Consórcio Honda Vale a Pena? O Que Estão Dizendo? Veja Aqui

Assim como acontece em outras operações dessa mesma natureza, é muito comum que os consumidores tenham dúvidas e se perguntem se o Consórcio Honda vale a pena.

Por analogia, quando se trata dos serviços oferecidos diretamente pela marca, algumas questões adicionais e específicas também surgem.

Penando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, os principais aspectos comentados pelos clientes (antigos e atuais), a fim de ajudar você a tomar uma decisão bem-informada. Boa leitura!

Principais aspectos para avaliar se o consórcio Honda vale a pena

Consórcio Honda vale a pena
Fonte: Fire Cash

Taxa de administração

A confiabilidade e a tradição também podem, de um certo modo, ser precificadas.

Em certos tipos de créditos, a gestora pode aplicar uma taxa de administração da ordem de até 30%. Essa, evidentemente, está longe de ser um dos números mais atrativos para os consumidores.

Tempo para a contemplação

Caso tenha pressa em adquirir o seu veículo, o Consórcio Nacional Honda não é uma boa opção. Como resultado, você dependerá de um sorteio que pode levar meses ou, até mesmo, anos, antes de chegar à sua vez.

Por esse motivo, o modelo não é recomendável, principalmente, para os consumidores apressados.

Competitividade

Por se tratar de um modelo muito procurado de negócios, a oportunidade representada pelo Consórcio Nacional Honda indica que os participantes estão cientes dos requisitos para fazer as suas compras.

Nesse sentido, não é incomum a existência de lances que excedem, em até 30%, os valores das cartas de crédito. Dessa forma, os consumidores buscam formas viáveis de acelerarem a sua contemplação.

Liquidez de mercado

Dado os altos níveis de procura pelos veículos e de confiabilidade na marca Honda – especialmente motos – junto ao merco, podemos afirmar a existência de boa liquidez desse consórcio.

Isso é fundamental caso você decida, futuramente, realizar uma venda, seja do sorteio em andamento ou do crédito já sorteado.

Em ambas as alternativas, é bem mais fácil comercializar um Consórcio Honda do que as operações de compras de instituições financeiras pouco conhecidas. De modo geral, essa característica assegura um investimento seguro e versátil.

Confiabilidade

Com trinta e cinco anos de atuação junto ao mercado nacional, o Consórcio Honda é bastante confiável.

Primeiramente, para quem receia participar desse tipo de investimento, ou se sente desconfortável ao negociar com marcas desconhecidas, a confiabilidade da Honda, certamente, conta como importante diferencial.

De acordo com isso, tenha em mente que, em processos de consórcios, o adequado funcionamento depende, em grande medida, da qualidade de sua administração.

Por isso, a gestão da Honda goza de prestígio junto ao mercado, transmitindo toda a confiança necessária para os consumidores.

Análise de crédito

Os documentos requeridos são bem simples, de modo que não é preciso realizar uma análise de crédito no momento da adesão. Em termos práticos, para integrar um grupo, o consumidor necessita apresentar, somente, o comprovante de endereço, o CPF e o RG.

Isso é necessário para o encaminhamento de correspondências, tais como avisos de contemplação e boletos. Afinal, até que você seja contemplado, será qualificado como “credor” do grupo.

As documentações para analisar os perfis de crédito de cada cotista são exigidas, somente, após a contemplação.

Taxas de juros

Um dos maiores benefícios de quaisquer consórcios pode ser encontrado na menor taxa de juros em comparação aos valores aplicados em opções comuns de financiamento.

Nos consórcios, a constituição de grupos que pagam, por mês, os valores das cartas de crédito asseguram taxas bem mais acessíveis para os compradores. Embora muitas pessoas ainda não acreditem, o fato é que, sob esta modalidade, os juros podem não ser cobrados!

A depender do grupo que você integrar, a incidência de taxa de administração será paga (basta ficar em dia com as suas prestações) para que os responsáveis por ele cuidem de todos os processos de sua constituição, incluindo:

  • gestão financeira de recursos;
  • controles de pagamentos;
  • contemplações;
  • realizações de assembleias;
  • entregas de carta de crédito;
  • liberação de pagamentos aos vendedores etc.

Variedade de modelos

Geralmente, a carta de crédito de um consórcio tende a ser vinculada a um determinado modelo. Por exemplo, você pode participar do consórcio que gere um crédito equivalente à Honda Biz.

No entanto, isso não significa que você terá que, necessariamente, comprar uma Honda Biz quando for sorteado. Caso prefira, pode usar o crédito como uma parte do pagamento de algum modelo mais caro, complementando o valor com recursos próprios.

É justamente a flexibilidade que garante a variedade de modelos disponíveis para a aquisição do bem.

Se, por exemplo, entrar em um consórcio cujo veículo de referência é o Honda Fit e, na contemplação, independentemente do motivo, preferir um automóvel maior (CRV etc.), é possível trocar, uma única vez, de modelo Honda.

Neste exemplo, você deve custear a diferença entre os valores dos veículos. Todavia, caso deseje um modelo mais barato, poderá descontar essa diferença, diretamente, das parcelas a serem pagas. Adicionalmente, é possível optar, inclusive, por um carro seminovo com até 5 anos de fabricação.

À medida que o consórcio pode ser considerado uma espécie de compra planejada, consequentemente, os veículos poderão ter os seus valores reajustados – grande parte das montadoras costumam corrigir os preços regularmente.

Se isso acontecer, e você não tiver sido contemplado ainda, não precisará se preocupar.

Vantagens do Consórcio Nacional Honda

Conforme mencionado, os serviços oferecidos pelo Consórcio Honda estão disponíveis, no mercado brasileiro, há mais de três décadas.

Desde 1981, a montadora japonesa atua, também, com vistas a facilitar a aquisição financiada de motocicletas e automóveis da marca, mediante cartas de crédito – das mais acessíveis aos modelos de luxo.

Nesse sentido, você pode fazer parte de um consórcio de quase todos os veículos da Honda sem, para tanto, ter de se preocupar com valores de entrada ou financiamento com juros altos.

Na realidade, os juros praticados em financiamentos e consórcios já estão, atualmente, bem similares, fazendo com que as menores taxas destes representem um ganho real para os consumidores.

Definitivamente, quem deseja realizar o sonho de adquirir um veículo Honda (objetivo que, para a maioria dos brasileiros, é de longo prazo), mas tem pouca paciência e/ou disciplina, pode optar pelo modelo de consórcio.

Um dos elementos mais interessantes consiste no fato de que as parcelas são mantidas em relativa estabilidade ao longo de toda a duração do consórcio, simplificando o planejamento de longo prazo das finanças dos consumidores.

Ademais, os veículos da Honda são amplamente reconhecidos pelo fenomenal pós-venda, excelente manutenção das mecânicas autorizadas, baixa desvalorização e alta confiança.

Por isso, dificilmente vemos alguém insatisfeito com os veículos da montadora japonesa ou o atendimento dos profissionais da Honda.

Evidentemente, há exceções, porém, é uma das poucas marcas que os consumidores podem confiar plenamente, principalmente, no que se refere às atividades das oficinas autorizadas.

Desvantagens do Consórcio Nacional Honda

Em termos nominais, quaisquer compras financiadas não podem ser consideradas vantajosas. Simples assim!

Qualquer tipo de instituição financeira, concessionárias, bancos, financiadoras, consórcios, dentre outros, se esforçam para convencer o público de que oferecem as melhores “condições”.

De antemão, lembre-se de que o investimento em um consórcio significa que você pagará valores adicionais por produtos que já saem das concessionárias valendo o mesmo.

Leve em consideração, ainda, que será necessário aguardar a chegada do veículo, uma vez que as filas de espera superam os trinta dias, em consequência do aquecimento significativo do mercado.

Assim também, a partir do momento em que os consumidores brasileiros obtiveram maiores condições de acesso aos variados tipos de consórcio, as possibilidades de ganhar foram reduzidas significativamente.

O Consórcio Honda, infelizmente, não foge a essa regra: muitos consumidores não conseguem ganhar os sorteios mesmo fazendo lances superiores aos 30% (valor considerado alto nesse tipo de operação).

Somente os lances que cobrem metade (ou cinquenta por cento do valor total) estão conseguindo a vitória cedo.

Ainda mais importante: isso nos leva a outro aspecto que merece ponderação no consórcio, qual seja, a dependência da sorte.

Embora seja possível ganhar o seu automóvel logo no começo do consórcio, você pode, também, obter o seu veículo apenas depois do pagamento da última parcela!

Afinal, o Consórcio Honda vale a pena?

Consórcio Honda vale a pena
Fonte: Carro de Garagem

A resposta definitiva a essa pergunta dependerá do perfil de cada consumidor. Afinal, há quem prefira economizar e se organizar para efetuar a aquisição à vista de um veículo Honda.

Ao contrário do que alguns consumidores fazem, é altamente recomendável decidir qual automóvel ou motocicleta você deseja antes de optar pelo consórcio, a fim de analisar se o preço à vista não se encaixa no seu orçamento.

Simultaneamente, o fator “sorte” não deve ser negligenciado, uma vez que nem todos os lances podem ser acessíveis. Adicionalmente, considere a possibilidade de juntar o dinheiro necessário para realizar um investimento e, posteriormente, comprar o veículo pretendido à vista.

Nesse meio tempo, é fácil distinguir o perfil de um consumidor que deseja participar do consórcio, especialmente para as motocicletas com cilindradas mais baixas.

Alguns analistas, no entanto, recomendam essa modalidade para as pessoas que já possuem algum outro veículo e não possui a disciplina para investimentos necessária para adquirir motos ou carros mais caros.

As motocicletas de baixa cilindrada ou os automóveis mais populares da marca japonesa, como o Honda City, podem não compensar um investimento em consórcio.

Para estes modelos, o mais indicado é economizar para a compra à vista ou o financiamento.

De modo geral, é possível afirmar que o Consórcio Honda vale a pena para os consumidores enxergam, nessa opção, um negócio vantajoso.

Dito de outra forma, os pontos fracos dessa alternativa são mais evidentes para os compradores que buscam a obtenção rápida de seu veículo.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.

Até mais!