Carros dos Anos 90: Conheça as 15 Melhores Máquinas

Os carros dos anos 90 marcaram uma época no Brasil quando o governo abriu as portas para a indústria automobilística, movimentando todo o setor brasileiro.

Tivemos, desde então, dos modelos mais famosos, como o Gol GTi 16v, VW Santana e Chevrolet Monza Classic, até o elegante Chevrolet Omega CD.

Alguns deles, inclusive, entraram na lista de veículos antigos colecionáveis e que são interessantes até hoje.

Afinal, ainda que os carros dos anos 90 fiquem devendo em tecnologias atuais, não significa que eles perdem em potência e servem apenas para colecionadores ou aficionados por quatro rodas.

Pelo contrário, suas características modestas escondem verdadeiras máquinas, sendo elogiadas até hoje por quem as possui em suas garagens.

Por isso, o Review Auto selecionou 15 melhores carros dos anos 90 – desde os carros esportivos até os carroa de luxo – que fizeram sucesso no Brasil.

Acompanhe!

IMAGEM PRODUTO

Volkswagen Santana
  • Bom conforto e espaço interno
  • Possui direção hidráulica progressiva, vidros, retrovisores e travas elétricas
Consultar Preço →

Volkswagen Gol GTi
  • Colecionadores chegam a pagar mais de R$ 100 mil por um GTi em bom estado!
  • Foi o primeiro carro produzido no Brasil a contar com injeção eletrônica de gasolina
Consultar Preço →

Chevrolet Monza
  • Farol de neblina e descanso de braço central no banco traseiro
  • Vidro, trava elétrica, ar-condicionado e desembaçador de vidro traseiro
Consultar Preço →

Fiat Tempra
  • Possuía um ótimo espaço interno e um porta-malas com capacidade para 552 litros
  • Oferecia uma lista de equipamentos incomuns, como suspensão independente nas quatro rodas, CD player e opcional de freios ABS
Consultar Preço →

Chevrolet Vectra
  • O modelo GSI se destacava no visual e principalmente pelo seu motor 2.0 importado de 150cv
  • Ar condicionado, rádio toca-fitas, vidros verdes e freios ABS
Consultar Preço →

Chevrolet Kadett GSI
  • O Kadett foi um grande sucesso e rendeu 394.068 unidades
  • Incluía vidros para o seu para-brisa, ar-condicionado, câmbio automático e também foi um modelo precursor em direção hidráulica
Consultar Preço →

Ford Escort Xr3
  • Surgiu na europa em 1968 e se tornou um sucesso de vendas até 1996
  • Trazia rodas de liga-leve, um aerofólio traseiro, teto solar, além dos seus bancos e volante que condizem com um grande modelo esportivo
Consultar Preço →

 

Quais os melhores carros dos anos 90 no Brasil?

1 – VW Santana, um dos melhores sedãs nacionais dos anos 90

Quantum / Santana (Volkswagen)
Fonte: Quatro Rodas

Não dá para começar essa lista com os melhores carros nacionais dos anos 90 sem citar o Volkswagen Santana.

Santana é um dos carros médios que fez sucesso a partir de 1991, mesmo tendo chegado ao mercado em meados dos anos 80.

Isso porque foi nessa época que o modelo ganhou mudanças significativas, chamando atenção do público com suas novas características.

Por exemplo, o Volkswagen Santana recebeu uma versão quatro portas, motor 2.0, injeção eletrônica e 114 cv de potência.

Além disso, os modelos contavam com os freios ABS, que vieram a se tornar obrigatórios apenas em 2014, segundo determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Para completar o visual esportivo do sedã, o Volkswagen Santana ainda trouxe teto solar elétrico, ajustes em bancos, volante com ajuste de altura, CD Player (um luxo nos anos 90) e acabamento interno em couro.

Em outras palavras, o Santana era uma verdadeira lenda, e quem tem um modelo desse, garante que não troca por nenhum carro moderninho.

2 – Volkswagen Gol GTi, o primeiro carro com injeção eletrônica

Volkswagen Gol GTI
Fonte: Quatro Rodas

Lançado em 1989, o Gol GTi chamou a atenção por ter sido o primeiro carro nacional com injeção eletrônica de combustível.

Equipado com motor 2.0 AP2000 com 120 cv de potência e 18,4 kgfm, esse hatch esportivo da Volkswagen Gol GTi se destacava entre as concorrentes.

Diferente de outros modelos Gol, o GTi trouxe alguns itens de série interessantes para a época, como aerofólio, faróis auxiliares, para-choque prateado, rodas de liga-leve com 14″ e alavanca de câmbio em couro.

Já em 1994, ano do tetra brasileiro, chegou o lançamento da segunda geração da VW Gol GTi, que até ganhou o apelido de “geração bolinha”.

De visual moderno, o “novo” Gol GTi vinha com 109 cv e 17 kgfm, mas já no ano seguinte, a VW trouxe o motor 2.0 16 válvulas da Alemanha, com 145 cv e 18,4 kgfm.

A mudança foi significativa, já que com o motor anterior, o Gol ia de 0 a 100 km/h em 10 segundos, e com a nova motorização, passou para 8,8 segundos.

3 – Chevrolet Monza Classic, o clássico carro da década de 1990

Chevrolet Monza Classic
Fonte: Quatro Rodas

Apesar de ter sido lançado nos anos 80, o Chevrolet Monza fez história mesmo foi na década de 1990. Nessa época, o Monza ganhou uma reestilização e o apelido de “tubarão”, graças a parte frontal pontuda.

Quem tinha um Monza Classic ou Classic SE desfilava com um dos melhores carros nacionais dos anos 90, um clássico de verdade que carregava o título em seus modelos.

A Chevrolet também trouxe uma versão 2.0 para o seu motor em 1987, e depois veio com uma atualização: injeção eletrônica e painel digital, considerado um item luxuoso há mais de 30 anos.

Dessa forma, o Monza Classic SE conquistou muitos motoristas e se tornou um dos carros dos anos 90 mais icônicos do mercado.

4 – Fiat Tempra Turbo e Tempra SW

Fiat Tempra Turbo
Fonte: Autoesporte

Algumas pessoas podem até torcer o nariz para ele, mas não dá para fazer essa lista de carros dos anos 90 sem citar o Fiat Tempra.

O carro foi considerado o mais veloz na categoria de carros nacionais dos anos 90, visto que foi o primeiro a lançar um modelo turbo do motor 2.0.

Sua potência chegava a 165 cv e 26,5 kgfm de torque, diferente da sua versão anterior que desenvolvia somente 99 cv.

Além disso, essa versão de 1993 vinha com direção hidráulica, ar-condicionado, som com toca-fitas, travas e vidros elétricos e rodas de liga-leve.

Já a versão Fiat Tempra Turbo é um ícone raro no Brasil, já que poucas unidades foram produzidas por aqui em 1994.

Mas se você tiver sorte de encontrá-lo em algum site de vendas, poderá levar um exemplar com custo de R$ 10 mil a R$ 30 mil.

Vale destacar ainda que o Tempra foi também o primeiro carro no segmento de refinados, já que a Fiat apostava mais em carros populares e utilitários.

Por fim, tivemos a perua importada Fiat Tempra SW, com bons equipamentos, como airbags, freios ABS e EBD e até ar-condicionado digital.

5 – Vectra, um dos carros dos anos 90 mais queridos pelos brasileiros

Vectra (Chevrolet)
Fonte: Car Blog

Quando o Vectra não aparece em uma lista de carros dos anos 90, os saudosos criticam – e com razão.

Tanto as versões de entrada quanto os topos de linha, a Chevrolet Vectra conquistava espaço a partir de 1993, com seu propulsor 2.0 16 válvulas.

Quem adquiria um modelo básico do Vectra, conseguia uma boa performance com uma motorização de 116 cv e torque de 17,3 kgfm.

Já quem possui um Vectra topo de linha garante que não troca por nada.

O modelo mais esportivo trazia 150 cv de potência com 20,0 kgfm, mas a versão completa e atualizada tem transmissão automática de quatro velocidades, motor 2.4 16V e 150 cv.

Sobre os itens de série, o Vectra mostrou porque ganhou o coração do brasileiro: mesmo na versão de entrada, o modelo trazia banco do motorista com possibilidade de regular a altura, trio elétrico e freio a disco.

É ou não é um dos melhores carros da década de 1990?

6 – Chevrolet Kadett GSi

Chevrolet Kadett GSI
Fonte: Autoesporte

Você sabia que o Chevrolet Kadett GSi foi o primeiro carro a trazer um computador de bordo, vidros colados, suspensão traseira regulável a ar e para-choques na mesma cor da carroceria?

Pois o Kadett se tornou um clássico dos anos 90, um verdadeiro sonho de consumo de muita gente – e até hoje é muito querido.

O modelo chegou ao mercado brasileiro para tentar conquistar o nosso público com as suas versões hatchbach (de duas portas) e a versão Station Wagon (até quatro portas).

Contudo, foi a versão conversível que mais se destacou por aqui, tanto que os modelos Kadett GSi apareciam em novelas da Globo, como em “Mulheres de Areia” e “A Viagem”.

O motivo estaria em seu motor com injeção multiponto analógica, que rendia até 121 cv de potência, suas rodas exclusivas e um painel de instrumentos digital, além dos itens exclusivos já mencionados neste tópico.

O resultado é um carro clássico, famoso e muito querido no Brasil e que faz muita gente trocar os veículos da nova geração pelo Kadett.

7 – Ford Escort XR3

Ford Escort Xr3
Fonte: UOL

A segunda geração do Ford Escort XR3 chegou em 1993 com um motor 2.0 AP, com injeção eletrônica, rendendo 115 cv. Depois foi lançada a versão com etanol, entregando 122 cv de potência.

Diferente da antiga geração de 1983, a Ford Escort XR3 (chamada de Escort sapão) ganhou altura e largura em sua estrutura, sobretudo, um entre eixos maior, resultando em amplo espaço interno.

Entre os equipamentos, o Escort XR3 contava com ar-condicionado, som com toca-fitas, teto solar manual, rodas de 14″, entre outros.

Além disso, o Escort XR3 ganhou destaque na novela “Verão 90”, uma vez que a trama era ambientada nos anos 90, então não podia faltar os carros da época.

8 – Ford Ka, um dos carros mais vendidos no Brasil nos anos 90

Ford Ka 1.0
Fonte: Motor Show

A proposta de lançar um carro que cabia apenas quatro passageiros, além de um porta-malas pequeno pareceu ousada demais nos anos 90.

Porém, deu certo, e o Ford Ka foi campeão de vendas na época!

Apesar de ter chegado por aqui apenas em 1997, o design conquistou o público, e quem gostava de modelos compactos podia investir em um Ford Ka.

O carro vinha com dois motores: um de 1.0 litro de 54 cv de potência, e outro de 1.3 litro de 60 cv. Ele também mantinha alguns recursos do Corsa, como injeção eletrônica e carroceria arredondada.

Contudo, o Ford Ka era mais alto e curto, com um espaço interno – como adiantamos neste tópico – menos proveitoso, cabendo apenas quatro passageiros.

Famílias grandes e que usavam apenas um carro para tudo tiveram mais dificuldade para “aceitar” o novo modelo da Ford no mercado.

9 – Chevrolet Astra

Chevrolet Astra Sedan 2000
Fonte: Salão do Carro

O Astra foi um dos lançamentos de maior sucesso da marca Opel, que por aqui, chegou pela Chevrolet.

Embora não tenha sido campeão de vendas, esse modelo da Opel cravou mais de 4 milhões de unidades vendidas, o que já era considerado um recorde na história desse modelo.

À época, foram lançados duas versões: o Astra F ou Belga, que pegou emprestada a estrutura do seu progenitor, Kadett, e o Astra G, que podia ser encontrado com 3 a 5 portas.

O primeiro, aliás, tinha versões hatchback também, além de perua, variante cabriolet e a versão GSi esportiva. Ainda na década de 1990, esse modelo recebeu o motor turbo para o 2.0 16V e 204 cv de potência.

Já o segundo modelo da Opel trouxe os motores herdados do Monza, 1.8 e 2.0, ambos 8 válvulas, e também 2.0 16V nas versões caras.

10 – Alfa Romeo

Alfa Romeo 145 Quadrifoglio
Fonte: Motor Tudo

Na lista de carros esportivos dos anos 90, a Alfa Romeo pode ser considerada uma das marcas raras no Brasil.

Isso porque, apesar do sucesso lá fora, a marca italiana nunca conseguiu prosperar neste país por dois motivos: pouca infraestrutura e despreparo.

No primeiro caso, a Alfa Romeo trabalhava em uma fábrica muito pequena aqui no Brasil e, por isso, não conseguia produzir altos volumes para atender o mercado.

Segundo, a marca tentou emplacar as vendas de carros da montadora Fiat, mas esse retorno ao país em 1990 não obteve sucesso.

Ao tentar liquidar um lote encalhado, a marca desvalorizou carros similares usados e ainda sofreu com as variações cambiais da época.

Entretanto, o carro tem uma boa mecânica e alto desempenho, a julgar pela versão mais esportiva, o 145 Quadrifoglio, com motor Twin Park, e o 156, eleito o Carro Europeu do Ano, em 1998.

Além deles, o Alfa Romeo Spider também chegou a fazer sucesso, porque a primeira geração dele apareceu no filme “A Primeira Noite de um Homem” (1967).

Desde então, muita gente queria o modelo, que chegou ao Brasil em 1995, mas sem o carisma do primeiro.

11 – Chevrolet Omega

Chevrolet Omega
Fonte: Autoentusiastas

Entre os carros mais luxuosos dos anos 90 está o Chevrolet Omega CD, sem dúvida alguma. O modelo topo de linha fez tremer as concorrentes com a sua chegada imponente, dado seus níveis de superioridade.

Importado da Alemanha, o sedã Omega CD se destacava com a sua tração traseira, motores de seis cilindros de 3.0 da Opel, com 165 cv e 23,4 kgfm.

Porém, em 1995, houve uma interrupção na produção desse motor. Desse modo, o Omega passou a utilizar a injeção eletrônica do Opala, com seu motor 4.1, potência de 168 cv e 29,1 kgfm.

Em tempo, o motor 4.1 bebe mais, porém, mais fácil de encontrar peças para repor, enquanto o motor 3.0 é mais difícil e com manutenção mais cara.

No entanto, um Chevrolet Omega bem conservado não sai barato, mostrando que ele é um dos carros mais valorizados do mercado quando o assunto é luxo.

12 – Chevrolet Opala

Opala (Chevrolet)
Fonte: Autoesporte

E já que mencionamos ele no tópico anterior, nada melhor que falar sobre o Opala, outro na lista de carros antigos dos anos 90 mais elegantes do mercado.

Muita gente queria garantir esse carro luxuoso da Chevrolet, que mesmo tendo sido lançado em 1972, foi sonho de consumo na década de 1990. No caso, estamos falando do espetacular Opala Diplomata.

O desempenho desse carrão se destacava nas ruas, assim como seu design de luxo, mas infelizmente, era beberrão demais em comparação aos outros nacionais. Inclusive, sua produção se encerrou no ano de 1992.

Por outro lado, o Opala ainda viria a fazer muito sucesso anos depois, quando era o “personagem principal” na novela “A Próxima Vítima”.

O Opala preto, como ficou conhecido na trama, ficou tão famoso que era praticamente impossível olhar um Opala na rua naquela época e não associá-lo ao thriler policial da Globo.

13 – Volkswagen Parati GLS

Volkswagen Parati GLS
Fonte: Motor Tudo Notícias

A Volkswagen Parati GLS é a versão mais completa do modelo lançado em 1982, mas com as atualizações, só chegou no auge em 1995.

Eficiente, sem exceder os limites de combustível, o modelo Parati GLS se dava bem tanto em baixas quanto em altas rotações graças ao seu conjunto motriz.

É seguro afirmar que os donos de uma Parati não tinham com o que reclamar do desempenho, pois era um carro competente nas ultrapassagens e perfeito nas retomadas.

Além de um câmbio de 5 marchas e uma bela carroceria, a VW Parati GLS chegou equipada com direção hidráulica, ar condicionado e bancos Recaro aveludados.

14 – Fiat Uno Turbo

Fiat Uno Turbo
Fonte: Quatro Rodas

O Fiat Uno é um dos carros populares mais famosos dos anos 90, embora lançado na década de 1980. Compacto e com design inesquecível, o Uno ganhou sua versão esportiva e também o coração do Brasil.

Trata-se do Fiat Uno Turbo, com injeção eletrônica e 118 cv de potência. Esse carro popular dos anos 90 conseguia bater os 100 km/h em 9,2 segundos, com velocidade final de 192 km/h.

Só com esse número ele superava os esportivos consagrados e listados desta lista, como o Kadett e o Escort XR3.

Além disso, sua estrutura era a mesma do lançamento em 1984, mantendo, assim, a boa desenvoltura em altas velocidades, mesmo em pisos escorregadios.

15 – Fusca

Fusca
Fonte: Quatro Rodas

Fechando a lista de carros dos anos 90, temos o popular, famoso e lendário Fusca da VW. Até aqui deu para perceber que nem todos os carros listados nasceram na década de 1990, porém, marcaram a década, com certeza.

No caso do Fusca houve um retorno de produção a pedido do então presidente Itamar Franco, que prometeu, em parceria com a Volkswagen, acabar com o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), cobrando apenas uma taxa de 0,1%.

A promessa tinha uma regra: somente veículos com motor 1.0 poderiam entrar na cobiçada lista de carros sem IPI.

Por conta disso, outras fabricantes deram um jeito de se adequarem às regras, fazendo nascer o Corsa, Gol 1000 e o Uno Mille.

Detalhe que o Fusca tinha motor 1.6, mas como era refrigerado a ar, o velho e bom fusquinha conseguiu se adequar facilmente à regulamentação e ganhar o status de carro popular.

O que achou dessa lista de carros dos anos 90?

Esses foram os 15 carros dos anos 90 para você matar as saudades. Do popular carro aos modelos mais luxuosos, esperamos que você tenha gostado da lista.

Para mais conteúdos como esse, continue em nosso blog Review Auto e mantenha-se informado com os nossos artigos.

Se puder, compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais, pois o seu apoio faz toda a diferença para nós. Até a próxima vez!