Etios ou Sandero: Quem Ganha a Batalha? Veja o Comparativo

Se você quer descobrir qual sua melhor escolha, entre o Etios ou Sandero, continue aqui no Review Auto e confira todas as informações.

Afinal, escolher o seu próximo carro é um grande passo e, para não se enganar, é necessário estar munido com todas as informações possíveis sobre cada uma das opções.

A grande verdade é que os hatches se multiplicaram e hoje brigam pela preferência dos consumidores brasileiros.

Assim, com tantos modelos de veículos disponíveis no Brasil, nos mais variados modelos e preços, é bastante comum que pinte a dúvida sobre qual deles você deve escolher.

Dentre os principais destaques que encontramos hoje no Brasil, podemos colocar tanto o Toyota Etios como o Renault Sandero na lista dos mais populares por aqui.

Mas se você ainda não sabe qual dos dois é a melhor opção, Etios ou Sandero, confira todos os detalhes dos veículos a seguir, neste comparativo que traz para você os prós e contras de cada um.

Ótimo Custo-Benefício

Toyota Etios

Ainda é possível encontrar muitas versões e unidades dele nas lojas de usados e seminovos

  • Recurso de Revisão Expressa, exclusivo da Toyota e disponível para todos os veículos da marca japonesa
  • Seus custos de manutenção (e a frequência com que é necessário solicitá-la preventivamente) são baixos
  • Um dos melhores pontos positivos do Etios é o seu consumo

Melhor Escolha

Renault Sandero

Com a versão 2022, a Renault conseguiu colocar o Sandero no topo do mercado

  • Câmbio superior, central multimídia moderna e um visual mais sofisticado e atual
  • Possui quatro air bags, travas elétricas e aviso de não afivelamento de cinto de segurança
  • Com capacidade para 320 litros, é um ótimo atrativo para famílias ou para quem precisa de um espaço amplo

Toyota Etios

Toyota Etios
Fonte: Motor Show

O modelo Etios, da Toyota, foi lançado pela primeira vez no ano de 2012.

No início, o modelo surgiu como um hatch, mas atualmente conta com outras duas versões lançadas no Brasil: o Toyota Etios Cross e o Toyota Etios Sedan.

Assim, para iniciar o nosso comparativo, conheça todos os prós e contras que o veículo possui.

Pontos positivos do Toyota Etios

Dentre os principais pontos que contam a favor do Toyota Etios, podemos destacar o seu baixo índice de manutenção, todos os aspectos técnicos, desempenho, potência, tamanho e todos os itens de fábrica que o acompanham.

Para saber mais sobre cada um dos itens mencionados, leia em seguida.

Baixo índice de manutenção

O baixo índice (ou preço) de manutenção é uma característica bastante comum para todos os veículos lançados pela Toyota. E, por consequência, quanto menor for o índice de manutenção, menor também é a desvalorização do carro perante o mercado.

Um dos motivos que ajudam a gerar esse baixo índice é o conceito de “Revisão Expressa”, um serviço prestado pela montadora que garante a prestação de assistência em até uma hora.

Além disso, outros serviços técnicos voltados para auxílio em casos de pane ou colisão, atendem o mercado brasileiro durante o primeiro ano.

Aspectos técnicos

Os aspectos técnicos do Toyota Etios são amplamente consideráveis, mesmo em sua versão mais básica.

Dentre algumas das vantagens, nesse sentido, podem ser apontadas:

  • Garantia de até 3 anos
  • Espelhos retrovisores elétricos externos
  • Painel digital em Full FTF, incluso computador de bordo, 2 telas de 4,2″ e um monitor de níveis de consumo do combustível
  • Banco do motorista com ajuste de altura
  • Ar condicionado com filtro antipólen
  • Chave com comando de fechamento e abertura das portas
  • Encosto rebatível no banco traseiro
  • Vidros elétricos nas portas dianteiras e traseiras

Desempenho e Potência

Dentro do segmento ao qual o Etios pertence, o carro da Toyota é praticamente imbatível na questão da dirigibilidade e conta com um ótimo desempenho nas estradas e uma boa potência de seu motor.

A direção, dotada de assistência técnica, consegue oferecer um alto índice de conforto ao motorista, principalmente quando é preciso manobrar no estacionamento ou fazer outras manobras mais complexas.

Do mesmo modo, toda a precisão no volante do Toyota Etios também pode ser comprovada nas curvas ou quando o veículo se encontra em alta velocidade.

Em relação à potência do motor, o Toyota Etios com os motores 1.5 entrega até 96 cv de potência, enquanto os de motor 1.3 entregam até 90 cv, dependendo da versão.

Tamanho

O Toyota Etios possui boas dimensões e um ótimo aproveitamento do espaço interno.

Ao adentrar no carro, e durante as viagens, tanto o motorista quanto os passageiros não terão maiores problemas quanto ao espaço interno.

Além do bagageiro com 297 litros de capacidade, o Etios também conta com 1,51 m de altura, 1,69 m de largura e 3,77 m de comprimento. Ou seja, espaço suficiente para receber toda a família e curtir um passeio no maior conforto possível.

Itens de série

Seguindo com as principais vantagens do Toyota Etios, o veículo conta com uma gama enorme de itens de série.

Além de vários elementos básicos, considerados obrigatórios nos veículos atuais, o Etios ainda possui como parte do seu conjunto mecânico:

  • Termômetro indicativo do líquido de arrefecimento
  • Conta giros
  • Isofix para ficar cadeira infantil
  • Alças de segurança junto ao teto
  • Direção assistida
  • Porta luvas climatizado
  • Destravamento remoto do porta-malas
  • Destravamento interno para a rampa do tanque
  • Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
  • Freios ABS
  • Airbags frontais

Pontos negativos do Toyota Etios

Apesar de todos os prós que citamos anteriormente, o Toyota Etios também possui seus “pontos fracos”, como o design e o sistema de transmissão. Veja a seguir.

Design

O Toyota Etios possui um visual mais conservador e discreto.

Em tempos atuais, onde a maior parte das montadoras surge a cada ano com designs mais assertivos para os seus veículos, o Toyota se mantém com poucas novidades e poucos destaques no que se refere ao seu design.

Em resumo, seu design ainda segue causando algumas polêmicas e um certo desagrado com relação a grande parte dos consumidores brasileiros.

Transmissão

Outro ponto negativo do Toyota Etios, o sistema de transmissão do veículo conta apenas com câmbios manuais de cinco velocidades.

Existe uma certa dificuldade nos ganhos de aceleração, causando uma diminuição em retomadas feitas sob rotações médias.

Uma pena, visto que, atualmente, as montadoras estão investindo cada vez mais na comodidade do motorista – e, nesse sentido, ter um carro com câmbio automático é sempre bem-vindo.

Renault Sandero

Renault Sandero
Fonte: Autoesporte

Atualmente, os carros fabricados pela Renault contam com 6 versões diferentes para a opção Sandero. Por isso, logo abaixo, resolvemos ressaltar os pontos positivos e negativos que acompanham as versões no geral. Confira!

Pontos positivos do Renault Sandero

O Renault Sandero se sobressai diante de outros modelos de carro principalmente por oferecer maior segurança, economia, conforto, baixo custo de manutenção, várias comodidades, facilidade para revenda e um custo de seguro baixo. Confira com maiores detalhes a seguir.

Segurança

Poder seguir viagens com toda a segurança é indispensável para todos os motoristas. Nesse sentido, o Renault Sandero conta com quatro airbags de fábrica, alarme e sensor de estacionamento em todas as suas versões.

Para garantir a segurança das crianças, você vai encontrar na Sandero a função Isofix, que garante uma melhor fixação do bebê conforto e cadeirinha infantil.

Economia

No quesito combustível, o Renault Sandero se mostra bastante econômico.

Essa é uma grande vantagem para todos os motoristas, mas se mostra ainda mais importante para quem mora em grandes cidades e precisa rodar por longos percursos diariamente.

Mesmo que esse consumo de combustível ainda apresente alguma variação dependendo da versão escolhida, no geral o carro costuma fazer uma média de 14km/l de gasolina.

Conforto

Outro elemento que costuma ser levado sempre em consideração pelos consumidores é o conforto. E, em relação ao Renault Sandero, o conforto para motoristas e passageiros se mostra como um grande ponto positivo.

Alguns dos exemplos de acessórios que acabam facilitando a vida de quem vai dirigir o carro são o porta-malas e o tanque de combustível.

Se você tiver a necessidade de dirigir por um período maior de tempo, saiba que no Renault Sandero vai poder contar com bancos confortáveis e uma boa ergonomia.

E, por fim, devido ao bom aproveitamento da cabine e do espaço interno em geral, há a garantia de bastante espaço para os passageiros no banco traseiro.

Manutenção

Seguindo nossa lista com as vantagens do Renault Sandero, é preciso mencionar o baixo custo de manutenção que o carro oferece.

Essa vantagem, na verdade, se mostra como uma boa relação custo-benefício. Ainda que seja preciso investir um valor alto na compra do carro, a tendência é que esse valor seja compensado pelo baixo visto da manutenção.

Além das revisões serem baratas, quando comparadas aos valores que costumam ser cobrados por outras marcas de carros, as peças que compõem o Renault Sandero se mostram bastante duráveis e fáceis de encontrar caso necessite fazer alguma troca.

Comodidades

O veículo da Renault oferece algumas comodidades que também pesam como fatores positivos para a avaliação de uma possível compra.

Da fábrica, o carro já vem equipado com vidros elétricos, ar condicionado e central multimídia, que pode ser controlada diretamente do volante.

Além disso, a direção hidráulica é um elemento que vai trazer maior conforto e segurança enquanto o motorista dirige.

Revenda

Grande parte dos motoristas considera a revenda como aspecto fundamental na boa avaliação de um veículo. E, nesse sentido, o Renault Sandero não decepciona.

No geral, o veículo é muito bem aceito no mercado, sua desvalorização é baixa e o rendimento acontece facilmente. Como exemplo, veículos com até 5 anos de uso podem ser revendidos pelo preço bem próximo do que foi pago na época da compra.

Contratação do Seguro

A contratação de um seguro para o seu veículo é essencial nos dias de hoje, pois infelizmente são altos os índices de roubos e furtos de carros no nosso país.

Partindo do fato de que o seguro hoje consta como uma despesa básica na compra de um veículo, é preciso pesquisar bem sobre os preços e custos.

No caso do Renault Sandero, o preço de um seguro possui valores bem acessíveis, a exemplo dos seus custos de manutenção.

Pontos negativos do Sandero

O Renault Sandero possui algumas características que acabam contando como pontos negativos e que devem ser levadas em consideração nesse nosso comparativo entre Etios ou Sandero.

Seus ruídos internos, baixo índice da acústica e dirigibilidade podem desagradar parte dos consumidores. Confira melhor logo a seguir.

Ruídos internos

Os ruídos internos de um carro podem ou não incomodar certos motoristas, pois essa avaliação costuma ser bastante pessoal. Mas, caso você seja do tipo de pessoa que se incomoda facilmente com isso, infelizmente, o Renault Sandero pode te decepcionar.

Mesmo que o problema seja constatado apenas após algum tempo de uso, os acabamentos internos de plástico costumam apresentar uma dilatação natural e começam a ficar soltos.

Como consequência, toda vez que o Renault Sandero necessita rodar por trechos mais acidentados, esses acabamentos ficam batendo no interior do carro e geram ruídos.

Acústica

O baixo índice de isolamento acústico apresentado pelo Sandero não é recomendado para quem gosta de ouvir músicas enquanto está rodando com o carro.

Devido a esse baixo isolamento acústico, ruídos externos com certeza irão atrapalhar quem possui o hábito de curtir uma musiquinha na viagem.

Dirigibilidade

A dirigibilidade do Renault Sandero não é das melhores quando comparado aos outros veículos.

Apesar de possuir direção hidráulica, essa se mostra um pouco pesada e pode ser diretamente percebida em algumas manobras, como na hora de estacionar.

E, para complementar, todas as versões do Renault Sandero que vêm equipadas com o motor 1.0 oferecem respostas lentas durante a aceleração e ganho de velocidade.

Etios ou Sandero: qual o melhor carro?

Tanto o Etios ou Sandero são modelos já conceituados no mercado brasileiro, apesar de apresentarem algumas características peculiares. Felizmente, nos dois modelos comparados, existem mais pontos positivos do que negativos.

O Toyota Etios demonstra ser um carro mais econômico, com maior potência e mais completo com relação aos itens que o acompanham. Contra ele, pesam o polêmico design e alguns problemas com o sistema de transmissão.

Por outro lado, o Renault Sandero também se mostra econômico, mas com níveis maiores de segurança e conforto, com diversas comodidades e uma revenda facilmente garantida. Seus pontos negativos são os ruídos internos, baixa acústica e a dirigibilidade.

Assim, pesando todos os prós e contras de cada um dos modelos, consideramos o Renault Sandero como uma aquisição mais segura.

Uma vez que ambos são econômicos, as questões de conforto e, principalmente, segurança, são os grandes diferenciais do carro fabricado pela Renault.

No entanto, visto que o Toyota Etios passa longe de ser considerado um carro ruim, também deve ser levado em consideração, pois pode agradar a outros perfis de consumidores e motoristas.

Verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série.

Fazer um test drive em ambos os modelos, se possível, também é uma forma de tomar uma decisão mais assertiva.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Honda Fit ou Etios que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Etios ou Corolla para descobrir qual é o melhor.

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!

Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.

Até a próxima vez – e dirija com segurança.