Corolla ou Duster? Sendo um representante dos sedans médios e outro do SUVs compactos, costumam disputar o mesmo público atualmente. Mas, qual o melhor?
Para saber isso, nada melhor do que acompanhar um comparativo completo entre os dois modelos. E é isso que você verá aqui. Confira!
Ótimo Custo-Benefício
Se destaca em relação à equipamentos, consumo de combustível e painel multimídia cheio de detalhes
- Ar condicionado manual, painel de instrumentos com tela digital de 4,2″, sensor crepuscular e DRL em Led
- 7 airbags, faróis de neblina, luzes diurnas em LED, assistente de permanência em faixa, além de possuir alerta de colisão frontal e frenagem autônoma
- Oferece uma central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas
- Motor 1.6 de quatro cilindros, injeção multiponto, com potência máxima de 120 cv, torque de 16,2 kgfm e câmbio CVT de seis marchas
- Ar condicionado automático, câmbio automático, banco do motorista e volante com ajuste de altura, retrovisores elétricos, rodas de liga leve e muito mais
- Porta malas com capacidade para 475 litros
Corolla ou Duster
Cada vez mais o segmento de SUVs cresce no Brasil, sejam as opções médias ou dos compactos, como é o caso do Renault Duster.
Nesse caso, uma das categorias mais afetadas é justamente a dos sedãs e hatches de porte médio, como o Corolla. Um dos principais motivos? Ambos têm margens de preços bem similares.
Toyota Corolla
O Toyota Corolla dispensa apresentações, já que é o carro mais vendido do mundo (considerando todos os veículos da história), e líder isolado da categoria de sedãs médios no Brasil.
Em 2022 o veículo vendeu 42.852 unidades, frente aos 8.518 emplacamentos do segundo colocado, Chevrolet Cruze. Confira suas atuais versões:
- GLi
- XEi
- Altis Premium
- GR-S
- Altis Hybrid
- Altis Hybrid Premium
Pontos positivos do Toyota Corolla
Motor
Atualmente, o Corolla conta com duas versões híbridas, capazes de gerar 101 cv (combustão) mais 72 cv nas propulsores elétricos.
No entanto, a maioria das versões é 2.0 flex, apenas a combustão, entregando 177 cv no etanol e 169 cv na gasolina, com torque de 21,4 kgfm.
Quanto a transmissão, o sedan tem associado ao motor um câmbio automático de incríveis 10 marchas (CVT).
Consumo
Mesmo desconsiderando as versões híbridas, que chegam a fazer quase 18 km/l na gasolina, o Corolla ainda apresenta uma boa economia nas demais opções:
- Na cidade ele faz 8,3 km/l quando abastecido com etanol e 11,9 km/l quando abastecido com gasolina
- Já nas estradas ele faz 9,8 km/l quando abastecido com etanol e 14,2 km/l quando abastecido com gasolina
Equipamentos de série e opcionais
- 7 airbags
- Teto solar elétrico
- Alerta para mudança da faixa
- Controle de tração
- Start&Stop
- Controle de estabilidade
- Sensor de chuva
- Alerta pré-colisão
- Sensores de estacionamento
- Android Auto
- Controle da velocidade de cruzeiro
- Apple Carplay
- Ar-condicionado digital
- Assistente para partida em subidas
- Central Multimídia 10”
- Chave presencial
- Retrovisores elétricos
- Computador de bordo
- Dentre outros
Pontos negativos do Toyota Corolla
Preço
Sem dúvidas, o grande ponto negativo do Toyota Corolla é o seu alto preço de mercado. Uma versão zero atual custa:
- GLi – partindo de R$ 146.890
- XEi – partindo de R$ 153.390
- Altis Premium – partindo de R$ 176.190
- GR-S – partindo de R$ 175.590
- Altis Hybrid – partindo de R$ 180.990
- Altis Hybrid Premium – partindo de R$ 190.590
Não é tão versátil quanto um SUV
Dentro do comparativo entre o Corolla ou Duster, um ponto negativo a levantar do sedan é a sua falta de versatilidade.
O veículo, é claro, se dá bem na cidade e nas estradas, mas não é nem de longe off road.
Renault Duster
O Renault Duster está por aqui desde 2011, disputando diretamente no mercado de SUVs compactos.
Em 2022, aliás, o modelo ficou com a 10ª posição de vendas da categoria, emplacando 22.690 unidades, disponíveis nas versões:
- Intense MT 1.6
- Intense CVT 1.6
- Iconic 1.6
- Iconic Turbo 1.3
Pontos positivos do Renault Duster
Motor
As opções atuais do Duster contam com motores 1.6 ou então 1.3 turbo, um bom conjunto mecânico que equipa a versão topo de linha.
No caso do 1.6, ele entrega 120 cv no etanol e 118 na gasolina, a 5500 rpm, com torque de 16,2 kgfm, a 4000 rpm em ambos os combustíveis.
O 1.3 é mais potente e gera 170 cv no etanol e 162 cv na gasolina, com a mesma rotação do anterior, e 27,5 kgfm de torque.
Equipamentos e opcionais
- Airbag duplo
- Chave presencial
- Câmera de ré
- Retrovisores elétricos
- Start&Stop
- Ar-condicionado digital
- Monitoramento do ponto cego
- Android Auto
- Sensor crepuscular
- Apple CarPlay
- Câmera 360
- Farol de neblina
- Direção elétrica
- Sensores de estacionamento
- Vidros elétricos
- Assistente de frenagem de emergência
- Controle de tração
- Freios ABS
- Controle de estabilidade
- Piloto automático
- Assistente para partida em subidas
- Dentre outros
Porta-malas
O Duster conta com um bom espaço interno e uma ótima capacidade no seu porta-malas: 475 litros.
Para se ter uma ideia, são 75 litros a mais que a média da categoria, superando inclusive o próprio Corolla, que é um Sedan, e dispõe de 470 litros.
Preço
Mesmo sendo um SUV, o Duster conta com valores bem mais em conta que o Corolla:
- Intense MT 1.6 – partindo de 110.790 reais
- Intense CVT 1.6 – partindo de 120.690 reais
- Iconic CVT – partindo de 128.890 reais
- Iconic Turbo 1.3 – partindo de 143.390 reais
Pontos negativos do Renault Duster
Consumo
O veículo apresenta números inferiores ao sedan da Toyota e a outros modelos da categoria:
- Na cidade, a maioria das versões faz 8,1 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina
- Já na estrada ele faz 8,5 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina
Airbags frontais
Outro ponto negativo fica por conta da ausência de mais airbags, mesmo entre os opcionais.
O SUV conta apenas com os 2 airbags frontais, e não dispõe das opções laterais ou de cortina, presentes em outros veículos zero quilômetro.
Corolla ou Duster: Qual Vale Mais a Pena?
Para quem está em busca de versatilidade, sem dúvidas, o Renault Duster consegue entregar um pouco mais de qualidade nesse aspecto.
No entanto, ainda não é páreo para bater de frente com o implacável Corolla, que entrega um custo benefício maior no fim das contas.
O veículo é altamente tecnológico, seguro e confortável, além de marcar presença onde quer que chegue, mesmo sendo sedan.
Dentre os carros analisados no comparativo de hoje, portanto, a vitória fica com o veículo da marca Toyota.
Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.
Analise todos os pontos mais importantes para você, como velocidade máxima (km/h), consumo (estrada e cidade), câmbio CVT e mais aspectos.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Duster ou Corolla que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Oroch ou Duster para descobrir qual é o melhor.
Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.
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Até mais!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.