Tracker ou Renegade? Qual é a melhor opção entre os dois SUVs? Acompanhe o nosso artigo de hoje e descubra!
Ótimo Custo-Benefício
O Chevrolet Tracker é o SUV compacto da GM para o mercado atualmente
- Porta-malas mais avantajado do que outros SUVs dentro do segmento
- Compatibilidade com o Android Auto sem fio e o Apple CarPlay
- Partida do motor por botão e sensor de chave, além de de roda de liga leve, ar-condicionado automático, faróis full-LED, portas USB no banco traseiro e muito mais
Melhor Escolha
O Jeep Renegade 2021 foi lançado em 7 versões diferentes, com duas opções de motor
- Sistema de som com conexão bluetooth (Android Auto e Apple CarPlay)
- Esse motor consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 11,1 segundos, além de atingir a velocidade máxima de 182 km/h
- Ajuste de altura e profundidade do volante, banco traseiro bipartido e rebatível, ar condicionado
Tracker ou Renegade: quem vence a disputa?
Presentes em um mercado concorrido, mas em alta nos últimos anos, o Chevrolet Tracker e o Jeep Renegade são dois SUVs bastante conceituados por aqui.
Os veículos da categoria ano a ano “engolem” os sedãs e hatches médios, e esses dois modelos têm uma grande contribuição para esse processo.
Qual o melhor custo-benefício? Qual a melhor opção de compra? Analisaremos os principais detalhes sobre os carros neste comparativo para que você consiga definir o melhor SUV para você.
Tracker
O Chevrolet Tracker atua no mercado brasileiro desde 2001 e conseguiu evoluir bastante nessas duas décadas. Atualmente, é nada mais nada menos que o SUV compacto mais vendido do Brasil.
Além do próprio Renegade, o Tracker vem superando em vendas rivais como o Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V, contando com 5 versões em seu modelo atual:
- Chevrolet Tracker motor 1.0 Turbo AT
- Chevrolet Tracker LT motor 1.0 Turbo AT
- Chevrolet Tracker LTZ motor 1.0 Turbo AT
- Chevrolet Tracker Premier motor 1.0 Turbo AT
- Chevrolet Tracker Premier motor 1.2 Turbo AT
Pontos positivos do Tracker
Preço
Como os altos preços são algo comum para a categoria, o Tracker conta com um valor atrativo frente aos benefícios que possui, e também em comparação ao Renegade:
- Tracker motor 1.0 Turbo AT – sai a partir de 117.490,00 reais
- Tracker LT motor 1.0 Turbo AT – sai a partir de 122.990,00 reais
- Tracker LTZ motor 1.0 Turbo AT – sai a partir de 133.490,00 reais
- Tracker Premier motor 1.0 Turbo AT – sai a partir de 143.030,00 reais
- Tracker Premier motor 1.2 Turbo AT – sai a partir de 152.090,00 reais
Consumo
O consumo do Chevrolet Tracker também é comparativamente atrativo, principalmente quanto ao seu motor 1.0:
- Cidade – faz 8,1 km/l com etanol e 11,7 km/l abastecido com gasolina
- Estrada – faz 9,4 km/l com etanol e 13,5 km/l abastecido com gasolina
Motor
Também figurando entre os pontos positivos do modelo da Chevrolet, seu motor está disponível nas versões 1.0 L e 1.2 L (topo de linha).
Em ambos os casos, porém, trata-se de um propulsor Ecotec turbo de três cilindros, equipado com um câmbio automático de seis velocidades.
A opção 1.0 alcança os 116 cavalos, com torque de 16,8 kgfm, seja com etanol ou com gasolina. Já o 1.2 chega aos 133 cavalos com etanol.
Equipamentos e itens de série
Há bons equipamentos e itens de série no veículo, com destaque para:
- 6 airbags;
- Alerta de colisão frontal;
- Câmera de ré;
- Teto solar;
- MyLink 8 polegadas;
- Sensor crepuscular;
- Regulagem para a altura dos faróis;
- Controle para limite de velocidade;
- Luz LED (diurna);
- Computador de bordo;
- Sistema OnStar;
- Sistema de partida sem chave;
- Botão Start&Stop;
- Sensor de chuva;
- Assistência para partida em rampas;
- Ar condicionado digital;
- Controlador para velocidade de cruzeiro;
- Controle eletrônico de tração e estabilidade;
- Isofix;
- Sistema de alarme anti-furto;
- Direção elétrica;
- Piloto automático.
Pontos negativos do Tracker
Equipamentos de conectividade
Apesar dos itens de série e os opcionais serem bastante atrativos, o Tracker acabou perdendo pontos quanto à conectividade em sua última versão, assim com outros modelos da marca (Onix).
O modelo 2023 não conta com sistema integrado de wi-fi, conexão por Bluetooth ou Android Auto.
Falta de sofisticação nos acabamentos internos
Por ser um SUV, é comum que os clientes busquem um pouco mais de sofisticação em todos os detalhes do veículo.
Nesse caso, o modelo peca no acabamento interno, principalmente devido à presença do painel em plástico rígido.
Renegade
O Jeep Renegade chegou ao Brasil em 2015 com a meta justamente de revolucionar o mercado de SUVs.
Inegavelmente, trata-se de um modelo bastante diferenciado, desde o design à potência. Atualmente, o veículo está disponível nas versões:
- Jeep Renegade Sport T270 AT6
- Jeep Renegade Longitude T270 AT6
- Jeep Renegade S T270 AT9
- Jeep Renegade Trailhawk T270 AT9
Pontos positivos do Renegade
Motor e tração
O motor atual do Renegade é o novo 1.3 turboflex, presente em todas as versões da linha, mas com diferenciais interessantes. Isso porque as versões topo de linha ainda estão disponíveis com opções 4×4.
O T270, como é conhecido, entrega 180 cv de potência quando abastecido com gasolina e 185 cv com etanol, ambos com torque de 27,5 kgfm. Além disso, está equipado com um câmbio automático de 6 ou então de 9 marchas.
Consumo
Embora seja inferior ao do próprio Tracker, o consumo não chega a ser um problema para o Jeep Renegade 1.3:
- Cidade – consegue fazer 7,7 km/l com etanol e 11 km/l abastecido com gasolina
- Estrada – consegue fazer 9,1 km/l com etanol e 12,8 km/l abastecido com gasolina
Equipamentos de série e acessórios
A versão topo de linha do Renegade conta com:
- Porta-malas e portas com trava elétrica;
- Retrovisores elétricos;
- Câmera de estacionamento;
- Alerta de ponto cego;
- Sensor de chuva e crepuscular;
- Alarme;
- Lanternas em Led;
- Controle de estabilidade;
- Alerta de limite de velocidade;
- Piloto automático;
- Sistema detector de fadiga (motorista);
- Stop-start;
- Abs;
- Ar-condicionado digital;
- Faróis LED de Neblina;
- Sistema para o monitoramento da pressão dos pneus;
- Vidro elétricos;
- Sensor de estacionamento;
- Controle de tração;
- Android Auto e Apple Carplay;
- Isofix;
- Sete Airbags;
- Direção elétrica;
- Câmera de estacionamento;
- Computador de bordo.
Pontos negativos do Renegade
Preço
O Jeep Renegade conta com valores consideravelmente altos para a categoria, principalmente em comparação ao Tracker:
- Renegade Sport T270 AT6 4×2 – a partir de R$ 134.190
- Renegade Longitude T270 AT6 4×2 – a partir de R$ 149.490
- Renegade S T270 AT9 4×4 – a partir de R$ 173.690
- Renegade Trailhawk T270 AT9 4×4 – a partir de R$ 173.690
Tracker ou Renegade: Qual Vale Mais a Pena?
Entre o Tracker ou Renegade, apesar do modelo da Chevrolet ser o líder de vendas, o Renegade ainda leva a melhor quando o assunto é qualidade geral.
Mais robusto e mais potente, o Jeep é uma alternativa completa em sua versão topo de linha e com um consumo não tão atrás do Tracker.
Levando em consideração os valores, é claro, a Chevrolet sai na frente, já que está disponível por preços mais em conta.
Verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série, além de detalhes como frenagem autônoma de emergência e carregador por indução, por exemplo.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Mitsubishi ASX ou Jeep Renegade que fizemos aqui no blog.
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É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.