Jeep Compass ou Corolla Cross? Qual o Melhor? Prós e Contras

Selecionar entre Jeep Compass ou Corolla Cross representa um grande desafio – para dizer o mínimo.

O primeiro domina o mercado de SUVs desde o seu lançamento, em 2016. Desde então, outras montadoras empreendem múltiplos esforços para superar o Jeep Compass.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo este artigo as principais informações acerca de ambos os modelos, a fim de ajudar você a fazer a melhor escolha.

Boa leitura!

Melhor Escolha

Jeep Compass

O Compass foi um dos pioneiros do Grupo Chrysler na disponibilização de modelos dotados de Câmbio CVT

  • Motor Turbo Flex GSE 1.3, com 185 cavalos de potência, seis marchas e um torque de 270 N.m
  • O modelo comporta até cinco pessoas, com bastante conforto
  • A central multimídia vem com o sistema Uconnect LIVE, que utiliza os comandos de voz e do volante para gerenciar os recursos de informação e de entretenimento do veículo

Ótimo Custo-Benefício

Corolla Cross

Trata-se de um SUV crossover classificado como “médio” produzido, desde 2020, pela fabricante japonesa Toyota

  • O Toyota Safety Sense alerta sobre a existência de veículos à sua frente, por meio de sensores e radares
  • No Corolla Cross, todos ficam bem acomodados, tanto o motorista quanto os passageiros
  • Sistema multimidia dotada de tela central (touchscreen) de oito polegadas e inúmeras funções

Corolla Cross ou Jeep Compass?

O Jeep Compass lidera o mercado, em seu segmento, desde 2016. Recentemente, passou por uma reestilização que alterou mais aspectos internos do que externos no modelo.

Por seu turno, o Corolla Cross, fabricado na cidade de Goiana, Pernambuco (PE), enfrenta a árdua tarefa de competir com o líder de vendas, tentando aproveitar o sucesso do sedan Toyota Corolla. Não por acaso, a montadora decidiu apostar na manutenção do nome.

Dessa forma, há uma interessante disputa no mercado: de um lado, o líder renovado e, de outro, um novato com “sobrenome” famoso. Qual você escolherá?

Recomendamos que você acompanhe o artigo até o final antes de responder!

Jeep Compass

Jeep Compass
Fonte: Quatro Rodas

O Compass foi um dos pioneiros do Grupo Chrysler (atualmente, “Stelantis North America”) na disponibilização de modelos dotados de Câmbio CVT (transmissão continuamente variável) – fabricado pela Jatco.

Pouco depois, a segunda geração superou a marca de quatrocentas mil unidades construídas na fábrica de Goiana, Pernambuco (PE).

O Jeep Compass é, portanto, fabricado em nosso país desde a sua chegada ao mercado, no ano de 2016, sendo exportado para dezesseis países da América Latina. Apenas o modelo 4×4 vem do exterior, sendo importado da Itália.

Pontos positivos do Jeep Compass

Jeep Compass
Fonte: Jeep

Desempenho

O desempenho do Jeep Compass é um dos aspectos mais positivos do modelo. As versões Longitude, Sport, Limited e S possuem o motor Turbo Flex GSE 1.3, com cento e oitenta e cinco cavalos de potência, seis marchas e um torque de 270 N.m.

Isso faz com que este motor seja mais potente que o do Toyota Corolla Cross XRE 16 V Flex 1.0 e, também, que o do Taos 1.4. TSI.

Contudo, os modelos do Compass dotados de motor Turbodiesel (Longitude TD 350, Limited TD 350 e Trailhawk TD 350), único no Brasil, possui 9 marchas, torque de 350 N.m e 170 cavalos de potência.

Espaço interno

Inegavelmente, o espaço interno é um elemento positivo do Compass, top de linha. O modelo comporta até cinco pessoas – com bastante conforto. Isso é excelente para quem utiliza o carro em viagens mais longas.

A sua distância entre eixos é de 2.636 milímetros.

Logo, é verdade que outros veículos da mesma categoria apresentam mais espaço interno (por exemplo, o Corolla Cross, com 2.640 milímetros, e o Volkswagen Taos, com 2.680 milímetros). Todavia, como a diferença é pequena, o conforto interno não é comprometido.

Acabamento

O acabamento também chama bastante a atenção dos consumidores neste modelo. Afinal, desde o lançamento do Jeep Compass S no mercado brasileiro, a montadora priorizou este aspecto.

Isso está presente nas costuras dos bancos, nos acessórios de plástico, nos tampos das portas e em outros aspectos.

Enfim, o acabamento é de extrema qualidade. Os materiais utilizados no Jeep Compass S não dilatam e, tampouco, provocam barulhos incômodos.

Antes de tudo, é preciso considerar o design rústico do acabamento interno, com bastante plástico emborrachado e couro – o que é esteticamente coerente com o segmento.

Em termos práticos, não há nenhum concorrente que o supere nesse quesito!

Segurança

O Compass é um veículo muito seguro: são sete air bags (dois de cortina, um para a posição do joelho do condutor, dois frontais e dois laterais).

Ademais, o veículo possui recursos interessantes para elevar os níveis de segurança, destacando-se:

  • Sistema ACC;
  • Assistente de partidas em rampas inclinadas e descidas;
  • Park Assist;
  • Sistema ABS de freios;
  • Detector para o tráfego cruzado;
  • Protetor reforçado de cárteres;
  • Tração eletrônica nas 4 rodas;Monitoramento de pontos cegos;
  • Alerta para mudanças de faixa.

Conectividade

A conectividade do Jeep Compass ajuda a explicar por que o modelo é um verdadeiro campeão de vendas.

Atualmente, a central multimídia vem com o sistema Uconnect LIVE, que utiliza os comandos de voz e do volante para gerenciar os recursos de informação e de entretenimento do veículo.

Tudo isso sem que o motorista tenha que desviar sua atenção da via.

Acessórios

Os acessórios presentes no Compass também facilitam a rotina de seus motoristas, elevando tanto a durabilidade quanto a segurança do veículo.

Há, por exemplo, frisos laterais que ajudam a coibir pequenas avarias, como arranhões e amassados. Sem dúvidas, trata-se de algo imprescindível para quem transita por vias muito movimentadas e se preocupa com a boa aparência de seu carro.

Outro item relevante é a pedaleira esportiva que, além de deixar o veículo mais belo, aumenta a sua aderência ao solo, aprimorando a estabilidade geral.

Pacotes de serviços

Não podemos deixar de mencionar, neste último ponto positivo, o chamado “pacote de serviços” disponibilizados aos proprietários do Jeep Compass.

Um bom exemplo reside na possibilidade de contratar garantia adicional, com até cinco anos a mais de proteção.

Essa opção é bastante econômica, mas faz toda a diferença.

Da mesma forma, ao adquirir o veículo, você poderá contratar, também, pacote com serviços de revisão – com descontos e a garantia de preços fixos.

Pontos negativos do Jeep Compass

Manutenção

Os custos de manutenção representam um dos elementos mais negativos do Jeep Compass.

Mesmo que o veículo seja bem resistente e não tenha problemas frequentes, quando estes ocorrem, os proprietários se encontram diante da necessidade de desembolsarem grandes somas.

Recentemente, aliás, um grupo de indivíduos que compraram diferentes modelos da marca Jeep realizou protestos contra os preços elevados que são cobrados pelos prestadores de serviços autorizados.

O intuito era o de melhorar a relação custo benefício.

Porta malas

Outro aspecto muito criticado no Compass diz respeito ao tamanho de seu porta malas. Apesar de ter quatrocentos e dez litros de capacidade, ele é menor em comparação aos seus concorrentes diretos.

O VW Tiguan, por exemplo, possui setecentos e dez litros de capacidade no porta malas (além disso, é comercializado por valores semelhantes aos do Jeep Compass Longitude Flex).

Dentre os modelos que superam o Compass 2022 neste quesito, destacam-se o VW Taos (498 l), o Corolla Cross (440 l) e o Caoa Chery Tiggo (475 l).

Consumo

As versões do Compass que possuem motor a diesel podem ser consideradas bastante econômicas. De igual modo, a versão híbrida 4×4 obtém uma performance ainda melhor, fazendo 25 km/l em vias urbanas e 24 km/l nas rodovias.

Logo depois, cumpre ressaltar que os modelos dotados de motor Flex apresentam um desempenho inferior: a versão 2022 Jeep Compass Sport, por exemplo, alcança 7 km/l na cidade (com etanol) e 10 km/l (com gasolina).

Corolla Cross

Toyota Corolla Cross
Fonte: Motor1

Trata-se de um SUV crossover classificado como “médio” produzido, desde 2020, pela fabricante japonesa Toyota.

Ao adotar o nome “Corolla”, o modelo se posiciona como alternativa prática ao C-HR, construído sob a mesma plataforma utilizada na série E 210, a TNGA-C (“Toyota New Global Architecture”).

Pontos positivos do Corolla Cross

Toyota Corolla Cross XRX
Fonte: Estado de Minas

Segurança

Com 7 air bags e vários dispositivos eletrônicos integrados ao Toyota Safety Sense – sistema de segurança da marca – os motoristas são alertados sobre a existência de veículos à sua frente, por meio de sensores e radares.

A novidade fica por conta da detecção de ciclistas e de pedestres.

O Cross oferece, na prática, um pacote completo de soluções tecnológicas para impedir acidentes e/ou atenuar as suas consequências, incluindo:

  • Alerta de permanência na faixa;
  • Câmera de ré;
  • Alerta prévio de colisão frontal;
  • Controle de tração e de estabilidade;
  • Alerta de tráfego na parte traseira;
  • Assistência “Hill Holder” para arrancar nas subidas;
  • Alerta de pontos cegos no retrovisor, dentre outros.

Entretenimento

Além do sistema multimidia dotada de tela central (touchscreen) de oito polegadas e inúmeras funções, o Corolla Cross possui um computador de bordo (em um display – com TFT – de 4,2’’) junto ao painel.

O modelo é bastante superior ao Jeep Compass, embora ainda necessite de cabos para o espelhamento de smartphones e/ou outros gadgets que você deseje utilizar.

Conforto

No Corolla Cross, todos ficam bem acomodados, tanto o motorista quanto os passageiros.

No banco traseiro há um relativo conforto para uma criança e dois adultos. Além disso, o túnel central baixo colabora para esse ponto positivo.

Assim também, existe um porta-objetos no console central e nas portas traseiras e dianteiras, oferecendo praticidade aos viajantes.

A despeito do fato de o ar condicionado não ser “dual zone”, conta com saída central diretamente voltada ao banco traseiro.

Confiabilidade

A mecânica do Corolla Cross é a mesma do sedan, com a robustez que é uma espécie de “marca registrada” da montadora japonesa: veículos “que não quebram”.

Primordialmente, vale destacar que o modelo vem sendo aprovado em todos os exames técnicos.

Pontos negativos do Corolla Cross

Eixo traseiro

A Toyota conseguiu reduzir os custos de fabricação do Toyota Corolla Cross XRX, ainda que a plataforma utilizada seja a mesma do sedan.

Para tanto, a montadora substituiu a ótima suspensão traseira (tipo “multilink”) por um eixo de torção com qualidade inferior – similar ao que existe, por exemplo, no Volkswagen Gol.

Este é um ponto bastante negativo do Toyota Corolla Cross XRX, uma vez que todos os SUVs dependem, sobretudo, de estabilidade. Porém, dada a opção da Toyota, o modelo ficou sem aquele sistema sofisticado existente no sedan japonês.

Porta malas

O porta malas do Toyota Corolla Cross é outro item menor do que o seu correspondente no sedã da mesma marca.

Para não ficar em muita desvantagem no comparativo com alguns concorrentes de peso – como o Volkswagen Taos – em capacidade (quatrocentos e noventa e oito litros), o modelo da Toyota possui um estepe de emergência, que é bem fino e repleto de limitações.

Mesmo assim, o Corolla deixa a desejar: são apenas quatrocentos e quarenta litros de capacidade. Apesar disso, supera o Jeep Compass. Curiosamente, seu “irmão” sedan possui uma capacidade maior: quatrocentos e setenta litros!

Estepe

O estepe de emergência é algo com o qual todos os motoristas devem se preocupar, independentemente do veículo que conduza. No entanto, com o Toyota Corolla Cross este problema pode ser bem mais grave.

Em conclusão, até mesmo as versões que vêm com rodas de 18” carregam estepe de aro 17”, com um diâmetro total cerca de 5% abaixo das outras quatro rodas. A questão é que há um consenso na indústria automobilística de que essa diferença não exceda 2%.

Infelizmente, a fabricante não efetuou os testes que validam a sua estabilidade, como o do “Alce” que tem o objetivo de evitar acidentes quando o motorista precisa se desviar repentinamente de algum obstáculo na pista.

Desempenho

O desempenho do Toyota Corolla Cross, no asfalto, não empolga os motoristas.

Dada a relação entre peso e potência, há um claro déficit em comparação aos seus concorrentes diretos. O vão livre do solo, por sua vez, é levemente superior ao existente no sedan: apenas 1,3 centímetro.

Em outras palavras, este conjunto não contribui para os condutores que precisam enfrentar, no dia a dia, obstáculos comuns aos ambientes urbanos, tais como lombadas, buracos e pedras.

Acabamento

O acionamento do freio de estacionamento ocorre por um pedal obsoleto junto ao pé esquerdo do condutor. Este dispositivo foi inspirado, provavelmente, em modelos como o Chevrolet D 20 (década de 1980) ou Ford Galaxie 67.

É natural que os consumidores esperem, em um veículo que custa quase R$ 200 mil, algum sistema eletromecânico que fosse acionado por botões no consolo.

Do contrário, o Toyota Corolla Cross oferece um pedaço de borracha que fica solto, escondendo dois parafusos estranhos.

De modo geral, o acabamento interior é insatisfatório – para dizer o mínimo.

De tal sorte que os proprietários encontram plásticos duros por toda a parte, tornando o modelo inferior, neste ponto, perante concorrentes como o Taos ou o Compass.

Afinal, qual é o melhor carro: Toyota Corolla Cross ou Jeep Compass?

O nosso veredito: o Compass é a melhor escolha.

Isso porque a fabricante foi sensata o bastante para notar os aspectos que precisavam ser aprimorados, efetuando as mudanças necessárias o tempo certo.

Isso se manifesta em itens como um novo motor, maior conectividade, novos equipamentos e, evidentemente, alto nível de comodidade e pacote de segurança digno de automóveis premium.

Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.

Analise todos os pontos mais importantes para você, como alerta de ponto cego, teto solar, câmbio automático CVT transeixo, piloto automático, navegador gps, portas USB, freio de estacionamento eletrônico, alerta de colisão e mais aspectos.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Taos ou Corolla Cross que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Taos ou Corolla Cross para descobrir qual é o melhor.

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!

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Até a próxima vez – e dirija com segurança.