pneu radial ou diagonal

Pneu Radial ou Diagonal: Quais as Diferenças? Como Escolher?

Quer escolher novos pneus para seu carro ou sua moto, mas não sabe se o ideal é um pneu radial ou diagonal?

Muito se fala sobre constituição, segurança e durabilidade. O pneu radial é melhor porque tem aço? A diferença entre os dois está nas quantidades de lonas?

Essas duas categorias de pneus servem para todos os automóveis?

Essas e outras perguntas serão respondidas e todas as suas dúvidas serão tiradas neste artigo!

Então, prepare-se para entender qual é o melhor pneu para seu automóvel, quais são as diferenças e os principais aspectos para serem levados em consideração na sua escolha.

Vamos lá?

O que é um pneu de construção radial?

pneu de construção radial
Fonte: Blog Hiper Garagem – Hipervarejo

Os pneus de construção radial são aqueles onde a rede interna de cordas que se estende em toda banda de rodagem sobre a carcaça é paralela à linha central do pneu.

Essa rede interna costuma ser construída por cabos de aço e cabo lona, garantindo ao pneu resistência e sustentação e auxiliando a manter a forma dele.

Além disso, o pneu radial conta com camadas em espiral que auxiliam a aumentar sua durabilidade e aliados à lona na parte interna, auxilia a manter a pressão interna do ar no pneu.

O nome radial vem do modo como a rede interna fica perpendicular à linha no centro do pneu.

Vantagens do pneu radial

Como já dissemos acima, os pneus radiais contam com cabo de aço e lona no seu interior que auxiliam a parede do pneu ser mais flexível.

Esse formato somado à lona interna, auxiliam esse tipo de pneu a ter maior aderência ao solo, portanto, ele se adéqua mais à estrada e entrega mais conforto para quem está no veículo.

A constituição dos pneus radiais também auxilia em outros pontos, como:

  • direção mais confortável
  • resistência a altas velocidades e pouca geração de calor no pneu
  • consumo reduzido de combustível
  • maior adaptação aos estragos da estrada.

Desvantagens do pneu radial

Apesar de serem bastante seguros, os pneus radiais são mais propensos a estragar ao carregar cargas muito pesadas, devido à flexibilidade da parede lateral.

Além disso, podem possuir um preço de mercado superior aos pneus diagonais.

Quando utilizar esse tipo de pneu em sua moto?

A escolha dos pneus para as motos deve ser muito bem pensada, isso porque auxilia na segurança do condutor sobre as duas rodas.

Dessa forma, é importante levar em consideração vários aspectos da sua moto antes de escolher o melhor jogo de pneus para ela.

Os pneus radiais são ideais para as motocicletas de grande cilindradas, pois, como dissemos acima, eles suportam a alta velocidade sem esquentar.

A rigidez da banda de rodagem, o melhor contato com o pavimento, aliado à flexibilidade das paredes dos pneus radiais auxiliam no processo de aceleração e frenagem.

Portanto, para motos esportivas, esses podem ser os pneus mais adequados.

O que é um pneu de construção diagonal?

pneu de construção diagonal
Fonte: Tudo sobre pneus

Agora que já entendemos a estrutura de um pneu radial, vamos compreender toda a estrutura de um pneu diagonal.

O pneu diagonal também é chamado de pneu comum e em sua constituição há o uso de maior de lonas.

As camadas de um pneu diagonal costumam ser feitas de nylon, ou algum tipo de borracha, e ocorre uma sobreposição de linhas diagonais desse material entre toda banda de rodagem e a carcaça do pneu.

Vantagens do pneu diagonal

Uma diferença que é possível perceber rapidamente entre esses dois tipos de pneus, é que os diagonais têm maior resistência a pesos e cargas em comparação com os radiais.

Além disso, essa constituição das fibras, os pneus diagonais costumam ter maior resistência a impactos e conseguem se adaptar melhor a terrenos irregulares.

A parede lateral dos diagonais também conta com uma diferença, afinal, ela apresenta uma estrutura mais resistente e sofre menos danos do que os radiais.

A estabilidade do automóvel também é uma das vantagens dos pneus diagonais.

Desvantagens do pneu diagonal

Esse tipo de pneu costuma esquentar mais rápido do que os pneus radiais e a falta de aderência ao solo são pontos negativos desse produto.

O alto consumo de combustível e diminuição no conforto ao dirigir o veículo também são pontos desfavoráveis.

Quando utilizar esse tipo de pneu em sua moto?

Assim como dito anteriormente, os pneus diagonais conseguem suportar maior peso e se adaptam bem ao terreno.

Isso quer dizer que para motos off-road e as bigtrail, a estrutura interna dos pneus radiais oferece maior resistência a impactos.

Então, caso você tenha uma moto como a Yamaha XT 660R,uma off road, os pneus radiais não serão a melhor opção para você. Busque pneus diagonais que deixarão sua direção mais segura e respaldada pela escolha correta.

Como escolher o pneu correto?

O pneu é um item fundamental para o funcionamento de seu automóvel e, para a maioria dos carros e motos, são caros para reposição.

Portanto, citamos alguns pontos para que sua escolha fique mais fácil para quando for às compras. Logo, leve em consideração:

  • As velocidades que seu automóvel circula
  • O peso que você costuma carregar
  • O tipo de chão que os pneus entrarão em contato
  • O consumo de combustível
  • Sua preferência é por motocicletas off-road ou esportivas?

A diferença de resposta para essas perguntas, portanto, vai te ajudar a nortear qual é o melhor pneu para você.

Pneu Radial ou Diagonal: pronto para fazer sua escolha?

pneu radial ou diagonal
Fonte: Guia Pneus

Como pudemos ver, os pneus radiais têm em sua composição cordonéis de aço que conferem maior durabilidade, aderência ao chão, e segurança para atingir altas velocidades.

Já o pneu diagonal tem em sua constituição nylon e lonas, uma tecnologia mais interessante para as categorias de motos de trilha e são mais resistentes a cargas pesadas.

Apesar de existirem comparações sobre qual pneu é mais seguro, ambos têm essa característica.

No entanto, é importante saber qual deles o fabricante indica para seu caso.

Mas, agora que você já sabe a diferença, qual é o melhor para você, o pneu radial ou diagonal?