Spin ou Duster: Qual o Melhor? Como Escolher? Veja Aqui

A dúvida entre Spin ou Duster é justificável.

Afinal, ambos os modelos figuram entre os mais procurados pelos consumidores que desejam um automóvel adequado para as suas demandas diárias, aliando conforto, tecnologia e design.

Por isso, apresentamos, neste artigo, as informações mais relevantes acerca de ambos os modelos, visando ajudar você a escolher o carro que melhor se adeque às suas necessidades. Boa leitura!

Melhor Escolha

Chevrolet Spin

Minivan produzida pela Chevrolet, que se destaca pela sua versatilidade de uso, com opção de configuração de sete ou oito lugares

  • Velocidade máxima de até 170 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos, o que o torna uma opção dinâmica e ágil
  • O Spin possui vários porta-objetos estrategicamente colocados no interior
  • Possui assentos traseiros reclináveis e deslizantes, permitindo ajustar o espaço de acordo com as necessidades de cada passageiro

Ótimo Custo-Benefício

Renault Duster

Primeiro crossover a ser fabricado pela Renault, o Duster foi exibido oficialmente, em 2009, no Salão de Genebra

Chevrolet Spin ou Renault Duster?

O Chevrolet Spin foi lançado em 2012 e passou por uma interessante reestilização completa em 2018, tornando-se a referência principal em sua categoria.

Por outro lado, o Renault Duster é amplamente reconhecido por oferecer o maior espaço de bagageiro.

De fato, decidir entre Spin ou Duster não é uma escolha fácil, mas vamos ajudá-lo!

Chevrolet Spin

Chevrolet Spin 1.8
Fonte: Autoesporte

O modelo Spin foi projetado para substituir o Zafira e o Meriva, ambos superados pela concorrência à medida que não receberam, ao longo do tempo, alterações significativas.

Devido ao fato de o Meriva possuir 5 lugares e o Zafira possuir 7, o Chevrolet Spin chegou ao mercado em 2 versões: LT e LTZ.

Pontos positivos do Chevrolet Spin

Relação entre preço e espaço

Na atualidade, o Spin é o único automóvel disponível no mercado que se mostra capaz de transportar 7 passageiros, com valores inferiores ou iguais aos da maioria dos SUVs.

Além disso, o veículo conta com um excelente porta malas: 710 litros!

Condução urbana

A condução urbana de um veículo, em sua velocidade máxima, representa aspecto central para qualquer motorista. Embora tenha grandes dimensões, o Spin obtém destaque ao rodar pelas cidades.

A despeito do motor 1.8 relativamente defasado, o modelo privilegia o torque sob baixas rotações, tornando a direção mais econômica e confortável.

Itens de segurança

As versões mais antigas do Spin eram alvo de críticas pela falta de alguns itens de segurança. Em termos práticos, isso é extremamente relevante, pois se trata de um automóvel muito utilizado por famílias e para o transporte coletivo.

Assim, a Chevrolet fez todas as alterações necessárias a partir de 2021, tornando mais simples escolher entre Spin ou Duster.

Reestilização

A reestilização do Spin é um ponto claramente positivo, à medida que a montadora manteve a beleza tanto na parte traseira quanto na dianteira.

Porém, a retirada de uma roda na tampa traseira alterou (para melhor) completamente a estética e o comportamento dinâmico deste carro, eliminando o peso adicional e desnecessário.

Pontos negativos do Chevrolet Spin

Ergonomia

As tarefas mais corriqueiras, como regular a temperatura e a intensidade do ar condicionado, alterar funções na central multimídia e acertar retrovisores elétricos podem ser complicadas no Spin.

Esses ajustes demandam esticar o corpo, estender os braços e, consequentemente, desviar o olhar do trânsito.

Motorização

O motor 1.8 agrada alguns motoristas na cidade. Entretanto, é quase unânime entre os proprietários que ele é insuficiente nas estradas.

Um dos principais motivos: quando o veículo é carregado com malas e pessoas, os 111 cavalos de potência ficam ligeiramente “cansados” com toda essa carga.

Renault Duster

Renault Duster
Fonte: Quatro Rodas

Primeiro crossover a ser fabricado pela Renault, o Duster foi exibido oficialmente, em 2009, no Salão de Genebra.

Desde então, há especialistas que cogitam que o modelo poderá servir de base para um futuro modelo que, em tese, seria desenvolvido em parceria com a Nissan, visando atender diferentes mercados globais.

Pontos positivos do Renault Duster

Funcionalidade e amplitude da cabine

Com as alterações no ângulo de inclinação dos para brisas e a instalação de chapas inovadoras em sua carroceria, o Renault Duster passou a ser considerado como um dos modelos mais atrativos do mercado.

Ademais, o painel – antes simplório para o segmento – agora está mais funcional e bonito.

Conforto

As versões anteriores do Duster já traziam suspensão e espaço como elementos satisfatórios.

Contudo, estes itens estão ainda melhores, a partir de um maior isolamento da cabine em termos de vibrações e ruídos – algo que preocupa os condutores de veículos quando atingem a sua velocidade máxima.

Dessa forma, há retomadas e acelerações que geram barulhos, mas, de modo geral, os modelos recentes são bem mais silenciosos.

Preço

Os preços do Renault Duster merecem ser elencados entre os pontos positivos porque, mesmo considerando os veículos 0 km, os valores são extremamente atrativos.

O modelo parte de R$ 75 mil (aproximadamente) na mais simples de suas versões, até cerca de R$ 90 mil nas versões mais completas.

Aceitação no mercado

Por se tratar de um modelo de alta qualidade, o Duster é bem aceito no mercado, com especial destaque para o mercado de carros usados.

Então, isso pode facilitar muito a vida dos consumidores que buscam um veículo de qualidade e desejam pagar um valor acessível.

Tecnologia

A despeito do fato de que modelos “topo de linha” são mais caras em comparação às versões de entrada, ainda são bem mais baratas do que os concorrentes, trazendo uma série de equipamentos e itens tecnológicos.

Um bom exemplo disso pode ser encontrado na tela capacitiva de oito polegadas ou no sistema de 4 câmeras para facilitar as manobras.

Pontos negativos do Renault Duster

Motorização

Conforme mencionado, o Duster possui uma motorização bastante defasada.

O modelo possui tantos aspectos positivos que mereceria uma nova alternativa, como motor Turbo 1.3 ou algo equivalente, a fim de entregar economia aliada à potência.

Câmbio CVT

Diretamente vinculado ao ponto anterior, o câmbio CVT é ajustado para o conforto, ou seja, quando é necessário realizar uma subida mais íngreme, o veículo sofre bastante – o mesmo ocorre nas retomadas, que ficam significativamente mais lentas com este conjunto.

Consumo de combustível

A lentidão do câmbio poderia ser compensada pelo consumo de combustível. Infelizmente, não é isso que ocorre no Duster.

Apesar da existência de 2 sistemas muito úteis: o “Start & Stop” e o modo ECO, as médias de consumo poderiam ser bem melhores.

Desvalorização

Elencamos a desvalorização do Duster entre os seus pontos negativos, contudo, este aspecto pode ser relativo.

Em outras palavras, essa perda de valor é ruim somente para quem efetua a aquisição de um modelo zero quilômetro. Ou seja, a compra de um seminovo ou usado pode ser benéfica, se a intenção for a realização de uma futura revenda.

Afinal, qual é o melhor carro: Spin ou Duster?

Não há veículos que sejam unanimidade entre os consumidores.

Ainda assim, uma análise racional e fria do assunto demonstra que existem mais pontos positivos na aquisição de um Chevrolet Spin, principalmente, se você procura um automóvel espaçoso para viajar com crianças ou utilizar no seu trabalho.

Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.

Analise todos os pontos mais importantes para você, como ar condicionado, direção hidráulica, velocidade máxima (km/h) e mais aspectos.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Spin ou Ecosport que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Duster ou Sandero para descobrir qual é o melhor.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

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Até mais!