loader image

Cuidados Com Carro Branco: Veja Como Manter Seu Veículo Impecável

Está procurando quais são os principais cuidados com carro branco? Então, chegou ao lugar certo!

Os carros brancos são realmente os queridinhos dos brasileiros e contam com muitas vantagens para o consumidor.

No entanto, precisam também de bastante cuidado para manter a qualidade de sua pintura com o passar do tempo, sejam eles saídos 0 km das concessionárias ou comprados de revenda.

Felizmente, com a devida atenção, é possível conservar o veículo de forma eficiente, mantendo sua beleza e valor de mercado. Confira as principais dicas!

Quais são os principais cuidados com carro branco?

Os carros brancos conseguiram dominar o mercado automotivo nos últimos anos, com uma constante popularidade.

De acordo com dados da Axalta, apenas em 2021 cerca de 35% dos carros vendidos no mundo possuíam a cor branca. Mas, por que isso?

A verdade é que o veículo conta com diferenciais importantes, como o preço mais baixo em comparação a outras cores.

Esse, porém, não é o seu único ponto positivo, já que eles conseguem também se desvalorizar menos com o passar dos anos. Por isso, é um dos automóveis que conseguem chamar mais a atenção do público.

Por ser uma cor mais clara, ele é capaz de se destacar melhor durante a noite, contribuindo para que os outros motoristas possam vê-lo com mais facilidade.

Aproveitando esse fluxo de vendas, os fabricantes estão apostando também em cores variantes, como o off white ou o pérola.

Elas ajudam a dar ainda mais opções para os consumidores, que já possuem uma preferência considerável pelos veículos dessa tonalidade.

Para deixá-lo em boas condições ao longo das utilizações, porém, é preciso tomar cuidados básicos e rotineiros com o veículo.

E isso vai desde a lavagem e enceramento, até reparos e proteção contra a luz solar intensa.

Cuidados com a lavagem

Um dos primeiros pontos a se considerar em relação aos cuidados com carro branco é justamente a lavagem. Isso porque, visualmente falando, eles conseguem destacar bastante a sujeira, o que retira consideravelmente a beleza do veículo.

Para que ele se mantenha sempre bonito, o ideal é se manter atento às lavagens e buscar uma limpeza regular.

Durante o processo, porém, é fundamental tomar muito cuidado para não manchar ou arranhar a pintura.

Felizmente, o carro branco não destaca tanto arranhões pequenos, mas mancha com muita facilidade.

Assim, na hora de lavar, a primeira coisa a se fazer é retirar toda a sujeira mais espessa com um jato de água. Isso fará com que os resíduos maiores saiam, evitando que os movimentos de limpeza gerem arranhões.

Quanto aos produtos necessários, é importante buscar sempre por opções neutras, com sabão e shampoos próprios para carro, evitando que eles provoquem alguma mancha na lataria.

A retirada de todo o produto, inicialmente com água e depois com uma secagem adequada, também evita que as manchas apareçam.

Deixar o veículo sujo por muito tempo faz com que a sujeira se fixe mais, dificultando sua remoção. Por isso, os riscos na hora de limpar se tornam maiores.

A utilização de materiais limpos, como buchas e panos sem resíduos, contribui para não gerar arranhões na tinta. Durante o processo, é preciso sempre fazer movimentos leves, sem colocar muita força.

Proteção contra os raios solares

Uma das características mais interessantes da cor branca é justamente a sua capacidade de refletir a luz do sol com mais intensidade.

Assim, a quantidade que ela absorve é bem menor do que em outras tonalidades. Esse é o completo oposto do preto, por exemplo.

Embora esse detalhe ajude a manter o veículo com uma temperatura mais baixa, isso não significa que a pintura esteja protegida, muito pelo contrário.

A exposição prolongada aos raios solares é muito prejudicial, sendo esse um dos cuidados com carro branco mais relevantes.

O sol faz com que a cor perca seu brilho e se torne mais opaca com o passar do tempo.

Além do mais, a pintura se torna mais quebradiça, com uma baixa qualidade – e isso gera, dentre outras consequências, uma redução do seu valor de mercado.

As tintas não conseguem se manter 100% eficientes com a exposição, sendo imprescindível buscar uma proteção contra os raios solares.

Em termos práticos, possuir uma garagem coberta em casa e dar preferência por estacionamentos com cobertura faz toda a diferença.

Encerramento dos carros brancos

Sendo um procedimento necessário em todos os veículos, o enceramento é algo fundamental para manter o carro branco sempre impecável.

A cera é fundamental para a proteção do verniz, fazendo com que a cor mantenha seu brilho de forma muito mais constante e dure por mais tempo.

Além disso, ele ajuda também na recuperação do brilho que já foi perdido, deixando o carro muito mais atrativo.

O enceramento é um processo que ajuda também a retirar alguns pequenos arranhões, melhorando a pintura.

Quanto à frequência, o indicado é que ele seja feito a cada 6 meses, sendo esse o período ideal para manter a cera na quantidade ideal.

Essa manutenção ajuda a deixar o veículo protegido e com um visual novo por muito mais tempo.

Durante o enceramento, porém, é crucial que tudo seja feito de forma adequada, para maximizar os resultados.

Isso porque o veículo deve estar com a lataria mais fria, já que o calor impedirá que a cera fixe de forma natural.

Reparar rapidamente os amassados

Com as intempéries do dia a dia, todo mundo está sujeito a algum pequeno descuido, e consequentes amassaduras no carro.

A grande questão, porém, é que quando algum pequeno acidente acontecer e a lataria for danificada, é preciso buscar um reparo rápido.

Isso porque a tinta, verniz e outros produtos atuam como agentes protetores do carro, evitando que ele oxide.

Assim, quando a lataria é amassada, essa sua proteção muito provavelmente também será danificada.

Para evitar essa oxidação, buscar um reparo o mais rápido possível é fundamental, sendo um dos cuidados principais com o carro branco.

Esperar muito tempo para cuidar desse problema pode gerar consequências desastrosas.

E então, aprendeu quais são os principais cuidados com carro branco? Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões e leia mais conteúdos relacionados aqui no Review Auto.