Honda City 1.5

Melhores Carros para GNV: 10 Modelos para Usar Gás Natural Veicular

Quer saber quais são os melhores carros para GNV? Então, chegou ao local certo! Aqui listamos os melhores modelos para o uso de GNV.

Com a alta dos combustíveis e o medo constante de uma nova paralisação dos caminhoneiros, muitos motoristas vêm procurando uma alternativa mais viável. Por conta disso, o GNV vem ganhando cada vez mais destaque.

O combustível vem acompanhado de uma série de benefícios, como o baixo custo de abastecimento e uma queda drástica na taxa de IPVA. Mas isso é algo que abordaremos com mais detalhes ao longo do texto.

Sendo assim, vamos descobrir os 10 melhores modelos para instalar GNV.

Os 10 melhores carros para GNV

1. Volkswagen Voyage 1.6

Volkswagen Voyage 1.6
Fonte: Motor Show

O Volkswagen Voyage é um dos carros mais conhecidos e comercializados do Brasil e possui ótimas especificações para receber o GNV.

O modelo de 2017 possui um porta-malas bastante generoso, com 480 L de capacidade.

Além do grande porta-malas, o carro também possui um motor 1.6 EA111, conhecido pela boa durabilidade e ótima compatibilidade com o Gás Natural Veicular.

Apesar de muitos apontarem diversos problemas no motor, há aqui uma curiosidade um tanto controversa.

Muitos dos motoristas que alegaram terem tido algum problema com o motor disseram terem utilizado um óleo incorreto, comprometendo a funcionalidade do mesmo.

2. Toyota Etios Sedan 1.5

Toyota Etios Sedan X 1.5
Fonte: iCarros

Com uma mecânica excelente, o Toyota Etios deixa de lado o design controverso para se tornar um dos modelos top da lista entre os melhores carros para GNV.

O modelo de 2017 conta com um motor 1.5, além de um porta-malas bem espaçoso, com seus 562 L.

Como dito acima, o carro possui uma mecânica perfeita, apresentando pouquíssimos problemas durante sua vida útil, além de possuir uma manutenção barata.

Ou seja, é um ótimo carro para quem deseja um veículo com boa durabilidade.

3. Nissan Versa 1.6

Nissan Versa V-Drive 1.6 Plus
Fonte: Motor1

Consagrado como um verdadeiro sucesso de vendas, o Nissan Versa é uma das melhores escolhas de carro com bom suporte para GNV.

Seu porta-malas de 460 litros é muito bom para comportar um cilindro de 16 a 18m³.

Seu motor 1.6 polido também ajuda bastante na performance, auxiliando o carro com o peso extra do cilindro de gás.

Com um porta-malas espaçoso, um motor robusto e um ótimo custo-benefício, o Versa 2017 é um dos modelos mais completos do mercado.

4. Chevrolet Prisma 1.4

Chevrolet Prisma 1.4
Fonte: Autoesporte

Além de todas as características necessárias para manter um cilindro de GNV, o Chevrolet Prisma conta com outra particularidade: as peças baratas.

Seu porta-malas de 500 L é o suficiente para comportar o cilindro de GNV mais as malas de viagem.

Seu motor de 1.4 também garante força extra ao carro, que não será prejudicado por conta do peso extra do cilindro.

Se pararmos para pensar, o Prisma pode ser uma das alternativas mais interessantes da lista para quem busca um ótimo modelo custo-benefício para GNV.

Com o baixo valor das peças e custo ainda mais baixo do abastecimento do cilindro, fica claro que o veículo apresenta especificações bem amigáveis para o seu bolso.

Assim, não deixe de considerá-lo ao procurar pelos melhores carros para GNV.

5. Honda City 1.5: destaque para o porta malas

Honda City 1.5
Fonte: Autoesporte

Apesar do seu preço elevado, o Honda City consegue oferecer um conjunto bastante competente e se consagra como um dos carros mais populares do país.

O carro é um dos melhores para receber o GNV. Seu porta-malas de 536 litros é bem generoso, cabendo um bom número de malas, além do cilindro de Gás Natural, é claro.

Seu motor 1.5 aspirado também oferece um bom desempenho, ajudando na questão do peso extra.

6. Renault Logan 1.6

Renault Logan 1.6
Fonte: Autoesporte

Construído para ser comercializado na Romênia, o sucesso do Renault Logan pode ser explicado sem grandes mistérios.

O modelo foi construído para atender as necessidades de um país comunista, ou seja, um produto bom e, principalmente, barato.

O resultado foi acima do esperado, afinal, o Logan se tornou um sucesso mundial.

O modelo de 2017 é ideal para aqueles que buscam um modelo compatível com o GNV, mas sem perder a relação custo-benefício.

Seu porta-malas espaçoso conta com 510 L de capacidade. Além disso, tem um motor bem simples de se manter.

7. Chevrolet Cobalt 1.8

Chevrolet Cobalt 1.8
Fonte: Autoesporte

Considerado como um dos melhores veículos, tanto para taxistas quanto para motoristas de aplicativo, o Chevrolet Cobalt chega também como um dos melhores carros para GNV.

Com um porta-malas de 563 L, ideal para o GNV, o Cobalt conta ainda com um motor 1.8 de 8 válvulas, dando ao carro uma performance absurda.

O Cobalt foi descontinuado no ano de 2020, porém, sua versão de 2017 é a mais interessante, devido às atualizações recebidas pelo veículo e também por conta do seu preço.

8. Renault Duster 1.6

Renault Duster 1.6
Fonte: Autoesporte

Compartilhando o mesmo motor 1.6 do Logan, o Renault Duster marca presença como o primeiro SUV da lista.

Uma grande surpresa que separa o Duster dos demais SUV’s do mercado é a presença de um porta-malas grande.

Com capacidade para 475 L, o carro oferece uma quantia considerável de espaço em seu porta-malas.

Porém, o veículo também permite fazer a instalação do kit GNV na parte inferior do carro.

Como dito acima, o modelo compartilha o mesmo motor de seu irmão sedan, portanto, falamos de um bom motor que lhe garante boa performance e é bastante simples de se manter e cuidar.

9. Chevrolet Spin 1.8

Chevrolet Spin 1.8
Fonte: Autoesporte

Se você tem uma família grande, então a melhor alternativa para você é o Chevrolet Spin. O SUV da Chevrolet conta com especificações robustas e manutenções baratas, além de ser um dos melhores carros para GNV.

Assim como o Renault Duster, o Spin compartilha o fator de se adotar um porta-malas generoso em um SUV. São 553 L de capacidade, dando espaço de sobra para os cilindros de GNV.

Além do porta-malas decente, o carro vem munido de um motor 1.8 aspirado, que desenvolve uma ótima potência e lhe renderá bons frutos com o Gás Natural Veicular.

10. Fiat Grand Siena 1.4

Fiat Grand Siena 1.4
Fonte: Motor1

Diferente dos modelos citados acima, o Fiat Grand Siena foi produzido para ser equipado com GNV. Portanto, é o único da lista que, de fato, foi produzido para tal.

O queridinho dos taxistas conta com um motor econômico de 1.4, que consegue performar muito bem, tanto nas rodovias quanto nas cidades.

Seu porta-malas de 523 litros também ajuda bastante no quesito espaço, já que sua área interna é o suficiente para acomodar dos cilindros mais as suas bagagens de viagem.

O carro é um dos maiores sucessos da Fiat e todo esse enorme sucesso é compreendido quando vemos o quão completo o modelo é.

As vantagens de se instalar GNV

A utilização do GNV pode trazer benefícios ainda mais interessantes do que o baixo valor do abastecimento.

E foi pensando nisso que nós decidimos mostrar algumas das melhores vantagens do GNV.

  • Mais ecológico – Um dos grandes pontos positivos do GNV é que o combustível não é tão agressivo ao meio-ambiente como a gasolina e o etanol;
  • 75% de desconto no IPVA – Se a questão da economia foi o que fez você escolher adotar o GNV, esse processo fez você adquirir uma economia ainda maior. O estado do Rio de Janeiro adota a política de incentivo ao uso do GNV, por isso, oferece 75% de desconto aos usuários do combustível;
  • Valor do abastecimento – Claro que uma das principais escolhas pelo Gás Natural Veicular é o seu baixo valor de abastecimento, comparado com outros combustíveis. A gasolina custa atualmente R$ 7,23, enquanto o GNV custa R$ 4,35.

Por que você deve escolher modelos a partir de 2017?

Se você reparar bem, verá que todos os modelos da nossa lista seguem um padrão: todos foram comercializados no ano de 2017. Se isso passou despercebido por você, saiba que esse padrão tem um significado.

A partir do ano de 2016, o Inovar-Auto ofereceu uma série de benefícios às empresas automobilísticas para que as mesmas utilizassem componentes e combustíveis mais econômicos, tornando seus veículos mais eficientes.

Com o estímulo já adotado, diversas empresas adotaram a prática de se utilizar o Gás Natural Veicular em seus automóveis, aumentando sua eficiência e potencializando sua economia.

Outro grande motivo para você escolher os modelos de 2017 são os seus preços mais acessíveis.

Os modelos de 5 anos atrás ainda contam com um bom acabamento e poderão ser encontrados até mesmo em estado de seminovo.

Opte por motores 1.3 para cima

A verdade é que os cilindros de GNV são bastante pesados. Portanto, motores 1.0 sofrerão e muito com a adição do novo combustível.

Muitos veículos com motor 1.3 também sofrem com o peso do cilindro, contudo, conseguem manter uma performance constante, o que ajuda bastante em ladeiras ligeiramente mais íngremes.

Porém, o mais aconselhável é que você adquira um carro com motor 1.5 aspirado. O motor em si é mais econômico e mais simples de se manter.

Justamente por isso, é um dos motores mais recomendados para quem pretende adotar o novo combustível.