Corolla ou Duster: Qual Levar para Casa? Veja o Comparativo Completo

Corolla ou Duster? Sendo um representante dos sedans médios e outro do SUVs compactos, costumam disputar o mesmo público atualmente. Mas, qual o melhor?

Para saber isso, nada melhor do que acompanhar um comparativo completo entre os dois modelos. E é isso que você verá aqui. Confira!

Ótimo Custo-Benefício

Toyota Corolla

Se destaca em relação à equipamentos, consumo de combustível e painel multimídia cheio de detalhes

  • Ar condicionado manual, painel de instrumentos com tela digital de 4,2″, sensor crepuscular e DRL em Led
  • 7 airbags, faróis de neblina, luzes diurnas em LED, assistente de permanência em faixa, além de possuir alerta de colisão frontal e frenagem autônoma
  • Oferece uma central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas

Melhor Escolha

Renault Duster

O Duster é o carro de entrada da Renault, quando falamos de SUV

  • Motor 1.6 de quatro cilindros, injeção multiponto, com potência máxima de 120 cv, torque de 16,2 kgfm e câmbio CVT de seis marchas
  • Ar condicionado automático, câmbio automático, banco do motorista e volante com ajuste de altura, retrovisores elétricos, rodas de liga leve e muito mais
  • Porta malas com capacidade para 475 litros

Corolla ou Duster

Cada vez mais o segmento de SUVs cresce no Brasil, sejam as opções médias ou dos compactos, como é o caso do Renault Duster.

Nesse caso, uma das categorias mais afetadas é justamente a dos sedãs e hatches de porte médio, como o Corolla. Um dos principais motivos? Ambos têm margens de preços bem similares.

Toyota Corolla

Toyota Corolla
Fonte: Instacarro

O Toyota Corolla dispensa apresentações, já que é o carro mais vendido do mundo (considerando todos os veículos da história), e líder isolado da categoria de sedãs médios no Brasil.

Em 2022 o veículo vendeu 42.852 unidades, frente aos 8.518 emplacamentos do segundo colocado, Chevrolet Cruze. Confira suas atuais versões:

  • GLi
  • XEi
  • Altis Premium
  • GR-S
  • Altis Hybrid
  • Altis Hybrid Premium

Pontos positivos do Toyota Corolla

Motor

Atualmente, o Corolla conta com duas versões híbridas, capazes de gerar 101 cv (combustão) mais 72 cv nas propulsores elétricos.

No entanto, a maioria das versões é 2.0 flex, apenas a combustão, entregando 177 cv no etanol e 169 cv na gasolina, com torque de 21,4 kgfm.

Quanto a transmissão, o sedan tem associado ao motor um câmbio automático de incríveis 10 marchas (CVT).

Consumo

Mesmo desconsiderando as versões híbridas, que chegam a fazer quase 18 km/l na gasolina, o Corolla ainda apresenta uma boa economia nas demais opções:

  • Na cidade ele faz 8,3 km/l quando abastecido com etanol e 11,9 km/l quando abastecido com gasolina
  • Já nas estradas ele faz 9,8 km/l quando abastecido com etanol e 14,2 km/l quando abastecido com gasolina

Equipamentos de série e opcionais

  • 7 airbags
  • Teto solar elétrico
  • Alerta para mudança da faixa
  • Controle de tração
  • Start&Stop
  • Controle de estabilidade
  • Sensor de chuva
  • Alerta pré-colisão
  • Sensores de estacionamento
  • Android Auto
  • Controle da velocidade de cruzeiro
  • Apple Carplay
  • Ar-condicionado digital
  • Assistente para partida em subidas
  • Central Multimídia 10”
  • Chave presencial
  • Retrovisores elétricos
  • Computador de bordo
  • Dentre outros

Pontos negativos do Toyota Corolla

Preço

Sem dúvidas, o grande ponto negativo do Toyota Corolla é o seu alto preço de mercado. Uma versão zero atual custa:

  • GLi – partindo de R$ 146.890
  • XEi – partindo de R$ 153.390
  • Altis Premium – partindo de R$ 176.190
  • GR-S – partindo de R$ 175.590
  • Altis Hybrid – partindo de R$ 180.990
  • Altis Hybrid Premium – partindo de R$ 190.590

Não é tão versátil quanto um SUV

Dentro do comparativo entre o Corolla ou Duster, um ponto negativo a levantar do sedan é a sua falta de versatilidade.

O veículo, é claro, se dá bem na cidade e nas estradas, mas não é nem de longe off road.

Renault Duster

Renault Duster Iconic
Fonte: Quatro Rodas

O Renault Duster está por aqui desde 2011, disputando diretamente no mercado de SUVs compactos.

Em 2022, aliás, o modelo ficou com a 10ª posição de vendas da categoria, emplacando 22.690 unidades, disponíveis nas versões:

  • Intense MT 1.6
  • Intense CVT 1.6
  • Iconic 1.6
  • Iconic Turbo 1.3

Pontos positivos do Renault Duster

Motor

As opções atuais do Duster contam com motores 1.6 ou então 1.3 turbo, um bom conjunto mecânico que equipa a versão topo de linha.

No caso do 1.6, ele entrega 120 cv no etanol e 118 na gasolina, a 5500 rpm, com torque de 16,2 kgfm, a 4000 rpm em ambos os combustíveis.

O 1.3 é mais potente e gera 170 cv no etanol e 162 cv na gasolina, com a mesma rotação do anterior, e 27,5 kgfm de torque.

Equipamentos e opcionais

  • Airbag duplo
  • Chave presencial
  • Câmera de ré
  • Retrovisores elétricos
  • Start&Stop
  • Ar-condicionado digital
  • Monitoramento do ponto cego
  • Android Auto
  • Sensor crepuscular
  • Apple CarPlay
  • Câmera 360
  • Farol de neblina
  • Direção elétrica
  • Sensores de estacionamento
  • Vidros elétricos
  • Assistente de frenagem de emergência
  • Controle de tração
  • Freios ABS
  • Controle de estabilidade
  • Piloto automático
  • Assistente para partida em subidas
  • Dentre outros

Porta-malas

O Duster conta com um bom espaço interno e uma ótima capacidade no seu porta-malas: 475 litros.

Para se ter uma ideia, são 75 litros a mais que a média da categoria, superando inclusive o próprio Corolla, que é um Sedan, e dispõe de 470 litros.

Preço

Mesmo sendo um SUV, o Duster conta com valores bem mais em conta que o Corolla:

  • Intense MT 1.6 – partindo de 110.790 reais
  • Intense CVT 1.6 – partindo de 120.690 reais
  • Iconic CVT – partindo de 128.890 reais
  • Iconic Turbo 1.3 – partindo de 143.390 reais

Pontos negativos do Renault Duster

Consumo

O veículo apresenta números inferiores ao sedan da Toyota e a outros modelos da categoria:

  • Na cidade, a maioria das versões faz 8,1 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina
  • Já na estrada ele faz 8,5 km/l com etanol e 12,3 km/l com gasolina

Airbags frontais

Outro ponto negativo fica por conta da ausência de mais airbags, mesmo entre os opcionais.

O SUV conta apenas com os 2 airbags frontais, e não dispõe das opções laterais ou de cortina, presentes em outros veículos zero quilômetro.

Corolla ou Duster: Qual Vale Mais a Pena?

Para quem está em busca de versatilidade, sem dúvidas, o Renault Duster consegue entregar um pouco mais de qualidade nesse aspecto.

No entanto, ainda não é páreo para bater de frente com o implacável Corolla, que entrega um custo benefício maior no fim das contas.

O veículo é altamente tecnológico, seguro e confortável, além de marcar presença onde quer que chegue, mesmo sendo sedan.

Dentre os carros analisados no comparativo de hoje, portanto, a vitória fica com o veículo da marca Toyota.

Recomendamos que você faça um test drive em ambos os carros para sentir qual deles se adequa melhor às suas necessidades, além de conferir também a ficha técnica e os itens de série.

Analise todos os pontos mais importantes para você, como velocidade máxima (km/h), consumo (estrada e cidade), câmbio CVT e mais aspectos.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Duster ou Corolla que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Oroch ou Duster para descobrir qual é o melhor.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

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Até mais!