Os carros dos anos 50 marcaram toda uma geração e até hoje sua estética é admirada e valorizada, tanto por colecionadores, como por entusiastas do estilo vintage.
Os carros dos anos 50 eram cheios de estilo e traduziam o espírito de felicidade e ousadia de um mundo que respirava liberdade e crescimento depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Eram os chamados “anos dourados”.
Hoje, esses ícones que fizeram história na indústria automobilística ainda fazem parte da nossa vida: sempre poderemos encontrá-los nos filmes ou em exposições de carros antigos.
Mas como será que era conviver com essas máquinas no dia a dia nos anos 50? Pode ligar a vitrola e vem acompanhar a leitura!
IMAGEM | PRODUTO | |
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Um dos Mais Caros
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Cadillac Eldorado
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Clássico Francês
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Simca Chambord
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Ainda em Produção
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Chevrolet Corvette
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Modelo Misterioso
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Porsche 550 Spyder
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Estilo Único
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Jaguar XK 120
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Um dos Mais Queridos
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Chevrolet Bel Air
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Motor Eficiente
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Mercedes-Benz 190 SL
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9 carros dos anos 50 para você conhecer e se apaixonar
Cadillac Eldorado
Um dos modelos mais caros de sua época, o Cadillac Eldorado surgiu em 1953, coroando o aniversário de 50 anos de uma das fabricantes americanas mais famosas de seu tempo.
A fabricação de carros de alto luxo sempre foi e ainda hoje é sinônimo do nome Cadillac.
E o Eldorado foi o mais famoso e celebrado modelo da marca, mantendo-se em linha de produção até 2002, numa história de 49 anos contínuos.
Responsável pela eternização do famoso design rabo de peixe que caracteriza os carros dos anos 50, o Cadillac Eldorado ganhou ainda mais prestígio quando foi utilizado na cerimônia de posse do presidente americano Eisenhower.
Simca Chambord
Nos anos 50, os carros americanos dominavam o cenário da indústria automobilística, mas esse clássico francês soube fazer bonito e se sobressair no período.
Foi um marco também no Brasil, sendo o primeiro carro de luxo fabricado nacionalmente. Aliás, o Simca Chambord acabou fazendo muito mais sucesso aqui do que em seu país de origem.
Com design inspirado nos apreciados carros americanos, o desempenho de seu motor V8 acabou não agradando muito a princípio, mas o modelo foi aprimorado com o tempo.
A importância do carro em território nacional foi tão grande que ele foi o veículo escolhido para a popular série de TV “O Vigilante Rodoviário” e recebeu uma homenagem do Camisa de Vênus em 1989, com a canção “Simca Chambord”.
Chevrolet Corvette
O esportivo mais famoso da Chevrolet e que segue em produção até hoje nasceu em 1953.
De lá para cá o modelo passou por diversas reestilizações, e hoje já não apresenta mais a frente comprida que era sua característica principal.
As unidades do primeiro modelo do Chevrolet Corvette surpreendiam pelo design totalmente inovador para os padrões dos anos 50 e seu motor de 235 polegadas era sinônimo de eficiência e velocidade na época.
Com uma potência de 150 cavalos, o Chevrolet Corvette 1953 atingia os 170 km/h.
Porsche 550 Spyder
Mais um esportivo conhecido e desejado pelos amantes de velocidade da década de 1950, o Porsche 550 Spyder acabou virando notícia nos jornais do período por um motivo muito triste e até sombrio.
James Dean, o ícone do cinema americano, morria aos 24 anos de idade enquanto pilotava o seu “pequeno bastardo”, em 1955.
Com fama de amaldiçoado, existem até lendas urbanas sobre o carro do astro. O ator Alec Guiness, o Obi-Wan Kenobi de Star Wars, teria dito sentir uma aura sinistra ao redor do carro dias antes do acidente.
Sua carroceria completamente destruída serviu para alertas sobre segurança na estrada, mas as histórias trágicas sobre o carro continuavam.
Compradores de suas peças também tiveram mortes inexplicáveis, até que por fim o carro desapareceu misteriosamente e até hoje não se sabe sobre o paradeiro dele.
Jaguar XK 120
Jaguar XK 120, o primeiro esportivo criado pela Jaguar após o fim da Segunda Guerra Mundial possuía, além de um estilo único que serviu de norte para os futuros modelos da marca, uma performance que era inacreditável para os veículos construídos no período.
Seu longo capô abrigava um motor XK 3.4 de seis cilindros, que entregava 162 cavalos de potência e atingia os 192 km/h, ou 120 milhas, fazendo jus a seu nome.
Embora o propulsor XK tenha seguido adiante por mais algumas décadas, o XK 120 só foi fabricado até 1954, quando cedeu lugar ao XK 140.
Chevrolet Bel Air
O Chevrolet Bel Air foi um dos modelos mais queridos da marca norte-americana.
Produzido até 1970, o Chevrolet Bel Air fazia sucesso, tanto na versão fechada como na versão conversível. Espaçoso e potente, o carro era considerado luxuoso e seu design de rabo de peixe não deixava a desejar.
Passando por muitas repaginações, o visual do carro em 1970 já nem lembrava mais o desenho original, mas a tradição do nome continuava sinônimo de luxo e qualidade.
Mercedes-Benz 190 SL
Esse lindo conversível da alemã Mercedes-Benz tinha tudo para ser uma estrela sozinho, mas ter saído em fotos sendo guiado por celebridades como Grace Kelly e Frank Sinatra rendeu ao carro um renome ainda maior.
Além das linhas modernas e charmosas de sua carroceria, a eficiência do motor do Mercedes-Benz 190 SL também fazia inveja e acabou sendo base para o desenvolvimento de outros motores ainda mais sofisticados e potentes.
O propulsor de 4 cilindros tinha 105 cavalos de potência, trabalhava com 2 carburadores e chegava à velocidade máxima de 172 km/h.
Todas essas características fizeram do Mercedes-Benz 190 SL um dos maiores sonhos de consumo da época.
Buick Electra
A Buick não economizou no luxo para fabricar o Electra, que tinha 325 cavalos de potência e foi o maior e mais sofisticado carro já produzido pela montadora que segue ativa até os dias de hoje em Detroit.
Com um dos designs mais lindos e imponentes entre todos os veículos da época, o Buick Electra se destacava também por sua modernidade tecnológica.
Trazia de linha vários itens que elevavam tanto o conforto como a segurança do motorista.
Os vidros e a regulagem do banco do motorista tinham controles elétricos e existia um alarme para o excesso de velocidade, além de faróis capazes de detectar quando outro veículo se aproximava e ajustar seu facho de luz de modo a evitar acidentes.
O Buick Electra deixou de ser produzido em 1990, depois de passar por várias versões. Em 2022, a Buick anunciou o novo Electra, um SUV que não tem a pretensão de trazer de volta esse ícone de 1959.
Qual desses carros antigos dos anos 50 é o seu favorito?
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Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!