Se você está procurando por sedãs para comprar, que tal avaliar entre um Corolla ou Sentra? São dois modelos japoneses, que se destacam por ter um bom custo-benefício, considerando as vantagens que eles têm.
Apesar de serem carros japoneses, são modelos bastante interessantes para o mercado do Brasil. Por isso, a escolha entre eles é bastante difícil e muitos consumidores ficam em dúvidas sobre qual dos dois sedãs comprar.
Neste conteúdo, vamos analisar as diferenças e vantagens de cada um para você decidir se vale mais a pena comprar um Corolla ou Sentra. Siga a leitura para saber tudo sobre o assunto!
Melhor Escolha
O Corolla Cross tem como uma das suas forças o nome imponente da sua marca, fortemente associada à conforto e confiabilidade
- Conta com um motor flex aspirado de combustão interno 1.8 e dois motores elétricos, sendo um gerador e outro de tração
- Na cidade, o consumo do Cross fica em torno de 13 a 18 km/l, enquanto nas rodovias a média está entre 14 e 17 km/l
- O visual interno do Toyota é bastante agradável e diferenciado
Ótimo Custo-Benefício
Nissan Sentra no Brasil, Nissan Sylphy na China e Nissan Tsuru no México
- Oferece ar condicionado digital de duas zonas, o que permite a configuração de temperaturas diferentes para o motorista e o passageiro
- Equipado com o Nissan Safety Shield, um sistema voltado para proteção, reação e monitoramento
- Consegue ir de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 186 km/h
Toyota Corolla vs Nissan Sentra: os comentários dos donos ajudam a escolher?
Analisar os comentários de donos de carros sempre ajuda a entender qual deles comprar. Por isso, nós recomendamos essa ação para escolher entre um Corolla ou Sentra.
Por exemplo, apenas os clientes podem dizer com certeza qual marca oferece o melhor atendimento ou como é o pós-venda de uma montadora em específico.
Apenas quem passou pela situação pode dizer se é ou não difícil encontrar uma oficina que trabalhe com Toyota ou Nissan, por exemplo.
Entretanto, é importante considerar as avaliações dos donos de um sedã (ou de qualquer carro, na verdade), com um pouco de bom senso. Lembre-se de que nem toda experiência negativa vai se repetir. Às vezes, a pessoa só acabou pegando um dia ruim com a marca.
No entanto, se a situação se repetir em vários depoimentos, então sabemos que é um problema crônico a considerar.
Dito isso, nossa avaliação a seguir colocará os sedãs da Toyota e da Nissan frente a frente, comparando os prós e contras de cada um. Assim, você poderá decidir qual deles é o mais indicado para você.
Siga a leitura para saber mais!
Os prós e contras do Toyota Corolla
Começaremos a avaliação com os prós e contras do Toyota Corolla. O carro é o mais vendido do mundo, mas ainda não encontrou o mesmo sucesso no Brasil.
Prós do Corolla
Iniciaremos a comparação pelos pontos positivos do carro.
Acendimento automático
O primeiro positivo a ter em conta é o recurso que permite o acendimento automático dos faróis.
Com essa tecnologia, os faróis do automóvel são acendidos automaticamente em momentos e áreas de baixa visibilidade, sem que o motorista precise selecionar as opções ou ativar os comandos para isso.
Confiabilidade
Se você já acompanhou os depoimentos de usuários que são donos de carros da Toyota em algum momento, deve ter lido coisas como “Bom, mas o ponto positivo é que é um Toyota, né?”
Na prática, isso significa que há um altíssimo nível de confiabilidade na marca japonesa.
De fato, o Toyota Corolla se beneficia disso também. O motorista sabe que o conjunto mecânico do carro é de qualidade e a construção foi feita com diligência, o que reduz problemas crônicos no automóvel.
Conforto
O Toyota Corolla é um carro confortável. Pelo menos, é o que a maior parte dos motoristas que utilizam o automóvel relatam.
É fácil entender o porquê, quando consideramos que o sedã tem ótimo espaço interno, um acabamento de qualidade e bancos internos muito confortáveis. Além disso, sua dirigibilidade é gostosa, sem ser muito pesada e, tampouco, muito leve.
Para quem quer ser Uber, por exemplo, o veículo é uma boa opção para a categoria Uber Comfort, pois oferece conforto aos usuários e ao motorista.
Contras do Corolla
Também existem pontos negativos a ter em mente. Veja quais são os pontos ruins do Corolla, a seguir.
Versão Brasil
A Toyota fez algumas modificações no Corolla quando o trouxe ao Brasil.
Por isso, o modelo tem uma versão “nacional” com mudanças no freio de mão, além de uma central multimídia modificada, com menos qualidade. Esse é um ponto negativo.
Falta de versão de entrada
Além disso, o Toyota Corolla não é vendido no mercado com uma “versão de entrada”. Ele acaba sendo negociado apenas com modelos de nível mais alto, o que torna difícil adquirir um pela primeira vez.
Os prós e contras do Nissan Sentra
Agora, para o contraste, faremos o contraponto com os pós e contras do Nissan Sentra. Siga a leitura para saber quais são!
Prós do Sentra
Começaremos a nossa lista com os pontos positivos da versão mais recente do Nissan Sentra.
I-Key
Uma das vantagens do Nissan Sentra é ter a tecnologia I-Key, um recurso exclusivo da marca japonesa.
Esse recurso, criado pela Nissan, permite ao motorista abrir o carro, trancá-lo e fazer várias outras ações sem tirar a chave do bolso, o que gera mais segurança, especialmente em áreas de risco de violência e assaltos (lembrando que 1 carro é roubado a cada 6 minutos no Brasil).
Não é difícil achar um vídeo online que mostre como a tecnologia funciona, caso você tenha dúvidas.
Acabamento
Outro ponto positivo do Nissan Sentra é a qualidade do seu acabamento.
Atualmente, muitos sedãs no mercado acabam desapontando os consumidores por oferecer acabamento de má qualidade, especialmente com o uso de plástico.
Essa estratégia tende a ser uma medida para diminuir o preço dos veículos, mas costuma ser um tiro no pé, pois desagrada os consumidores. Com o Nissan Sentra, é diferente: o acabamento de qualidade é um diferencial poderoso.
Espaço interno
O Nissan Sentra se destaca dentre os sedãs por ter um bom espaço interno.
Em sua versão mais recente, o Sentra tem um entre-eixos de 2,7 metros, o que garante um espaço interno bem grande. Dá para pessoas altas usarem o carro com bastante conforto.
Contras do Sentra
Existem pontos negativos no Nissan Sentra para se considerar. Veja quais são, a seguir.
Consumo na cidade
O primeiro ponto negativo do Nissan Sentra é o seu consumo na cidade. O modelo faz 9,9 km/l com gasolina no ambiente urbano e 6,7 km/l com etanol.
Não é um valor pequeno, especialmente considerando que se trata de um motor 2.0, mas é mais baixo do que o esperado para a categoria.
Como o preço da gasolina não é barato, o motorista pode esperar um bom valor gasto com combustível por mês.
Câmbio CVT
Por muito tempo, a Nissan focou no seu câmbio CVT como um argumento de vendas para o automóvel. Entretanto, ele é, também, um ponto de problemas.
Muitos motoristas reclamam que o sistema gera problemas no Sentra e que os mecânicos treinados não conseguem lidar com as questões. Pelo preço do sedã, esse problema não deveria acontecer.
Corolla ou Sentra: qual dos sedãs comprar?
Agora que analisamos os dois carros, é hora de entender se você deve comprar um Corolla ou Sentra.
A resposta a essa questão, claro, dependerá do seu perfil como motorista e do que você espera com o carro.
O Corolla é a opção mais confortável, mas o Sentra tem mais espaço interno e um acabamento melhor.
Em termos mecânicos, a Toyota talvez seja mais confiável do que a Nissan, mas é necessário levar o preço dos carros (e da manutenção) em conta também.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Sentra ou Kicks que fizemos aqui no blog.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.