O que passar no painel do veículo?

O Que Passar no Painel do Veículo? Saiba Tudo Aqui

Saber o que passar no painel do veículo é importante para realizar a manutenção da parte interna do automóvel de forma correta. Sendo assim, escolher bem os produtos e a forma de aplicação é essencial.

Por isso, hoje você vai descobrir o que indicamos e o que não indicamos passar no painel do carro para garantir a qualidade e o bom aspecto da parte interna do seu veículo. Acompanhe e tenha uma boa leitura!

O que passar no painel do veículo?

O que passar no painel do veículo?
Fonte: Automax Fiat

O painel do carro é um local que costuma necessitar de limpeza e manutenção periodicamente, pois fica exposto e pode sofrer com poeira e outros tipos de impurezas.

Além disso, o sol costuma atingir essa região com frequência, o que também gera um desgaste com o passar do tempo.

Dessa forma, saber o que passar no painel do veículo vai permitir que ele fique bonito e funcional por muito mais tempo.

Limpeza

Primeiramente, antes de passar qualquer produto, o painel deve estar sempre limpo e bem seco. Nesse sentido, indicamos fazer a limpeza com um pano macio, como microfibra, água e sabão neutro.

Nesse sentido, pegue um balde e acrescente e dissolva o sabão neutro em água. Indicamos usar 1 medida de sabão para 4 de água. Depois, molhe o pano e torça bastante antes de passar no painel do seu carro.

Caso preferir, você também pode utilizar aquelas esponjas com o lado amarelo que não têm uma superfície abrasiva.

O procedimento deve ser o mesmo, com os mesmos cuidados e molhando a esponja na água com sabão, retirando o excesso de água, e então passar no painel.

Depois disso, é importante secar com um pano seco e macio para evitar que, enquanto estiver úmido, mais sujeira grude e impeça a higienização completa dos plásticos.

Porém, antes de realizar esse tipo de limpeza, dependendo do grau de pó que estiver no painel e no interior do veículo, pode ser aconselhável o uso de um aspirador para remover as partículas de poeira.

Isso porque, se o painel estiver muito sujo, passar o pano diretamente pode acabar arranhando o material plástico pelo atrito com a poeira, dependendo do tipo de sujeira que estiver na superfície.

Polidor

Depois que o painel estiver limpo e seco, a revitalização pode continuar, pois você pode passar um polidor para que o aspecto seja renovado e para dar brilho.

Existem vários produtos desse tipo no mercado, tanto em pasta como líquido, e que são específicos para os painéis.

Para usar, pegue um pano seco, limpo e macio, aplique uma pequena quantidade do produto no pano, não no painel, e depois faça movimentos circulares na área até que ela fique com aspecto renovado e polido.

É importante não colocar o produto diretamente no painel para que ele não se concentre apenas em determinada área e provoque diferenças no resultado.

Para saber quando o resultado está ok, basta ver se já apareceu um aspecto brilhante no painel.

O polidor é um produto que gera esse efeito e devolve a aparência de novo ao material plástico.

Assim, se você passar e o produto deixar o painel do seu carro com um aspecto esbranquiçado ou opaco, é sinal de ainda precisa esfregar em círculos um pouco mais.

Esse movimento faz que o produto vá se misturando com o plástico do interior do carro.

O que não usar no painel do carro?

Assim como há recomendações para você saber o que passar no painel do veículo, também existem dicas de produtos que não devem ser aplicados, pois podem prejudicar o painel e resultar no efeito contrário ao desejado.

Silicone

Existe um mito em torno de produtos com silicone, pois muitas pessoas acham que é uma ótima opção para passar no painel do veículo.

No entanto, você deve fugir de tudo o que contiver silicone na composição, não utilizando esses produtos para passar no painel.

Isso porque os produtos com silicone costumam conter materiais solventes, já que o silicone não dissolve em água.

Os solventes, como benzeno e hexano, podem acabar reagindo ao pigmento que está presente no painel e danificar a coloração.

Ainda, ao utilizar silicone no painel, você corre o risco de obter um brilho além do desejado, como no caso do silicone em gel.

Esse tipo de produto é feito para proporcionar brilho aos pneus.

Se usado no painel interno, ele pode gerar brilho excessivo e provocar até reflexos no vidro do veículo, prejudicando a direção.

Multiuso

O multiuso também tem silicone e costuma ser destinado a plásticos que ficam na parte externa e para os pneus.

Dessa forma, se utilizado no painel do carro, pode ser que o local não seque e fique melado. Assim, qualquer contato com tecidos ou acabamentos pode acabar manchando.

Pretinho de pneu

Por fim, mais um produto que não pode ser utilizado no painel do carro é o pretinho de pneu, um item que promete devolver brilho a materiais de borracha.

Porém, muitos contam com solventes, por terem silicone na composição. Dessa forma, mais uma vez existe a probabilidade de ressecar a borracha e danificar o painel.

Sem contar que solventes são produtos altamente tóxicos, não sendo aconselhável a inalação. Caso você use na parte de dentro do carro, vai acabar respirando e o cheiro e pode fazer mal à sua saúde.

Conclusão

o que passar no painel do veículo
Fonte: Casa Prática Qualitá

Sem dúvida, fique atento para escolher com cuidado os produtos utilizados na manutenção no painel do carro. Além disso, tenha também cuidado na hora de fazer a limpeza periódica.

Siga as dicas que trouxemos aqui e garanta maior durabilidade e bom aspecto ao painel e às outras partes de borracha do carro, como a parte interna das portas, volta do ar condicionado, porta luvas, maçanetas, freio de mão e tudo que contiver plástico.

Assim, como você já sabe o que passar no painel do veículo, vai ser muito mais simples manter a parte interna sempre com a limpeza em dia e aquele aspecto de carro novo.