Pneu Novo na Frente ou Atrás? Faz Diferença? Entenda Aqui

Eis que de repente chega o momento de trocar o pneu do seu carro. E em algum momento você percebe que o procedimento precisa ser feito tanto na parte da frente do carro, quanto na parte de trás. Na ocasião, é muito comum que alguns motoristas se perguntem o que é mais vantajoso: colocar o pneu novo na frente ou atrás?

Se você também passou ou está passando por essa situação, temos uma boa notícia.

No artigo de hoje traremos muitas informações e a resposta para essa questão.

Desse modo, continue a leitura e descubra mais sobre o assunto e descobrir, enfim, se é melhor colocar pneu novo na frente ou atrás.

Boa Opção

Pneu Dianteiro

Colocar pneus novos na frente é mais fácil de dar preferência em situações em que os pneus possuírem o mesmo tipo de montagem e tamanho

  • Maior duração de tempo
  • Para pneus com o mesmo tipo de montagem
  • Para pneus com o mesmo tipo de tamanho

Melhor Escolha

Pneu Traseiro

Quando se dá a preferência para colocar os pneus novos na parte de trás do veículo, a lógica é que o motorista está garantido o controle do carro

  • Priorização a segurança
  • Garante um maior controle do carro
  • Terá maiores chances de conseguir conduzir o veículo

A tipificação de pneus para carro

medidas de pneus de carros
Fonte: Autoentusiastas

Logo de início, para te ajudar a descobrir se o melhor é trocar o pneu da frente ou atrás, quero começar te explicando a respeito da tipificação de pneus existente.

Ao entender melhor do que se trata cada tipo de pneu, fica mais fácil decidir fazer a decisão de qual trocar.

Pneu para carga

Essa categoria de pneu pode ser divididos entre duas classificações, cada qual sendo indicada para tipos específicos de veículos:

  • Veículos utilitários: são os caminhões, SUV’s e furgões. Este tipo de pneu é mais barato e macio que os pneus de código C. Eles são marcados e identificados pela sigla LT.
  • Veículos para passeio: são os caminhões menores, tais como o Fiat Strada, por exemplo. Sua identificação consiste na marcação com código C.

Pneu On-Road ou convencional

Os pneus convencionais são aqueles usados na maioria dos carros, indicados especialmente para as vias asfálticas.

Costumam ter mais contato e aderência com o piso, e isso favorece bastante o desempenho dos veículos que os utilizam.

Pneu radial

Quando pensamos em carros que precisam de um pneu que roda em velocidades mais altas, os do tipo radiais são a escolha mais adequada.

Eles são excelentes para fazer curvas e ajudam bastante no processo de frenagem do carro.

Leia também sobre as diferenças entre pneu radial e diagonal.

Pneu Off-Road

A categoria de pneus Off-Road conta com características específicas em sua estrutura, tais como maior largura em seu sulco.

Sendo assim, ele acaba sendo indicado para carros que rodam de forma constante em solos compostos por lama e terra.

Pneu misto

Essa categoria é uma junção híbrida entre os pneus On-Road e Off-Road.

Por isso, seu uso pode ser indicado para carros que rodam tanto em rodovias de asfalto, quanto nas estradas mais irregulares. Isso acontece porque esse tipo de pneu é bastante resistente.

Apesar dessa característica abrangente, eles também possuem três pontos negativos:

  • Custam mais caro que a média dos pneus citados anteriormente.
  • Consomem um grande volume de energia do carro em que estão instalados.
  • Em situações de maior velocidade, esses pneus acabam proporcionando um nível muito alto de ruídos.

Pneu verde

Em tempos como o nosso, em que a preocupação com o meio ambiente é cada vez maior, surgiu o pneu “verde”, como uma alternativa aos tipos de pneus tradicionais.

Quando utilizados, são capazes de reduzir consideravelmente o nível de consumo do combustível dos carros. E mais: reduzem também a emissão de tóxicos na atmosfera terrestre.

Além da pegada ecológica, esses pneus são leves, duram por muito tempo e emitem menos ruídos.

Quando usados em pistas úmidas, conseguem responder com uma ótima performance e evitam a aquaplanagem.

Quais são os componentes dos pneus?

pneu de construção diagonal
Fonte: Tudo sobre pneus

Agora, iremos falar sobre outro ponto muito importante, e que também ajuda a decidir entre colocar pneu novo na frente ou atrás do carro.

Aqui, eu me refiro aos 7 componentes principais que fazem parte da constituição dos pneus.

Banda de rodagem

Essa é a parte do pneu que está sempre entrando em contato direto com o terreno percorrido.

Sua função é resistir aos diversos atritos que podem ser encontrados no caminho, além de servir também para evitar possíveis cortes ou perfurações no pneu.

Ombros

Esta parte do pneu está localizada entre as extremidades da banda e da lateral.

Para que possam suportar as curvas mais abruptas e toda a transferência de carga que isso acarreta, eles possuem uma quantia de borracha extra.

Inner liner

Este é o forro interno dos pneus. Existem duas maneiras como eles podem ser confeccionados:

  • Borracha impermeável: quando não existem as câmaras de ar que mantém a pressão.
  • Borracha macia: quando existem as câmaras de ar, o forro é feito deste tipo de material para não danificá-las.

Cintas estabilizadoras

As cintas estabilizadoras também auxiliam o suporte às mudanças de peso da carga no momento em que se faz a curva.

Para cumprir tal objetivo, essa camada é composta por diversos fios sobrepostos, feitos de materiais bastante resistentes.

Talões

Os talões precisam ser duráveis e resistentes. Por isso, o principal material de que são feitos é o fio de aço, com revestimento de cobre e impermeabilização.

A principal função dos talões é amarrar os pneus ao aro.

Carcaças

Este componente está presente por quase toda a estrutura do pneu.

A função desse elemento é manter o pneu inflado, e por consequência, permitir reformas que precisem ser feitas posteriormente. As carcaças são compostas por fio revestidos por borracha.

Laterais

As laterais dos pneus são a parte situada entre os talões e os ombros. As laterais geralmente são bastante flexíveis e confortáveis.

Elas também são caracterizadas por ser a parte dos pneus que sofre o menor nível de aquecimento em sua estrutura.

Afinal, pneu novo na frente ou atrás? Quais pneus devem ser trocados primeiro?

Munido das informações quanto aos tipos de pneus e suas composições, fica um pouco mais fácil responder à questão de quais devem ser trocados primeiro: os pneus da frente ou atrás?

Primeiramente, saiba que é essencial realizar a troca no momento em que se começa a observar o desgaste dos pneus.

Os pneus de um carro fazem parte do sistema de direção e frenagem do mesmo, e trocá-los regularmente, ou sempre que se observar alguma avaria, influencia diretamente na maneira como um veículo é conduzido e na segurança de quem está dentro dele.

Colocar pneus novos na frente

Nesse primeiro caso, na perspectiva de alguns motoristas, colocar pneus novos na frente é mais fácil de dar preferência em situações em que os pneus, tanto dos eixos traseiros como dos eixos da frente, possuírem o mesmo tipo de montagem e tamanho.

Nessa perspectiva, temos a lógica, de que, como os pneus dianteira se desgastam mais rapidamente, colocar pneus novos na frente vai permitir uma maior duração de tempo.

Colocar pneus novos atrás

Por outro lado, ao contrário de colocar pneus novos na frente, quando se dá a preferência para colocar os pneus novos na parte de trás do veículo, a lógica é que o motorista está garantido o controle do carro.

Sendo assim, em caso de falha nos pneus da frente, mas com os pneus novos e bem conservados na parte de trás, ele terá maiores chances de conseguir conduzir o veículo.

O que devo priorizar na hora de colocar pneus novos, então?

Bom, acabamos de explicar os principais motivos que levam os motoristas a optarem pela troca de pneus, tanto para os casos de troca na frente ou atrás.

Mas, se você ainda tem dúvidas qual dos pneus deve priorizar, a melhor alternativa acaba sendo os pneus traseiros.

Embora a maioria dos motoristas dê preferência para trocar os pneus da frente, priorizar a segurança é sempre a melhor alternativa.

Mesmo que os pneus da frente possam apresentar alguma falha, os pneus traseiros, em bom estado, vão amenizar maiores riscos.

Lembre-se de que, em situações em que a estrada se encontra molhada, por exemplo, exige-se muito na questão da aderência dos pneus.

E ainda, as ranhuras presentes nos pneus traseiros, quando não  desgastadas, são capazes de drenar a água parada na estrada.

Confira algumas dicas para te ajudar a colocar pneu novo, na frente ou atrás, com maior segurança

quanto tempo dura um pneu
Fonte: Field Control

Você sabia que se apenas dois dos pneus de seu veículo estiverem ruins, e os outros dois estiverem bons, não é necessário fazer a troca dos quatro?

Por isso, vamos encerrar nosso artigo com algumas dicas e procedimentos para que você efetue a troca do pneu, da frente ou atrás, da melhor maneira.

Dê preferência dos pneus novos na parte traseira do veículo

Como já explicamos acima, e em termos de maior segurança no veículo, em caso de dúvidas troque os pneus da parte traseira primeiro.

Faça o rodízio entre pneus de acordo com a tração

Se o veículo tiver tração traseira, ao trocar os pneus no eixo da parte de trás do carro, os que estavam lá precisam ir para a parte da frente, sempre no mesmo lado.

Agora, caso a tração seja no eixo das rodas dianteiras, ou mesmo no caso de tração nas quatro rodas, você deve inverter os lados durante o procedimento de rodízio.

Balanceamento nos pneus novos

Sempre que as rodas receberem pneus novos, necessita-se fazer o balanceamento.

Pneus calibrados: sinônimo de vantagens

Mantenha o veículo sempre calibrado da maneira correta. Esse tipo de procedimento irá trazer vantagens tanto no processo de dirigibilidade, quanto na durabilidade dos pneus.