Nivus ou Compass: Qual Ganha o Duelo? Veja Aqui

Uma coisa é certa: na hora de escolher entre dois carros, é preciso estar munido de todas as informações necessárias para fazer a melhor escolha. Nesse sentido, o conteúdo de hoje vai te ajudar a escolher entre o Nivus ou Compass.

Junto a sucessos como o Corolla Cross, o Honda HR-V, o Volkswagen T-Cross, o Fiat Pulse, o Jeep Commander, o Jeep Renegade e o Chevrolet Tracker, os modelos Volkswagen Nivus e Jeep Compass estão entre os veículos mais vendidos no Brasil, presentes entre o Top 10 de vendas.

Por isso, é normal pintar aquela dúvida no momento de escolher entre um e outro. E caso você queira um auxílio para se decidir entre o Nivus ou Compass, continue com o Review Auto e veja os pontos positivos e negativos de cada marca.

Ótimo Custo-Benefício

Nivus Highline

A grande aposta da Volkswagen para o segmento SUV

  • Com tanque de combustível com capacidade para 52 litros, ele roda, na cidade, 12,1 km/l a gasolina e 8,3 km/l a etanol
  • Porta malas com capacidade para até 415 litros
  • Considerado semi completo diante dos vários itens e acessórios de segurança, conforto e entretenimento presentes no veículo

Melhor Escolha

Jeep Compass

O Compass foi um dos pioneiros do Grupo Chrysler na disponibilização de modelos dotados de Câmbio CVT

  • Motor Turbo Flex GSE 1.3, com 185 cavalos de potência, seis marchas e um torque de 270 N.m
  • O modelo comporta até cinco pessoas, com bastante conforto
  • A central multimídia vem com o sistema Uconnect LIVE, que utiliza os comandos de voz e do volante para gerenciar os recursos de informação e de entretenimento do veículo

Nivus Highline

Nivus Highline
Fonte: Motor1

Para quem já conhece o Volkswagen Nivus, sabe que o veículo é muito estiloso e tem um preço bastante atraente. Além disso, a marca teve presença no top 10 de vendas de 2022 e promete manter o sucesso para esse ano também.

Pontos positivos do Nivus

Para começar nosso comparativo entre os modelos, segue abaixo a lista com as principais vantagens de se adquirir um Nivus Highline.

Preço competitivo

Atualmente, o subsegmento dos SUV-cupês vem atraindo uma legião de consumidores e investimentos.

A Volkswagen, por exemplo, foi a primeira fábrica a investir em uma opção mais acessível a essa categoria, criando veículos mais baratos e competitivos em sua linha de montagem, mesmo em suas versões Premium.

Sendo assim, o ótimo custo-benefício do Nivus Highline já o coloca na frente dos demais concorrentes.

Estilo

O estilo do Nivus é inconfundível e tem agradado o consumidor brasileiro já há algum tempo.

Sua suspensão mais elevada, em semelhança ao modelo T-Cross, tem como base o mesmo tipo de suspensão do Polo, o que soa aqui como um elogio.

Sendo assim, o estilo e design do Nivus se mantém como um grande diferencial em comparação aos outros SUVs.

Motor

Embora o Nivus ainda não tenha uma versão 1.4 turbo, como alguns de seus concorrentes, é certo que seu motor 1.0 turbinado consegue muito bem dar conta do recado.

Afinal, o motor do Nivus consegue equilibrar um excelente desempenho com o baixo consumo de combustível. Uma combinação perfeita para os amantes das quatro rodas.

Pontos Negativos do Nivus

Confira também as principais desvantagens do Nivus, logo a seguir.

Acabamento e espaço interno

O acabamento do Nivus é simples demais e deixa a desejar quando comparado aos veículos da mesma categoria.

O espaço interno também fica devendo, incluindo o tamanho do porta-malas, quando comparado aos veículos de porte ou modelo semelhante.

Equipamentos

Apesar de ser um item bastante desejado pelos compradores de SUVs, a falta de um teto panorâmico no Nivus conta como ponto negativo para o carro.

Ademais, mesmo com os retrovisores externos de tamanho adequado, o design do veículo contribui para que o motorista se depare com um grande ponto cego enquanto dirige.

As suspensões também possuem um ponto falho e não são muito adequadas para uso em estradas de terra.

Aproveite e veja mais prós e contras do Nivus aqui.

Jeep Compass

Jeep Compass
Fonte: Quatro Rodas

O Jeep Compass é um verdadeiro campeão de vendas aqui no Brasil, ficando entre o top 5 da categoria. E como se isso não bastasse, a versão de 2022 acabou ganhando um novo motor.

Pontos positivos do Compass

Agora é a vez de conhecermos as vantagens do Compass. Confira a seguir todos os pontos que fazem do Compass um dos destaques de vendas no segmento de SUVs.

Acabamento

Com certeza, um dos maiores destaques do Compass é o seu acabamento. Na verdade, até mesmo nas versões anteriores, o SUV já se destacava entre os demais nesse quesito.

E para a versão mais recente, o veículo acabou ganhando superfícies mais emborrachadas e materiais nobres.

Tecnologia

A tecnologia empregada no Compass também é um quesito que merece ser citado. O quadro de instrumentos digital, controle do ar-condicionado, assim como a central multimídia, possuem muitas informações e são fáceis de usar.

E ainda, para prestar um auxílio maior ao motorista, existem botões físicos para a maioria dos comandos.

Equipamentos

Todo o pacote de equipamentos que vem para equipar o Compass, direto da linha de montagem, não deixa nada a desejar, bem como as tecnologias semiautônomas das versões mais caras.

As suspensões e chassi são bastante robustos e a mecânica 1.3 turbo flex possui um excelente desempenho.

Ainda, o modelo Compass conta com uma tração 4×4 a diesel que traz bastante economia, principalmente nos momentos em que o veículo for usado fora de estrada.

Pontos negativos do Compass

Fique agora com as principais desvantagens do Compass.

Espaço

O Jeep Compass é considerado um compacto médio e, como a maioria dos veículos dessa categoria, pode trazer alguns contratempos em relação ao espaço interior.

Por exemplo, o banco traseiro não oferece muito espaço, além de possuir o encosto bem verticalizado. Já o porta-malas, com apenas 411 litros, acaba sendo menor que grande parte dos veículos compactos.

Consumo de combustível (km/l)

Equipado com um motor 1.3 turbo, o Compass não se mostra nada econômico.

Seu consumo é bastante alto e isso pode pesar muito no bolso do proprietário, principalmente para quem faz uso do veículo com grande frequência.

Câmbios

O câmbio do Compass não é dos melhores da categoria, mostrando-se muitas vezes meio indeciso nas respostas.

Por sua vez, esse tipo de câmbio acabou assumindo uma má reputação, mostrando-se pouco confiável e apresentando uma série de problemas.

Qual o melhor: Nivus ou Compass?

Estamos finalizando nosso conteúdo comparativo entre o Nivus ou Compass. Afinal, qual o melhor modelo?

Em relação aos preços, o Nivus se mostra mais barato que o concorrente e soma um ponto positivo.

O Nivus também possui um design mais bonito e um motor que consegue combinar o alto desempenho com baixo consumo.

Infelizmente, ainda que bonito, o acabamento do Nivus deixa a desejar, bem como a falta de alguns equipamentos essenciais.

Por outro lado, o Compass chega com um acabamento mais refinado, alta tecnologia empregada e um ótimo pacote de equipamentos.

No quesito de pontos negativos, o espaço interno, consumo alto de combustível e os câmbios contam como pontos contra o modelo da Jeep.

Portanto, entre os dois modelos, o Nivus se mostra mais vantajoso, principalmente se você gosta de carros mais econômicos e que, ao mesmo tempo, tenham um custo-benefício interessante.

Alternativas

Ainda não tem certeza se o Nivus ou o Compass são o carro perfeito para você? Confira algumas boas alternativas:

  • Toyota Corolla Cross
  • Renault Duster
  • Nissan Kicks
  • Hyundai Creta

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Tracker ou Compass que fizemos aqui no blog.

Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.

Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!

Apesar de serem modelos diferentes, o Nivus e o Compass têm muito em comum. Ambos oferecem um ótimo desempenho, segurança e conforto, além de contarem com recursos modernos e tecnologias avançadas. No entanto, cada um tem suas vantagens e desvantagens, e o que vale é a escolha do consumidor. Se você está em dúvida entre os dois, é importante avaliar seus próprios critérios e escolher o que melhor se encaixa no seu estilo de vida.