Se hoje você não dispensa um ar condicionado no seu carro, na década de 80 o que fazia sucesso mesmo era o estilo. As coisas desse tempo marcaram época, e com os carros dos anos 80 não foi diferente.
Hoje o Review Auto está em clima de nostalgia. Juventude de alguns, infância de outros, a década de 1980 foi especial até aos olhos de quem ainda não tinha nascido na época. Discos de vinil, fita VHS, novelas icônicas, penteados volumosos (e um tanto duvidosos).
O artigo de hoje vai relembrar os carros que mais fizeram sucesso nos anos 80 e desenterrar suas memórias lá do fundo do baú. O design característico dos anos 80, com linhas retas fortes e ângulos bem marcados, é inconfundível.
Entre os modelos que deixaram saudade, tem desde estrelas das telonas até um carro que tinha ninguém menos que o Ayrton Senna de garoto propaganda.
IMAGEM | PRODUTO | |
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Um dos Mais Conhecidos
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Fiat Uno
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Mais Completo
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Chevrolet Monza
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Primeiro Carro do Mundo da Ford
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Ford Escort Xr3
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Mais Vendido Durante Anos
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Volkswagen Gol
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Um dos Mais Elegantes
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Ford Del Rey
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Excelente Custo-Benefício
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Chevrolet Kadett GSI
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Quase de Luxo
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Volkswagen Santana
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18 Carros dos Anos 80
Fiat Uno
O carro da fabricante italiana foi marca registrada nas ruas brasileiras durante anos a fio.
Um pouco sumido atualmente, o Fiat Uno foi um dos modelos mais populares dos anos 80 e até poucos anos atrás era super difícil não ver pelo menos um em cada rua.
Com design compacto, o hatch conquistava por sua praticidade e preço acessível. Surgiu para substituir o também muito famoso Fiat 147.
Chevrolet Monza
A Chevrolet é a mais famosa subsidiária da GM, a maior fabricante de automóveis norte-americana, e em terras brasileiras não fez pouco sucesso.
Marca consolidada até hoje como uma das líderes de vendas do mercado automobilístico brasileiro, com o Onix como seu maior êxito, nos anos 80 a fabricante colocou muitos carros nas estradas e nas memórias brasileiras.
Dentre eles, o Chevrolet Monza foi um dos mais queridos.
Líder absoluto de vendas por três anos consecutivos, em 1984, 1985 e 1986, o Chevrolet Monza inovou ao ser o primeiro da carro da GM com tração nas rodas dianteiras e motor na transversal.
Ford Escort XR3
O carro que fazia a cabeça dos motoristas mais jovens e teve o piloto de corridas Ayrton Senna como garoto propaganda.
Mas modelo que trazia um motor 1.6 agradava mais no design bonitão do que no desempenho: com direito até a teto solar, a potência do Ford Escort XR3 não passava dos 82,9 cavalos.
Volkswagen Gol
O Volkswagen Gol já veio ao mundo com a incumbência de levar adiante o legado do nosso querido Fusca e cumpriu a missão com maestria.
O motor era o mesmo do Santana, o impecável AP-2000, e a versão GTi foi o primeiro carro com injeção eletrônica a ser fabricado no Brasil.
O Volkswagen Gol também deu uma palhinha na cultura pop brasileira: na novela Vale Tudo (1988), um marco dos anos 80, o Gol era o carro do personagem Tiago, neto da icônica Odete Roitman, e também aparece na primeira cena da vilã na novela.
Depois de muitos anos em fabricação, o Gol ganhou um visual todo repaginado e os brasileiros começaram a se referir às duas versões como “Gol quadrado” e “Gol bola”.
O carro foi um sucesso absoluto até sua recente saída de linha, em 2021.
Ford Corcel II
O Ford Corcel II foi a segunda geração do Corcel, e a responsável por dar origem ao Ford Del Rey, um dos carros de maior luxo da época.
Já em produção desde 1977, em 1980 a linha introduziu o motor a álcool, que era o mais moderno e econômico entre os motores da categoria na época.
Seus maiores concorrentes eram o Volkswagen Passat e o Dodge Polara, mas a Ford ganhava desses dois em modernidade, conforto, elegância e robustez.
Chevrolet Kadett GS
O Chevrolet Kadett já era um sucesso nos anos 80 quando, nos últimos anos da década, surgiu o Kadett GS, a ousada versão esportiva do carro.
Intrépido e revolucionário, o Kadett GS tinha escapamento duplo, um motor 2.0 a álcool, suspensão a ar e até computador de bordo, um avanço tecnológico para a época.
O próximo passo da linha Kadett foi o GSi, que era um modelo conversível.
Volkswagen Santana
O Santana foi o primeiro carro de luxo fabricado pela Volkswagen no Brasil, e foi o modelo de sedã favorito dos motoristas nos anos 80 e 90. Seu antecessor foi o Passat, que era muito similar ao Santana, porém um modelo hatch.
Chamado de Quantum nos Estados Unidos e símbolo de elegância no Brasil dos anos 80, o Santana foi perdendo status nos anos 90 e deixou de ser fabricado em 2006.
Ford Del Rey
Surgindo depois do fracasso do Maverick e do insucesso do motor V8 do Galaxie, muito mal falado na época,
O Ford Del Rey aproveitava a mesma estrutura e engenharia do Corcel, mas com uma carroceria totalmente redesenhada.
Nas versões sedã e perua, o Ford Del Rey era o mais luxuoso da fabricante americana em seu período e vendeu mais de 350 mil unidades nos dez anos em que foi produzido, de 1981 a 1991.
Mas nem tudo eram flores para esse carro de luxo da Ford que bombou nos anos 80: apelidado aqui no Brasil de Corsário, o “Corcel de otário” tinha um motor 1.6 que decepcionava muito, entregando míseros 69 cavalos de potência.
Uma aliança com a Volkswagen trouxe o motor VW AP 1800 ao Ford Del Rey em 1989, o que salvou a linha por mais três anos, com 91 cavalos de potência.
Em 1991, o Del Rey acabou sendo substituído pelo Ford Versailles.
Chevrolet Chevette
Um dos mais clássicos carros dos anos 80, o Chevrolet Chevette foi o campeão absoluto de vendas no ano de 1983, com mais de 1,6 milhão de unidades saindo das concessionárias pelo Brasil.
Ao longo de quase 50 anos de história nas estradas brasileiras, lançado originalmente como sedã, o Chevette acabou se tornando um ícone da Chevrolet no país e já foi comercializado nas versões picape e até perua, além do clássico modelo compacto, que é o mais conhecido.
Ainda hoje o Chevrolet Chevette está em circulação: os números do Detran apontam quase 160 mil proprietários só em São Paulo.
Volkswagen Passat
Lançado em 1973, o Passat chegou ao Brasil em 1974 e desde então passou por várias versões, tapas no visual e modernizações.
O carro seguiu em produção até 2020 aqui no país, e continua sendo fabricado na China.
Criado para ser uma linha de carros de luxo na Volks, em 1980, já depois de ter enfrentado algumas reestilizações e sido comercializado também em versões mais populares, o Passat rendeu à fabricante alemã o título de “Carro do Ano”.
Chevrolet Opala Diplomata
O Opala foi o primeiro carro de passeio fabricado pela GM no Brasil, e desde os anos 60 o modelo se destacava por suas linhas elegantes.
Ainda hoje, as unidades ainda bem conservadas em circulação atraem olhares por onde passam, com seu design ao mesmo tempo clássico e moderno.
O Chevrolet Opala Diplomata chegou às ruas no ano de 1980, trazendo o melhor do Opala 4.1/s aliado a um visual repaginado e novos equipamentos de conforto e segurança.
A sofisticação do Diplomata foi só o primeiro passo para uma série de modernizações em todos os carros da linha Opala ao longo de todo o período dos anos 80.
Ford Galaxie
O Ford Galaxie chegou ao Brasil em 1967, sendo o primeiro carro de passeio fabricado pela Ford no país.
O sedã de luxo era também conhecido por ser o carro mais comprido já produzido no Brasil, com mais de 5,30 metros de extensão, marca que até hoje não foi superada.
A gente pode imaginar o tamanho do porta-malas dessa criança.
Com os novos modelos chegando constantemente ao mercado, o Galaxie foi ficando para trás, e teve sua produção descontinuada em 1983, mas seu estilo e elegância únicos marcaram toda uma época.
Chevrolet Corvette
Esse ousado esportivo da GM é conhecido por ser o carro há mais tempo em produção: desde 1953 até os dias de hoje.
Seu design destemido e aerodinâmico é cheio de originalidade. As gerações atuais parecem até carro de videogame de corrida.
Seu característico capô longo que fez a identidade do Corvette já não está presente nos modelos mais novos, mas o nome da linha evoca muita memória e tradição.
Presente no Brasil apenas como importado, nos anos 80 o Corvette já estava em sua quarta geração, e embora raramente fosse visto por aqui, causava sensação por onde passava.
Fusca
Criado nos anos 30, o Fusca já foi até estrela de filme, e tem uma história cheia de história.
Ganhou um lugarzinho nessa lista porque o modelo da Volkswagen, que só saiu de linha em 1996, foi um carro símbolo de todas as épocas, e ainda hoje a gente vê muito Fusca por aí.
Não é à toa que o carrinho ficou conhecido como “o mais popular do planeta”.
E levando em conta que o engenheiro responsável pelo projeto foi um dos fundadores da Porsche, dá até pra fingir que o Fusca é um carro de luxo.
Miura Saga
Mais um dos famosos esportivos que a gente só viu na televisão, o Miura Saga marcou os anos 80 com seu design original, que foi o sonho de consumo de muitos jovens.
Luxuoso e tecnológico, o veículo falava com o proprietário: alertava a respeito do combustível e fazia questão de lembrar do cinto de segurança.
Apesar do nome diferente, a Miura foi uma marca de veículos esportivos 100% brasileira, fundada por Itelmar Gobbi e Aldo Besson, em 1976.
Cheio de luxo e avanços inimagináveis para a época, o Miura Saga foi produzido de 1984 a 1988, e a Miura Automóveis encerrou suas atividades em 1992, mas ano passado saíram rumores de uma possível volta da Miura à ativa.
Gurgel Itaipu E150
Muita gente pode pensar que o avanço tecnológico dos carros elétricos é coisa exclusiva da nossa geração, mas muito antes do surgimento da injeção eletrônica, o motor movido a baterias recarregáveis já era realidade.
A Gurgel foi a primeira marca de automóveis 100% brasileira, fundada em 1969 pelo visionário engenheiro automobilístico João Augusto Conrado do Amaral Gurgel.
Em atividade até meados de 1994, a Gurgel foi responsável, não só pela criação de veículos que respiravam brasilidade até nos nomes, que iam de tribos indígenas a estados brasileiros.
O primeiro carro elétrico da América Latina, o Itaipu E150 surgiu em 1974, com a proposta de isentar o motorista das preocupações com o consumo de combustível.
Infelizmente, o ousado projeto do Itaipu E150 não alçou voos muito altos: com somente 27 unidades fabricadas, o carro não chegou a ser comercializado propriamente e hoje é item de colecionador.
Os problemas do ambicioso carrinho ainda assombram muitas fabricantes de carros elétricos e foram fatais para o sucesso da empreitada.
Sendo um veículo muito pequeno, que comportava somente 2 pessoas, e dos 460 kg de seu peso total, 320 correspondiam somente às baterias. Tudo para entregar uma potência de apenas 4,2 cavalos.
A velocidade máxima do carro, depois de muitos melhoramentos e atualizações, não conseguia ir além dos 60 km/h, e a autonomia de apenas 50 km contra as 10 horas para o carregamento completo das baterias foram os maiores empecilhos para a realização do projeto.
O Gurgel Itaipu 150 acabou não passando de um sonho, mas não deixa de ser admirável pela forma de pensar moderna e inovadora de João Augusto Gurgel.
Em 1980, a Gurgel apresentou o Itaipu E400, um furgão que apresentava uma ligeira melhora nos problemas do E150: tinha 11 cavalos de potência e 80 km de autonomia. O veículo teve 1000 unidades produzidas.
Bônus: DMC DeLorean
Esse com certeza você não viu parado no estacionamento do supermecado, ou compartilhando a pista com você no trânsito, mas o merece uma menção honrosa por sua participação na clássica série de filmes dos anos 80, De Volta Para o Futuro.
O DeLorean, carro de luxo, foi a peça principal usada pelo cientista, Dr. Emmett Brown, para construir a máquina do tempo.
Seu design futurista com portas que abriam para cima deram um tempero especial ao visual do filme que fez parte da infância de muita gente.
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Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!