Luzes do painel do carro

Luzes do Painel do Carro: Veja o que Significa Cada Uma

Antigamente, os automóveis vinham com um painel bastante simples. Os sinais luminosos quase não existiam, e as luzes do painel do carro se limitavam a três ou quatro – a de falta de combustível, a do farol alto, e a que indicava que os faróis estavam acesos.

Mas foi-se esse tempo…

Com a chegada de inúmeros equipamentos e do que há de mais moderno em termos de direção, os veículos ganharam inúmeras novas funções.

Controle de estabilidade, direção elétrica, airbags… são dezenas de novas funcionalidades. Com um detalhe: boa parte delas ganharam suas luzes do painel do carro.

A questão é: o que significa o acendimento delas?

Para ajudar você com este assunto, listamos 19 tipos de sinais luminosos que podem aparecer no seu painel. Tem dos mais simples, como o do cinto de segurança, aos mais complexos, como o que se refere à injeção eletrônica.

Saber se o acendimento das luzes é sinal de alerta ou apenas uma informação para o motorista é essencial para a sua segurança e para o bom funcionamento do seu veículo.

Além disso, entender que uma luz de cor verde significa uma coisa, e uma de cor vermelha significa outra, é outro ponto muito importante.

Mas, não se preocupe.

Neste artigo, vamos explicar tudinho o que é necessário saber sobre o assunto. A você, bastará apenas ter um pouquinho de atenção quando girar a chave da ignição.

Vamos lá, então, saber tudo sobre as luzes do painel do seu carro? Boa leitura!

Preste atenção às cores das luzes

Antes de apresentarmos o significado de cada uma das luzes do painel do carro, é importante uma informação adicional: as cores em que elas acenderem também têm significado.

Acompanhe, logo em seguida, o que significa cada cor das luzes do painel.

Verde ou azul

Quando a luz do painel fica na cor verde ou azul, a função é meramente informativa.

Essas cores indicam que algum item foi acionado, como o farol alto ou limpador de para-brisa. Portanto, nenhuma ação adicional é necessária.

Amarela

Luz amarela é indicativo de que algo não está funcionando da forma como deveria, mas num primeiro momento você não precisa se preocupar.

O carro não irá apresentar nenhum defeito imediato, mas é aconselhável que você o leve à oficina assim que possível.

Vermelha

Quando a luz do painel acender na cor vermelha, não tem jeito: pare o carro.

Luz vermelha indica algum problema sensível ao carro, que pode ter efeito imediato no motor. O melhor que você pode fazer é estacionar o veículo e acionar o mecânico de sua confiança.

É provável, inclusive, que o carro seja transferido à oficina em um reboque.

Luzes do painel do carro: o que significa cada uma delas

Luzes do painel do carro
Fonte: Blog MixAuto

Luz de freio de estacionamento

Quando a luz de freio de estacionamento acende, a primeira dica é: olhe para o freio de mão. É provável que ele esteja acionado.

Se esse não for o caso, outra possibilidade é o baixo nível no fluido de freio. Assim, vá à oficina mecânica para uma avaliação.

Luz da injeção eletrônica

Essa luz irá acender sempre que o motorista girar a chave, uma vez que ela indica que o sistema de alimentação do motor foi acionado.

A sinalização, contudo, deve se apagar poucos segundos depois. Na hipótese de permanecer ativa, é sinal de que há problemas à vista.

Se a luz da injeção eletrônica não apagar, uma das possibilidades é que você tenha abastecido seu carro com combustível adulterado.

Outras hipóteses são problemas de funcionamento nas velas, cabos de velas, bicos injetores ou outros.

De todo modo, se a luz permanecer acesa ou piscando, não tem jeito: leve o carro ao mecânico.

Luz da bateria

Assim como a da injeção eletrônica, essa luz acende ao dar a partida do carro – e, da mesma forma, deve apagar na sequência.

Se a luz da bateria continuar acesa, é sinal de alerta de que a bateria não está sendo recarregada. Assim, o mais provável é que você não consiga dar a partida no carro na próxima tentativa.

Luz de pré-aquecimento das velas

O nome já diz tudo: é hora de ir à oficina trocar as velas do carro. Apesar de não ser algo urgente, você poderá ter problemas logo ali adiante.

Isso porque o mais provável é que as velas do carro tenham sofrido algum tipo de corrosão, provavelmente ocasionado por combustível de qualidade duvidosa.

Luz de controle de tração

Essa você só irá ver entres as luzes do painel se você for motorista de algum veículo com tração nas quatro rodas.

E a função dela é meramente informativa: ao acender, significa que o sistema de controle de atração foi acionado.

Luz do câmbio automático

Quando a luz acende no símbolo do câmbio automático, o motivo não é bom. A sinalização aparece quando há algo de errado no câmbio do automóvel – e pode ser qualquer tipo de defeito, inclusive o superaquecimento do sistema.

Portanto, se isso acontecer, leve o carro à oficina.

Luz de direção elétrica

Nos carros que contam com direção elétrica, o sinal luminoso que trata da função aparece no painel com a sigla EPS ou com a imagem de um volante. Caso esta luz acenda, você precisará ficar atento.

Quando o painel acusa problema na direção elétrica, o indicativo é de que o sistema pode estar desregulado ou, em caso mais sério, com algum dano.

Qualquer que seja a hipótese, fica claro que você poderá ter problemas ao dirigir.

Por isso, leve a uma autorizada o quando antes para que se faça uma revisão da direção elétrica.

Luz de abastecimento

Essa todo mundo conhece. A luz de combustível existe (quase) desde sempre, e é bem provável que você veja ela desde que comprou o primeiro carro.

Quando a luz de abastecimento acende, você já sabe: o carro entrou “na reserva” e é hora de procurar o posto de combustível mais próximo.

Luz de porta aberta

Boa parte dos carros mais recentes vêm com esse símbolo, e não importa o valor do veículo. Ele indica que alguma das portas não está bem fechada.

Em alguns automóveis, a luz de porta aberta é bem específica e informa inclusive qual delas precisa ser fechada.

Luz de temperatura do motor

Também chamada de luz de arrefecimento, a luz de temperatura do motor é um alerta que você jamais deve ignorar.

Sempre que o sinal acende, significa que o motor do seu automóvel está superaquecido – e você sabe o que acontece se o motor continuar operando muito quente, não é?

Isso mesmo, ele pode fundir, e aí você vai ter que desembolsar uma boa grana para voltar a rodar.

Portanto, se a luz de arrefecimento acender, a primeira coisa que você precisa fazer é parar o carro e deixar que o motor esfrie.

Às vezes, isso é suficiente. Mas, se mesmo depois de esfriar a luz volte a acender, vá o quanto antes à oficina para uma avaliação do problema.

Luz do pisca alerta

Nesta aqui, nenhuma novidade. Ela acende quando você acionar o sistema de pisca alerta. Ao desativá-lo, o sinal desliga.

Na hipótese de a luz do pisca alerta acender mesmo que você não tenha feito o acionamento, é provável que haja algum probleminha no sistema elétrico do carro.

Luz do desembaçador de para-brisa

Este é mais um exemplo de luz meramente informativa. Quando você aciona o desembaçador do para-brisa, seja ele dianteiro ou traseiro, o sinal de aviso é ligado.

A luz permanecerá acesa no painel durante todo o tempo em que o desembaçador estiver acionado.

Luz do airbag

Se a luz do airbag estiver acesa, atenção: é sinal de que há alguma falha neste equipamento de segurança.

E como com segurança não se brinca, leve o carro para uma oficina autorizada a fim de analisar o sistema de airbags.

Luz do cinto de segurança

Este é mais um aviso do tipo informativo, mas daqueles que merecem muito a sua atenção. Quando o sinal da luz do cinto de segurança está ativado, significa que ele não está sendo utilizado.

Na maioria dos casos, além das luzes do painel do carro, o alerta de que o motorista está sem o cinto de segurança também aparece através de aviso sonoro.

É incômodo? Simples: proteja-se e acione e afivele o cinto!

Luz de pressão dos pneus

Esta é uma daquelas luzes do painel do carro que apenas os modelos mais modernos ou, pelo menos, mais bem equipados oferecem.

A luz de pressão dos pneus acende quando os sensores do veículo identificam que a calibragem está incorreta – o pneu pode estar tanto murcho, quanto com a pressão acima do ideal.

Caso o aviso apareça, é simples: vá até um posto de combustível ou borracharia e faça a calibragem adequada.

Luz de farol de neblina

Alguns veículos possuem o farol de neblina, e quando ele vem de fábrica o acionamento é registrado no painel. Assim, a luz do painel acesa indica que os faróis de neblina estão ligados.

Seu uso, porém, deve ser feito com cautela. Assim, você só deve utilizar os faróis de neblina na estrada e sob nevoeiro intenso. Caso contrário, eles podem atrapalhar a visão de outros motoristas.

Luz do óleo

Este é mais um daqueles avisos luminosos que você não pode deixar de lado.

Caso a luz do óleo acenda, algum problema está acontecendo. Na melhor das hipóteses, o nível de óleo no cárter está abaixo do indicado. Nesse caso, basta preencher com mais óleo que a luz irá se apagar.

Muitas vezes, contudo, o problema é um pouco mais grave.

Luz do painel indicativa de óleo pode ser alerta de que a pressão do lubrificante está abaixo do necessário – e isso afetará o funcionamento correto do motor.

Uma das razões da baixa pressão pode ser o entupimento de uma bomba de óleo.

De qualquer forma, a dica é: se a luz do óleo acendeu, leve o carro o quanto antes para uma revisão.

Luz de freios ABS

Como no caso das demais luzes do painel do carro, as de freios ABS acendem assim que você gira a chave.

Mas, mais uma vez, a luz do painel deve apagar instantes depois. Caso o símbolo permaneça acionado, há indicativo de que o sistema ABS não está funcionando corretamente.

Entre as possíveis falhas estão pastilhas gastas ou algum problema de contato. Portanto, leve o carro para a revisão.

No caso de a luz de freio ABS permanecer acesa, isso não impedirá você de dirigir. Afinal, o problema estará unicamente no sistema ABS – o freio “tradicional” continuará funcionando normalmente.

Luz do controle eletrônico de estabilidade

Alguns veículos mais modernos possuem um controle eletrônico de estabilidade.

O sistema usa uma série de sensores que auxiliam na correção da trajetória do veículo. Nos carros que vêm com o equipamento, o risco de perder o controle do veículo é ínfimo.

Se a luz dessa função ficar acesa enquanto o carro estiver em movimento, significa que algo não está correto com o sistema. Ou ele foi desligado, ou sofreu algum dano.

Qualquer que seja a hipótese, a luz do painel só irá se apagar depois que você levar a uma autorizada para a identificação do problema.

E se várias luzes do painel do carro ficarem acesas?

Luzes do painel
Fonte: Autoentusiastas

É bastante incomum, e você possivelmente passe a vida inteira dirigindo e não enfrente esse problema. Mas, e se um belo dia você ligar o carro e várias luzes do painel ficarem acesas?

A hipótese mais provável é que o carro esteja com algum problema no sistema elétrico. Isso não quer dizer necessariamente que algumas funções deixem de operar; talvez seja apenas o quadro que alimenta os avisos luminosos.

Outra situação parecida é de que algum sinal luminoso acenda indevidamente, sem que a função tenha sido acionada ou sem que algo esteja verdadeiramente necessitando de manutenção.

Nos dois casos, uma ida à oficina mecânica terá sido desnecessária – mas é provável que você tenha que pagá-la da mesma forma. O que fazer, então?

Há uma dica que podemos dar: antes de levar ao mecânico, faça um teste você mesmo: desconecte a bateria do seu carro e deixe-a assim por algum tempinho.

Depois, conecte-a novamente e verifique as luzes do painel. Se elas não acenderam mais, ótimo.

Caso o problema se mantenha, aí não terá jeito mesmo.