Para escolher entre Versa ou Logan, é preciso levar em consideração que o modelo da Renault inaugurou uma nova fase, no mercado brasileiro, de sedans menores, mas com amplo espaço no porta malas e no interior do veículo.
A promessa inicial era a de uma excelente relação entre custo e benefício, assim como os baixos prelos de manutenção e de compra, além de uma mecânica bastante confiável.
A Nissan, fabricante do Versa, por sua vez, foi incorporada pela Renault em 1999, mudando a sua estratégia de fabricar e de vender automóveis.
No passado, operava como uma tradicional marca nipônica, buscando entregar produtos de alta confiabilidade, priorizando a qualidade da produção.
Vamos conferir, no conteúdo de hoje, qual leva a melhor entre Versa ou Logan. Boa leitura!
- O modelo é, na atualidade, um dos mais belos sedans disponíveis no mercado brasileiro
- Suspensão elevada visando permitir a instalação do excelente câmbio CVT junto à plataforma
- Os passageiros que viajam no banco traseiro encontram um espaço simplesmente fenomenal
- O câmbio manual com 5 marchas é suficientemente bem escalonado, apresentando trocas relativamente precisas
- Todas as versões possuem ajuste de altura no volante e no banco do motorista
- ABS, airbag duplo, direção assistida, rádio completo, ar condicionado e mais
Versa ou Logan?
Tanto o Versa quanto o Logan são popularmente chamados de “carros de família”.
Por vezes, carregar essa responsabilidade não é nada fácil, uma vez que é necessário atender a todas as necessidades de viagens ao trabalho, ao lazer ou às compras.
Em tempos de recessão econômica fica ainda mais complicado encontrar todas as características desejadas em um mesmo modelo, incluindo custos acessíveis, resistência mecânica, confiabilidade nas redes de assistência técnica, dentre outros fatores.
Os sedans que, como o Versa e o Logan, são tecnicamente categorizados como “médio compactos”, têm a proposta de atender todas as demandas dos motoristas e passageiros, de modo que, frequentemente, é o principal automóvel da casa.
Versa
Tradicionalmente, o Nissan Versa é considerado, pelo público, como um carro de “tipo racional”.
Isto é, a despeito de seu controverso design e acabamento simples, possui espaço mediano e vem sendo classificado entre os veículos compactos.
Por esse motivo, sempre há um espaço que o Versa ocupa no mercado, atendendo aos consumidores que precisam de um bom carro para o trabalho e/ou para rodar pela cidade.
Desse modo, o Versa atende satisfatoriamente às pessoas que buscam um carro eficiente para a utilização urbana – fato que permite certo conforto, seja na cidade ou na estrada.
Vale destacar que o Nissan Versa chegou ao mercado nacional em 2011, importado do México, com cento e onze cavalos de potência, motor 1.6 e em 3 versões: SL, SV e S.
Construído sobre as bases da plataforma V da Nissan (a mesma utilizada no modelo March), o Versa desembarcou no Brasil de olho em atender uma demanda que já demonstrava crescimento: sedans compactos mais espaçosos.
Neste segmento, passou a concorrer com o Chevrolet Cobalt, o Renault Logan, o Toyota Etios Platinum, dentre outros.
Pontos positivos do Versa
Desempenho
A relação entre peso e potência beneficia o Nissan Versa.
Afinal são 9,71 quilos por cavalo de potência – uma excelente marca para qualquer veículo com pretensões familiares. Isso significa, em termos práticos, um bom desempenho do modelo.
Assim que supera as duas mil rotações por minuto, o Nissan Versa adquire boa velocidade. Da mesma forma, quando o motor chega aos quatro mil giros – sua faixa máxima de torque – o carro fica ainda mais potente.
O câmbio manual com 5 marchas é suficientemente bem escalonado, apresentando trocas relativamente precisas, que contribuem para uma rodagem menos pacata.
Interatividade
Considerado um sedã “alto”, a visibilidade dianteira é facilitada no Nissan Versa, com grandes áreas envidraçadas para melhorar o desempenho dos motoristas no trânsito. Em seu interior, os comandos são bem localizados.
Finalmente, um dos únicos aspectos mal resolvidos de sua interatividade é o computador de bordo.
Diferentemente de outros automóveis, nos quais basta pressionar um botão em uma haste do volante, no Versa é necessário pressionar uma tecla junto ao painel de instrumentos.
Esse arranjo não é muito prático, principalmente, para quem necessita zapear entre dados de consumo ou informações de autonomia, por exemplo.
Entretanto, é digno de nota que todas as versões possuem ajuste de altura no volante e no banco do motorista.
Ao passo que essas facilidades são desejadas pelos consumidores, o fato é que melhoram consideravelmente a posição do condutor.
Na versão topo de linha, por exemplo, há uma iluminação exclusiva, deixando a visibilidade no painel de instrumentos muito boa.
Tecnologia
Na versão topo de linha, os equipamentos presentes no Nissan Versa são bastante interessantes.
A montadora incluiu, por exemplo, ABS, airbag duplo, direção assistida, rádio completo, ar condicionado e mais.
Ao mesmo tempo, a plataforma do carro é uma espécie de variação da que já é utilizada em modelos como o Duster, o Logan, o Renault Sandero e o March – a chamada “Plataforma V”.
A arquitetura do motor do Versa é moderna, feita de alumínio, possuindo controle variável das válvulas na admissão.
Apesar disso, a força máxima só é atingida em rotações mais elevadas e os cento e onze cavalos de potência ficam na média de sua categoria.
Pontos negativos do Versa
Estabilidade
Como o peso do Nissan Versa é baixo, isso ocasiona certo prejuízo à sua estabilidade, principalmente quando o veículo atinge velocidades elevadas.
Nestes momentos, o automóvel se torna um pouco impreciso, sendo preciso efetuar correções no volante por volta dos 140 km/h.
Antes dessa marca, contudo, o carro vai bem, demonstrando um razoável equilíbrio dinâmico.
Os seus pneus 185 / 65 (modelo Nissan Versa SL) são menos finos em comparação, por exemplo, ao March 1.0, entregando boa aderência. Nas curvas, entretanto, a carroceria chega a rolar um pouco.
Consumo
Infelizmente, o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) não realiza medições do consumo de nenhum automóvel da Nissan.
Porém, o computador que fica a bordo do Nissan Versa Unique registra uma média, com etanol, de 8 km/l em circuitos predominantemente urbanos.
Conforto
Para um carro compacto, o espaço interno do Versa não é ruim, acomodando razoavelmente até cinco pessoas.
Há dois metros e sessenta centímetros no entre eixos que asseguram o conforto interno. Embora o rodar seja suave, as pancadas sofridas pela suspensão, ao passar por buracos nas ruas, chegam a incomodar.
Nesse ínterim, o banco do Versa é um dos principais pontos negativos no quesito conforto.
A sua parte inferior, responsável por abrigar as pernas, pode ser considerada excessivamente curta, propiciando pouco apoio às coxas.
De fato, isso não contribui para manter viagens longas sem cansaço de motorista e passageiros.
Logan
A combinação ideal entre segurança, conforto, espaço e modernidade, o Renault Logan é uma excelente opção de compra para quem busca um automóvel com muita personalidade e design autêntico.
Com itens de série que atraem o público, espaço de sobra e linhas modernas, o Renault Logan marca presença entre os líderes de vendas da montadora francesa no mercado nacional.
O modelo possui uma longa história no Brasil, sendo comercializado, em nosso país, desde 2007.
Não por acaso, é tido como um dos melhores sedans para os motoristas de aplicativos, usos comerciais em geral e famílias de até 5 pessoas.
Desde já, vale a pena levar em consideração o fato de que o Logan pode ser o carro que você procura ao comprar seminovos ou promover a locação de veículos.
Pontos positivos do Logan
Design
Para elencar os pontos positivos do Renault Logan, vamos começar pelo visual. Todos sabemos que um veículo, além de ser funcional, econômico e bom, também precisa ser bonito, não é mesmo?
Evidentemente, não há como indicar que o Logan não possua um design diferenciado.
Dotado de linhas bem trabalhadas e bonitas, assim como uma excelente evolução ao longo dos anos, o modelo é, na atualidade, um dos mais belos sedans disponíveis no mercado brasileiro.
Suspensão elevada
Os proprietários do Renault Logan encontraram uma grata surpresa na suspensão elevada. Essa modificação ocorreu “naturalmente”, visando permitir a instalação do excelente câmbio CVT junto à plataforma.
Essa realização se tornou necessária, na plataforma, devido à posição e ao formato da caixa.
De outro modo, ela ficaria rente ao solo, podendo ser danificada no caso de o veículo sofrer alguma pancada mais brusca, comprometendo, nos testes, até mesmo o funcionamento dos vidros elétricos.
Antes de tudo, a elevação da altura do Renault Logan passou a ser de 53 mm (em relação ao solo). Assim, o modelo dispõe de uma altura total de 18,5 centímetros (novamente, em relação ao solo).
Este elemento, por si só, consiste em um atrativo para os consumidores mais aventureiros, à medida que o Renault Logan entrega mais espaço no porta malas, possibilitando melhores ângulos de saídas e entradas.
Ou seja, os motoristas podem encarar as estradas de terra com mais tranquilidade!
Espaço interno
Prosseguindo com nosso comparativo entre Versa ou Logan e ainda falando dos pontos positivos do Logan, é importante lembrar que este modelo surgiu no mercado com a promessa de ser um veículo espaçoso.
Efetivamente, com um entre eixos de 2.635 mm, o Renault Logan é bastante competitivo em comparação com os grandes sedans, a exemplo do Volkswagen Virtus.
Igualmente, os passageiros que viajam no banco traseiro encontram um espaço simplesmente fenomenal. Até mesmo 3 adultos podem viajar confortavelmente neste local.
Isso ocorre, em grande medida, devido à sua carroceria sem caimentos e curvas – elemento fundamental para este quesito.
O espaço existente no porta malas também agrada os consumidores, à medida que são quinhentos e vinte litros disponíveis para serem utilizados da forma que os proprietários quiserem!
Pontos negativos do Logan
Motor 1.0 de pouco fôlego
Para começar os pontos negativos do Logan, cumpre ressaltar o seu motor 1.0. Antes de mais nada, muitos condutores indicam que, em algumas situações, ele se apresenta com pouco fôlego.
Raramente encontramos um proprietário do Logan que não tenha essa crítica na ponta da língua. Tal fato é ainda agravado quando o motorista precisa transportar muitas pessoas no carro (cônjuge, filhos, amigos ou família) ou itens no porta malas.
Em deslocamentos horizontais – ainda que cheio de pessoas nos bancos ou objetos no porta malas – o Logan se comporta razoavelmente bem, em termos de manutenção e desenvolvimento de velocidade.
Em síntese, quando o veículo é colocado para encarar as subidas – seja em estradas de terra ou vias urbanas – o motor denota clara perda de sustentação.
Afinal, motores concorrentes no mercado entregam níveis de consumo e performance ligeiramente superiores aos do Logan.
Direção hidráulica
Na época de seu lançamento, o Logan já oferecia direção hidráulica.
Todavia, com o passar do tempo, os concorrentes trouxeram à tona a célebre direção elétrica, que conquistou muitos consumidores por ser mais comunicativa e leve – a depender, é claro, do acerto implementado por cada fabricante.
Na atualidade, a montadora francesa retirou o peso inerente à bomba hidráulica no motor, adotando o sistema que é chamado de “eletro-hidráulico”.
A partir dessa modificação, os buracos no piso e os solavancos são transmitidos aos motoristas, podendo causar bastante incômodo quando é necessário passar longos períodos no volante.
Desde a perspectiva da dirigibilidade, este é um ponto muito negativo, à medida que o conjunto – equipado com o câmbio CVT e um motor 1.6 – deixa o modelo confortável, principalmente, para o uso urbano.
Por isso, muitos consumidores esperam que a Renault confira ao Logan uma solução adequada para fazer com que a direção elétrica seja bem calibrada.
Desvalorização excessiva
O último ponto negativo que elencamos neste artigo consiste na desvalorização, que fica acima da média, prejudicando os consumidores que optarem por um Renault Logan Dynamique 0 km.
A despeito de ser um automóvel repleto de aspectos positivos relevantes, conforme demonstrado, é bastante comum que os novos proprietários reclamem, justamente, dos índices de desvalorização monetária no momento da revenda.
Todavia, embora isso seja negativo para os compradores de modelos 0 km, o mesmo ponto pode ser vantajoso aos consumidores que procuram preços atrativos para adquirir um bom veículo seminovo.
Afinal, qual é o melhor carro: Versa ou Logan?
Entre ambos os modelos, Versa ou Logan, a melhor escolha, na atualidade, recai sobre o Logan Expression.
Em outras palavras, por ter sido recentemente atualizado, o modelo compacto se destaca, principalmente, na comparação com os recursos de segurança presentes no Versa.
De 2020 em diante, a Renault assegurou que todas as versões que chegam ao mercado contam com quatro air bags de série.
Outro aspecto muito importante do Logan é que os modelos automáticos CVT recebem, também, os ESP (controles de estabilidade e de tração), fundamentais para a segurança de motoristas e passageiros.
Por sua vez, o Versa não possui controles de estabilidade e de tração em nenhuma das suas versões disponibilizadas no mercado, além de oferecer, de série, apenas as bolsas duplas infláveis frontais.
Ademais, se você considerar a compra de versões manuais do Versa ou do Logan, saiba que apenas este último proporciona o “start stop”, que vem em conjunto com sua caixa de cinco marchas.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez seja interessante ler, também, o comparativo entre Versa e Prisma que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Classic ou Logan para descobrir qual é o melhor.
Por hoje, é só!
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Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!