Cobalt ou Logan: Qual Carro Escolher? Detalhes, Versões, Prós e Contras

Está em dúvidas entre o Cobalt ou Logan? Então, o Review Auto vai ajudar na escolha!

Neste artigo, você irá encontrar um comparativo completo entre os dois sedans compactos, que fazem parte da história da categoria no mercado brasileiro.

Para isso, serão destacados os prós e contras de cada modelo, para uma análise mais clara da disputa. Cobalt x Logan: qual o melhor? Acompanhe!

Ótimo Custo-Benefício

Chevrolet Cobalt

Chegou ao mercado brasileiro como um substituto para o Corsa Classic

  • Capacidade para 5 passageiros, e um porta-malas de 563
  • Apresentava um excelente consumo de combustível
  • Conta com opções de câmbio manual ou automático, ambos com 6 marchas

Melhor Escolha

Renault Logan Dynamique

O Logan é um modelo da Renault, fabricado desde 2004 e que já passou por diversas atualizações em sua linha

  • O conforto e a segurança são aspectos que o Renault Logan se destaca
  • Pode vir equipado com sistemas de segurança avançados, como o sistema de frenagem automática de emergência e o alerta de mudança de faixa
  • A versão Dynamique oferece um pacote adicional de equipamentos e recursos, além de um visual mais sofisticado

Cobalt ou Logan

Ambos os modelos fazem parte da categoria de sedans compactos, atualmente dominada pelos modelos Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos, Volkswagen Voyage e Hyundai HB20S.

Um ponto importante a se destacar, aliás, é que o Renault Logan ainda disputa diretamente entre os 0 km, enquanto o Chevrolet Cobalt, por sua vez, não está mais em produção desde 2020.

Chevrolet Cobalt

Chevrolet Cobalt 2017
Fonte: Car Blog

O Chevrolet Cobalt chegou no Brasil no ano de 2011, tendo como missão substituir o icônico Corsa Classic, assumindo seu lugar na categoria de sedãs compactos.

Por possuir todo o peso da marca norte-americana, o veículo conseguiu inicialmente obter boas vendas, com destaque para as vendas diretas para taxistas e frotistas.

Com a evolução da categoria e a chegada de novos concorrentes, inclusive internamente (Chevrolet Onix Plus), o Cobalt acabou perdendo seu espaço, saindo de linha no ano de 2020.

Em seu último ano de produção, o sedã chegou nas versões Cobalt LT e Cobalt LTZ, com motorização 1.4 L e 1.8 L.

Pontos positivos do Chevrolet Cobalt

Espaço interno

Um dos grandes destaques do Chevrolet Cobalt, e que acompanhou toda a produção do modelo, é justamente o seu amplo espaço interno.

O veículo tem capacidade para 5 pessoas viajarem confortavelmente (banco traseiro e bancos dianteiros), e um porta-malas com 563 litros de volume.

Motor e desempenho

A motorização do Cobalt também entra para a lista de pontos positivos do carro norte-americano.

Nesse caso, o motor 1.8 flex 4 cilindros entrega 106 cavalos de potência (gasolina), e 16,8 kgfm de torque.

Quanto abastecido com etanol, esse desempenho sobe para 111 cavalos 17,7 kgfm de torque.

A outra opção das versões é o 1.4, que é menos potente, mas igualmente atrativo, gerando 98 cavalos com gasolina e 106 cavalos com etanol.

Acoplado ao motor, é possível encontrar versões de câmbio automático de 6 velocidades, ou câmbio manual com o mesmo número de marchas.

Preço

Diferentemente do Renault Logan, que ainda está em produção, o Chevrolet Cobalt não é mais produzido por aqui desde 2020, como já informado.

Ou seja, o modelo está presente apenas no mercado de usados, que tende a ser muito mais em conta que os 0 km.

De acordo com dados da Tabela Fipe, atualmente é possível encontrar as versões 2020 do Cobalt por valores entre 66 mil reais e 78 mil reais.

E levando em consideração que se tratam de valores médios, dá para encontrar o modelo por um preço ainda mais baixo, basta procurar com calma.

Consumo

Levando em consideração uma boa conservação do veículo, o sedan da Chevrolet também conta com bons números de consumo.

A versão LTZ 1.8 automática, quando abastecida com gasolina, chega a fazer 11,1 km/l nas vias urbanas e 14,4 km/l nos trechos rodoviários.

Pontos negativos do Chevrolet Cobalt

Design e visual

Mesmo considerando os períodos em que esteve em produção e o contexto da época, o Chevrolet Cobalt nunca teve um visual tão chamativo assim, sendo algo mais básico no geral.

Em termos práticos, ele sempre esteve atrás quanto à evolução de design do mercado, sendo incomparável com sedãs mais modernos nesse quesito.

O Cobalt perde, também, no revestimento das portas, já que o do Logan é mais caprichado.

Estamos dizendo que o Cobalt é feio? Não, de forma alguma. Mas, de um certo modo, acaba ficando atrás do concorrente nesse quesito, mesmo a beleza de um carro sendo algo tão subjetivo.

Segurança e tecnologias

Além do visual, o Cobalt peca também quando o assunto são tecnologias atuais, responsáveis por garantir mais segurança, conforto e comodidade para as viagens.

No geral, é claro, o pacote de equipamentos do veículo para um modelo 2020 não é tão ruim, mas não se destaca mais no mercado atual.

A versão topo de linha do carro possui:

  • 2 airbags
  • Ar-condicionado
  • Câmera de ré
  • Multimídia simples
  • Banco do motorista com sistema de ajuste da altura
  • Computador de bordo
  • OnStar
  • Isofix
  • Cinto de segurança com 3 pontos
  • Direção elétrica
  • Piloto automático
  • Chave tipo canivete
  • Farol de neblina
  • Sensores de estacionamento traseiro

De fato, faltam ao modelo, porém, airbags laterais e também de cortina, ar-condicionado digital, sistema para detectar a fadiga do motorista, regulagem da profundidade e altura do volante, controle de tração e estabilidade, assistente para partidas em aclives e declives, câmera para visão 360° e outros itens.

Não há opções zero km

Alguns dos bons números e qualidade dos equipamentos do Chevrolet Cobalt partem do pressuposto de que o carro ainda está em boas condições de uso e, claro, tenha passado pelas revisões indicadas.

Afinal, como não é mais produzido, não dá para encontrar o modelo zero e nem mesmo seminovo.

Um carro usado, apesar de suas vantagens, como o preço mais baixo, traz justamente esses pontos negativos, como o desgaste natural das peças e perda de características básicas de consumo, desempenho e utilização.

Renault Logan

Renault Logan Dynamique
Fonte: Comprecar

Tendo surgido ainda em 2004, originalmente na própria França, o Renault Logan chegou ao mercado brasileiro no ano de 2007, antes do próprio Cobalt.

Diferentemente do rival nesse comparativo, aliás, o veículo francês ainda está em produção por aqui, apesar de que deva sair de linha ao fim de 2023.

Levando em consideração o desempenho de vendas em 2022, o Logan é o 7º no ranking de mais vendidos da categoria, com cerca de 10.300 emplacamentos, estando disponível na versão Life e Zen 0 km.

Pontos positivos do Renault Logan

Motor

Assim como o próprio Cobalt, a motorização é um dos pontos positivos do Logan, que conta com o motor 1.0 SCe, acoplado com um câmbio manual de cinco velocidades.

O propulsor flex entrega 79 cavalos de potência quando abastecido com gasolina, chegando aos 82 cavalos com etanol, ambos atingidos a 5.500 rpm.

Respectivamente, o motor possui um torque de 10,2 kgfm e 10,5 kgfm, alcançados a 3.500 rpm em ambos os combustíveis.

Com isso, o Logan sai de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos, alcançando 164 km/h como velocidade máxima.

Vale lembrar que as últimas versões do veículo francês acabaram perdendo o motor 1.6 16V, presentes em versões como o Logan Expression e Logan Dynamique, que era um pouco mais potente, entregando 118 cavalos de potência e apresentando um torque de 16 kgfm.

Consumo

Sendo 1.0 L, o Renault Logan também apresenta um bom desempenho quanto à economia de combustível.

Na cidade, por exemplo, ele chega a fazer 9,6 km/l quando abastecido com etanol, e 13,6 km/l com gasolina.

Já nas estradas, seu consumo sobe para 9,8 km/l levando em consideração o uso do etanol, e 14,4 km/l na gasolina.

Espaço interno

Mesmo em comparação com o Cobalt, o modelo da Renault não fica tão para trás quando o assunto é espaço interno, sendo um veículo bastante cômodo para os 5 ocupantes.

São 4349 mm de comprimento, 1529 mm de altura, 1733 mm de largura, e 2635 mm de distância entre-eixos.

Por fim, o porta-malas também tem uma boa capacidade, sendo de 510 litros.

Pontos negativos do Renault Logan

Preço

Pelo fato de ser um zero km, o Renault Logan sai em desvantagem para o norte-americano, tendo uma aquisição mais cara.

A versão Life deste carro, por exemplo, custa cerca de R$ 88.990, enquanto a versão completa Zen não sai por menos de R$ 92.390.

Equipamentos de série

Mesmo sendo mais moderno, o Logan não conta com equipamentos tão atrativos assim e fica atrás dos concorrentes atuais, sem se sobressair tanto ao Cobalt.

Por isso, esse é mais um quesito que fica na lista de pontos negativos do modelo, que chega equipado com:

  • Sensores de estacionamento
  • 4 airbags
  • Ar-condicionado
  • Isofix
  • Direção hidráulica-elétrica
  • Chave tipo canivete
  • Vidros elétricos
  • Travas elétricas
  • Volante com comando satélite
  • Rodas aro 15 pneus 185/65
  • Media Evolution
  • Ajuste de altura do volante
  • Ajuste de altura do banco do motorista
  • Computador de bordo
  • Stop-Start
  • Alarme

Acabamento interno

No contexto geral, o Logan peca também no seu acabamento interno, bem como no próprio conforto do banco do motorista, que costuma receber queixas dos proprietários.

Cobalt ou Logan: Qual Vale Mais a Pena?

A disputa entre Cobalt ou Logan, no fim das contas, é bastante acirrada. Afinal, ambos os modelos apresentam similaridades em suas versões.

No contexto geral, é claro, o Cobalt sai em desvantagem por ser um modelo descontinuado e já estar fora de linha.

Por outro lado, o Logan consegue abrir vantagem por contar com unidades mais novas, 0 km, e entregar ao consumidor um custo benefício mais atrativo.

Levando em consideração os preços, o veículo da Chevrolet é uma ótima opção entre os usados e sai como a melhor alternativa para quem está em busca de economia.

De qualquer forma, verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série, além de detalhes como rodas de liga leve, faróis de neblina, desempenho na cidade e na estrada e se o tamanho acomoda bem os passageiros, por exemplo.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Logan ou Etios que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Logan ou Voyage para descobrir qual é o melhor.

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Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!