HR-V ou Jeep Compass? Sendo dois SUVs de destaque no mercado nacional, os modelos da Honda e da Jeep têm bastante a entregar em suas respectivas subcategorias.
Enquanto o Honda HR-V é um compacto, o Compass é um utilitário médio, com características bem distintas. Mas, qual dos dois é mais atrativo? Veja nosso comparativo!
- Assistente para redução de ponto cego
- Espaço interno amplo, e com sistema de rebatimento dos bancos
- Chave com a função Smart Entry, para travamento e destravamento automático
Melhor Escolha
O Compass foi um dos pioneiros do Grupo Chrysler na disponibilização de modelos dotados de Câmbio CVT
- Motor Turbo Flex GSE 1.3, com 185 cavalos de potência, seis marchas e um torque de 270 N.m
- O modelo comporta até cinco pessoas, com bastante conforto
- A central multimídia vem com o sistema Uconnect LIVE, que utiliza os comandos de voz e do volante para gerenciar os recursos de informação e de entretenimento do veículo
HR-V ou Jeep Compass
Atuando em subcategorias diferentes, o HR-V disputa mais diretamente com o Jeep Renegade, o compacto da marca.
No entanto, sendo um modelo japonês autêntico, não peca tanto em tecnologias e tem preços em suas versões completas que tocam nos valores dos modelos de entrada do Compass.
Honda HR-V
O Honda HR-V surgiu no mercado internacional ainda em 1999, mas chegou ao Brasil somente 16 anos depois, em 2015.
Atuando na categoria de SUVs compactos, o modelo traz características típicas dos veículos japoneses, que esbanjam tecnologia.
Como não tem preços tão atrativos assim entre os compactos, e disputa com rivais de peso: Chevrolet Tracker, Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Jeep Renegade (“irmão menor” do Compass), dentre outros, o HR-V terminou 2022 como o 10º mais vendido da categoria, com 15.404 unidades emplacadas.
Atualmente, o carro está disponível em quatro versões distintas, dando mais possibilidades ao consumidor:
- Honda HR-V EX SENSING 1.5
- Honda HR-V EXL SENSING 1.5
- Honda HR-V Advance 1.5
- Honda HR-V Touring 1.5
Pontos positivos do Honda HR-V
Motor
Embora ambos sejam 1.5, o Honda HR-V conta com duas alternativas de motorização distribuídas entre suas versões básicas e topo de linha.
O EXL Honda SENSING e o EX Honda SENSING estão equipados com o motor 1.5L DI i-VTEC Flex, que é um pouco menos potente, mas entrega 126 cavalos de potência, a 6200 rpm, em ambos os combustíveis (etanol ou gasolina).
A diferença, nesse caso, fica por conta do torque: com gasolina o propulsor entrega 15,5 kgfm, enquanto com etanol são 15,8 kgfm, ambos a 4600 rpm.
Quanto ao Honda HR-V Advance e ao Honda HR-V Touring, eles estão equipados com o motor 1.5 DI VTEC Turbo Flex, que é bem mais potente, entregando 177 cv, a 6000 rpm (G e E).
O torque se mantém o mesmo para os dois combustíveis: 24,5 kgfm, entregues entre 1700 rpm e 4500 rpm.
Acoplado aos motores está um sistema de transmissão automática do tipo CVT (Paddle Shifts) de 7 velocidades, que contribui diretamente para o desempenho do veículo.
Assim, as versões turbo, por exemplo, conseguem sair de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 s, alcançando 200 km/h na velocidade máxima.
Segurança e tecnologias
Sendo um modelo SUV japonês, o que não falta no HR-V é tecnologia, contribuindo diretamente para a segurança das viagens. A versão completa do veículo pode chegar com:
- 6 airbags
- Freios ABS
- Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
- Alarme de segurança
- Tomada de 12 V
- Multimídia 8 polegadas
- Apple CarPlay
- Android Auto
- Freios de estacionamento eletrônico
- Controle de tração
- Controle de estabilidade
- Assistente para partida em rampas
- Assistente para partida em declives
- Sensor de chuva
- Sistema de luzes emergenciais
- Partida remota
- Cinto de segurança 3 pontos
- myHonda Connect
- Sistema alerta para o afivelamento dos cintos
- Isofix
- Câmera de ré
- Sistema alerta para a pressão dos pneus
- Sistema que indica o esquecimento de objetos no banco traseiro
- Assistente de redução do ponto cego
- Honda SENSING
- Adaptive Cruise Control, que ajuda a manter uma distância segura do veículo a frente
- Acionamento automático dos freios ao detectar uma colisão frontal possível
- Ajuste dos faróis automático
- Sistema para permanência na faixa
- Sistema que evita a saída da pista
Consumo
Dentro do comparativo entre o HR-V ou Jeep Compass, o modelo da Honda apresenta números interessantes de consumo.
Nesse caso, é claro, tudo vai depender da versão escolhida, já que o turbo é um pouco menos eficiente nesse aspecto.
O EX e o EXL fazem os mesmos números:
- Na cidade, os modelos chegam a 8,8 km/l (etanol) e 12,7 km/l (gasolina);
- Já na estrada eles fazem 9,8 km/l e 13,9 km/l, respectivamente.
Os modelos Advance e Touring também têm o mesmo consumo, por utilizarem o mesmo motor turbo:
- Na cidade, os modelos chegam a 7,9 km/l (etanol) e 11,3 km/l (gasolina);
- Já na estrada eles fazem 8,8 km/l e 12,6 km/l, respectivamente.
Conforto
Do mesmo modo que as tecnologias trazem segurança para as viagens, elas também são capazes de aumentar o conforto para o motorista e demais ocupantes:
- Sensor de estacionamento
- Vidros elétricos com sistema antiesmagamento
- Travamento das portas por acionamento no botão
- Porta-malas automático
- Ajuste da profundidade e altura da coluna de direção
- Sistema para o desligamento automático do farol
- Retrovisor interno fotocrômico
- Sistema Start&Stop do motor
- Carregamento de smartphones por indução
- Ar-condicionado digital
- Câmera de ré
- Sensor de presença para a abertura e fechamento da tampa traseira do veículo
- Dentre outros
Pontos negativos do Honda HR-V
Espaço interno
Em linhas gerais, o espaço interno não é ruim, sendo inclusive um dos mais amplos de sua categoria.
Contudo, não dá para comparar com um SUV médio como o Jeep Compass, que é bem maior que o compacto da Honda.
São 4.385 mm de comprimento, 1.790 mm de largura, 1.590 de altura, e 2.610 mm na distância entre-eixos.
O destaque negativo principal vai para o próprio entre-eixo e também para a altura, que dificulta um pouco o conforto para passageiros mais grandes no banco de trás.
Porta-malas
Sendo um compacto, o porta-malas do HR-V também não é dos maiores. São 354 litros em todas as versões do modelo japonês.
Preço
Tanta tecnologia e qualidade do veículo tem um custo alto a se pagar. Nesse caso, o HR-V é sim um veículo bastante caro para um compacto.
As versões turbo, por exemplo, têm valores que andam bem perto de um SUV médio, como o próprio Compass, aliás. Atualmente, o valor de cada versão do veículo japonês custa:
- Honda HRV EX SENSING 1.5 – a partir de R$ 148.900,00
- Honda HRV EXL SENSING 1.5 – a partir de R$ 156.700,00
- Honda HRV Advance 1.5 – a partir de R$ 182.900,00
- Honda HRV Touring 1.5 – a partir de R$ 190.900,00
O destaque positivo nessa questão vai para as versões de entrada, que tem um custo mais atrativo dentro deste comparativo.
Jeep Compass
Diferentemente do HR-V, o Jeep Compass é um SUV médio norte-americano, e que assim como seu irmão menor, Renegade, faz muito sucesso no mercado nacional.
Para se ter uma ideia, mesmo custando valores altos, o modelo foi o terceiro SUV mais vendido no Brasil em 2022, considerando inclusive os compactos.
O primeiro, é claro, foi o Chevrolet Tracker (70.806 unidades), e o segundo foi o VW T-Cross (65.341 unidades), que são crossovers com preços mais em conta.
O Jeep Compass surge logo atrás com 63.564 unidades emplacadas em 2022, um feito realmente plausível para um modelo de porte médio, e mais caro.
O utilitário esportivo chegou no país somente em 2016 e está disponível atualmente nas seguintes versões:
- Jeep Compass T270 Flex Longitude
- Jeep Compass T270 Flex Limited
- Jeep Compass S T270 Flex
- Jeep Compass TD350 4×4 Longitude
- Jeep Compass TD350 4×4 Limited
- Jeep Compass TD350 4×4 Trailhawk
- Jeep Compass Série S PHEV (híbrido)
Pontos positivos do Jeep Compass
Motor, tração e câmbio
O Jeep Compass também conta com variações quanto ao seu motor, que está disponível em opções 1.3 e 2.0. Outro destaque é que o modelo agora também conta com uma versão híbrida.
As versões de entrada possuem o motor 1.3 T270 Turbo Flex, que gera 185 cavalos e 27,5 kgfm de torque, sendo abastecido a gasolina ou etanol.
Esse propulsor tem aceleração de 9,4 s, e alcança 207 km/h, tendo acoplado um câmbio automático de 6 marchas.
Os topos de linha, no entanto, chegam com o 2.0 TD350 Turbo Diesel, que gera 170 cavalos e 35,7 kgfm de torque.
Movido a diesel, eles têm aceleração de 10,7 s e alcançam 195 km/h, com um câmbio automático de 9 velocidades e tração nas quatro rodas.
Como mencionado, um diferencial do Compass é que ele também possui uma versão híbrida, o Jeep Compass Série S 4xe PHEV 4xe, de 240 cv.
Equipamentos e opcionais
Tecnologia, segurança e conforto também é sinônimo do modelo norte-americano, que por ser um SUV médio chega com variados equipamentos em suas versões completas:
- Câmera de ré
- 7 Airbags
- Sensor de Chuva
- Sensores de estacionamento traseiro
- Sensores de estacionamento dianteiro
- Assistente para partida em declives
- Assistente para partida em subidas
- Sistema que detecta a fadiga do motorista
- Controle de tração
- Controle de estabilidade
- Computador de bordo
- Sistema para a abertura do porta-malas (sensor de presença)
- Sistema de alerta para colisão frontal e sistema emergencial de frenagem
- Freios ABS
- Teto solar panorâmico
- Tomada 12v
- Piloto Automático
- Sistemas de alarme
- Sistema que realiza o reconhecimento das placas de trânsito
- Alerta indicando mudança de faixa
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Suspensões do tipo off-road
- Sistema de controle anticapotamento
- Sistema que realiza o monitoramento da pressão dos pneus
- Vidros elétricos
- Faróis com luz Full Led
- Bancos do carro revestidos em couro
- Ar-condicionado Automático
- Chave com sistema de telecomando
- Multimídia 10,1”
- Android Auto
- Apple Carplay
- Isofix
- Ajuste da altura e da profundidade do volante
- Retrovisor do interior eletrocrômico
- Câmera 360°
- Direção elétrica
- Modos de condução variáveis
- Sistema que realiza o monitoramento de pontos cego
- Sistema para estacionamento semi-autônomo
- Limitador da velocidade
- Faróis com sistema de acendimento automático
- Dentre outros
Espaço interno
Sendo um SUV médio, o Jeep Compass se destaca por oferecer um espaço interno bem mais atrativo que o HR-V.
São 4.416 mm de comprimento, 1.819 mm de largura, 1.635 de altura, e 2.636 mm na distância entre-eixos.
E como trata-se de um modelo de 5 lugares, todos os ocupantes conseguem viajar tranquilamente. Além disso, o porta-malas também é maior: 420 litros.
Pontos negativos do Jeep Compass
Preço
Também por ser um SUV médio, o Compass tem valores bem mais altos que próprio HR-V, que já é caro:
- Jeep Compass T270 Flex Longitude – valores partindo de R$ 184.490,00
- Jeep Compass T270 Flex Limited – valores partindo de R$ 206.990,00
- Jeep Compass Série S T270 Flex – valores partindo de R$ 230.990,00
- Jeep Compass TD350 4×4 Longitude – valores partindo de R$ 229.590,00
- Jeep Compass TD350 4×4 Limited – valores partindo de R$ 249.690,00
- Jeep Compass TD350 4×4 Trailhawk – valores partindo de R$ 249.690,00
- Jeep Compass Série S PHEV (híbrido) – valores partindo de R$ 338.400,00
Consumo
Desconsiderando a versão híbrida, que é extremamente econômica, chegando aos 19,9 km/l na cidade e 14,4 km/l nos trechos rodoviários, o Compass tem um desempenho baixo em relação à consumo.
Nas versões 1.3, por exemplo, são somente 7,1 km/l e 10,4 km/l na cidade, e 8,6 km/l e 12,1 km/l na estrada, respectivamente com etanol e gasolina.
Já o 2.0 faz consegue fazer 10,4 km/l (cidade) e 13,5 km/l (estradas), abastecido com diesel.
HR-V ou Jeep Compass: Qual Vale Mais a Pena?
Como foi possível observar, tanto o Honda HR-V quanto o Jeep Compass são realmente SUVs bastante atrativos.
Sendo um modelo médio, porém, é inegável que o Compass é mais completo e tem muito mais a entregar ao consumidor, levando em consideração suas versões topo de linha principalmente.
O destaque do modelo da Honda vai para suas opções de entrada, que têm valores mais atrativos.
Afinal, para comprar um Jeep completo, o preço é realmente bem alto, apesar do investimento valer sim a pena.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Jeep Compass ou Cherokee que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Fit ou HR-V para descobrir qual é o melhor.
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É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.