Entre CR-V ou HR-V, qual desses SUV da Honda é o melhor?
Os dois modelos são bem competitivos dentro desse segmento e ao mesmo tempo em que compartilham algumas semelhanças, apresentam diferenças importantes.
Veja quais são os prós e contras de cada modelo.
- Apresenta um visual contemporâneo, com para-choque bem pronunciado
- Um dos pontos mais positivos desse veículo é o seu espaço interno e o seu amplo porta malas, que apresenta 640 L de capacidade
- Equipado com freios ABS, controle de tração integral e estabilidade e airbags frontais e laterais
- Assistente para redução de ponto cego
- Espaço interno amplo, e com sistema de rebatimento dos bancos
- Chave com a função Smart Entry, para travamento e destravamento automático
Honda / SUVs da Honda
A Honda Motor Company Limited é uma das principais fabricantes de motocicletas e automóveis no mundo.
Foi fundada na cidade de Hamamatsu, no Japão, em 1946. Atualmente, exporta veículos para diversos países ao redor do globo.
No Brasil, a Honda iniciou as suas operações em 1971, com a venda das primeiras motocicletas importadas. Apenas em 1992 chegaram ao país os primeiros veículos importados.
No entanto, em 1997, a empresa começou a produzir automóveis em território nacional, na sua fábrica em Sumaré, São Paulo.
A categoria SUV tem crescido muito nos últimos anos. A sigla significa Sport Utility Vehicle, que traduzida é Veículo Utilitário Esportivo.
De modo geral, as SUVs têm uma carroceria com porte grande. Apresentam bastante espaço interior e a flexibilidade de trafegar bem tanto na cidade quanto na estrada, em ambientes rurais ou de aventura.
Até 2021, a Honda contava com três modelos de SUVs em seu portfólio: o WR-V, HR-V e CR-V. No entanto, a montadora japonesa deixou de produzir para o mercado interno o modelo Honda WR-V.
A empresa lançará uma nova geração do HR-V e também o CR-V versão híbrida.
Por enquanto, ainda há bastante circulação desses últimos modelos no Brasil e eles podem ser encontrados para compra e venda. Por isso, vamos traçar um comparativo com as principais características dos dois.
Honda CR-V
O modelo CR-V foi o primeiro utilitário esportivo produzido pela Honda.
Seu lançamento ocorreu no ano de 1995, portanto, ele já tem um status clássico entre os amantes dos automóveis. Em 2018 o preço de fábrica do modelo era próximo de R$ 180.000,00.
Pontos positivos
As dimensões do CR-V são generosas, mas é curioso que o design do veículo contribui para uma impressão de que ele é mais espaçoso.
Apresenta um visual contemporâneo, com para-choque bem pronunciado. Conta ainda com proteção plástica para os eixos e rodas de liga leve de 18 polegadas, que contribuem para a sensação de robustez do carro.
Espaço interno, recursos e tecnologia
Um dos pontos mais positivos desse veículo é o seu espaço interno e o seu amplo porta malas, que apresenta 640 L de capacidade.
O CR-V apresenta faróis em LED, partida sem chave, bancos dianteiros com ajuste elétrico, ar condicionado digital e painel soft touch.
Um outro destaque é o sistema multimídia de 7″ polegadas sensível ao toque com GPS integrado. Ainda são inclusos no sistema DVD player e MP3.
Segurança
No quesito de segurança, o veículo é equipado com freios ABS, controle de tração integral e estabilidade e airbags frontais e laterais.
Outro destaque é o cinto de segurança de 3 pontos para todos os passageiros.
Desempenho
O carro apresenta motor 1.5 turbo com o tradicional câmbio automático (câmbio CVT), 190 cv de potência e 24,7 kgfm de torque.
A sua velocidade máxima é de 191 km/h enquanto que ele cumpre o teste de aceleração de 0 a 100 em 12 segundos.
Ou seja, estamos falando de um bom conjunto mecânico.
Pontos negativos
Um aspecto que não necessariamente é negativo no todo, mas pode ser caracterizado como tal por alguns consumidores, é que o CR-V só pode ser abastecido com gasolina.
Contudo, ele apresenta um bom índice de consumo, que fica em torno de 9km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
Honda HR-V
Apesar de só ter chegado ao mercado brasileiro a partir de 2016, esse é um dos modelos SUVs mais clássicos da Honda. Foi vendido no Japão e na Europa entre o final dos anos 90 e o início dos anos 2000.
A escolha da montadora de comercializá-lo no Brasil foi para se tornar mais competitiva no crescente segmento de utilitários esportivos. Quando foi lançado, o seu preço de partida era próximo de R$ 100 mil.
Pontos positivos
A aposta da Honda deu certo porque hoje o novo HR-V é o modelo mais emplacado da fábrica japonesa.
Uma das razões do sucesso é a sua proposta equilibrada, que apresenta um tamanho compacto com bom conjunto de recursos.
O design do veículo mistura traços mais tradicionais com elementos mais arrojados. Ele apresenta ótimas soluções externos que beneficiam a aparência e a aerodinâmica do carro, sem perder a sua identidade SUV.
Recursos e tecnologia
Oferece diferentes configurações nos assentos, o que permite uma maior acomodação de objetos. Ainda conta com repetidores de seta nos retrovisores e sensor crepuscular que acende os faróis de forma automática.
Outro destaque é o conjunto de vidros elétricos nas 4 portas e sistema multimídia com tela de 7″ polegadas com GPS integrado, entradas USB, auxiliar e HDMI.
Segurança
No quesito segurança, o carro é bem completo. Tem freios ABS, airbags frontais e laterais e controle de tração.
Além disso, apresenta encosto de cabeça e cinto de segurança com 3 pontos para todos os passageiros.
Desempenho e consumo
O HR-V apresenta motor 1.8 CVT e 140 cv de potência. Sua velocidade máxima é 175 km/h e ele cumpre o teste de desempenho de aceleração em 11 segundos, o que é uma ótima marca.
O seu abastecimento é flex, o que é um ponto diferencial para muitos consumidores. No abastecimento com álcool, ele percorre 7 km/l na cidade e 8,5 km/h na estrada. Na gasolina, média de 10 km/l na cidade e 12 km/l na estrada.
Pontos negativos
Um aspecto negativo a destacar nesse modelo é que ele teve uma redução em suas dimensões. Assim, apresenta hoje uma capacidade de porta malas apenas razoável para a sua categoria, de 437 L.
CR-V ou HR-V: qual o melhor?
Na verdade, os dois veículos são ótimas escolhas dentro do segmento de SUVs disponíveis no Brasil. Portanto, a escolha por um dos dois pode ser definida a partir das necessidades do usuário.
O CR-V é um carro amplo, ideal para famílias que necessitam de mais espaço interno e porta malas grande para viagens. O veículo apresenta bom desempenho e bons níveis de conforto e segurança.
Ao mesmo tempo, o HR-V é um SUV mais equilibrado, portanto, mais flexível frente às necessidades mais diversas dos consumidores atuais.
Esse modelo é ótimo para quem deseja o conforto de um utilitário esportivo, mas não tem tanta necessidade de espaço interno.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez seja interessante ler, também, o comparativo entre WR-V e Fit que fizemos aqui no blog.
Por hoje, é só!
Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.
Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!