Carros dos Anos 40: Automóveis Clássicos Que Fizeram História

E aí, você sabe quais são os carros dos anos 40 que fizeram história e até hoje são lembrados pelas pessoas?

Se a resposta é não, continue com o Review Auto, pois o conteúdo de hoje vai mostrar todos os veículos que se transformaram em verdadeiros clássicos automotivos.

Relembrar os antigos clássicos dos anos 40 traz o sentimento de saudade para muitas pessoas.

Afinal, essa foi a época marcada pelas revoluções da indústria automobilística e está repleta de vários modelos que mudaram os padrões, inovaram e impressionaram muita gente.

Por isso, agora é hora de lembrarmos, juntos, todos aqueles carros dos anos 40 que fizeram história e até hoje encantam os fãs e apaixonados por carros.

IMAGEM PRODUTO

Buick Roadmaster
  • Os Ventiports são aqueles buracos que servem para a ventilação do motor
  • Adição de algumas linhas curvas cromadas nas laterais, correndo praticamente todo o comprimento do carro
Consultar Preço →

Tucker Torpedo
  • Um dos carros mais raros produzidos durante essa época
  • Foram produzidos apenas 50 exemplares
Consultar Preço →

Fiat Topolino
  • Um dos menores carros produzidos no mundo até então
  • O veículo era alimentado por um motor de 4 cilindros de 569 cc
Consultar Preço →

Land Rover
  • Possui mais de 70 anos de história, e tudo se inicia ao final da década de 40
  • O primeiro modelo oficial possuía grandes dimensões, com o design bastante parecido com os jipes militares utilizados durante a guerra
Consultar Preço →

Chevrolet Special Deluxe
  • Grande visibilidade e status de luxo que o acompanha desde seu lançamento
  • Todo o seu design, as portas e os assentos valorizam bastante os padrões de excelência e luxo
Consultar Preço →

Ford Coupé
  • Foi o mais utilizado entre as equipes da Stock Car
  • Possuía uma carroceria mais leve que os concorrentes da época, além de contar com o poderoso motor Ford V8 3.6
Consultar Preço →

Hudson 1948
  • O veículo foi apresentado como o primeiro automóvel americano de perfil baixo
  • Combinou beleza, estabilidade e segurança nas estradas, com um grande espaço livre no interior e muito mais confortável
Consultar Preço →

 

Carros dos anos 40: 8 modelos de carros clássicos dignos de coleção

Relembrar é viver, por isso, quando nos vem à mente as coisas boas que marcaram época, há um misto de saudade e felicidade revivida.

Durante os anos 40, a indústria automobilística trouxe bastante inovação e criatividade.

Se hoje os carros elétricos estão na moda, nos anos 40 as ruas eram mais coloridas e os automóveis possuíam traços que eram mais simples e sofisticados, ao mesmo tempo.

Então, vamos relembrar os carros dos anos 40 que nunca saíram da memória coletiva? Boa leitura!

Buick Roadmaster

Buick Roadmaster
Fonte: Wiki Index

O Buick Roadmaster foi lançado em 1949 e teve bastante reformulações no período pós-guerra.

O Buick Roadmaster foi o primeiro modelo automotivo a receber Ventiports. Para quem não sabe, os Ventiports são aqueles buracos que servem para a ventilação do motor.

Outra interessante inovação acrescentada a esse modelo foram os chamados Sweepspear, que era a adição de algumas linhas curvas cromadas nas laterais, correndo praticamente todo o comprimento do carro.

Além disso, o Roadmaster também possuía uma versão conversível, que fez bastante sucesso na época e ajudou a alavancar as vendas do modelo dentro do mercado de carros.

Tucker Torpedo

Tucker Torpedo
Fonte: Motor Show

O Tucker Torpedo foi um dos carros que mais revolucionaram o mercado automotivo dos anos 40.

Em contrapartida, quase como uma ironia, o modelo não teve uma grande produção em massa, o que faz com que ele seja considerado um dos carros mais raros produzidos durante essa época.

A origem do nome da marca vem do nome da pessoa que projetou esse carro, Preston Tucker.

Tucker foi uma figura um tanto quanto polêmica e acabou se tornando vítima de conspiração dos grandes industriais do setor automotivo durante os anos 40.

Por isso, para o Tucker Torpedo, foram produzidos apenas 50 exemplares, o que levou os responsáveis da indústria à falência logo nos anos seguintes.

Para quem tiver mais curiosidade, a biografia de Preston Tucker e sua invenção já foi contada através do filme “Tucker: um homem e um sonho”, dirigido por Francis Ford Coppola no ano de 1988.

Fiat Topolino

Fiat Topolino
Fonte: Garagem 360

Produzido inicialmente em 1944, esse modelo fez história por ter sido um dos menores carros produzidos no mundo até então.

Aliás, o próprio nome do modelo já dá dicas sobre essa curiosidade, uma vez que em italiano, Topolino significa “pequeno rato”.

O veículo era alimentado por um motor de 4 cilindros de 569 cc.

O Fiat Topolino foi produzido em três modelos diferentes até a metade da década de 50, quando finalmente foi retirado de produção.

Land Rover

Range Rover (Land Rover)
Fonte: Autoesporte

O modelo Land Rover possui mais de 70 anos de história, e tudo se inicia ao final da década de 40.

Oficialmente, consta na maioria dos arquivos a data de 1948 como o lançamento oficial do Land Rover, embora tenham-se notícias de que os primeiros modelos tenham sido lançados um ano antes, ainda que fossem de viés totalmente rural e de baixo custo.

Os documentos de 1948, porém, fazem referência à produção na Inglaterra, do então primeiro-ministro Winston Churchill, que nos anos que se seguiram ao fim da guerra observou a crescente demanda por utilitários 4×4.

Assim foi lançado o Land Rover Série 1.

O primeiro modelo oficial da Land Rover possuía grandes dimensões, mas com o design bastante parecido com os jipes militares utilizados durante a guerra.

Na época, ficou famosa a publicidade utilizada para vendas, que garantia que o veículo poderia rodar milhares de km utilizando apenas óleo de banana.

A propaganda, é claro, acabou atraindo o público e ajudou a transformar o modelo nesse sucesso que continua até hoje.

Chevrolet Special Deluxe

Chevrolet Special Deluxe
Fonte: Motor Tudo Notícias

Talvez esse seja um dos carros mais famosos produzidos durante os anos 40, devido à grande visibilidade e status de luxo que o acompanha desde seu lançamento.

Afinal, o Chevrolet Special Deluxe é o famoso modelo usado pelas celebridades do cinema que estavam no auge durante os anos 40. Até o célebre gangster Al Capone admirava o veículo.

Aqui no Brasil, o modelo da Chevrolet também costuma aparecer bastante na TV, sempre que surge uma novela ou série de época, como no caso da minissérie JK.

Um dos grandes charmes do veículo são os faróis incorporados ao para-lama, marca registrada desse modelo.

Além disso, todo o seu design, as portas e os assentos valorizam bastante os padrões de excelência e luxo, que eram elementos muito importantes no contexto em que os primeiros modelos foram fabricados.

Entre os acessórios instalados de fábrica, destacam-se as luzes de nevoeiro da guia e o para-choque dianteiro ondulado.

Ford Coupé

Ford Coupé
Fonte: Motor Tudo Notícias

O modelo automotivo Ford Coupé foi o mais utilizado entre as equipes da Stock Car.

A competição vinha numa crescente, rendendo investimentos a todo vapor, durante o período em que os EUA ainda não havia se envolvido diretamente com a Segunda Guerra.

Durante os anos 40, ele foi disponibilizado em diferentes configurações, como a versão de entrada Coupé Standard e o luxuoso Coupé Deluxe.

Nesses primeiros anos desde seu lançamento, esse modelo de carro foi bastante utilizado entre os frotistas de diversos países, como Estados Unidos e Canadá.

O modelo Ford Coupé na versão Standard era o preferido das equipes de Stock Car, pois possuía uma carroceria mais leve que os concorrentes da época, além de contar com o poderoso motor Ford V8 3.6.

Por outro lado, a versão Coupé Deluxe possuía uma carroceria mais pesada, e os custos do veículo eram bastante elevados devido à qualidade superior de seu acabamento e instrumentos de fábrica.

Hudson 1948

Hudson 1948
Fonte: Hot Rods

A história da montadora Hudson remonta ao início do século XX, mas foi nos anos 40 que a empresa conseguiu produzir alguns de seus modelos mais clássicos.

Durante esses anos houve algumas das maiores mudanças em seu modelo de produção de automóveis.

Visto que desde 1945 vinha se acumulando carros em suas fábricas e que as vendas estavam em baixa, a empresa encerrou a produção dos modelos que vinha fazendo até então, em 1947, e decidiu fazer uma total reformulação para lançar o modelo de 1948.

E é exatamente esse modelo, o Hudson 1948, que revolucionou a indústria na época.

O veículo foi apresentado como o primeiro automóvel americano de perfil baixo, conseguindo combinar beleza, estabilidade e segurança nas estradas, com um grande espaço livre no interior e muito mais confortável.

Ford Jeep GPW 1943

Ford Jeep GPW 1943
Fonte: Lyon Air Museum

Para encerrar nossa lista com os carros dos anos 40 que fizeram história, é hora de falará um pouco sobre o Ford Jeep de 1943, bastante lembrado por ter se tornado uma espécie de veículo oficial dos soldados americanos durante a Segunda Guerra.

No início da produção pela montadora norte-americana, todos os motores do Jeep foram produzidos pela montadora Willys, até que em 1942 a Ford resolveu produzir seus próprios motores GPW.

Ainda nesse ano, foi acordada uma padronização na produção dos motores, e o acordo envolveria a Ford, a Willys e o Exército Americano.

Os contratos de produção acabaram se encerrando no ano de 1945, quando finalmente a Segunda Guerra Mundial terminou.

Carros antigos dos anos 40: a influência da Segunda Guerra Mundial

O design e forma de produção dos automóveis sofreram um grande revés logo no início da década de 40, e o motivo principal foi o alastramento da Segunda Guerra Mundial pelo mundo.

Apesar disso, a indústria automotiva conseguia se reinventar à medida que a guerra chegava ao fim.

Durante a guerra, quase todos os fabricantes de automóveis tiveram que interromper as linhas de montagens para construir tanques e aviões que seriam usados durante os conflitos.

Curiosamente, foi durante esse período que o desenvolvimento dessas duas áreas acabaria por se tornar essencial ao novo modo de fabricação de carros no futuro.

Após o fim da Segunda Guerra, em 1945, todos os setores industriais que ficaram em segundo plano durante o conflito tiveram que reiniciar suas atividades.

Uma das grandes consequências da guerra foi a escassez de matérias como o zinco e o alumínio, por isso, a indústria automobilística precisou recorrer ao ferro fundido e aço na produção dos novos modelos de carros.

Além disso, foi preciso recorrer também ao uso da criatividade para reaproveitar tudo o que se tinha à mão no desenvolvimento dos novos veículos, incluindo peças de máquinas de guerra e outros tipos de materiais que até então não se imaginava para tal uso.

Gostou de conhecer esses carros dos anos 40?

Esperamos que tenha gostado de relembrar alguns dos carros clássicos dos anos 40.

A popularidade de alguns desses carros antigos é tão grande que muitos deles são, até hoje, comercializados por muito dinheiro e fazem parte da coleção particular de muitos amantes do automobilismo.

Encerramos aqui mais um conteúdo e esperamos por você nas próximas matérias sobre o mundo dos carros.

Se puder, compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais, pois o seu apoio faz toda a diferença para nós. Até a próxima vez!