Como passar na prova do Detran

Como Passar na Prova do Detran: As Melhores Dicas Estão Aqui

Quem deseja saber como passar na prova do Detran deve estar preparado para o processo. Ou seja, é fundamental conhecer os conteúdos, compreendendo a aplicabilidade do teste.

Entre as principais dicas para passar na prova prática do Detran, destaca-se a necessidade de ficar atento às chamadas “pegadinhas” – questões capciosas, especialmente sobre leis de trânsito, que podem fazer com que os condutores tenham resultados negativos.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste conteúdo, as orientações mais importantes, assim como as melhores dicas para passar na prova prática do Detran.

Vamos lá? Boa leitura!

Dicas para passar na prova prática do Detran e no exame teórico

Dicas para passar na prova prática do Detran e no exame teórico
Fonte: Gazeta do Povo

A melhor forma de ser aprovado no exame do Detran consiste em estudar para não ser surpreendido. Afinal, os seus conhecimentos serão avaliados no processo de habilitação.

De modo geral, não há tantas complicações na prova. No entanto, há dois fatores centrais que podem prejudicar o desempenho dos candidatos, quais sejam, as chamadas “pegadinhas” e o nervosismo.

O descontrole emocional costuma ocorrer quando alguns indivíduos passam por avaliação.

Desse modo, ainda que detenham conhecimentos acerca dos conteúdos que caem na prova, têm receio de obterem resultados desfavoráveis e, consequentemente, não se concentram da forma mais adequada.

Em relação às “pegadinhas”, é indispensável levar em consideração a existência de questões que darão a entender, principalmente na primeira leitura, uma dada resposta.

Contudo, apresentam detalhes menos evidentes que alteram o sentido dos enunciados.

Em suma, o nervosismo não é o único fator que pode atrapalhar a compreensão de uma pergunta na prova, mas, também, a falta de atenção dos candidatos.

Para solucionar essa questão, você deve ler a pergunta, anotar a resposta e, posteriormente, reler com mais atenção, refletindo sobre o sentido de cada palavra.

Você deve fazer isso mesmo que a questão seja muito simples, pois em certas situações as pegadinhas podem, justamente, transmitir a impressão de simplicidade.

Antes de mais nada, lembre-se de que a melhor estratégia é estudar profundamente “a matéria” que cairá na sua prova do Detran.

Adote uma alimentação leve

Realizar uma alimentação balanceada e leve anteriormente á prova é altamente recomendável. Assim, evite comer alimentos pesados, tais como feijoada ou lasanha, antes da prova do Detran.

Reduza os seus vícios de direção

Os vícios podem elevar as probabilidades de reprovação no seu exame prático de direção. Portanto, nunca deixe o automóvel em ponto morto quando, por exemplo, descer um morro.

Mantenha-se atento aos detalhes que podem impedir a sua aprovação.

Elabore um roteiro para não esquecer os pontos importantes

Antes de iniciar a prova, organize os seus pensamentos. Dessa forma, você não se esquecerá de nada importante e, ainda, se manterá preparado.

Adicionalmente, coibirá o nervosismo e será capaz de executar, com exatidão e eficiência, todos os comandos. Por esses motivos, é indicado parar o que estiver fazendo, respirar e pensar no que deverá ser realizado durante a sua prova.

Treine os seus pontos fracos

Caso a sua baliza, por exemplo, não fique tão boa, o melhor a fazer é treinar a sua manobra antes da realização de um exame de direção.

A prática de atividades que você não domina é uma excelente forma de chegar a esse momento com o máximo de segurança e confiança.

Portanto, invista no treinamento dos aspectos que você tem mais dificuldade, visando evitar a perda de pontos quando você estiver passando pelas atividades de avaliação do Detran.

Reduza a ansiedade

Essa dica é bastante valiosa, sobretudo, para as pessoas que começam a tremer e a suar frio assim que se sentam ao banco de motorista.

Respire fundo algumas vezes, sinta o ar entrando e saindo de seus pulmões.

Esse é um método eficiente para se acalmar e dar o início a uma determinada atividade, com a devida tranquilidade e calma.

Desse modo, ainda que o nervosismo se manifeste, concentre-se na sua respiração. Assim, você conseguirá passar na prova e tirar sua carteira de motorista.

Conheça o carro

Conhecer bem o seu automóvel é fundamental. Afinal, é nele que as aulas práticas serão realizadas no seu exame de direção.

Nesses casos, reserve alguns minutos para verificar as setas, os faróis e outros acessórios, como os limpadores de para-brisas.

Não se precipite para fazer a prova

Caso tenha alguma dúvida sobre alguns conteúdos, não convém arriscar: estude mais e apenas agende a prova quando estiver, de fato, seguro.

Há diversos materiais didáticos de ótima qualidade que podem ajudar nesse momento.

Além da apostila, acesse os simulados, as provas específicas, os bancos de questões, os vídeos sobre o tema, entre outros.

Lembre-se de conversar com o seu instrutor e pesquisar na internet, a fim de garantir que encontrará várias opções.

No exame, faça primeiro as questões consideradas mais fáceis

Leia, durante a prova, todas as questões, respondendo primeiramente aquelas que você está certo da resposta.

Contudo, leia todas com o máximo de atenção, a fim de evitar as famosas “pegadinhas” que nós já mencionamos.

Na sequência, gerencie o restante de seu tempo visando avaliar as questões restantes.

Assim, bastará ler calmamente uma a uma, até que não restem dúvidas acerca das alternativas corretas.

Não vá com dúvidas para a prova

Fique atento aos conteúdos ministrados durante as aulas do seu instrutor. Desse modo, ouça ativamente tudo o que ele falar, anotando todas as dicas que forem apresentadas.

Lembre-se de que este profissional detém o conhecimento necessário acerca do funcionamento da aplicação de exames.

Dito de outra forma, ele saberá, com exatidão, o que faz com que alguém reprove.

Busque, ainda, compreender os detalhes de legislação pertinentes ao processo de habilitação.

Descanse no dia anterior

Sem ter uma noite de descanso, é impossível ter um dia bastante produtivo, não é mesmo?

Por essa razão, é altamente recomendável ir dormir mais cedo na noite anterior ao exame do Detran.

Assegure-se de obter a quantidade suficiente de sono.

Caso seja necessário, beba um chá relaxante e evite o consumo de bebidas com cafeína, bem como a utilização de aparelhos tecnológicos, principalmente antes de se deitar.

Preste atenção às aulas teóricas

Os cursos teóricos contam com 45 horas/aula. É obrigatório o cumprimento de toda essa carga horária.

Logo, não perca tempo! Usufrua de todas as horas que você estiver em aula para, de fato, aprender.

Fique atento às informações transmitidas pelo seu instrutor, nos materiais didáticos apresentados e nos conteúdos utilizados.

Não perca as dicas, as orientações dos sites específicos e os materiais complementares. Ainda mais relevante: tire todas as dúvidas que você tiver antes de agendar o exame.

Releia as perguntas da prova

Muitas pessoas receiam as conhecidas “pegadinhas” que sempre caem nas provas. Entretanto, para evitá-las, bastará manter a concentração e a calma.

Fique atento aos enunciados de todas as questões, relendo-os até compreender com segurança o que está sendo perguntado.

Assim, você entenderá o que, efetivamente, está sendo questionado.

Somente após isto, procure identificar qual é a alternativa correta, isto é, aquela capaz de responder precisamente à questão.

Não tome decisões por impulso: leia quantas vezes se fizerem necessárias para que você não seja induzido ao erro.

Priorize, ao estudar, os conteúdos mais difíceis

Leve em consideração a existência de uma alta probabilidade de que caiam na prova muitas questões que você considera difíceis. Nesse caso, o mais indicado é se preparar, obtendo outros aliados – além da sorte.

Em outras palavras, durante o seu curso teórico, busque identificar claramente quais são os conteúdos mais fáceis e os mais difíceis de compreender. Procure se concentrar nos tópicos de maior complexidade.

Para tais assuntos, você deve dedicar mais tempo de estudos. Para analisar se, de fato, você se encontra em boas condições para realizar o exame, aproveite todas as oportunidades de testar os seus conhecimentos em provas específicas desses conteúdos.

Estude em casa

Para evitar uma reprovação, estudar somente durante suas aulas no curso teórico não será o suficiente: leia, também, as apostilas que receber, destacando, conforme mencionado, o que você considerar mais difícil.

Após as aulas, você pode reler os conteúdos estudados e conferir se as suas anotações foram contempladas e, as dúvidas, esclarecidas.

Siga as orientações de seu instrutor, principalmente, em relação aos materiais complementares e sites que possam ajudar nos estudos.

Não deixe de aproveitar as oportunidades de verificar, ainda, o próprio CFC (Centro de Formação de Condutores) no qual está matriculado, a fim de encontrar materiais disponíveis para empréstimo ou venda.

Leia muito para aprimorar a sua habilidade interpretativa

Uma das principais razões para a reprovação nos exames teóricos pode ser encontrada na dificuldade dos candidatos em saber como interpretar corretamente as questões.

Analogamente, o que acontece, em boa parte das vezes, é a incompreensão dos enunciados – por conseguinte, a incapacidade de responder às perguntas formuladas no exame.

O ideal, para melhorar a sua interpretação de textos, é ler avidamente as apostilas do curso e quaisquer outros materiais relacionados.

Essa iniciativa o ajudará se habituar a termos e a linguagem técnica da área: o que faz toda a diferença no momento do exame!

Faça simulados

É fundamental fazer, pelo menos, alguns simulados de provas teóricas para conhecer o estilo de suas questões e reduzir o nervosismo na hora da prova.

Todavia, você não precisa se limitar à obrigatoriedade de realizar provas específicas depois de cada disciplina e, tampouco, aos simulados gerais – tão comuns ao final dos cursos teóricos.

Assim, faça mais provas para se familiarizar com a linguagem usada nas perguntas, revendo os conteúdos que, porventura, não ficarem claros.

Há materiais especificamente elaborados para os candidatos praticarem.

Na dúvida, solicite o auxílio do seu instrutor. Confira esse app.

Planeje-se para a hora do exame

Procure se alimentar bem e dormir antes do exame. Identifique, com antecedência, o endereço onde realizará sua prova, evitando atrasos indesejados.

Nesse sentido, mantenha a tranquilidade e não fique estudando até os momentos que antecedem o exame.

Uma boa dica é fazer exercícios de relaxamento capazes de reduzir a tensão ao aguardar pela prova.

Durante o exame, fique atento às orientações do avaliador, concentrando-se nas questões e afastando quaisquer preocupações relativas a terminar antes dos demais candidatos (desde que não exceda o tempo limite e responda a todas as perguntas).

Faça tudo com calma

É de suma importância que você execute tudo devagar quando estiver realizando a prova prática no Detran.

Tenha em mente que estará em plena avaliação, de tal forma que muitos dados precisam ser processados e colocados em atividade.

Isto é, a sua mente necessitará de tempo para efetuar a implementação de todos os comandos recebidos.

Nesse contexto, fazer tudo com calma ajudará na concentração, evitando a ocorrência de falhas de memória.

Desse modo, a cada comando emitido pelo examinador, concentre-se somente na próxima ação.

Não se esqueça de que já terá treinado bastante e, assim, estará devidamente preparado para confiar no seu potencial.

Tenha pensamentos positivos

Pensar na possibilidade de errar ou cometer equívocos não o ajudará em nada.

Em vez disso, estimule pensamentos positivos, tais como: “Eu consigo! Eu quero!”.

Isso ativará boas sensações, fortalecendo tanto a sua autoconfiança quanto outros aspectos que estimularão o seu cérebro a realizar adequadamente tudo o que você aprendeu durante as aulas.

Semelhantemente, evite dará atenção a relatos negativos de outros candidatos.

Afinal, o nervosismo da espera, geralmente, é intensificado ao ouvir histórias de insucesso das outras pessoas.

Fique atento aos detalhes

Há certos pontos que exigem bastante atenção no momento da realização da prova prática no Detran. Entre eles, destacam-se:

  • certificar-se de que o veículo se encontra em ponto morto antes da partida;
  • verificar, antes de sair, se o carro está na primeira marcha;
  • ajustar a posição do banco, a fim de obter segurança e conforto;
  • adequar, também, os espelhos retrovisores e colocar o cinto de segurança.

Quer mesmo saber como passar na prova do Detran? Conheça o modelo da prova

Como passar na prova do Detran
Fonte: Auto Escola em Salvador

A prova teórica, em quase todo o Brasil, conta com trinta questões objetivas, isto é, de múltipla escolha, contando somente 1 alternativa correta.

Desde uma perspectiva legal, as questões devem ser proporcionalmente distribuídas – de acordo com a carga horária referente às disciplinas constantes no curso teórico.

Dessa forma, você terá que responder a perguntas sobre legislação de trânsito (incluindo sinalizações e infrações), direção defensiva, primeiros socorros, cidadania, meio ambiente e mecânica básica.

Então, esperamos ter ajudado com essas dicas de como passar na prova do Detran. Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!