Como Lavar o Carro

Como Lavar o Carro? Guia Completo de Lavagem Automotiva

Se você está procurando pelas melhores dicas de como lavar o carro, acaba de chegar no lugar certo!

A lavagem automotiva, muitas vezes, pode se mostrar como algo intuitivo e que todos diriam que sabem fazer sem muitas dificuldades.

Contudo, o que poucas pessoas sabem é que existe uma maneira correta de lavar seus automóveis, uma vez que isso necessita de uma escolha de produtos corretos para que não haja danos na integridade da pintura dele.

Portanto, se você realmente pretende economizar lavando seu carro em casa, precisa estar atento às dicas que vamos dar, para que não permita que seu carro seja danificado.

E então, vamos lá? Boa leitura!

Começando com os produtos para lavar o carro

Como Lavar o Carro
Fonte: Ponto das Mangueiras (YouTube)

Para iniciar a limpeza de veículos, é importante que se tenha os produtos necessários para isso.

Embora muitos donos de carros utilizem o famoso pano de chão e detergente para fazer a lavagem do carro, alguns produtos podem danificá-lo sem que você saiba.

Por isso, opte sempre por produtos específicos para a lavagem de carro e tome todos os cuidados descritos na forma de usar, descritos na embalagem.

Os produtos que recomendamos que todos tenham em casa para lavar o carro são:

  • Aspirador de pó, para remover a sujeira da parte interna do veículo;
  • Shampoo automotivo para limpeza externa do veículo;
  • Limpa vidros, tome cuidado para não utilizar produtos que retirem a cor do insulfilm;
  • Esponjas pouco abrasivas;
  • Pano para a secagem externa e limpeza externa;
  • Silicone automotivo para os plásticos do painel;
  • Hidratante de couro para bancos;
  • Cera e estopas de algodão para encerar a carroceria.

Com os produtos certos, você conseguirá retirar melhor a sujeira e limpar o seu carro de maneira segura.

No entanto, uma das dicas de ouro é realizar a higienização automotiva na sombra.

Embora muitos esperem pelo dia de sol para lavar o carro, essa é uma atitude que pode prejudicar o automóvel.

Em um dia ensolarado, conforme a água e os produtos são passados no carro, os raios solares incidem diretamente sobre o mesmo, levando à secagem mais rápida desses produtos.

Isso, por sua vez, pode levar a partes de sabão incrustadas na carroceria do seu carro e manchas na pintura dele, o que pode desvalorizar o veículo na hora de vendê-lo.

Portanto, esteja atento a essas questões.

Como lavar o carro: parte externa

Como lavar o carro: parte externa
Fonte: AutoPapo

Para iniciar a limpeza da parte externa do carro de forma correta, é necessário que você se atente a usar uma esponja específica para automóveis, de modo que não vá arranhar o seu carro.

Além disso, atente-se sempre para começar a limpeza de cima para baixo, removendo as sujeiras aos poucos e para que você chegue a resultados próximos aos de profissionais.

Agora que já sabemos todos os cuidados necessários, vamos iniciar o nosso passo a passo.

1. Jogue água no veículo

Com todas as janelas fechadas, comece o processo de limpeza jogando água em toda a superfície do carro.

Essa ação pode ser feita com um balde, mangueira ou com um aparelho de pressão.

No entanto, é necessário cuidado com este último para que ele não arraste as partículas de sujeira e arranhe ou permita danificar a pintura do carro, uma vez que isso pode impactar negativamente no preço de revenda dele.

A água vai ajudar a amolecer a sujeira que estiver incrustada, facilitando o processo de lavagem.

2. Inicie a lavagem do carro

Nesse ponto, vamos utilizar o shampoo automotivo diluído em água na proporção ideal recomendada pelo fabricante.

Com uma esponja própria para carros, vamos iniciar o processo.

Na hora de lavar o veículo, comece sempre pela parte de cima, lavando o teto e descendo para as partes mais baixas da carroceria.

Quanto mais baixo você chegar, maior pode ser a concentração de resíduos de sujeira incrustados, portanto, tente usar outra esponja ou escova, com cuidado, para removê-las.

Assim que terminar de esfregar um lado, de preferência, enxágue antes de ir para outra parte do veículo.

Afinal, mesmo com o uso de sabão neutro específico para o carro, ele ainda poderá ficar grudado e causar manchas na pintura do carro se secar da maneira errada.

3. Lavando as rodas do veículo

Com todo o carro já lavado, agora é o momento de dar atenção às rodas.

Nessa parte do carro estará a maior quantidade de sujeira, portanto, deixar por último é uma das melhores dicas durante o processo de como lavar o carro.

Então, vá jogando água nas rodas e esfregando com a ajuda de seus materiais de limpeza, como uma escova.

Tente alcançar todos os lados e, assim que perceber que não tem mais sujeira, enxágue com água em abundância e a higienização das rodas estará feita.

Se você quiser dar um aspecto melhor às rodas, pode aplicar o pretinho nelas, e deixá-las parecendo novas.

4. Secando o automóvel

Ao final da limpeza externa do veículo, precisamos secar toda a água dele, então, com um pano de algodão ou microfibra, vá secando toda a superfície do carro.

É, portanto, necessário dar atenção às dobradiças das portas e partes que a água não escorre, tomando esses cuidados, evitando que a ferrugem possa aparecer ao longo do tempo.

5. Encerando o carro

Para finalizar a parte externa do veículo, podemos encerá-lo, conferindo brilho, proteção à pintura e dando um aspecto de limpeza profissional à sua lataria.

A utilização de cera em pasta costuma ser mais eficiente do que a cera líquida, então optar por ela é uma dica que pode facilitar a aplicação deste produto.

Com o carro já bem seco, inicie a aplicação do produto utilizando uma estopa de algodão e vá espalhando o produto por toda a lataria.

Tenha cuidado com os vidros e partes plásticas, para não causar manchas.

Com a cera aplicada em toda a superfície do carro, você poderá utilizar uma nova estopa e lustrar a cera, conferindo ainda mais brilho e beleza para o seu carro.

Nessa parte, é importante que não haja resíduos que sobraram da hora de lavar, para que não arranhe a pintura do carro.

A durabilidade da aplicação da cera é de até 6 meses, protegendo seu veículo do calor e do frio.

Contudo, sempre que possível, opte por estacioná-lo em sua garagem, para que esteja ainda menos exposto à possibilidade de danificar a pintura dele.

Como lavar o carro por dentro: a segunda etapa da lavagem

Como lavar o carro por dentro
Fonte: AutoPapo

Com a higienização automotiva da parte externa do carro realizada, vamos partir para a parte interna dele, assegurando uma limpeza completa de todos seus componentes.

A parte interior do carro tem mais detalhes, botões e texturas do que a lataria do automóvel, portanto, é necessário ter maior cuidado e atenção.

Mas, vamos ser seu guia nessa jornada.

1. Lavando o teto do carro

Iniciar a limpeza interna pelo teto do veículo é fundamental, afinal, se cair algum resíduo, ele será retirado mais à frente no processo de como lavar o carro.

Inicialmente, comece esfregando com cuidado utilizando uma escova ou pano limpo o teto, retirando a sujeira superficial dele.

Após esse primeiro momento, coloque em um borrifador água, detergente neutro e desinfetante.

Borrife em toda superfície, tomando cuidado para não encharcar e passando um pano após ter aplicado o produto.

2. Limpando os bancos

Nessa parte temos algumas peculiaridades, uma vez que temos os bancos de tecido e os bancos de couro.

Para os bancos de tecido, a limpeza correta é feita através de uma extratora, que irá limpar profundamente o tecido do seu banco e até mesmo retirar manchas.

Mas, como poucas pessoas têm esse aparelho em casa, uma das dicas é buscar por empresas que alugam.

Caso não tenha a possibilidade de uso desse maquinário, utilize o aspirador de pó para retirar a maior quantidade de poeira e sujeira possível dos bancos, dando atenção às dobras e entradas.

No entanto, para os bancos de couro, a limpeza poderá ser feita com o uso de um pano levemente molhado com água e sabão de coco.

Não recomendamos a utilização de produtos mais fortes ou abrasivos, uma vez que isso pode danificar e reduzir o tempo de vida dos bancos.

Após realizar a limpeza com esses produtos, você poderá passar um pano seco, para remover a umidade restante e aplicar um produto para a hidratação do couro, o que contribui para a durabilidade.

Essa aplicação tem duração de cerca de 6 meses.

3. Cuidando dos painéis

No painel do carro, existem inúmeros botões, superfícies e ranhuras que podem conferir um pouco de dificuldade na hora de lavar o carro.

Portanto, uma dica interessante é utilizar o aspirador de pó para remoção das sujeiras superficiais e, com a ajuda de um pincel, ir removendo aquelas que estão mais presas.

Depois disso, utilizar um pano úmido com sabão neutro auxilia na remoção da sujeira.

Existem, atualmente, os silicones automotivos que são preparados especialmente para dar brilho e aspecto de novo em partes plásticas do veículo, portanto, caso seja de seu interesse, pode aplicá-lo após a limpeza.

4. Na higienização automotiva, qual é o momento de utilizar o limpa-vidros?

Os vidros são a forma com que os motoristas enxergam todo o trânsito e interagem com ele, portanto, é recomendado que estejam sempre limpos e sem impedimentos para manter a segurança da direção.

Além disso, a utilização de insulfilm é cada vez mais frequente e, portanto, é necessário estar atento aos produtos utilizados, para que não remova ou desgaste esse acessório.

Dessa forma, busque utilizar produtos específicos, como o limpa-vidros, tanto por dentro quanto por fora, com o auxílio de panos macios.

Lembre- se de passar em todo o para-brisa e nos retrovisores, mantendo sua direção sempre segura.

5. Dando atenção ao assoalho e tapetes

Na parte interna do carro, essas poderão ser as partes com maior quantidade de sujeira, afinal, é onde estão nossos pés e calçados.

Portanto, retire os tapetes e realize a higienização deles com esponjas ou escovas, a depender da quantidade de sujeira.

Após esfregar bem, enxágue-os e deixe-os pendurados para que sequem por completo.

Agora será a hora de aspirar o assoalho do interior do automóvel. Isso ajuda a conferir um aspecto bastante profissional à sua limpeza de carro em casa.

Com toda a sujeira aspirada e removida, confira se os tapetes já estão completamente secos e coloque-os de volta.

Não há mais dúvidas de como lavar o carro em casa!

Como lavar o carro pode ser uma dúvida comum para aqueles que pretendem realizar essa ação tomando bastante cuidado com a pintura de seus veículos.

No entanto, durante todo o texto citamos os cuidados necessários quanto aos materiais que podem ser utilizados e dicas para que você não permita o surgimento de manchas e avarias na lataria e no interior do seu carro.

Contudo, é importante ressaltar que a limpeza do carro deve ser realizada, no mínimo, quinzenalmente, quando o uso é feito com frequência, para que reduza a chance da sujeira se fixar e começar a gerar riscos na sua pintura.

Além disso, opte sempre por estacionar seu automóvel em garagem com cobertura, de modo a preservá-lo das intempéries.

Embora essa seja uma lavagem para gerar economia, utilizando os métodos relacionados, você terá uma limpeza de carro bem feita e com um tom bastante profissional.

Para mais dicas sobre carros e seu universo, acesse o Review Auto.

Até a próxima!