Tracker ou T-Cross? Qual Ganha a Batalha? Prós e Contras

Procura SUVs compactos para comprar? Então que tal conferir um comparativo entre Tracker ou T-Cross antes de fazer a sua escolha? Afinal de contas, os dois modelos se destacam pela “rivalidade” no mercado.

De um lado, o Volkswagen T-Cross, uma família de SUVs compactos de uma das mais tradicionais marcas que atuam no mercado brasileiro.

Do outro, o Chevrolet Tracker, especialmente com a sua versão Premier, que é a mais buscada no mercado.

No meio do caminho, muitas provocações nas propagandas e uma disputa acirrada pelo mercado de SUVs compactos (que o Tracker venceu no último mês, mas costuma ficar com o T-Cross).

E aí: Tracker ou T-Cross? Qual desses modelos é o mais interessante para você? Quem vence essa batalha? É o que veremos a seguir!

Melhor Escolha

Tracker

O Chevrolet Tracker é o SUV compacto da GM para o mercado atualmente

  • Porta-malas mais avantajado do que outros SUVs dentro do segmento
  • Compatibilidade com o Android Auto sem fio e o Apple CarPlay
  • Partida do motor por botão e sensor de chave, além de de roda de liga leve, ar-condicionado automático, faróis full-LED, portas USB no banco traseiro e muito mais

Ótimo Custo-Benefício

T-Cross

O T-Cross foi feito em São José dos Pinhais (PR)

  • Recebeu notas 5 estrelas no teste para adultos e crianças no quesito segurança
  • O T-Cross é mais festivo, devido aos contrastes de cor nos bancos, laterais, painel e console
  • São 8 cm a mais em relação ao irmão mais novo, 1 cm mais largo, além de ser 9 cm maior na distância entre eixos

 

Tracker ou T-Cross: qual comprar?

Volkswagen T-Cross
Fonte: Quatro Rodas

Para decidir entre Tracker ou T-Cross, é extremamente importante entender quais são os quesitos do nosso comparativo. Afinal, sem um padrão igual para ambos, não dá para escolher o melhor SUV compacto do mercado.

Para fazer a análise, nós avaliaremos cada carro com base em seus prós e contras. Mostraremos o que cada um tem a oferecer e o que você pode ganhar ao comprar cada versão.

Ao fim da análise, vamos fazer um resumo e apresentar nossas conclusões. Você vai descobrir qual dessas versões comprar e qual modelo melhor satisfaz suas necessidades.

Combinado? Então vamos em frente!

Chevrolet Tracker: tudo que você precisa saber

Chevrolet Tracker 1.0 Turbo
Fonte: Motor1

O Chevrolet Tracker é o SUV compacto da GM para o mercado atualmente. Uma nova versão do veículo foi lançada recentemente, a Premier, contanto com pontos positivos interessantes (mas algumas desvantagens que devem ser citadas).

Hoje em dia, o Tracker é um grande rival do T-Cross e ameaça a liderança do segmento conquistada pelo modelo da Volkswagen.

Mas será que o automóvel tem o que é preciso para conquistar os consumidores? Ou será que o modelo vai nadar, nadar, nadar e morrer na praia? Vejamos a seguir!

Pontos positivos do Tracker

Começaremos listando 5 pontos positivos do Chevrolet Tracker para você!

Chevrolet Tracker Premier

Não poderíamos começar sem mencionar o Chevrolet Tracker Premier como um ponto positivo interessante. O modelo é o topo de linha da família Tracker, sendo a versão mais robusta, com mais atrativos e recursos.

Consideramos o Tracker Premier uma vantagem para o modelo, pois esta é uma versão realmente superior e bastante poderosa se comparada com outras do mesmo segmento.

O Chevrolet Tracker Permier tem um motor 1.2 turbo de 3 cilindros, que usa um sistema de injeção indireta. Assim, é capaz de alcançar 133 cavalos de potência a 5.500 rotações por minuto, com um torque de 21.4 kgfm.

O modelo alcança os 100 km/h em apenas 11.1 segundos e tem um consumo interessante: faz 11.2 km/l de gasolina em ambiente urbano e 13.5 km/l na estrada. Por ser um motor flex, ele também roda com etol, fazendo 7.7 km/l na idade e 9.4 km/l em rodovias.

Além do bom motor, o modelo também se destaca por ter itens de série de recursos específicos, como veremos mais a seguir.

Conectividade

O primeiro ponto de vantagem do Chevrolet Tracker Premier sobre seu concorrente: a conectividade. O modelo sai de fábrica recheado de recursos importantes nesse sentido.

Além de uma central multimídia com uma tela de 8 polegadas, carro ainda tem 4G dedicado, roteador Wi-Fi que permite acesso até 7 aparelhos ao mesmo tempo, além de compatibilidade com o Android Auto sem fio e o Apple CarPlay.

Esses recursos permitem maior conforto para quem está dentro do SUV. Ter Wi-Fi, por exemplo, faz do Tracker Premier um carro fantástico para Uber de luxo, garantindo mais conforto e opções para os passageiros.

Espaço Interno

Quer conforto? Quer espaço? Então o Chevrolet Tracker Premier é o SUV para você. O carro se destaca dos rivais da mesma linha por ter um porta-malas mais avantajado do que outros SUVs dentro do segmento.

O porta-malas do Chevrolet Tracker tem volume de 393 litros, permitindo muito espaço para acomodação de itens e bagagem para transporte. No entanto, o carro se destaca ainda mais em seu em seu espaço interno de entre eixos: são 2,57 metros.

Isso significa que, entre as duas rodas, há 2,57 metros para os bancos dianteiros e traseiros, permitindo muito conforto para todos os usuários.

Itens de série

O Chevrolet Tracker Premier sai de fábrica bastante recheado, especialmente porque não conta com opcionais extras. Ou seja, tudo que pode estar no SUV, já foi implementado pela GM.

Além dos recursos de conectividade que destacamos anteriormente, o modelo ainda vem com teto solar panorâmico, assistente de estacionamento, um recurso para carregar smartphones sem qualquer fio, além do sistema de assistência da OnStar.

Para completar, o veículo tem partida do motor por botão e sensor de chave, além de de roda de liga leve (são 17 polegadas), ar-condicionado automático, faróis full-LED, portas USB no banco traseiro, sensores de chuva e também sensor de estacionamento (esses são na frente, atrás e nos lados do veículo).

Também há um alerta de ponto cego para aumentar a segurança.

É, portanto, um SUV muito completo.

Preços

Para completar, não poderíamos esquecer de um dos grandes fatores que movimentam os consumidores no mercado do Brasil: o Chevrolet Tracker tem ótimo preço.

O Tracker Premier é vendido no mercado por algo próximo de R$112 mil.

É claro que não é um valor acessível para toda a população, mas é um bom preço para um SUV compacto, especialmente no mercado atual, em que o carro zero quilômetro mais barato custa pouco mais de R$60 mil.

Pontos negativos do Tracker

Como nem tudo são flores, o Tracker também apresenta alguns pontos negativos. Veja quais a seguir!

Plásticos rígidos

Um dos grandes pontos de crítica dos consumidores é o uso excessivo de plásticos rígidos no acabamento interno do Chevrolet Tracker. Obviamente, um SUV compacto sem plásticos rígidos seria extremamente caro, mas o modelo da GM usa esse recurso em excesso.

Ar-condicionado

O Chevrolet Tracker vem com um ar-condicionado por zona, mas que não agrada aos motoristas.

Muitos usuários reclamaram publicamente sobre o fato de o equipamento não esfriar o suficiente. Além disso, há muitos relatos do ar desligar sem qualquer explicação.

Vão livre do solo

Por fim, um ponto negativo do Chevrolet Tracker Premier é que o SUV tem um pequeno espaço de vão livre do solo. São apenas 15,7 cm de distância entre o automóvel e o chão. Não é o suficiente para evitar raspagens em alguns obstáculos específicos.

Para se ter uma ideia, concorrentes da mesma linha, como o Nivus ou o Jeep Renegade, apresentam uma altura de vão livre maior, de 17,6 e 19,2 cm respectivamente.

Volkswagen T-Cross: tudo que você precisa saber

Volkswagen T-Cross
Fonte: Motor Show

Agora que você já viu tudo do SUV compacto da GM, é hora de analisar o seu grande rival: o Volkswagen T-Cross.

E aí, o que o carro alemão tem a oferecer? Será que equipamentos mais poderosos? Melhor consumo? Um motor mais capacitado? Ou será que este utilitário está abaixo do seu concorrente? É o que veremos a seguir com os prós e contras do T-Cross!

Vantagens do T-Cross

Começaremos, claro, com 5 pontos de destaque do Volkswagen T-Cross!

Motor

Para começar, precisamos ressaltar o motor turbo do Volkswagen T-Cross. Na verdade, a linha de SUVs conta com dois motores diferentes.

O primeiro é um motor 1.0 tricilíndrico. Ele é mais equilibrado e dinâmico, aplicando menos peso na parte dianteira do veículo, o que facilita o trabalho da suspensão.

Já o segundo é um motor 1.4 mais responsivo e potente. Essa versão é turbo e é capaz de alcançar 150 cavalos de potência. Não é a maior potência entre os SUVs subcompactos (o Jeep Renegade e o Compass chegam até 185 cavalos), mas compensa por ser um dos motores mais eficientes.

Para se ter uma ideia, o Volkswagen T-Cross Highline (que usa esse motor 1.4 turbo) faz 12,3 km/l de gasolina na cidade e 15 km/l na estrada. Esse é um valor gigantesco para SUVs compactos, fazendo do modelo um dos mais eficientes do segmento.

Tecnologia

O Volkswagen T-Cross Highline (e também o Cross Comfortline) são feitos utilizando a plataforma MBQ A0, da montadora alemã. Na prática, isso permite que o automóvel tenha acesso a um excelente quadro tecnológico.

Para começar, o modelo tem uma central multimídia com até 10 Gigas no HD e conexão com seu celular. Portanto, o motorista pode colocar um filme para tocar e deixar os passageiros assistindo durante uma longa viagem, por exemplo.

Segurança

Um dos grandes benefícios do Volkswagen T-Cross (em qualquer versão), é fato do modelo ser um dos SUVs com mais segurança do mercado (com grande distância dos concorrentes).

O Volkswagen T-Cross é um dos SUVs líderes em segurança. Todos os modelos da linha contam com frenagem automática em manobras traseiras. Além disso, o modelo pede menos pressão no pedal do freio para parar, o que dá mais controle ao motorista.

O carro tem freios a disco nas 4 rodas, além de 6 airbags instalados (2 na frente, 2 nas laterais e 2 do tipo cortina).

Não poderíamos deixar de citar, claro, controle de tração e estabilidade, além de bloqueio eletrônico de diferencial e assistente de partida em rampas ou subidas.

O único ponto de segurança que o carro tem é não ter um sensor de ponto cego instalado. Fora isso, o Volkswagen T-Cross é um dos SUVs mais seguros do mercado.

Versatilidade

Para completar as vantagens, não poderíamos esquecer de mencionar o quão versátil é o T-Cross. Existem várias versões do SUV por aí, como o T-Cross Highline ou o T-Cross Comfortline.

Essa família completa permite ao consumidor maior controle sobre o tipo de carro que ele quer ter, especialmente pela presença de opcionais diversos para customizar a experiência com o automóvel.

Assim, o consumidor pode pegar um Volkswagen T-Cross Comfortline, por exemplo, e colocar opcionais até sobrepor seus pontos negativos em relação ao Highline.

Desvantagens do T-Cross

Agora, vejamos a seguir as desvantagens das versões do Volkswagen T-Cross!

Farol embaçado

Proprietários deste modelo da Volkswagen já fizeram diversas reclamações sobre os faróis embaçados do SUV. No entanto, esse é um problema que só será corrigido nas próximas versões do T-Cross. Isso porque a falha é estrutural.

Há, no design do SUV, um problema de má vedação do seu farol. Na prática, a água consegue entrar e acaba vaporizando pela alta temperatura das lâmpadas, causando o farol embaçado.

Porta-malas

O Volkswagen T-Cross tem um porta-malas um pouco abaixo da média do segmento. Seu espaço interno é de apenas 373 litros na versão Highline, a com maior espaço.

Não é uma quantidade ruim, claro, mas para um SUV é um pouquinho abaixo do segmento. Há, entretanto, uma opção para melhorar isso.

O VW T-Cross permite mudar a inclinação do banco traseiro para aumentar o porta-malas, mas isso reduz a usabilidade do veículo, que agora não pode transportar tantas pessoas.

Preços

Por fim, precisamos destacar o fato de o T-Cross ser um modelo mais caro do que seu rival dessa lista. Ele não está necessariamente entre as versões topo de linha do segmento, ou seja, não é um SUV de luxo, mas custa pelo menos R$3 mil a mais.

No entanto, o verdadeiro problema não é apenas ter um valor de mercado maior, é vir com menos detalhes e itens de série. Considerando o custo com opcionais para ter os mesmos itens do Tracker, o T-Cross sai muito mais caro.

Conclusão: Tracker ou T-Cross, qual comprar?

Chevrolet Tracker
Fonte: Chevrolet

Pronto! Agora que vimos todos os quesitos, é hora de decidir: Tracker ou T-Cross, qual comprar?

Na nossa avaliação, deu empate técnico entre os dois SUVs. Parece evidente, no entanto, que o Tracker traz o melhor custo-benefício, pois é mais barato e já vem recheado de itens de série.

O T-Cross, entretanto, tem um melhor consumo, mais opções e muito mais segurança, sendo uma opção um pouco mais robusta nesse sentido.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre T-Cross ou Taos que fizemos aqui no blog.

No geral, a resposta vai depender do seu perfil de consumidor, já que ambos são bem parecidos: têm motores mais ou menos semelhantes, ambos têm câmbio automático, tanque de combustível equivalente e mais.

E aí, qual deles você vai comprar: Tracker ou T-Cross? Antes de fazer sua compra, compartilhe este conteúdo com amigos por e-mail ou nas redes sociais e peça a opinião deles!