Se você quer comprar minivans ou utilitários esportivos com bastante espaço e busca opções no mercado, então vai eventualmente considerar comprar o Spin ou Freemont.
Afinal, são dois carros que estão na seleção dos melhores da categoria, ou seja, é mais fácil compará-los.
Para ajudar você a escolher, nós juntamos todas as informações sobre os dois automóveis e fizemos um comparativo com seus prós e contras. Leia a seguir para saber qual veículo comprar!
Ótimo Custo-Benefício
Minivan produzida pela Chevrolet, que se destaca pela sua versatilidade de uso, com opção de configuração de sete ou oito lugares
- Velocidade máxima de até 170 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos, o que o torna uma opção dinâmica e ágil
- O Spin possui vários porta-objetos estrategicamente colocados no interior
- Possui assentos traseiros reclináveis e deslizantes, permitindo ajustar o espaço de acordo com as necessidades de cada passageiro
Melhor Escolha
O Fiat Freemont pode ser exatamente o modelo que você estava procurando
- O motor foi projetado para ser confiável e durável
- Tanto a aceleração quanto a velocidade máxima são aprimoradas pelos altos níveis de potência e torque do motor
- Muitos relataram que o acabamento de todos os carros da família Freemont é de excelente qualidade
Prós e contras da Chevrolet Spin
Para fazer a avaliação entre Spin ou Freemont, vamos ver os pontos fortes e contras de cada carro, começando com a Spin.
Prós da Spin
Para começar nossa avaliação, vamos focar nos pontos positivos do Chevrolet Spin.
Bom espaço e porta-malas
A Chevrolet Spin foi um carro projetado com muito espaço para os passageiros e seus pertences. Isso é possível devido às generosas dimensões de seu exterior, que possibilitam uma maior capacidade interna e muitos lugares para os usuários.
O interior da Spin é espaçoso o suficiente para acomodar as pernas e a cabeça dos passageiros, principalmente nos bancos traseiros. Também possui bancos dianteiros e traseiros reclináveis para maior conforto dos passageiros.
No total, a SUV tem espaço de 7 lugares, fora o motorista, sempre tendo o conforto de todos em conta, tanto para o dia a dia quanto para o final de semana.
O porta-malas do Spin tem grande capacidade de carga, com cerca de 550 litros. Esse número pode ser aumentado pela disposição flexível dos bancos traseiros, o que aumenta ainda mais o espaço.
Por isso, é útil para pessoas que viajam com muita bagagem, como famílias com crianças pequenas. Também é uma boa escolha para quem precisa transportar itens volumosos, incluindo equipamentos esportivos ou material de escritório.
Em conclusão, o interior espaçoso e relaxante de sete lugares da Chevrolet Spin, bem como a sua capacidade de carga respeitável, torna o carro um concorrente digno para quem procura um veículo com espaço interior generoso e capacidade de carga prática.
Não há, no Brasil, minivans ou um carro que tenha tanta capacidade assim.
Segurança
Além disso, são vários os itens de segurança que tornam a Chevrolet Spin um veículo confiável. Algumas dessas ferramentas são:
- Freios ABS: ajudam a evitar o travamento da roda durante paradas repentinas, tornando a parada mais segura e gerenciável.
- Airbags frontais: a Spin está equipada com airbags frontais, que ajudam a proteger os ocupantes em caso de colisão frontal.
- Controle de estabilidade: esse sistema ajuda a manter o carro estável em manobras evasivas ou em piso escorregadio, garantindo a segurança do motorista.
- Cintos de segurança: a Spin está equipada com cintos de segurança de três pontos em todos os assentos, incluindo os bancos traseiros, para ajudar a manter os ocupantes seguros em caso de colisão.
A Spin também recebeu notas altas em testes de colisão e passou em uma bateria de outras avaliações de segurança, reforçando sua reputação de veículo seguro.
Contras da Spin
Motor antigo
O motor não é ruim, mas como já existe há algum tempo e desde então foi substituído por motores mais novos e avançados, o trem de força do Chevrolet Spin é considerado antiquado.
Alguns dos principais problemas com este motor são os seguintes:
- Desempenho: em comparação com outros motores de sua classe, este pode ficar aquém, principalmente em termos de potência e torque. A velocidade máxima e a aceleração do carro podem ser afetadas.
- Consumo de gasolina: o motor poderia ter um alto consumo de gasolina, principalmente quando comparado a outros motores mais modernos e eficientes. Isso pode afetar o consumo de combustível do veículo.
- Emissões do motor: o motor pode produzir subprodutos mais poluentes do que os motores atuais, o que é capaz de afetar o desempenho ambiental do veículo.
Ergonomia
Além disso, podemos mencionar que a sua ergonomia não é das melhores. Alguns motoristas relataram que a posição de dirigir não é muito confortável e pode causar fadiga ao longo de viagens mais longas.
Também há muita reclamação sobre a visibilidade ao dirigir devido aos pilares laterais largos e ao tamanho do para-brisa, o que pode dificultar a dirigibilidade.
Prós e contras do Fiat Freemont
Agora é a hora de vermos o que o Fiat Freemont tem de positivo em seu conjunto mecânico e como ele se compara em relação a outros modelos da mesma categoria no mercado do Brasil.
Prós do Freemont
Motor
Um dos pontos positivos do conjunto mecânico do Fiat Freemont é o seu motor 16V Flex. Ele se destaca por ter benefícios como:
- Tanto a aceleração quanto a velocidade máxima são aprimoradas pelos altos níveis de potência e torque do motor. Aqueles que procuram um veículo de alto desempenho podem achar esta informação útil.
- Eficiência de combustível: o motor foi projetado para ser econômico com o uso de gasolina, o que pode ajudar a reduzir os custos de combustível ao longo do tempo.
- As emissões são reduzidas ao mínimo, pois o motor foi projetado para produzir menos poluição do que os modelos concorrentes. Isso pode ajudar no desempenho ambiental do veículo.
- Confiabilidade: o motor foi projetado para ser confiável e durável, o que pode ajudar a reduzir os custos de manutenção ao longo do tempo.
Acabamento e conforto
Além disso, muitos motoristas relataram que o acabamento de todos os carros da família Freemont é de excelente qualidade, com bons materiais.
Para completar, outro ponto positivo que devemos mencionar é o seu conforto interno, tanto pela qualidade do modelo, quanto por itens como ar-condicionado, bancos, bastante espaço no entre-eixos.
Contras do Freemont
Consumo
O consumo de combustível é o primeiro ponto negativo do Freemont.
Apesar do valor variar de acordo com o motor escolhido e como o carro é dirigido, geralmente o Freemont tende a fazer entre 8-12 km/l na cidade e 12-16 km/l na estrada quando abastecido com gasolina.
Quando abastecido com etanol, o consumo fica em cerca de 7-10 km/l na cidade e 11-14 km/l na estrada.
Veículo fora de linha
Outro contra a se mencionar é que o modelo já saiu de linha e, hoje, só é encontrado no mercado de usados ou seminovos. Portanto, há menor suporte da Fiat à minivan, por exemplo.
Outros SUVs para considerar além de Spin ou Freemont
Não conseguiu escolher entre Spin ou Freemont? Considerou que nenhum dos dois automóveis é adequado para você?
Então, confira abaixo uma lista com outros SUVs e minivans do mesmo porte que podem ser interessantes para as suas necessidades:
- Fiat Doblò
- Dodge Journey
- Nissan Grand Livina
- Chevrolet Zafira
- Hyundai Santa Fe
- Grand C4 Picasso
- Kia Sorento
- JAC Motors
- JAC J6
Spin ou Freemont: qual carro comprar?
Se você ficou na dúvida sobre qual carro comprar entre Spin ou Freemont, basta olhar os pontos fortes e fracos de cada um e comparar com as suas necessidades – um deles é o que você busca.
Se você precisa de utilitários esportivos com muito espaço e segurança, a Spin é aquele que fará a melhor entrega para você, pelo menos de acordo com o preço a pagar.
Já se você quer mais conforto interno, melhor acabamento e potência, então o Freemont pode ser o modelo ideal para sua garagem.
Verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série, além de detalhes como câmera de ré, sensor de estacionamento, desempenho na estrada e na cidade, transmissão automática de seis velocidades e piloto automático, por exemplo.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Spin ou Tucson que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Spin ou Doblo para descobrir qual é o melhor.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.