loader image

Como ganhar dinheiro com carros? Veja 10 boas ideias aqui

Você ainda não sabe como ganhar dinheiro com carros?

Fazer uma renda extra com o veículo que talvez você mantenha parado na garagem pode ser uma das melhores formas de ganhar dinheiro com carros.

Transporte executivo, entregador, venda de produtos para automóveis – essas são apenas algumas ideias interessantes para você aumentar sua renda com seu veículo.

Afinal, a busca por alternativas tem crescido bastante, fazendo as pessoas correrem atrás de opções que não dependam de tanto investimento.

Então, se você tem um ou dois veículos, de duas ou quatro rodas, veja as alternativas para faturar uma renda extra.

10 formas de como ganhar dinheiro com carro

Nem todo mundo sabe que ser motorista de aplicativo não é a única forma de ganhar dinheiro com carros – e, talvez, nem todos conseguem atender às regras do serviço.

Mas, para além de um app, como o Uber, existem outras opções diferentes e lucrativas para aumentar suas economias, e assim, ter a sua renda extra.

Confira em seguida!

1. Faça entregas, a primeira dica de como ganhar dinheiro com o carro

Uber Flash
Fonte: motorista do aplicativo Uber

Você já percebeu como cresceu o número de pedidos por delivery?

Sejam restaurantes ou lojas, muitos estabelecimentos comerciais já fazem entregas no conforto do lar.

E se você tem um carro ou moto, essa é uma grande oportunidade para ganhar dinheiro e realizar atividades com o seu próprio veículo.

Empresas como iFood ou Uber Eats, por exemplo, pagam entregadores para realizarem entregas dos pedidos por aplicativo de delivery.

Basta fazer um cadastro e começar a fazer entregas de diversos produtos, como medicamentos, alimentos prontos, vestuário, entre outros.

Apostamos que você não sabia que era possível usar o próprio carro para ganhar dinheiro como entregador, hein?

2. Realize mudanças ou faça fretes

Fretes de carro
Fonte: Solutudo

Fazer entregas é uma boa oportunidade de ganhar dinheiro com carro, mas se você não quiser trabalhar para uma empresa de alimentação, pode trabalhar para outras empresas.

Uma ótima dica para quem deseja ter uma segunda fonte de renda com o carro é ganhar dinheiro fazendo mudanças.

Claro que, se você não tiver um veículo utilitário, pode realizar mudanças pequenas ou até fazer frete para buscar ou realizar entregas de encomendas para um cliente.

Um bom exemplo é oferecer seus serviços para fazer a mudança de escritório, uma vez que não se trata de uma mudança tão grande, que demanda várias viagens mesmo com carro pequeno.

Agora, se você possui um carro utilitário, pode aproveitar para ganhar dinheiro transportando material de obra ou móveis.

Em caso da empresa não fazer entrega ou precisar de entregadores, você pode oferecer seus serviços para entregar tijolos, sacos de cimento, tintas, ferramentas ou móveis. Inclusive, a renda pode dobrar se a entrega for feita aos sábados, domingos e feriados.

3. Faça o transporte de pets

Pet driver
Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Levar um pet para o veterinário, seja para vacinar ou realizar exames, também é uma ótima opção para ganhar dinheiro com o carro.

Muitos donos de pets têm medo de levar seus animais de estimação pelas ruas e acontecer algum acidente, ainda mais quando esses donos já são idosos.

Por isso, usar seu carro como transporte de animais pode render uma boa renda extra.

Você pode combinar valores para distâncias maiores ou pedir apenas um extra para pagar as despesas do combustível quando for levar o animal a um lugar distante.

4. Trabalhe como motorista de aplicativo

motorista de uber
Fonte: Quatro Rodas

Essa é uma das dicas mais comuns sobre como ganhar dinheiro com carro.

Se você tem CNH na categoria B e idade mínima de 21 anos, pode ganhar dinheiro fazendo o transporte de passageiros em seu próprio veículo.

Essa é a regra para ser motorista de aplicativo do Uber, mas há outras plataformas que entregam o mesmo tipo de serviço, como 99Taxi e o Uber Eats (esse é um serviço de entrega de refeições).

Cada uma delas possui regras e benefícios diferenciados que podem atender tanto o motorista com/sem carro, como também os donos de carros que não querem dirigir, mas desejam investir no negócio para ganhar dinheiro.

Esse é o caso da Cabify, que disponibiliza três formas de trabalho para quem quer fazer uma renda extra, deixando para o motorista de app a definição da própria carga horária.

5. Alugue carros ou a garagem para ganhar dinheiro com carro

Aluguel de garagem

Lembra do tópico acima em que falamos sobre ganhar dinheiro com o carro mesmo sem dirigir?

Você pode alugar por conta própria ou por meio de uma locadora de veículos em um processo chamado carsharing (partilha de carros).

Inclusive, há muitos sites e aplicativos que fazem a intermediação entre o locatário do veículo e o locador, tornando o processo mais fácil.

Você pode alugar, inclusive, para motoristas de aplicativos (como já explicamos sobre a Cabify) ou para pessoas que desejam viajar ou se deslocar para uma consulta.

Outra forma de ganhar dinheiro com carros e que não depende exatamente de um veículo é alugar a garagem da sua casa.

Se você não tem carro ou comprou uma casa com duas garagens, pode pensar em alugar para quem não tem onde guardar o automóvel. Fica a dica!

6. Trabalhe com caronas

carona compartilhada
Fonte: Audaz Tecnologia

Se você não quer ser um motorista de aplicativo, mas gostaria de ganhar dinheiro com carro, pode realizar caronas por trajetos conhecidos.

O termo carona sempre nos dá a ideia de algo gratuito, um favor que alguém faz, não é?

Mas você pode levantar uma renda extra fazendo o transporte de passageiros que vão para o mesmo destino que você.

Por exemplo, você pode levar sua vizinha para uma consulta ao médico na hora do rush; dar uma carona para um amigo que vai fazer uma prova no domingo; ou até ajudar a trazer compras de supermercado.

Inclusive, há aplicativos que ajudam a planejar caronas, como o Waze Carpool. Ele conecta usuários, com base em seus trajetos, a motoristas que oferecem carona. Praticidade é o nome!

7. Aposte no aluguel do carro para publicidade

Adesivar carros com propagandas

Sendo você motorista de aplicativo ou não, é possível ganhar dinheiro com aluguel de algumas partes do carro para publicidade.

A prática de adesivar ou instalar anúncios no parabrisas ou nas laterais é bastante comum. Pode ser em época de campanha política ou fazendo marketing para serviços ou lojas.

Só é preciso ficar por dentro da legislação para conhecer as regras que regulamentam esse tipo de prática e não acabar no prejuízo.

Outra forma de ganhar dinheiro com carro para publicidade é disponibilizar anúncios dentro do veículo para quem transporta passageiros.

8. Use o carro como negócio itinerante

Quem nunca ouviu falar em food truck, a comida sobre rodas que se tornou uma opção de negócio para muitos desempregados com alma de empreendedor?

Pois saiba que você também pode ganhar dinheiro com carro transformando-o em negócio itinerante.

Principalmente se for uma Kombi, furgão, van ou conversível, melhores carros para virarem um point de venda de qualquer produto.

É possível, por exemplo, vender roupas na praia ou transformar o carro em uma oficina móvel, caso o seu negócio não seja o ramo da alimentação.

Em todo caso, a criatividade e o empreendedorismo para tocar um food truck também vão depender de pesquisa de mercado e de um Plano de Negócios.

Mas não é só isso.

Motoristas que querem ganhar dinheiro com carros podem precisar adaptar o veículo e estilizá-lo para se adequar ao tipo de venda escolhido.

Caso você não saiba por onde começar, invista em franquias móveis que já possuam modelos de negócios para futuros franqueados no mercado itinerante.

9. Venda produtos para carros no Mercado Livre

Entrega Mercado Livre
Fonte: Tecnoblog

Plataformas de e-commerce estão crescendo bastante, ainda mais durante a pandemia.

Por isso, a dica para quem tem interesse em ganhar dinheiro com carro é investir em compra e venda de produtos para automóveis em sites e aplicativos, como o Mercado Livre e a Shopee.

Ambos os sites são plataformas que ajudam a intermediar a comunicação entre comprador e vendedor, para que nenhuma das partes saia perdendo.

Dessa forma, você pode ganhar dinheiro com a venda de acessórios para carros, como capas para volantes e até produtos de limpeza que estejam em alta no mercado.

Contudo, ser vendedor de e-commerce demanda pesquisa para conhecer os preços praticados dos itens que você quer vender. Além disso, há outros quatro fatores:

  • Um bom fornecedor;
  • Uma ótima logística de entrega;
  • Anúncio com preço justo e boa descrição;
  • Boas respostas às dúvidas das pessoas e, principalmente, às críticas.

Procurando por descontos? Selecionamos os melhores cupons de desconto para as principais lojas do Brasil!

10. Seja um franqueado e ganhe uma renda extra com franquia de limpeza

Se tem uma coisa que todos os motoristas precisam para o seu carro é lavagem – e se alguém puder fazer isso a domicílio, melhor ainda!

As franquias de limpeza têm se tornado um sucesso nos últimos anos ao oferecerem esse tipo de comodidade e, alguns deles, sustentabilidade.

Um bom exemplo disso é a Acquazero, que como o próprio nome diz, economiza na água ao realizar lavagem a seco.

A empresa foi criada em São Paulo, em 2009, e se tornou a maior rede de franquia para serviço de limpeza automotiva, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Isso se deve à sua capacidade de lavar um carro com apenas 300 ml de água, graças a um produto químico que a própria Acquazero desenvolveu.

A prática levou clientes (e franqueados) a considerarem o modelo de negócio sustentável e com bom preço.

Além da limpeza ecológica, você, como franqueado, pode polir, encerar, higienizar ar-condicionado, fazer a impermeabilização, entre outras opções.

Assim, tudo isso pode ser feito no sistema de home office, no qual o franqueado vai até a casa do cliente para fazer a limpeza do carro.

Dicas importantes antes de trabalhar com corridas

Você já tem o carro disponível para fazer corridas e transportar pessoas, já escolheu as melhores maneiras de ganhar dinheiro com carro, agora só faltam cinco coisas:

  1. Combustível;
  2. Forma de pagamento;
  3. Higiene do veículo;
  4. Proteção contra furtos e roubos;
  5. Manutenção do carro.

Veja como cada um deles tem papel fundamental na hora de pensar em ganhar dinheiro com carro:

Pense no combustível

O gasto com o combustível será recorrente e, sem dúvidas, poderá pesar bastante na sua decisão em ganhar dinheiro com carro.

Isso porque, em época de gasolina com altos valores, fica bem difícil a vida de quem trabalha fazendo um trajeto maior.

Por isso, pense bem no tipo de atividade que se encaixa no seu orçamento e não deixe de realizar testes com diferentes tipos de combustíveis, como etanol e gasolina, além de ficar atento aos pneus que economizam combustível.

Defina uma forma de pagamento

Dependendo do trabalho que você escolher, pode ser necessário definir tipos de pagamento que atendam a diferentes perfis.

Quem trabalha como motorista de aplicativos, por exemplo, tem o pagamento definido pelas empresas do ramo, porém, se esse não for o seu caso, pode pensar no que é melhor para ambos os lados.

Pagamento em espécie ou cartão de crédito ou débito pode ser uma boa ideia para pessoas que não estejam familiarizadas com pagamentos online.

Já para pessoas que buscam praticidade, pagar via PIX é uma excelente alternativa.

Afinal, não importa o banco recebedor do cliente, pois o método PIX cai em qualquer banco, sem taxas e sem espera.

É rápido, prático e seguro para todo mundo!

Não esqueça da higiene no carro

Em tempos de pandemia do coronavírus, as pessoas perceberam a importância de manter a higiene nos veículos – antes, durante e depois do trajeto.

Por isso, o uso de máscaras e álcool gel é bastante necessário, principalmente a higienização do veículo após as corridas.

Inclusive, disponibilizar álcool gel para a clientela é uma ótima maneira de causar boa impressão e garantir mais corridas e, consequentemente, mais renda extra.

Proteja-se contra sinistros, furtos e roubos

Ninguém está livre de um infortúnio, certo?

Por mais que ganhar dinheiro com carros seja uma das melhores ideias para aumentar a renda, tudo pode ir por água abaixo se você não tiver uma proteção veicular.

Então, optar por um seguro de carro ou rastreador, por exemplo, é uma ótima medida para não ficar no prejuízo, mas a escolha vai depender do tipo de veículo, local onde mora ou circula, se transporta passageiros, entre outros detalhes.

Inclusive, é bom saber que seguradoras cobram apólices mais baratas se o seu carro já tiver rastreador. Uma boa dica para quem vai usar o carro para ganhar dinheiro e quer se garantir.

Faça a manutenção do veículo

Por último e tão importante quanto os demais, cuide da manutenção do seu veículo antes de pensar em ganhar dinheiro com o carro.

Manutenções preventivas são muito importantes porque existem coisas que vão estragar com o tempo, e você precisa evitar que o passageiro ou suas entregas sofram atrasos.

É o caso de pneus que, a depender do modelo e do uso, se desgastam rápido e podem te deixar a pé em algum lugar deserto.

Por isso, vale a pena recorrer aos melhores pneus de carros do mercado e nunca deixar de fazer a manutenção.

Conclusão

De entregador a motorista de aplicativos, nosso post reuniu as melhores maneiras de fazer dinheiro e enfrentar a crise no país.

Ainda que trabalhar com carros para ganhar dinheiro dirigindo seja a melhor opção para sair da crise para aqueles que possuam um veículo, é preciso pensar nos detalhes para não acabar no prejuízo.

De qualquer forma, nossa lista sobre como ganhar dinheiro com carros dá um norte para quem não sabia que era possível trabalhar com veículos sendo autônomo. Boa sorte!