Versa ou Kicks: Qual a Melhor Opção de Compra? Prós e Contras

Entre o Versa ou Kicks, qual o carro mais adequado para você? Se você quer descobrir a resposta para essa questão, é só continuar aqui no Review Auto e seguir adiante com a leitura!

Esses dois modelos de carro fazem bastante sucesso no mercado brasileiro e possuem algumas semelhanças, mas também diferenças.

Portanto, o intuito do texto de hoje é justamente fazer um comparativo entre o Nissan Versa e o Kicks e te ajudar a fazer a melhor escolha entre eles.

Qual tem o melhor ar condicionado? E o melhor cinto de segurança? Ambos contam com controle eletrônico de estabilidade e tração, alerta de ponto cego ou sistema eletrônico de ignição?

Vamos descobrir, analisando seus prós e contras, qual dos veículos possui os melhores equipamentos e performance e, portanto, é mais adequado para o seu perfil.

Boa leitura!

Melhor Escolha

Nissan Versa

Considerado, pelo público, como um carro de “tipo racional”

  • O câmbio manual com 5 marchas é suficientemente bem escalonado, apresentando trocas relativamente precisas
  • Todas as versões possuem ajuste de altura no volante e no banco do motorista
  • ABS, airbag duplo, direção assistida, rádio completo, ar condicionado e mais

Ótimo Custo-Benefício

Nissan Kicks

A marca japonesa traz alguns diferenciais para o seu modelo Kicks

  • Porta-malas com cerca de 432 litros de capacidade de armazenamento
  • Na cidade, faz 7,8 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina, na estrada, faz 9,6 km/l com álcool e 13,9 km/l com gasolina
  • Boa dirigibilidade, com alta recuperação de velocidade e uso racional e inteligente da sua potência

Nissan Versa

Versa (Nissan)
Fonte: Motor1

O Nissan Versa fez sua estreia no Brasil em 2011. Desde então, vem conquistando a confiança do consumidor e, hoje, o novo Nissan Versa se encontra dentro da lista dos 10 sedãs compactos mais vendidos no país.

O Nissan Versa mais recente pode ser encontrado em 3 versões:

  • Nissan Versa 1.6 Sense CVT
  • Nissan Versa 1.6 Advance CVT
  • Nissan Versa 1.6 Exclusive CVT

Pontos positivos do Versa

Consumo

A primeira grande qualidade que pode ser destacada no Versa é o seu baixo consumo de combustível, o que, por consequência, traz bastante economia aos bolsos do consumidor.

Na cidade, o veículo consegue chegar aos 7,92 km/l usando etanol e 11,55 km/l na situação em que se usa a gasolina.

Nas estradas, a capacidade do carro é de 10,23 km/l à base de etanol e 14,68 km/l com gasolina no tanque.

Design

O visual do Versa é outro grande atrativo para atrair compradores.

Aliás, quem acompanha as novidades automotivas já sabe que uma das características mais marcantes da Nissan é a fabricação de veículos que possuem o visual ousado e moderno.

E todas essas qualidades do Versa podem ser conferidas tanto internamente, quanto externamente.

Tecnologia

A Nissan já possui uma boa reputação quando nos referimos à tecnologia a serviço da segurança. Assim, com o Versa, não poderia ser diferente.

As versões mais top de linha da marca, por exemplo, contam com:

  • Câmera de ré
  • Nissan Intelligent Mobility
  • Sistema Safety Shield
  • Controle de tração e estabilidade
  • 6 airbags
  • Sistema de alerta de colisão frontal
  • Visão 360° inteligente
  • Alerta de tráfego traseiro
  • Apple CarPlay e Android Auto
  • Alerta de Objetos no Banco Traseiro
  • Assistente inteligente de frenagem
  • Direção elétrica
  • Piloto automático

Ainda sobre tecnologias, a plataforma do veículo é uma espécie de variação daquelas que já são usadas em outros modelos, como o Duster e o March, ou seja, conhecida como Plataforma V.

A arquitetura presente no motor também chama atenção, pois é composta por alumínio e possui controle variável das válvulas na admissão.

Interatividade

O Nissan Versa possui um sistema interativo interno muito eficaz, e todos os comandos de bordo a serem usados são bem localizados.

Outro elemento digno de nota é o fato de que todas as versões do Nissan são equipadas com ajustes no volante e no banco do motorista.

E na versão top de linha o motorista consegue utilizar uma iluminação exclusiva, que deixa o painel de instrumentos ainda mais visível.

Sendo assim, mais um grande acerto para o Versa, uma vez que todas essas facilidades e recursos são elementos desejados pela maioria dos consumidores, que enxergam ali uma melhora considerável enquanto estão dirigindo.

Desempenho

O Nissan Versa também se destaca pela motorização e desempenho. Afinal, a relação apresentada entre peso e potência é bastante benéfica ao carro.

Atualmente, o veículo funciona com uma motorização 1.6 16v, com 110 cv e torque de 15,2 kgfm, quando o abastecimento é feito com gasolina.

No caso de o abastecimento ocorrer com etanol, sua potência chega a 113 cv e torque de 15,3 kgfm.

Seu propulsor está ligado ao câmbio automático (ou seja, cambio CVT).

Pontos negativos do Versa

Conforto

Levando-se em conta sua condição de ser um carro compacto, o espaço por dentro do Versa demonstra ser razoavelmente bom, acomodando até 5 pessoas.

Entretanto, embora o rodar seja suave, pode incomodar as pancadas sofridas pela suspensão, quando se passa por buracos nas ruas.

Mas o principal ponto negativo do Versa, no quesito conforto, fica mesmo por conta do seu banco.

A parte inferior, responsável por dar abrigo às pernas, é considerada bem curta e com pouco apoio para as coxas. Desse modo, viagens mais longas podem se tornar mais cansativas para motoristas e passageiros.

Estabilidade

Devido ao fato de que o peso do Versa não é muito alto, há ocorrência de um certo prejuízo à sua estabilidade, principalmente quando o carro consegue atingir velocidades mais altas.

Nessas ocasiões, o carro passa por uma imprecisão e sua estabilidade, sendo necessárias correções no volante ao atingir os 140 km/h. Mas, abaixo dessa marca, o carro demonstra um equilíbrio razoável e consegue seguir bem.

Seus pneus são menos finos que os demais carros e até conseguem entregar uma boa aderência ao piso. Entretanto, nas curvas, a carroceria pode chegar a rolar um pouco.

Preço

O preço para se comprar um Nissan Versa pode ser considerado alto, tendo em vista a média de preços dos seus principais concorrentes.

Um dos exemplos é o Chevrolet Onix Plus, um dos mais populares veículos da categoria, e que possui versões que se iniciam em menos de 87 mil reais.

Desse modo, a versão de inicial do Versa, aquela considerada básica, custa mais de 100 mil reais.

Kicks

Nissan Kicks
Fonte: Motor1

O Nissan Kicks possui cerca de dez anos dentro do nosso mercado interno, e estreou no Brasil no durante o ano de 2012. Além disso, o Nissan Kicks agora figura no top 10 de vendas de SUVs compactos em solo brasileiro.

Algumas das mais populares versões do Kicks são:

  • Nissan Kicks Active CVT
  • Nissan Kicks Sense CVT
  • Nissan Kicks Advance CVT + Pack Plus
  • Nissan Kicks Exclusive CVT + Pack Tech

Pontos positivos do Kicks

Consumo

Algo que reflete diretamente no custo-benefício do Kicks, e se torna um grande aspecto positivo do modelo, é o seu consumo de combustível.

Não que seja uma economia muito acima da média dos seus concorrentes, mas não deixa de ser alta sua eficiência energética.

Sendo assim, para fins de dados sobre o veículo, saiba que o Kicks faz 7,8 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina, quando usado para rodar na cidade. Por outro lado, quando está rodando na estrada, o carro faz 9,6 km/l com álcool e 13,9 km/l com gasolina.

Entretanto, apesar de ser um ponto positivo do Kicks, ao ser comparado com o Versa, ele sai perdendo nesse quesito, mesmo que por pouco.

Dirigibilidade

Outro aspecto de destaque, e que conta como um pró para o Nissan Kicks, condiz com sua eficiência no quesito dirigibilidade.

Mesmo com um motor 1.6 16v e uma velocidade máxima que só chega a 179 km/h, o carro ainda consegue uma alta taxa de recuperação de velocidade e o uso racional da sua potência.

O segredo está, principalmente, no tipo de câmbio utilizado pelo carro, o câmbio automático CVT.

O tipo de câmbio, que possui marchas infinitas, consegue gerar mais economia de combustível, ao mesmo tempo que otimiza o aproveitamento da velocidade, através de retornos mais velozes.

Ou seja, o veículo acaba compensando sua velocidade através de outros elementos, e isso faz com que o balanceamento reflita positivamente na dirigibilidade do Nissan Kicks.

Espaço do porta-malas

Seguindo com nosso comparativo entre Kicks e Versa, ainda que o primeiro veículo citado não seja um primor no quesito do espaço interno, não podemos deixar de mencionar sua capacidade do porta-malas.

Afinal, são cerca de 432 litros de capacidade, o que significa que o Kicks possui um desempenho muito à frente da maior parte dos SUVs vendidos no Brasil.

Tecnologias de segurança

Sabemos que a segurança deve fazer parte do dia a dia de qualquer motorista ou passageiro.

Nesse aspecto, o Kicks não faz feio.

Sua versão mais completa está repleta de aparatos tecnológicos que visam garantir a segurança de seu proprietário, dentes as quais destacamos:

  • Alarme perimétrico
  • Alerta de cintos de segurança destravados
  • Alerta de tráfego cruzado
  • Controle de tração
  • Controle inteligente em curva
  • Estabilizador de carroceria inteligente
  • Chave presencial
  • Sensor de estacionamento
  • Computador de bordo
  • Sistema para partida em rampa
  • Rodas de liga leve de 17 polegadas

Motor

O motor Kicks não conta com uma opção turbo, mas isso não o impede de ser eficiente diante das necessidades.

Sua motorização se faz através de um propulsor aspirado 1.6, capaz de chegar aos 113 cv de potência e 15,3 kgfm, através do abastecimento a partir do etanol.

O câmbio automático CVT de 7 marchas também auxilia bastante ao sistema de motorização do Kicks, que permite que o veículo vá de 0 a 100 km/h em menos de 13 segundos.

Conforto

Nada como viajar em um carro bastante confortável e, nesse sentido, o Nissan Kicks pode trazer algumas soluções para motorista e passageiros.

Alguns dos principais fatores que fazem jus à fama que o Kicks conquistou como um dos carros mais confortáveis de sua categoria são:

  • Ajuste nos apoios de cabeça
  • Ajuste de altura no banco do motorista
  • Iluminação interna no porta-malas
  • Retrovisores eletrocrômicos
  • Regulagem na profundidade e altura do volante

Pontos negativos do Kicks

Central multimídia

A central multimídia Nissan MultiApp não está entre as melhores dos veículos, por isso, esse aspecto encabeça nossa relação de fatores que são contra o Nissan Kicks.

Apesar da tela ser tátil e possuir 7″, ela não possui compatibilidade com Android Auto ou o Apple CarPlay.

Além disso, apesar de permitir o uso de alguns aplicativos, o processador se mostra bem fraco, fazendo com que a central multimídia trave ao entrar em contato com tais aplicativos.

Preço

Assim como o Versa, o Kicks também possui um valor meio salgado. Sua versão de entrada custa mais de 110 mil reais. Quem pretende adquirir a versão completa deve desembolsar mais de 145 mil reais.

Ou seja, se você quer comprar um Nicks, deve estar preparado para pagar uma verdadeira bolada no carro.

Espaço interno

Bom, tudo bem que o Nissan Kicks tem uma boa capacidade em seu porta-malas, mas, no geral, todo o restante de seu espaço interno deixa um pouco a desejar, quando comparado aos principais concorrentes da sua categoria.

A bem da verdade, o grande problema aqui é a má utilização do espaço disponível no carro. Alguns carros menores que o Kicks conseguem aproveitar melhor seu espaço.

Parte do problema é o entre-eixos do Kicks, que é igual (quando deveria ser maior) que alguns outros carros menores.

Versa ou Kicks: qual você deve escolher?

Estamos finalizando o nosso comparativo entre Versa ou Kicks, portanto, é hora de decidir qual o melhor carro entre os dois modelos.

Chegamos à conclusão de que o Versa demonstra ser um modelo econômico e bonito, além de ter a seu favor um alto desempenho e várias tecnologias para tornar melhor a experiência de motoristas e passageiros.

Contra o Versa, existe o fato de o carro não estar entre os mais confortáveis, possuir baixa estabilidade e ser caro.

O Kicks, por outro lado, também é econômico, possui bons aparatos tecnológicos, além de um porta-malas espaçoso, um bom motor e ser bastante confortável.

Porém, assim como o Versa, o Kicks também é um veículo caro para se adquirir, peca pela sua central multimídia e possui um espaço interno mal aproveitado.

Observando atentamente, dá para notar que os dois veículos quase se equiparam, e a decisão entre um ou outro com certeza deve ser tomada em vista dos mínimos detalhes.

Diante disso, e considerando que ambos estão na mesma faixa de preço, o ideal é escolher aquele que traz maiores benefícios e vantagens.

Nesse sentido, escolhemos o Kicks, que oferece pelo menos dois elementos primordiais para a melhor experiência ao dirigir: ele é mais confortável e de melhor desempenho, ainda que conte com as desvantagens que já citamos.

Levando em conta que, hoje em dia, viajar no carro próprio e levar a família para conhecer lugares diferentes tem se tornado uma atividade cada vez mais popular, o maior nível de conforto proporcionado pelo Kicks pode ser o fator decisivo.

Verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série, além de detalhes como sistema eletrônico de ignição (botão Push Start), vidros elétricos, câmbio CVT, portas USB, ar condicionado automático e central multimídia, por exemplo.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Kicks ou Ecosport que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre C4 Cactus ou Kicks para descobrir qual é o melhor.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Até mais!