Gol ou Uno: Qual o Melhor Para Comprar? Veja Aqui

Decidir entre comprar um Gol ou Uno é um dilema que praticamente todos os brasileiros adultos com mais de 35 anos já tiveram de contemplar.

Afinal, esses são dois dos carros que mais dominaram o mercado do Brasil. Mas, como decidir entre eles?

Entre opções de vidros elétricos e direção hidráulica, freios ABS e ar-condicionado, bom porta-malas e excelente custo-benefício, a disputa entre Gol ou Uno é muito parelha. A resposta certa, claro, depende de cada motorista.

Por isso, veremos os números e fatores positivos e negativos de cada um para que você também possa encontrar a resposta da pergunta que já foi feita por milhares de consumidores. Vamos lá!

Melhor Escolha

Gol

Está entre os carros mais populares do mercado brasileiro

  • Levando em conta o material do acabamento, apresenta um excelente encaixe das peças
  • Apresenta um desempenho de motor consideravelmente satisfatório
  • Costuma liderar ranking de vendas

Ótimo Custo-Benefício

Uno

Um dos mais popualres do Brasil

  • Modelo Versátil
  • Possui motor Firefly
  • O Fiat Uno é um dos carros mais seguros do Brasil

Prós e contras do Volkswagen Gol

Gol (Volkswagen)
Fonte: Quatro Rodas

Para iniciar a avaliação, vamos pesar os prós e contras do Volkswagen Gol.

Vale lembrar que o automóvel ganhou a sua Last Edition em novembro de 2022 e que será vendida durante todo o ano de 2023. É, como o nome já indica, o último modelo do Gol em solo nacional, com apenas 1.000 unidades produzidas.

No entanto, existem outras versões comerciais com mais quantidades nas concessionárias. É nelas que vamos nos basear para essa avaliação.

Pontos positivos do Gol

Para iniciar a avaliação, veja a seguir os principais pontos positivos do Volkswagen Gol.

Consumo

A grande vantagem do Volkswagen Gol e que fez do hatch um dos grandes líderes de venda do mercado é o seu consumo incrível.

O veículo apresenta aos consumidores um excelente resultado em eficiência energética.

O Gol G7 1.0, por exemplo, tem um motor flex capaz de fazer 14,5 km/l de gasolina na estrada e 12,9 km/l de gasolina na cidade. Com etanol, os resultados são de 10,3 km/l e 8,8 km/l respectivamente.

Considerando que cada motorista roda, em média, 20 mil quilômetros por ano e que o litro de gasolina ultrapassa os R$ 6 atualmente, fazer 12,9 km/l de gasolina na cidade é um grande fator de economia no bolso no dia a dia.

Design

Por muitos anos, o Volkswagen Gol não teve um design muito significativo.

Tanto é assim que suas versões são conhecidas como “Gol quadrado” ou “Gol bolinha”, de acordo com o modelo. Entretanto, a versão G7 se diferencia por ter um design mais estruturado, mais bonito.

Dentre os carros hatch, o Gol G7 apresenta um design simples, mas elegante. Tem um toque clássico, com personalidade e diferencial, sem ser um “hatch barato qualquer”.

Manutenção

Para finalizar, vale lembrar que o Gol tem uma manutenção barata.

Esse não é um carro que vai consumir muito dinheiro na hora de trocar peças ou conseguir ajuda mecânica em uma oficina.

Aliás, o Gol é praticamente o “arroz com feijão” dos mecânicos, um dos veículos mais conhecidos do segmento, sendo bem fácil consertar seus problemas.

Pontos negativos do Gol

Também existem pontos negativos no Gol. Veja quais são a seguir.

Porta-malas pequeno

Um dos principais problemas com o carro é seu porta-malas pequeno.

Na sua versão G7, o Gol apresenta cerca de 294 litros de capacidade no porta-malas. Não é um valor minúsculo, mas fica abaixo da média do mercado.

Pouco espaço interno

Além do pouco espaço no porta-malas, o Gol também mostra ter pouco espaço interno.

Este modelo não se sai bem no comparativo com outros hatchbacks quando analisamos seu entre-eixos.

Além disso, o VW Gol também aproveita mal o espaço que tem, gerando uma distância insuficiente do volante, o que torna a ergonomia para o motorista um pouco ingrata.

Poucos itens de série

Para finalizar, o VW Gol não conta com muitos itens de série já dentro do carro.

Existem, claro, praticamente todos os recursos mais importantes em comparação com outros carros do mercado, como vidros elétricos, sistema de som customizado, computador de bordo, direção hidráulica e muito mais.

Entretanto, esses itens são vendidos como opcionais. Por isso, para ter um VW Gol mais completo, é necessário pagar extra.

Esses equipamentos, que são de série em alguns concorrentes do setor, fazem o Gol ver os rivais saírem na frente e mancham um pouco sua marca com os consumidores.

Prós e contras do Fiat Uno

Uno (Fiat)
Fonte: Motor 1

Para avançar nesse embate entre Gol ou Uno, precisamos analisar os prós e contras do Fiat Uno agora.

Assim, você poderá analisar todas as informações, elaborar uma lista com os prós e contras de ambos e fazer a sua escolha de compra mais consciente!

Pontos positivos do Fiat Uno

Vamos iniciar com os prós deste que é um dos melhores carros da Fiat.

Versatilidade

Um dos benefícios do Fiat Uno é o fato deste ser um modelo versátil. Existem muitas versões diferentes do Uno, cada um com sua configuração própria e indicado para um tipo diferente de motorista.

Assim, você pode analisar todas as muitas versões do modelo e decidir qual delas é a mais indicada para o seu tipo de uso.

Motor

Atualmente, as novas versões do Fiat Uno usam um motor Firefly.

Esse novo modelo de motorização dá mais potência para o automóvel (que finalmente ultrapassa os 100 cavalos de potência), mais torque e trabalha melhor com a troca de marchas controlada pelo sistema de câmbio do modelo.

Em comparação com outros modelos do segmento de carros populares, o Fiat Uno não chega a ser extremamente acima da média, mas seus números ficam bem na foto e fazem deste um dos mais potentes carros do segmento.

Segurança

É inegável que o Fiat Uno é um dos carros mais seguros do Brasil.

Consumidores de todos os tipos se impressionam com itens de série como freios ABS, controle de tração, estabilidade e muito mais.

Pontos negativos do Uno

Agora veremos os pontos negativos do modelo.

Isolamento acústico

Uma das queixas mais comuns dos motoristas que têm um Uno é que o veículo tem um isolamento acústico pior do que o de modelos do mesmo segmento.

Por conta disso, é comum ouvir barulhos do motor dentro do veículo quando se está rodando.

Acabamento

Parte dos fatores que explicam o barulho interno do Fiat Uno é o seu acabamento de baixa qualidade.

O uso de plásticos baratos e outros materiais um pouco abaixo de qualidade fazem com que haja mais ruídos dentro do carro.

Computador opcional

Por fim, uma queixa comum de usuários do Fiat Uno é a ausência de um computador de bordo dentro dos itens de série, sendo vendido apenas como um opcional.

E aí, qual é melhor: Gol ou Uno?

Pronto! Agora que vimos todo esse conteúdo, é hora da resposta do nosso comparativo: vale mais a pena comprar o Gol ou Uno?

Dependerá bastante das suas necessidades.

Ambos são bons carros para primeira compra e, para resumir, o Gol é o melhor para quem quer economizar e ter melhor consumo de gasolina na cidade ou estrada.

o Uno pode ser a opção mais interessante para quem precisa de potência e espaço.

Gostou do comparativo? Então, compartilhe este artigo nas redes sociais e marque seus amigos!

Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida.

Até mais!