disponíveis. Portanto, é necessário que o dono do veículo saiba o tamanho do pneu que está procurando.

A durabilidade dos pneus foi avaliada com sendo excelente.

Embora a fabricante aponte que essa foi uma linha desenvolvida pensando tanto em pistas secas como em pistas molhadas, encontramos uma avaliação de usuário reclamando que em pistas molhadas o desempenho da linha não é tão superior quanto esperado.

Mais uma vez, cabe ressaltar que depende muito da utilização do veículo e do estado de conservação dos pneus.

 

Vantagens

Durabilidade alta
Marca conhecida e com sucesso no mercado
Alto conforto e baixo ruído
Boa disponibilidade
 

Desvantagens

Preço pouco amigável
Encontrada uma avaliação reclamando que, embora o pneu transmita conforto e segurança, a aderência poderia ser melhor

2. Pirelli P Zero: Ideal para carros esportivos

pneu Pirelli P ZeroDe acordo com a fabricante, se seu carro é esportivo e você necessita de confiança em manobras e desempenho, tanto em pistas secas quanto molhadas, essa é a melhor escolha.

Essa linha possui dois padrões diferentes de banda de rodagem, justamente para ter uma melhor performance desportiva. Possui homologações de diversas marcas.

A avaliação dessa linha de pneus recebeu nota 4,01 de 5 estrelas, em mais de 1000 avaliações.

A aderência em pistas molhadas, item específico, recebeu nota máxima.

Por ser uma linha indicada especificamente para carros esportivos, o preço pode ser mais salgado do que outras linhas.

 

Vantagens

Ideal para carros esportivos
Excelente performance em pistas molhadas
 

Desvantagens

Não indicado para outros carros
Preço não amigável

3. Bridgestone Potenza RE760 Sport: Outra opção para carros esportivos

pneu Bridgestone Potenza RE760 SportA linha Potenza tem excelente avaliação por usuários no mercado e é indicada para carros de passeio, mas o RE760 Sport é indicado para carros esportivos, competindo com a linha anterior, da Pirelli.

De acordo com o fabricante, as manobras não podem perder performance em pista molhada, portanto, essa linha de pneus é indicada para veículos esportivos em todos os tipos de pista.

Seu preço fica em faixa parecida do anterior, sendo encontrada em algumas lojas em preços mais baixos.

A desvantagem está na indicação praticamente exclusiva para carros mais esportivos.

 

Vantagens

Excelente desempenho em pistas molhadas
Performance superior em carros esportivos
 

Desvantagens

Indicação para carros esportivos somente

4. Continental EcoContact: Opção com Menor Custo

Continental ContiEcoContact 5Linha desenvolvida com tecnologia para maior economia de combustível e desempenho em pistas molhadas, para carros de passeio.

Seu custo é menor do que o de outras linhas, portanto, se o usuário do veículo procura uma opção mais em conta, a linha EcoContact é uma excelente opção.

Encontra-se no mercado o EcoContact 5 e 6, sendo o 6 o mais recente e cujas avaliações de usuários mostraram nota média de 4,56 estrelas (sendo 5 estrelas a nota máxima).

Os usuários avaliaram que essa linha apresenta um bom custo-benefício, em relação ao preço dos pneus e sua durabilidade, sendo usada em diferentes marcas de veículos.

Alguns usuários afirmaram que o pneu é confortável, mas apresenta um desgaste maior do que outras linhas.

 

Vantagens

Preço amigável
Boa relação de custo/benefício
Transmite conforto ao usuário
Economia de combustível e bom desempenho em pistas molhadas
 

Desvantagens

Disponibilidade no mercado
Pode ter maior desgaste do que outras linhas

Onde Comprar Pneus para Chuva Barato?

Definiu a opção ideal para você entre os melhores pneus para chuva?

É verdade, não é fácil escolher o modelo ideal, mas espero que tenha ficado claro que você é capaz de escolher aquele que melhor supre suas necessidades.

Na hora de comprar, nem sempre é fácil escolher uma loja virtual confiável. Existem muitas fraudes e aquelas promessas de preço baixo podem ser um chamariz pra problemas…

Por isso, sempre recomendamos a loja Achei Pneus, que é líder no setor e está no mercado há anos. Além disso, o índice de reclamação dela no Reclame Aqui é muito baixo.

Para ajudar, eles fazem promoções relâmpago e estão com preços ótimos!

Mas se quiser aproveitar, atenção. Os preços promocionais estão disponíveis até 7 de novembro de 2020. 

Escolha o pneu ideal e faça sua compra!

Aquaplanagem: O Medo Principal De Motoristas Em Dias De Chuva

Aquaplanagem é algo que acontece quando está chovendo consideravelmente e há a formação de uma lâmina de água sobre a pista, fazendo com que o veículo deslize nessa superfície de água, uma vez que os pneus perdem contato com a pista.

Nessa hora, o veículo não irá responder aos seus comandos.

Portanto, não tente frear, não vire o volante e não acelere o carro. Mantenha o carro alinhado pois logo ele sairá dessa situação. Se estiver alinhado, nada mais grave irá acontecer.

melhores pneus para chuva

O Que Observar Em Um Pneu Para Chuva?

Se você tem preocupações com pneus para chuva, existem alguns detalhes que devem ser observados antes da compra de pneus, ou mesmo para verificar a qualidade dos seus pneus em relação a dias chuvosos.

Vamos aos detalhes:

1) Banda de Rodagem

A banda de rodagem é a área que sofrerá atrito com o chão, portanto, ela não pode ser lisa, uma vez que uma borracha completamente lisa irá deslizar como se estivesse escorregando no gelo.

Por isso que sempre é importante observar a banda de rodagem dos pneus do seu carro, pois se elas estiverem completamente lisas ou quase lisas, é o que chamamos de um pneu “careca”.

Isso indica que já passou da hora de você trocar os pneus do seu carro.

Em relação a dias com chuva, é importante que o condutor repare se os pneus do seu veículo têm ranhuras profundas.

Além disso, observe a profundidade dos sulcos dos pneus. Sulcos rasos podem não ser problemas para estradas secas, mas não são indicadas para estradas com chuva.

Se você ficou na dúvida, observe que nos pneus há uma marcação denominada TWI (Tread Wear Indicator), que indica justamente a medida do desgaste dos sulcos.

Esse indicador aparecerá na banda de rodagem quando os sulcos estiverem com 1,6 mm de profundidade, o que é totalmente contraindicado para pistas molhadas, em virtude da baixa aderência do pneu com a pista.

2) Largura do Pneu

Muitas pessoas acham que quanto mais largo é o pneu, melhor. Mas isso não funciona assim.

Quando se pensa em aquaplanagem, quanto mais largo é o pneu, maior a chance de acontecer aquaplanagem, pois pneus mais estreitos conseguem romper com maior facilidade a lâmina de água formada.

3) Calibragem, Balanceamento e Cambagem

Nem é preciso dizer como a calibragem pode afetar o desempenho de pneus.

Se você não calibra os pneus do seu veículo constantemente, certamente o desempenho dos pneus, não importa a marca, será muito prejudicado.

Além disso, a falta de alinhamento pode fazer com que um pneu seja mais exigido que o outro, desgastando mais um do que o outro, comprometendo a vida útil do pneu.

Portanto, atente-se para esses fatores também.

Conclusão

A escolha do melhor pneu para chuva de um veículo depende de diversos fatores, como o uso do veículo, suas características e o tipo de direção que o motorista apresenta.

Existem excelentes opções no mercado, com os mais variados preços, podendo o motorista fazer uma escolha consciente para seu veículo.

Veja também: