Argo ou HB20: Prós e Contras / Qual Escolher?

O Fiat Argo e o Hyundai HB20 se destacam no mercado como os maiores líderes de vendas em se tratando de modelos hatch no Brasil. Se você busca um compacto, certamente esses dois modelos devem ter chamado sua atenção. Então, Argo ou HB20?

A equipe do Review Auto fez uma pesquisa séria e coletou as informações mais relevantes para responder a essa pergunta.

Levando em consideração os quesitos mais importantes no momento de escolher um carro, escrevemos esse comparativo detalhado confrontando o Hyundai HB20 e o Fiat Argo.

Anúncio



Então, bora iniciar a leitura!

Outros artigos que você pode gostar:

Melhor Escolha

HB20 Sense

O Hyundai HB20 foi um dos maiores motivos do aumento da credibilidade da Hyundai aqui no Brasil.

  • Assistente de partida em rampa, controladores de estabilidade e de tração, sinalização de frenagem de emergência e limpador e desembaçador do vidro traseiro
  • Pode carregar um peso de até 441 kg em seu porta-malas
  • Totaliza 6 airbags, incluindo os airbags laterais

Ótimo Custo-Benefício

Argo

Grande líder de vendas no mercado brasileiro no passado

  • Porta-malas com capacidade para até 300 litros
  • Possui 6 alto-falantes, divididos em duplas nas partes dianteiras, traseiras e tweeters
  • Possui pacotes adicionais, que podem resolver parte de sua simplicidade quanto aos acessórios e tecnologia

 

Argo ou HB20: Qual é o melhor compacto?

Fiat Argo Drive 1.0
Fonte: Autoesporte

Por onde a gente anda, lá estão eles. O Fiat Argo e o Hyundai HB20 estão dominando as ruas.

Os dois modelos concorrentes são campeões de vendas na categoria hatch e se destacam pelo conjunto de benefícios que facilitam a vida de quem é dono de um desses.

Mas qual dos dois é a melhor opção?

Esses hatches atualmente saem das fábricas em várias versões. Para o modelo da fabricante italiana, existem o Fiat Argo Drive 1.3, 1.0, o Trekking, o HGT, ou o simplesmente Fiat Argo 1.0. Já o da Hyundai é fabricado nas versões Sense, Comfort, Limited e Platinum.

Esse comparativo foi escrito com base nas características do Hyundai HB20 Sense 1.0 e do Fiat Argo 1.0, ambos em modelos 2022.

Vamos ver qual é o vencedor nessa batalha dos hatches compactos?

Argo ou HB20: Consumo

Com o preço da gasolina nas alturas, o consumo de um veículo faz toda a diferença.

O Fiat Argo 1.0 apresentou desempenho de 13, 6 km/l na cidade e 15,1 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina. Movido a etanol, o italiano consegue o resultado de 9,6 km/l na cidade e 10,6 km/l nas rodovias.

Por outro lado, o carro coreano obteve resultados ligeiramente inferiores: à base de gasolina, o HB20 Sense 1.0 apresentou desempenho de 13,0 km/l nas vias urbanas e 15,0 km/l na estrada.

Com etanol, esse resultado muda para 9,8 km/l na cidade e 10,7 km/l nas estradas.

Em suma, comparando as duas opções, o Fiat Argo vence na gasolina, e o HB20 no etanol, mas a diferença de consumo entre os dois modelos não chega a ser lá muito significativa.

Argo ou HB20: Potência

Fiat Argo Drive 1.0
Fonte: Mundo do Automóvel para PCD

Com potência de 75 cavalos (enquanto operando com gasolina) o motor flex aspirado do sul-coreano Hyundai HB20 Sense 1.0 sai vencedor nesse quesito.

O torque médio do motor desse compacto é de 94 Nm, ou seja, 10,2 kgf.m a 4.500 rpm.

O Fiat Argo 1.0 não fica muito atrás, apresentando motor firefly flex aspirado, tem potência de 71 cavalos, com torque de 98 Nm, ou 10,9 kgf.m a 3500 rpm.

Importante é mencionar que ambos modelos vêm equipados com um câmbio manual de 5 marchas, no lugar do câmbio automático que acaba não agradando muitos motoristas.

Argo ou HB20: Velocidade

Os hatches fabricados pela Fiat e pela Hyundai ficam praticamente empatados no quesito velocidade: enquanto a velocidade máxima atingida pelo Hyundai HB2o Sense é de 161 km/h, o Fiat Argo 1.0 passa na frente com uma velocidade máxima de 162 km/h.

No que diz respeito à capacidade de acelereção desses veículos, o carro da Fiat ganha mais uma vez, indo de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos. O Hyundai HB20 Sense atinge os 100 km/h em 14,5 segundos.

Argo ou HB20: Segurança

Mais do que tudo, segurança é o principal item a ser avaliado antes de fazer a escolha de um carro.

Com os índices de acidentes de trânsito tão altos, tanto na cidade como nas estradas, os carros que oferecem mais itens de segurança são os mais procurados.

É importante levar em consideração não só os equipamentos que preservam a segurança do motorista, mas também os que visam a integridade dos outros passageiros a bordo (frequentemente crianças) e também dos pedestres.

Nos testes de colisão realizados pela Latin NCAP, ambos os modelos, tanto da linha Argo, como da linha HB20, obtiveram notas muito baixas.

Isso levou as fabricantes a repensarem todo o conjunto de equipamentos de segurança dos veículos, visando aumentar a proteção dos ocupantes dos hatches.

Fiat Argo 1.0

Argo (Fiat)
Fonte: UOL

O Fiat Argo não possui airbags laterais, mas seu sistema de freios ABS, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, luzes diurnas em LED, faróis de neblina e limpador e desembaçador para o vidro traseiro incrementam a segurança do veículo.

Outros equipamentos que fazem a diferença, o controle de estabilidade, de tração, e o assistente de partida em rampa, são opcionais. O banco traseiro conta com Isofix para fixação segura de cadeirinha para crianças.

Hyundai HB20 Sense 1.0

Hyundai HB20 Sense 1.0
Fonte: Motor1

O hatch da Hyundai, o HB20 Sense, totaliza 6 airbags, incluindo os airbags laterais, além de vir de fábrica com o assistente de partida em rampa e os controladores de estabilidade e de tração, sinalização de frenagem de emergência e limpador e desembaçador do vidro traseiro, além do Isofix no banco de trás e o sistema de freios ABS.

Argo ou HB20: Porta-malas

Nesse quesito, tanto o modelo da Fiat como o modelo da Hyundai podem se gabar de terem um porta-malas amplo, com 300 l de capacidade.

O que diferencia um carro do outro nessa questão é a capacidade de carga medida em peso: enquanto a capacidade máxima de carga útil do Fiat Argo 1.0 é de até 400 kg, o Hyundai HB20 Sense pode carregar um peso de até 441 kg em seu porta-malas.

Mas vale a pena colocar na conta o fato de que, rebatendo o banco de trás, o volume do porta-malas é duplicado.

Argo ou HB20: Espaço interno

HB20 Hatch
Fonte: Quatro Rodas

Por ser um carro mais comprido e mais alto, o Fiat Argo 1.0 mostra uma pequena diferença no que diz respeito ao espaço interno para acomodação dos passageiros, que ficam com mais espaço para as pernas nesse modelo.

Suas dimensões são: 3,99 metros de comprimento, 1,72 metro de largura e uma altura de 1,50 metro.

Mas a diferença não é tão grande assim: olhando para as dimensões do Hyundai HB20 Sense, encontramos um comprimento de 3.94 metros, largura também de 1,72, com poucos milímetros de diferença (para menos) e 1,47 metro de altura.

Essas são dimensões externas bastante avantajadas para veículos compactos, o que cria um grande diferencial entre esses hatches e outros modelos presentes no mercado.

Os modelos de entrada do Fiat Argo e do Hyundai HB20 unem o melhor dos dois mundos: a vantagem da facilidade de estacionar um carro menor com o ambiente interno agradavelmente espaçoso e um porta-malas generoso para levar o que você quiser.

Argo ou HB20: Conforto

Além do já mencionado anteriormente, vantajoso espaço interno dos dois compactos, ambos os modelos vêm com equipamentos e funcionalidades que elevam o nível de conforto, tanto dos motoristas, como dos passageiros.

O HB20 tem, não só o banco do motorista, mas o carro em si, uma posição que agrada os motoristas que não gostam de estar em carros muito afastados do solo.

Já o Fiat Argo 1.0 fica numa posição um pouco mais elevada em relação ao solo, e tem uma regulagem que busca amenizar o reflexo das imperfeições da estrada no motorista, que sente um pouco menos os solavancos e sacolejos.

Ainda falando sobre os assentos, o HB20 conta com ajuste de altura do banco do motorista, permitindo que cada condutor encontre seu ajuste ideal. Essa vantagem não está presente no compacto da Fiat.

Outros acessórios que contribuem para elevar o conforto da experiência do motorista ao dirigir são: ar-condicionado e aquecedor, assistente de direção, vidro dianteiro com controle elétrico, rebatimento do banco traseiro, e comando interno, tanto do porta-malas, como do bocal de abastecimento, todos presentes nos dois carros.

O Fiat Argo, além de contar com todos os equipamentos e funcionalidades acima, ainda tem ajuste da altura do volante, luz interna no porta-luvas e alças de segurança no teto, além do controle elétrico dos retrovisores e do vidro traseiro – esses últimos, opcionais.

Argo ou HB20: Acessórios

Os acessórios servem para tornar a vida do motorista e dos outros ocupantes do carro ainda mais fácil, e as viagens mais agradáveis.

Os dois veículos saem de fábrica com ar-condicionado.

Os vidros elétricos, na parte dianteira, também são componentes de fábrica nos dois hatches; já nos vidros traseiros, a funcionalidade vem como opcional no Fiat Argo 1.0 e está ausente no HB20 Sense.

Outro item de praticidade e segurança, as travas elétricas das portas também são parte integrante de ambos os compactos nesse comparativo.

Agora, na questão de multimídia, o Hyundai HB20 Sense dispara em larga vantagem. Ele já vem equipado com o BlueAudio, seu rádio que é compatível com conexão Bluetooth e certas interações com o telefone, como o histórico de chamadas.

O sistema de som do HB20 também funciona como MP3 player e tem conexão USB, e todo o controle do som pode ser feito diretamente em seu volante multifuncional.

O Fiat Argo 1.0 sai da loja com tudo para você ouvir música no seu carro, menos o rádio.

Ele tem todos os componentes necessários para a instalação de um sistema de som: alto falantes, tweeters e a antena, mas o rádio é oferecido como opcional na versão, custando em média R$669.

A central multimídia do Fiat Argo possui 7 polegadas e conectividade com os sistemas Apple e Google.

A tela da central do Hyundai HB20 Sense possui 8 polegadas e funciona com o Android Auto e o Apple Car Play, mas não é um componente de série do carro, podendo ser adicionada como acessório.

Argo ou HB20: Preço

Chegamos à parte mais interessante!

Melhor do que falar em preço é falar em custo-benefício. Por isso, vamos falar sobre os custos de ter um Fiat Argo ou HB20 na garagem detalhadamente.

Valor do carro

Para você sair da concessionária levando seu Hyundai HB20 para casa, será preciso desembolsar entre R$60 mil e R$68 mil.

A versão Sense não oferece opcionais além da cor de pintura, então todos os acessórios citados já estão inclusos nesse preço.

Se o seu escolhido for o Fiat Argo, levar um desses para casa custa entre R$66 mil e R$78 mil. As cores e outros opcionais acarretam um custo adicional no preço final do carro.

Seguro e revisões

O seguro do Fiat Argo 1.0 é um pouco mais em conta em relação ao HB20: enquanto carro da fabricante italiana tem seguro avaliado em R$1.893,33, a apólice do HB20 sai por R$2.028,82. Ou seja, uma diferença de R$135 reais.

Falando de revisão, a diferença é bem evidente, e o HB20 leva a vantagem: as seis primeiras revisões saem por R$3.189,24 e o carro possui 5 anos de garantia.

Já o Argo sai da fábrica com 3 anos de garantia e suas seis primeiras revisões custam um total de R$ 3.628.

E não se esqueça de também colocar na conta o fator do consumo de combustível.

Argo ou HB20: opinião de quem tem

Hyundai HB20 Sedan
Fonte: Quatro Rodas

Ninguém melhor para falar sobre os dois compactos que alcançaram a liderança nas vendas no segmento dos veículos hatch no Brasil, do que as pessoas que compraram esses hatches e dirigem com eles diariamente pelas ruas e estradas brasileiras.

Pesquisas em fóruns sobre carros levaram à conclusão de que os donos, tanto do HB20 Sense, como do Fiat Argo 1.0 possuem aproximadamente o mesmo nível de satisfação.

As notas médias alcançadas pelo Hyundai HB20 foram de 9,1, enquanto o Fiat Argo alcançou notas de até 8,3.

No quesito segurança, o Hyundai HB20 recebeu uma avaliação de 19% em segurança para adultos, 10% em segurança para crianças e 43% em segurança para pedestres.

Para o Argo, esses percentuais atingiram 24%, 10% e 37% respectivamente.

E aí? Aposto que, com base nessas, informações já dá para escolher qual dos compactos líderes de vendas no Brasil mais combina com você!

E não se esqueça de ficar sempre de olho no blog Review Auto para não perder os melhores artigos e comparativos do mundo automobilístico.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais. Até a próxima!