Como Comprar Moto de Leilão do Detran? Contamos Tudo Aqui

Para quem ama velocidade e motocicletas, é essencial saber como comprar moto de leilão do Detran.

Afinal de contas, o órgão pode colocar para venda algumas opções bastante interessantes de veículos, com um desconto significativo em relação ao valor de mercado dos mesmos modelos.

Um ponto interessante é que qualquer Pessoa Física pode participar de um leilão de motos do Detran.

Para isso, basta saber como entrar para esses leilões, conhecer os lotes disponíveis e apresentar o lance e a documentação para participar. Em um mercado cada vez mais caro, essa solução pode ajudar a poupar dinheiro.

Se você tem o interesse de participar de um leilão de motos do Detran para comprar uma motocicleta por um preço abaixo do mercado, confira nosso passo a passo abaixo!

Passo a passo de como comprar moto de leilão do Detran: todos os passos!

Financiamento de Moto para Negativados
Fonte: INGERS

Quer participar de um leilão de motos e outros tipos de veículos organizado pelo Detran? Então você está com sorte.

A seguir, mostraremos todos os 4 passos para que você possa entrar nessa disputa e sair de lá com uma motocicleta nova.

Além do passo a passo, logo a seguir mostraremos também algumas dicas para que você se dê melhor em leilões, tenha lances com maiores chances de aprovação e como aproveitar as melhores oportunidades.

Vale lembrar, claro, que o Detran é um dos melhores sites de leilão do Brasil, pois é um órgão oficial que trabalha com veículos confiáveis.

Passo 1: Faça seu cadastro

Pessoas físicas podem participar dos leilões do Detran.

Não é necessário nenhum tipo de certificação prévia, tampouco ser parte de algum tipo de indústria ou algo assim. Basta estar elegível para o leilão e avançar com os passos estabelecidos.

Para começar, é necessário preencher um cadastro para participar no leilão do Detran, antes mesmo de começar a ver qualquer moto ou pensar no valor do seu lance de compra do veículo.

Esse cadastro é feito diretamente no site do Detran e é composto pelos seguintes dados:

  • RG (Registro Geral) e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas);
  • Nome completo;
  • E-mail;
  • Telefone;
  • Endereço.

Esses dados são necessários para que, quando você participe do leilão de motos do Detran, seja possível identificar você, coletar o valor do seu lance e entregar o veículo que você comprou.

Passo 2: Seja aprovado

O próximo passo para participar dos leilões do Detran, seja para comprar motos ou carros, você precisará passar pela aprovação do órgão.

Neste passo, existe uma notícia boa e uma ruim. A notícia ruim é que não há nada que você possa fazer para influenciar o processo. É o Detran que faz a análise e aprova (ou não) seu cadastro.

A parte boa é o processo de aprovação é semi-automático. Basicamente, qualquer um consegue ser aprovado para participar de um leilão com motos ou carros, com a exceção de pessoas com restrições jurídicas ou fiscais.

Passo 3: Habilite-se para um leilão

Foi aprovado? Ótimo! Agora você pode participar de qualquer leilão no site do órgão, de qualquer tipo de veículos.

Basta que você se habilite para isso. Ok, e o que isso significa?

Na prática, o que fizemos até agora foi “ganhar o direito”, por assim dizer, de participar dos leilões. Para isso, entregamos uma documentação para comprovar a identidade e fomos aprovados pelo órgão.

Agora, é hora de ir no site, fazer login e conferir os leilões de motos e veículos planejados para o futuro próximo. Confira os editais abertos e entre naquele que tem o lote com as ofertas que mais interessam para você.

Depois de entrar no leilão, você deverá conferir o edital, ver as regras, se há a necessidade de apresentar determinados documentos e habilitar sua participação. Assim, você entrará na list de interessados e poderá dar seu lance na disputa.

Passo 4: Participe do leilão

Encontrou um leilão com bons carros? Viu que há algum modelo ou marca de moto que te interessa? Então é hora de participar do leilão e tentar adquirir essa motocicleta.

Para isso, tenha atenção às notícias e regras do órgão leiloeiro. Na janela permitida, faça seu lance (obviamente, apenas valores que você pode fazer o pagamento) e espere o fim do período determinado.

Se o seu lance for o maior, você terá de arcar com o pagamento do valor oferecido e receberá a moto (ou qualquer outro item que estivesse em disputa).

Melhores dicas para se dar bem em um leilão de motos

Agora que você já viu o passo a passo de como comprar moto de leilão do Detran, é hora de ver algumas dicas que ajudarão na aquisição de veículos com mais facilidade nesse cenário.

Vale lembrar, claro, que essas dicas valem para leilões de carros também.

A ideia é que as dicas ajudem a garantir o melhor negócio possível para você. Ao segui-las, sua participação no leilão será mais eficiente. Veja todas as dicas a seguir:

  • Tenha atenção às regras do edital: todo leilão tem um conjunto de regras e normas específicas. Tenha atenção para não perder oportunidades ou ter lances desqualificados por algum erro bobo;
  • Confira a documentação da moto: nos leilões do Detran, há maior confiabilidade em cada veículo. Afinal, o órgão não compactua com motos furtadas ou com problemas específicos. No entanto, nunca é demais ter cuidado e ver os documentos do item antes de tentar comprá-lo;
  • Veja se há necessidade de regularização: em alguns casos, pode ser necessário conduzir a regularização da moto, por exemplo, pagando seu IPVA atrasado. Tenha esse custo considerado em seu planejamento;
  • Pesquise o preço de mercado da moto: faça uma pesquisa em seu bairro e na circulação do mercado para analisar o preço mais comum do modelo que você pretende comprar. Assim, você consegue planejar melhor quanto você precisará colocar em seu lance para aumentar as chances de ser bem-sucedido.

Pronto! Agora que você já sabe como comprar moto de leilão do Detran, pode colocar todas essas dicas em prática para sair desse evento com os veículos que sempre quis.

Vale lembrar que existem certas restrições para quem quer fechar a compra de uma moto para revenda, então tenha esse ponto em atenção.

Gostou do conteúdo e se interessou em participar de um leilão de moto? Então compartilhe este artigo com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais e comece a planejar o lance que vai dar no seu modelo dos sonhos!

Agradecemos a leitura e até a próxima!