Celta ou Fiesta Hatch: Qual Usado é Mais Vantajoso? Veja Aqui

Para quem busca comprar um carro econômico, barato e popular, vale a pena analisar as opções para decidir entre um Celta ou Fiesta Hatch. Afinal, ambos são carros bastante populares e cuja comparação costuma fazer sentido.

Vale lembrar, também, que tanto o Celta quanto o Fiesta Hatch não existem mais.

Ou seja, os dois carros só estão presentes no mercado de usados e seminovos, que se destaca por ter melhores preços, mas por ser necessário realmente avaliar bem os modelos para encontrar opções com qualidade e bem conservadas.

Para ajudar você a decidir, nós vamos fazer um comparativo a seguir entre o Chevrolet Celta ou Fiesta Hatch. Siga a leitura para saber qual é o melhor!

Melhor Escolha

Chevrolet Celta

Ele é um dos modelos preferidos entre os mais jovens

  • Se o que você procura é um bom preço em carros populares, o Chevrolet Celta sai mais em conta
  • Surpreende pela folga nas pernas para quem vai no banco de trás
  • Possui abastecimento flex e seu tanque de combustível tem capacidade para 54L

Ótimo Custo-Benefício

Ford Fiesta Hatch

O Ford Fiesta estreou no mercado brasileiro em 1995, com a importação dos veículos de sua terceira geração, tornando-se nacional no ano de 1996

  • Tem 309 litros de armazenamento em seu porta-malas
  • Ar-condicionado, direção hidráulica, porta-objetos com ótimo acabamento, pára-brisa de qualidade
  • Vidro nas 4 portas com toque, regulagem elétrica no retrovisor, regulagem na altura do volante, rádio com Bluetooth e mais

Prós e contras do Chevrolet Celta

Chevrolet Celta 1.0
Fonte: Car Blog

Começamos a análise com os prós e contras do Chevrolet Celta.

Selecionamos dois excelentes prós para você avaliar em relação ao Chevrolet Celta e seus rivais de mercado.

Prós do Celta

Desempenho bom para motor 1.0

A primeira vantagem do Celta em relação a outros automóveis hatch populares, especialmente da mesma época, é o seu desempenho muito acima da média para um motor 1.0 8v.

Considerando a sua motorização, o veículo tem uma velocidade máxima bastante significativa, de 154 km/h. Obviamente existem modelos mais potentes, mas são de outros segmentos e não são concorrentes reais do veículo.

Além da velocidade máxima ser significativa, ainda precisamos considerar a boa aceleração do modelo. A maioria de veículos da mesma linha não possui versões de motor que consigam bater de frente com este carro.

Ao todo, o carro consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 14,9 segundos. O melhor da sua aceleração, entretanto, é a sua regularidade.

Ele oferece uma excelente resposta do volante aos toques e uma direção macia, que vai acelerando aos poucos, sem tirar o máximo a todo o momento.

Durabilidade

Não dá para negar que o principal benefício do Chevrolet Celta é a sua durabilidade. Afinal, o veículo não é conhecido como um “tanque de guerra” à toa.

Não se trata apenas de ter uma carroceria potente, mas sim de um ótimo conjunto mecânico, mais potente do que a maioria dos veículos da sua categoria.

O grande destaque é que o automóvel tem muita resistência e uma excelente forma para não quebrar com frequência.

Além disso, vale mencionar que a sua manutenção é muito barata e acessível, tanto a manutenção preventiva (para evitar problemas), quanto a manutenção corretiva (para trocar peças e fazer ajustes).

Contras do Celta

A seguir, veremos os pontos negativos que o carro tem oferecer, quando comparado com a sua concorrência.

Falta de ar-condicionado

Um dos pontos negativos desse modelo (pelo menos quando comparado com versões da mesma ou de outras marcas) é a sua falta de alguns equipamentos básicos que garantem maior conforto para o usuário.

Um desses equipamentos é o ar-condicionado.

O famoso “Celtinha”, tanto em sua versão de 3 ou 5 portas, não é um carro que tem um ar-condicionado para oferecer aos motoristas, algo que hoje é impensável. Afinal, o ar é um dos itens obrigatórios na lista de qualquer carro do mercado atualmente.

Uma das razões que explica essa falta de itens de série é para manter o preço baixo do carro. Afinal, uma das justificativas para o Celta ser um dos mais vendidos do Brasil quando ainda estava em produção era o seu preço competitivo.

Prós e contras do Ford Fiesta Hatch

Ford Fiesta Hatch 1.6
Fonte: iCarros

Agora, veremos os pontos positivos e negativos do Ford Fiesta. Lembrando que estamos usando a versão hatch, e não o Ford Fiesta Sedan, que tem mais recursos e pertence a outra categoria do mercado.

Prós do Ford Fiesta

Porta-malas

Um dos primeiros benefícios do carro é o seu porta-malas (e consequente espaço interno).

O Ford Fiesta Hatch tem 309 litros de armazenamento em seu porta-malas. Esse valor é um pouco maior do que o Chevrolet Tracker, que é um SUV. Isso mesmo: um SUV!

Além do grande porta-malas, o automóvel acaba tendo também um grande espaço interno. Isso traz mais conforto para o motorista e seus convidados.

Equipamentos

Se o Celta faltava em equipamentos, o Ford Fiesta compensa. O veículo tem itens de série que hoje são comuns em modelos do segmento, como o Chevrolet Onix, mas que não eram tão comuns na época do seu lançamento.

A lista inclui itens como ar-condicionado, direção hidráulica, porta-objetos com ótimo acabamento, pára-brisa de qualidade, vidro nas 4 portas com toque, regulagem elétrica no retrovisor, regulagem na altura do volante, rádio com Bluetooth e mais.

Vale lembrar que, na época do lançamento e da divulgação do automóvel, não era comum ver opções de hatches com esses itens de série no mercado brasileiro. Especialmente com o valor de venda que o Fiesta tinha.

Contras do Ford Fiesta

Motor Rocam

Um dos problemas do Ford Fiesta é o seu motor Rocam. O modelo tem um alto consumo de combustível, além de ter problemas crônicos de arrefecimento. Isso faz com que seja comum ter de levar o carro para a oficina.

Consumo

Já sobre o seu consumo de combustível, temos um resultado que pesa um pouco no bolso, por ser um valor alto para o mercado. O consumo do veículo gira ao redor de 9 km/l e 10 km/l com gasolina na cidade, pouco para um motor 1.0.

Outros carros para considerar: Volkswagen Gol, Fiat Palio e outros

Se você não conseguiu se decidir entre Celta ou Fiesta Hatch, então uma boa ideia é conhecer alguns outros modelos mais ou menos com a mesma ficha técnica e faixa de preço.

Veja algumas opções abaixo:

  • Fiat Uno
  • Chevrolet Onix (substituto do Celta)
  • Renault Clio
  • Chevrolet Corsa
  • Fiat Palio
  • Volkswagen Gol

Conclusão: Celta ou Fiesta Hatch?

Agora que você viu as opções, deve comprar um Celta ou Fiesta Hatch?

O Chevrolet Celta é a melhor opção caso você queira um carro mais durável, com menor preço e mais potência. Para quem quer um companheiro para todas as obras, esse é o melhor automóvel.

Já para as pessoas que preferem um carro com uma parte mais incrementada, mais equipamentos, o Ford Fiesta é a melhor opção.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Até mais!