loader image

Cuidados com Carro Preto: Veja Como Deixá-lo Sempre Impecável

Quer saber quais são os cuidados com carro preto para que ele fique sempre impecável? Então, chegou no lugar certo: o Review Auto.

Apesar de ser uma das mais bonitas e requisitadas do mercado, a cor preta é também uma das que mais necessita de cuidados.

Afinal, devido às suas características, a cor possui uma capacidade maior de criar manchas e mostrar arranhões.

Além disso, carros com a cor preta absorvem com muito mais intensidade os raios solares, o que estraga a pintura ao longo do tempo.

Com os cuidados básicos, porém, é possível evitar danos significativos no veículo e manter sua beleza e brilho por muito mais tempo.

Isso fará também com que ele mantenha seu valor de mercado mais alto, já que o estado de conservação é um quesito fundamental.

Cuidados com carro preto para deixá-lo sempre impecável

Cuidados com carro preto para deixá-lo sempre impecável
Fonte: Complete o Carro

Dentre os cuidados mais importantes para se ter com o carro preto, os destaques vão para a lavagem, colocação de cera, polimento e proteção contra o sol.

Ter os cuidados necessários na hora de lavar

O processo de lavagem é onde se concentra a grande parte dos cuidados com carro preto, já que os riscos com danos são maiores que em veículos de outras cores.

Em resumo, é preciso lavar e secar o carro de uma forma adequada, evitando arranhões e manchas na lataria.

Buscar ajuda profissional

Um dos serviços mais comuns no Brasil é justamente a lavagem de veículos. Afinal, praticamente toda cidade possui um lava-jato para chamar de seu.

Nesse caso, uma dica importante é buscar esse apoio mais profissional, que oferecerá um serviço com maior qualidade.

Os produtos e o modo correto de limpeza são muito importantes e contar com essa ajudinha especializada faz a diferença.

Então, caso exista uma empresa responsável por perto, que entregue um serviço qualificado, vale a pena optar por essa alternativa.

No entanto, mesmo quem quer cuidar pessoalmente da limpeza também consegue fazer tudo corretamente, desde que siga os passos certos.

Retirar toda a poeira

Para quem vai lavar em casa, o primeiro passo é tirar a poeira e a sujeira mais grossa do veículo.

Assim, basta jogar um jato de água sobre toda a área do carro, para que as impurezas não permaneçam na lataria.

Essa limpeza inicial impedirá que se formem arranhões, já que para uma limpeza mais profunda os movimentos e o uso de outros materiais poderia criar danos durante o contato.

Remover todo o produto de limpeza

Uma dica óbvia de cuidados com carro preto é usar produtos de qualidade para a lavagem.

Portanto, nada de misturas engenhosas feitas com sabe-se lá o que. É preciso procurar produtos específicos para a limpeza do veículo.

Fora isso, é fundamental que nenhum resíduo do produto permaneça no carro, já que isso pode criar manchas terríveis.

Tão importante quanto a limpeza em si é a retirada total dos materiais utilizados, e também uma secagem adequada.

Para isso, o uso de um equipamento de sucção, ou ao menos de toalhas de microfibras, deixará um resultado perfeito.

Quanto ao uso das toalhas, é importante também não fazer movimentos fortes. O ideal é apenas colocá-la sobre o veículo e passar a mão para sugar a água.

Quando se faz movimentos muito fortes, as manchas se tornam mais prováveis, sem falar que isso também pode danificar um pouco a tinta.

Proteger o veículo do sol

Assim como a lavagem, outra questão fundamental dentro da lista de cuidados com carro preto é em relação ao contato com o sol.

A cor preta, de uma forma geral, tem a característica de absorver grande parte dos raios solares, refletindo uma porcentagem menor deles.

Esse é um processo completamente contrário em relação à cor branca, que reflete a maior parte da luz e absorve uma quantidade menor.

Assim, com os carros pretos, os cuidados em relação ao sol devem ser redobrados, já que o calor intenso pode danificar gravemente a pintura.

O primeiro ponto a se considerar, obviamente, é construir uma garagem adequada para comportar o veículo.

Para isso, é necessário que haja uma cobertura, evitando que os raios atinjam a tinta quando ele estiver guardado em casa.

Obviamente, é impossível manter o carro sempre longe desse contato, já que ele vai ser utilizado nas ruas, em estacionamentos ao ar livre e assim por diante.

Mesmo assim, reduzir esse período de exposição, mantendo-o fora desse contato ao menos quando ele estiver em casa, é fundamental.

Para preservar a pintura, vale a pena sempre optar por estacionamentos cobertos, quando for preciso sair.

A cobertura irá proteger o carro não apenas do sol, mas também de outros agentes nocivos. Esse é o caso, por exemplo, de fezes de pássaros e seiva de árvores.

Para essa proteção, o uso de ceras automotivas, dentro da frequência correta, também é indispensável.

Encerrar o carro regularmente

O processo de enceramento é outro ponto fundamental entre os cuidados com carro preto, já que ajuda a proteger o veículo contra efeitos do clima, resgatar o brilho da pintura e remover arranhões pequenos.

Essa é uma questão básica de cuidados com os veículos, mas que ganha um ar mais fundamental ainda quando se trata de um carro preto.

Como mencionado, a absorção dos raios solares acontece de uma forma mais intensa – o que, dentre outros efeitos, acaba removendo essa cera protetora mais rapidamente.

Por isso, é necessário repor o material com uma frequência maior. Em outros carros, o adequado é fazer esse polimento a cada 6 meses. Nos veículos de cor preta, porém, ela não pode demorar mais que 3 meses, fazendo a reposição da cera perdida com o tempo.

Quando se pensa no longo prazo, esse cuidado faz toda a diferença na beleza e manutenção do brilho da pintura, por exemplo.

Polir a pintura do veículo quando necessário

Encerar o carro preto de forma adequada ajuda inquestionavelmente na proteção do mesmo. No entanto, ela é incapaz de evitar a formação de arranhões ou de remover os danos mais profundos.

Assim, é importante optar por um processo de polimento automotivo para recuperar a pintura em áreas com arranhões severos.

Para isso, a busca por um apoio profissional é fundamental, ajudando a manter o brilho do carro preto impecável.