loader image

Qual a Melhor Cera Para Carros? Veja Qual Comprar

Quer saber qual a melhor cera para carros? Então, veja o conteúdo que o Review Auto preparou!

O enceramento é um dos cuidados básicos fundamentais que todo proprietário deve ter com seu veículo.

Afinal, ele ajuda a criar uma camada de proteção sobre a pintura, e muitas vezes faz a remoção de arranhões e manchas superficiais.

Mas como escolher a cera ideal para o seu carro? Continue a leitura e descubra!

Como descobrir qual a melhor cera para carros?

Quando se fala na melhor cera para carros, há muitos pontos importantes a se considerar.

Isso porque o tema não trata simplesmente de marcas ou algo similar, há muito mais envolvido nessa busca do que a empresa responsável pela sua fabricação.

Alguns exemplos que traduzem muito bem isso é a relevância em saber as diferenças entre a cera líquida ou em pasta; natural ou sintética; ou se ela tem a função de limpar ou proteger a pintura.

Líquidas ou em pasta

Entender qual a melhor cera para carros, parte também da sua própria consistência, e da forma como ela é entregue aos usuários.

Nesse caso, é possível encontrar no mercado as ceras líquidas e em pasta. Mas qual delas traz mais benefícios para os veículos?

Bem, de uma forma geral, essa característica não interfere tanto no resultado final, por assim dizer, da cera.

Em outras palavras, o fato dela ser líquida, em pasta, ou até mesmo em spray, não está ligado à sua eficiência, mas sim à facilidade de aplicação.

Quando a cera é líquida, por exemplo, ela costuma ser aplicada com o apoio de uma politriz, ou até mesmo com a mão. Assim, oferece rapidez ao processo.

As opções pastosas, por outro lado, demandam um pouco mais de cuidado, sendo aplicadas de forma manual, com um processo mais demorado.

Por isso, o que vai importar é realmente o gosto do proprietário, que pode se agradar mais de uma consistência ou de outra.

Carnaúba ou sintética

Outro fator importante para se observar na hora de escolher a melhor cera para carros, é sobre suas características de produção e composição em si.

Afinal, no mercado é possível encontrar uma enorme variedade de ceras automotivas, feitas com base natural ou sintética.

E como isso irá interferir diretamente no resultado desejado, vale a pena compreender melhor suas especificidades.

Cera de carnaúba

A carnaúba é uma palmeira encontrada no nordeste do Brasil, mais especificamente nos estados do Piauí, Ceará e Maranhão. E é do pó de suas folhas que surge uma das melhores opções de ceras automotivas: a cera de carnaúba.

Por ser de origem natural, ela é bastante requisitada no mercado e agrada bastante aos proprietários de veículos, por deixar um aspecto delicado na pintura.

Ela possui um poder de brilho extremo, quase como se conseguisse entrar na própria pintura do veículo. Como consequência, deixa a aparência de um carro sempre muito bem cuidado, com um aspecto diferenciado.

E o melhor de tudo, é que o seu preço tende a ser bem mais em conta do que outras alternativas de cera.

Para que possa durar mais tempo, ela contém também outros elementos sintéticos, como a sílica e o silicone, que ajudam também no próprio processo de aplicação.

Apesar do resultado invejável, a desvantagem da cera de carnaúba é a sua durabilidade realmente, que é menor que outras opções.

No geral, ela dura entre 1 ou 2 meses, sendo preciso reaplicar de forma mais recorrente. Por isso, necessita que o dono do veículo tenha mais dedicação a esses cuidados.

Cera sintética

Diferentemente da cera natural, a opção sintética utiliza normalmente a chamada nafta, que é um derivado do petróleo.

Além disso, assim como a de carnaúba, também apresenta em sua composição a sílica e o silicone, que são itens importantes para a facilidade da aplicação.

O resultado do seu uso nos carros é bastante satisfatório, pois além de dar brilho para a pintura, cria uma proteção maior e mais duradoura para a tinta.

Para se ter uma ideia, a opção sintética pode levar até 6 meses para ser preciso aplicar novamente. Isso porque se utilizam também de tecnologia avança para conseguir entregar eficiência no enceramento.

Como desvantagem, é inevitável mencionar o valor que elas possuem, sendo bem mais caras que as ceras naturais.

Limpeza ou proteção

Mais uma característica fundamental na hora de escolher qual a melhor cera automotiva é a relação de proteção ou limpeza do produto.

Isso porque essa é outra variação muito encontrada nas ceras, e que vale a pena observar melhor.

Cera de proteção

Essa é, sem dúvidas, a opção mais procurada do mercado, justamente por oferecer mais proteção para o veículo.

Ela forma uma camada protetora sobre o verniz, evitando que ele se deteriore com o tempo. Além disso, confere ainda mais brilho para a pintura.

Mas como não possui uma capacidade de limpeza ideal, consegue entregar seu potencial máximo mais em veículos bem cuidados.

Cera de limpeza

Como o próprio nome deixa a entender, ela busca também fazer uma limpeza geral na pintura do carro.

Ela é ideal para carros que estão mais descuidados, fazendo uma descontaminação da tinta.

É quase como um polimento realmente, ajudando a retirar algumas manchas e arranhões mais superficiais. Para isso, basta aplicar logo após a lavagem do veículo, quando a lataria está sem impurezas.

Em alguns casos, a cera de limpeza não consegue entregar tanto brilho para a pintura quanto a de proteção, mas é uma aliada poderosa para essa renovação.

Não à toa, é comum que seja preciso alinhar os dois tipos, primeiro fazendo a limpeza e depois aplicando uma cera de proteção.

Algumas marcas, porém, possuem produtos de alta qualidade, que além de limpar, também tornam o brilho muito mais vívido, sem que seja preciso utilizar outras ceras.

Qual a melhor cera para carros?

Agora que já foi possível entender todas as principais características e variações de tipo de cera, fica muito mais simples observar as diferenças na hora de adquirir uma.

Para isso, é fundamental pensar anteriormente qual é o objetivo que se deseja atingir com o enceramento, e a situação do veículo em si.

Para um carro muito arranhado, por exemplo, o ideal é buscar uma cera de limpeza, que ajudará a melhorar o aspecto da pintura.

Por outro lado, para quem busca mais durabilidade na proteção, para que não seja preciso fazer aplicações recorrentes, é importante optar por uma cera sintética.

Do mesmo modo, os proprietários que preferem um brilho intenso, com um aspecto molhado, basta recorrer às opções à base de carnaúba.

Por fim, há também a questão das ceras líquidas, que possuem aplicação rápida e também oferecem vantagens próprias.

A consequência de tudo isso é que a escolha da melhor cera para carros vai depender da finalidade do enceramento, da necessidade do veículo e do gosto do proprietário.

Felizmente, o que não faltam no mercado são ótimas opções disponíveis, e com características que agradam os mais variados públicos.

Confira algumas das melhores opções:

Vonixx Blend

A Vonixx Blend é uma das ceras melhores ceras automotivas do mercado e oferece um resultado incrível para o veículo.

Ela é natural, sendo à base de carnaúba, mas apresentando também a sílica em sua composição.

Fora isso, tem a função de proteger a pintura, dando um acabamento perfeito, com um brilho intenso. E por ser em pasta, é ideal para quem curte se dedicar aos cuidados do carro, e aplicar em cada espaço da pintura.

Mesmo assim, quem preza pela rapidez consegue encontrar o produto também disponível em sua forma líquida.

Apresenta ótima durabilidade e consegue proteger a tinta do surgimento de manchas provocadas pela ação de fezes de animais ou pela água.

Mega Wax Cristalizadora

Como uma opção de cera sintética, a Mega Wax surge também como uma das melhores ceras do mercado.

Por conter silicone em sua composição, ela consegue entregar uma enorme durabilidade na fixação de sua camada.

Assim, dependendo das condições ambientais às quais o veículo é exposto, costuma durar até 6 meses. Além disso, é um produto fabricado pela Pérola, que é uma das marcas mais tradicionais do país.

Ela é ideal para quem está atrás de algo realmente mais duradouro, mas que não abre mão de uma cera em pasta.

Com 55 anos de mercado, a Pérola conseguiu criar uma fórmula também com uma grande capacidade de proteção para a tinta.

Cleaner Wax Cadillac

Para variar um pouco a lista de qual a melhor cera para carros, outra boa alternativa é a Cleaner Wax Cadillac.

Diferentemente das anteriores, ela tem a função de limpeza, mas sem abrir mão da sua alta capacidade de dar brilho. Assim, consegue entregar o melhor de dois mundos, não apenas protegendo a pintura, mas também promovendo uma renovação considerável da beleza do veículo.

Trata-se de uma cera em pasta à base de carnaúba, sendo essa a característica que lhe permite dar um brilho intenso à tinta.

No entanto, por ser limpadora, remove algumas imperfeições superficiais, como arranhões leves e manchas não muito profundas.

Não à toa, a Cadillac Cleaner Wax é uma das prediletas por parte dos proprietários de veículos, já que é um tipo 2 em 1, oferecendo um custo benefício invejável.

Luxcar Super Brilho

Agora, com uma opção de cera automotiva líquida, é impossível não citar a Luxcar Super Brilho.

Além de ser líquida, ela é à base de carnaúba, o que é um diferencial importante, devido à capacidade de brilho que o material oferece.

Seu grande diferencial em relação às demais é que ela conta com uma facilidade de aplicação surpreendente. Isso porque seu recipiente é um tipo de borrifador, que confere bem mais praticidade ao processo.

Possui boa durabilidade e resistência e não é preciso enxugar o automóvel antes de aplicar, pois a água não vai interferir no resultado.

Por fim, chama a atenção também por oferecer um nível considerável de limpeza, sendo capaz de retirar algumas manchas e arranhões superficiais.

Cera Cristalizadora Proauto

Quando se trata do mundo dos cuidados automotivos, é impossível não citar a Proauto. Isso porque essa é umas das marcas que lideram esse mercado, sendo sinônimo de qualidade e eficiência.

E como mais uma opção de ceras líquidas, a Cristalizadora da Proauto é uma alternativa e tanto.

Fora toda a facilidade na hora de aplicar, o que mais surpreende em relação a esse produto é sua capacidade de proteção.

Ela também é à base de carnaúba, mas possui uma fórmula inovadora, com a capacidade de proteger até mesmo contra os efeitos dos raios ultravioletas.

A ação do sol é um dos fatores que mais prejudicam a qualidade da pintura ao longo do tempo. Afinal, é uma das responsáveis por retirar a cera e até mesmo o verniz da lataria, deixando a tinta desprotegida.

Por isso, contar com uma camada que diminua os seus efeitos faz toda a diferença no final das contas.

Cera Brilho 3M

Sendo mais uma marca imponente do mercado, a 3M conta com uma cera automotiva bastante procurada.

Assim como a da Proauto, trata-se de uma cera de limpeza, perfeita para dar um micro polimento da pintura.

Ela contém abrasivos potentes, capazes de remover arranhões e manchas leves, e também confere brilho à tinta, já que é feita com a carnaúba.

Para quem gosta de fazer o enceramento com pasta, essa é uma ótima opção.

Conclusão

Como foi possível observar, saber qual a melhor cera para carros depende de muitos fatores.

No entanto, o mercado automotivo está repleto de ótimas marcas e produtos eficientes para cuidar da pintura do veículo.

Com todas as informações que o artigo buscou explorar, ficou bem mais simples tomar a decisão.

Afinal, basta alinhar as necessidades do carro com o objetivo a ser atingido, sendo possível encontrar alternativas perfeitas para as mais variadas situações.

E então, qual a melhor cera para carros na sua opinião? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para nós.

E já que está aqui, que tal conferir outros temas automotivos? Veja mais no Review Auto!