C3 ou Sandero: Qual a Melhor Opção de Compra? Veja Quem Vence a Batalha

No mercado de hatches compactos 2023, a dúvida é sobre qual o melhor carro do segmento: C3 ou Sandero.

A disputa de hoje traz dois carros 0 km 2023 das marcas Citroën C3 versão Live e Renault Stepway, da família Sandero, ambos com motor 1.0, câmbio manual de 5 marchas e com um conjunto mecânico similar, inclusive no consumo.

E esse é justamente o problema de quem não sabe se leva o C3 ou Sandero novinho: ambos têm muitas semelhanças e agradam pelo design arrojado. Qual deles sai daqui como seu favorito?

Continue conosco para descobrir qual o melhor hatch para comprar em 2023!

Melhor Escolha

Renault Sandero Stepway

Possui motor 1.6 16v, de 115 cavalos de potência e câmbio automático CVT de 6 marchas

  • Além de espaçoso, também há uma boa distribuição do espaço, tornando-o mais confortável para os passageiros
  • Possui ar condicionado automático
  • Possui autonomia de 540 km na cidade e 590 km na estrada com gasolina, e um porta malas de 320 litros

Ótimo Custo-Benefício

Citroën C3 Live

Conta com a inclusão de uma central multimídia com capacidade de espelhar smartphones

  • Motor 1.0 e câmbio manual de 5 marchas
  • Rodas largas para melhor aderência ao asfalto, o que significa mais estabilidade
  • Arrancadas melhores sem muito esforço, aliado ao câmbio manual e ao uso de 2 válvulas por cilindro, 3 em linha

Qual o melhor carro para comprar: C3 ou Sandero?

Uma coisa que acompanha o brasileiro desde o lançamento do Fiat Palio Weekend Adventure é a paixão por carros “altinhos” baseados em versões compactas de entrada ou por carros bem aventureiros.

Nesse segmento, temos o Citroën c3 e o Renault Sandero, dois carros espaçosos, com bom porta-malas e “altinhos” em relação ao solo.

A versão Stepway 1.0 veio para brigar com o Citroën c3 2023, com novo visual, incluindo um para choque mais robusto, mas mantendo a caixa de rodas e as barras no teto.

Agora você vai saber se a briga é boa e tem vencedor, ou se o maior diferencial entre eles está no preço.

Afinal, essas são as alternativas de hatches acessíveis para quem não está com um orçamento muito favorável ou não quer um SUV grandão.

Entre os melhores carros para comprar em 2023, vamos comparar lado a lado os modelos com motor 1.0 do Citroën c3 Live e Renault Stepway Zen 1.0.

Antes, porém, vamos conferir as versões de cada um atualmente:

Citroën C3:

  • Feel 1.0;
  • Feel 1.6;
  • Feel Pack 1.6 AT;
  • First Edition 1.0;
  • First Edition 1.6 AT;
  • Live 1.0;
  • Live Pack 1.0.

Renault Sandero:

  • GT Line 1.0;
  • S Edition 1.0;
  • Stepway Iconic 1.6 16V AT;
  • Stepway Zen 1.0;
  • Stepway Zen 1.0 16V.

Prós e contras do Renault Stepway 1.0

Renault Sandero Stepway Zen 1.0 MT 2022
Fonte: Garagem 360

Pontos positivos do Renault Sandero Stepway 1.0

Potência do motor

Quando abastecido com etanol, o Stepway 1.0 se mostra muito bem na potência com seus 82 cv com 10,5 kgfm de torque a 3500 rpm.

Isso é suficiente para garantir uma velocidade máxima de 163 km/h frente aos 160 do C3 e ir de 0 a 100 km/h em 13,2 s. O Citroën c3 alcança em 14,1 s. Portanto, o Renault Stepway Zen é mais potente e rápido nas estradas.

Espaço e conforto

Se você procura por um carro mais largo, tanto faz se é C3 ou Sandero, pois os dois têm a mesma largura (1733 mm). No entanto, o Renault Sandero é maior no comprimento (4070 mm) contra o C3 (3981 mm).

Já para conferir conforto aos ocupantes dos bancos traseiros, é bom ficar de olho na distância entre eixos. No Renault Sandero são 2590 mm enquanto no C3 são 50 mm a menos.

Nessa categoria, também se encaixa o porta-malas, que é ligeiramente maior do que no rival: 320 litros contra 315.

Direção eletro-hidráulica

Na dúvida entre Citroën c3 ou Sandero Stepway, verifique a direção deles, se é elétrica, hidráulica ou eletro-hidráulica.

Para fins de consumo de combustível, o Stepway Zen é mais econômico, pois vem com direção eletro-hidráulica – similar a hidráulica convencional, mas com motor elétrico no lugar da bomba de óleo.

Com etanol, por exemplo, o Stepway faz 9,3 km/l na cidade, e 13 km/l com gasolina. Perde apenas na estrada, onde faz 13,7 km/l (gasolina) e 9,3 km/l (etanol).

A explicação para isso é que o carro deixa de depender das rotações, uma vez que o sistema é constante. levando-se em conta que as rotações do Renault Stepway 1.0 são um pouco elevadas em relação ao oponente, ter essa direção é bastante favorável.

Pontos negativos do Renault Sandero Stepway 1.0

Itens de segurança

Para um modelo 0 km da Renault, chega a ser inaceitável não possuir controle de tração e estabilidade em pleno 2023.

O ESP – Electronic Stability Program (Controle de Estabilidade) e o ESC – Electronic Stability Control (Controle de Tração) serão obrigatórios a partir de 2024.

Então, quem quiser comprar o Renault Stepway 1.0 agora, esteja ciente de que ele poderá perder valor nos próximos anos, assim como outros veículos antigos sem freios ABS e airbags, por exemplo.

Prós e contras do Citroën c3 Live 1.0

Citroën c3 Live
Fonte: Motor1

Pontos positivos do Citroën c3 Live 1.0

Rodas

As rodas de um carro também fazem diferença na pista, tanto para o consumo quanto para a estabilidade.

Como um dos pontos positivos do Citroën c3 Live 1.0, temos as rodas no tamanho 195/65 aro 15 contra os 185/65 aro 15 do Sandero.

Apesar de rodas maiores em ambos, influenciando no maior gasto de consumo e menor velocidade máxima, o C3 tem a vantagem das rodas largas para melhor aderência ao asfalto, o que significa mais estabilidade.

Desempenho

Ambos têm motores 1.0 e câmbio manual de 5 marchas, mas o destaque vai para o C3 com seu peso/torque de 97,9 kg/kgfm.

Isso significa que o modelo da Citroën faz arrancadas melhores sem muito esforço, aliado ao câmbio manual e ao uso de 2 válvulas por cilindro, 3 em linha.

Pontos negativos do Citroën c3 Live 1.0

Itens de segurança

Aqui, C3 ou Sandero compartilham do mesmo problema: falta de mais segurança no veículo. Dessa vez, mesmo com o controle de tração e estabilidade, o C3 não traz airbags extras e não tem boa nota no teste de impacto.

Apesar de receber 4 estrelas nos testes de proteção a adultos, o modelo da Citroën c3 falhou na proteção para crianças, recebendo apenas 2 estrelas contra 4 do rival.

Itens de série

Falando em equipamentos, o C3 deixa a desejar em alguns itens que vêm de série no Sandero, como luz no porta-malas, cinto de segurança com ajuste de altura, sistema star-stop, faróis de neblina e sensores de estacionamento traseiro.

Por outro lado, tanto ele quanto o Stepway disponibilizam ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e uma boa central multimídia com um computador de bordo.

Qual desses hatches compactos levar: C3 ou Sandero?

C3 ou Sandero é uma dúvida interessante, considerando que são dois carros na versão de entrada 2023, com potência e consumo similares.

Eles também apresentam uma boa central multimídia cada um (Media Evolution, com tela de 7″ mais Android Auto e Apple Carplay no Sandero, e o Citroën Connect Media, com tela de 10″ e também com Android Auto e Apple Carplay).

O vencedor deste comparativo até seria o Renault Stepway 1.0, se e somente se ele tivesse o controle de tração e estabilidade.

Por outro lado, se você é do tipo que compra e revenda veículos com facilidade e os preços por volta dos R$ 70/80 mil não te assustam, o ideal seria pegar um Sandero.

Do contrário, considere o Citroën c3, ou continue navegando em nosso site para mais comparativos.

Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Sandero ou March que fizemos aqui no blog.

Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.

Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!