HB20 ou Prisma: Qual Escolher? Principais Prós e Contras

O HB20 ou Prisma são versões concorrentes de sedan para família, com ótimas características. Cada carro é moderno, tem bons equipamentos, dirigibilidade confortável e ótimo visual.

Porém, esses sedans possuem diferenciais que devem ser levados em consideração pelo motorista antes de fechar a compra.

Tanto o Prisma LTZ quanto o Hyundai HB20s têm prós e contras que definem o custo-benefício de cada veículo.

Nesse sentido, reunimos neste artigo o que o motorista deve observar antes de optar por uma versão de sedan ou até ambos os veículos.

Então, continue a leitura que o Review Auto preparou e descubra qual o melhor veículo para comprar.

Ótimo Custo-Benefício

HB20 Sedan

Este modelo se popularizou com velocidade, isso se deve, em grande medida, à visão da Hyundai

  • Diversos sistemas e acessórios voltados à segurança dos condutores e passageiros
  • O consumo apresenta ótimos resultados tanto para o etanol quanto para a gasolina
  • Chega ao mercado com o aumento de 5 cm entre banco dianteiro e banco traseiro

Melhor Escolha

Prisma LTZ

Bons equipamentos, dirigibilidade confortável e ótimo visual

  • Porta-malas com capacidade para até 500 litros
  • Apresenta um vão interno bem espaçoso, com bancos bipartidos
  • O Prisma consegue subir o corpo do motorista ao volante, deixando-o mais elevado na hora de dirigir

 

HB20 ou Prisma: comparativos

Hyundai HB20 Sedan
Fonte: Quatro Rodas

Para te ajudar a escolher entre o HB20 ou Prisma, preparamos uma lista de comparativos completos, com todos os pontos relevantes sobre as duas versões.

Confira!

Custo de manutenção

O custo de manutenção do HB20 ou Prisma apresenta um empate técnico.

Segundo a corretora de seguros Segurar, a diferença entre o valor das apólices entre cada carro é de R$ 100,00 em média.

O valor das apólices de cada veículo está acima de R$ 1.500,00 e inclui peças, revisões e outras coberturas.

No pacote de revisão de carro com até 60.000 km, o Hyundai HB20s consegue economizar até R$ 1.084,00.

Além do valor da revisão mais acessível, o tempo de garantia do HB20 é de 5 anos, enquanto a garantia do Chevrolet Prisma é de 3 anos.

Além disso, uma cesta com peças para quatro rodas do HB20 gera uma economia de até R$ 350,00 ante o Prisma.

Porta-malas

O porta-malas do Chevrolet Prisma LTZ tem vantagem sobre o HB20, já que possui 500 litros contra 450 litros.

Além disso, o Prisma tem um vão interno mais espaçoso e os bancos são bipartidos. Dessa forma, o veículo tem mais facilidade para transportar objetos mais compridos.

Por sua vez, o HB20 tem um sistema de mola oculta muito eficiente. Ademais, a tampa do bagageiro tem um acabamento melhor e maior cobertura de forro.

Esse detalhe é importante, pois a estrutura do porta-malas do Prisma possui espaços internos e chapas à mostra.

As chapas de metal podem causar acidentes caso sejam seguradas sem cuidado.

Então, quem precisa de um carro com bom espaço interno e está indeciso entre HB20 ou Prisma, o Prisma está na frente.

Câmbio, motor e desempenho

Mesmo que o Prisma tenha um motor 1.4 mais compacto, o carro consegue manter um desempenho de bom nível. Afinal, o Chevrolet consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 12,6 segundos.

Porém, segundo alguns clientes, o câmbio demora mais tempo para fazer a troca de marcha. Além disso, o câmbio não é tão firme e trava às vezes.

Não o bastante, o botão das trocas de marchas não é bem localizado ao controle do motorista.

Por sua vez, o HB20 conseguiu chegar aos 100 km/h em 10,9 segundos, superando o concorrente. Não o suficiente, as retomadas têm respostas muito satisfatórias.

O HB20 ainda possui um câmbio de quatro velocidades considerado ultrapassado, contudo, ele não trava tanto quanto o controle do Prisma, tornando esse sedan mais responsivo no cotidiano.

O Hyundai HB20 possui um ótimo motor de 1.6 16 V cujo cabeçote e bloco são de alumínios. Ademais, o carro possui 122 cavalos de potência e um controle variável com válvulas, além do torque de 16,5 Kgfm.

Quanto ao Prisma, o motor de 1.4 chega a 106 cavalos com um torque de 13,9 Kgfm.

Diante disso, se está em dúvida sobre HB20 ou Prisma no quesito velocidade máxima, o HB20 ganha.

Suspensão

Em relação à suspensão, o HB20 oferece mais opções de uso. O veículo, embora tenha suspensão macia, mantém a carroceria mais equilibrada, mesmo se ela estiver carregada.

O Prisma apresenta um rolamento na parte lateral causado por um efeito chicote. Esse rolamento acontece quando o carro atinge os 60 km/h.

Mesmo que o HB20 apresente o mesmo comportamento, esse rolamento acontece somente após o veículo atingir os 70 km/h. Logo, entre o HB20 ou Prisma, o primeiro tem vantagem no fator suspensão.

Consumo (Etanol)

A diferença no consumo de etanol no HB20 ou Prisma apresenta diferenças sensíveis no uso de combustível.

Nesse sentido, o Prisma roda 8,2 km/l no ciclo urbano enquanto o HB20 faz 7,4 km/l no mesmo ambiente. Já nas rodovias o Prisma alcança 12,1 km/l contra 11,4 km/l do HB20.

Em outras palavras, quem gosta de economizar e quer escolher o HB20 ou Prisma, o Prisma será a melhor escolha.

Na prática, o Chevrolet Prisma consegue economizar até 10% de etanol rodando na cidade e 6% na estrada em relação ao HB20.

Ruído interno

Uma reclamação em comum entre os motoristas de sedans é o barulho interno que alguns veículos fazem.

De acordo com avaliações, o HB20 alcança 65,5 dB de ruído interno atingindo 120 km/h. Já o Prisma atinge 67 dB de ruído interno a uma velocidade de 120 km/h.

Ou seja, para quem quer um sedan silencioso e tem como opção HB20 ou Prisma, o HB20 será a melhor compra.

Mesmo atingindo grandes velocidades, o Hyundai nem faz tanto barulho nem distrai o motorista que gosta de concentração.

Interior, acabamento e espaço interno

Seja o HB20 ou Prisma, o acabamento é de qualidade superior em relação aos outros concorrentes. Tudo por causa dos materiais de alto padrão e da montagem de primeira linha.

No quesito ergonomia, os sedans possuem especificações distintas que favorecem a direção do motorista.

O Prisma consegue subir o corpo do motorista ao volante, deixando-o mais elevado na hora de dirigir. Por sua vez, o HB20 rebaixa o corpo do condutor, mantendo o corpo dele numa posição mais natural.

Para quem precisa de mais espaço interno, o Prisma será a escolha ideal. O lado do passageiro no banco traseiro, por exemplo, oferece mais espaço para o indivíduo esticar as pernas.

Diante disso, pensando no quesito conforto, o Prisma será a sua melhor escolha.

Diferenciais de cada carro

Assim como nas versões padrão, o Prisma possui o sistema MyLink. Esse sistema oferece uma qualidade de som mais moderna com Bluetooth e leitor MP3.

Além disso, a ferramenta oferece conexão com milhares de rádios via internet e acesso a GPS.

O sistema do MyLink também envia um sinal para o motorista quando o veículo entra no modo reserva, indicando o posto mais próximo.

O diferencial do HB20 é um volante multifuncional. Além de atender uma chamada de celular, o volante também permitirá ao motorista o controle sobre o sistema de som.

Não o suficiente, a manopla de câmbio e o volante possuem um revestimento em couro legítimo.

Portanto, ao escolher um HB20 ou Prisma, lembre-se que o primeiro favorece o uso multifuncional enquanto o segundo melhora a dirigibilidade.

Itens de série

A princípio, na parte dos itens de série, o HB20 ou Prisma possuem recursos parecidos.

Os modelos possuem volante regulável, alarmes, direção hidráulica, portas com travamento automático, faróis de neblina e sensores de estacionamento.

Além disso, os carros vêm com ar-condicionado, bancos ajustáveis, entrada USB e até teto solar.

O diferencial do Prisma é o sistema MyLink, cuja tela é sensível ao toque e mede mais de 15 cm de comprimento.

Esse sistema permite um acesso rápido a telefonemas, rádio, navegação, trocas de mensagem e mais. Todavia, o MyLink possui algumas limitações, como a falta de GPS integrado.

Por sua vez, o HB20 conta com uma direção elétrica no lugar da direção hidráulica e o sistema BlueNav, uma central multimídia mais completa. Com ela o motorista terá acesso às funções do veículo por meio de uma interface mais complexa.

Por esses motivos, considere esses prós e contras de cada veículo em relação aos itens de série e central multimídia.

Tamanho e espaço

Ainda que por uma vantagem menor, o Prisma se destaca por causa das suas dimensões.

O carro possui 4,27 m de comprimento, 1,48 m de altura, 1,70 m de largura e 2,52 m entre os eixos do veículo. Como resultado, os ocupantes aproveitarão um espaço mais confortável, especialmente os passageiros na parte de trás.

O HB20 Premium tem 4,23 m de comprimento, 1,47 m de altura, 1,68 m de largura e 2,50 m entre os eixos.

Quem costuma dirigir esse Hyundai afirma que as cabeças e pernas dos ocupantes da frente têm mais conforto. Todavia, os passageiros dos bancos traseiros terão pouco espaço para acomodar os joelhos caso o condutor seja alto.

Assim, ao optar por um HB20 ou Prisma no quesito espaço, considere as medidas do veículo antes da compra. Por fim, lembre-se do espaço do porta-malas, pois o Prisma tem espaço para 500 litros, 50 litros a mais que o concorrente.

Conforto na direção

A princípio, a direção do Prisma é muito confortável, visto que as suspensões têm ótimo ajuste. Não o suficiente, o volante tem uma pegada mais macia, dando a quem dirige o sedan maior segurança.

Porém, a ergonomia da parte interna ainda precisa de mais ajustes. Afinal, os botões dos vidros elétricos não estão muito bem localizados, assim como a posição dos pegadores das portas.

Por fim, o banco ainda precisa de um ajuste mais refinado na altura.

Em contrapartida, o HB20 tem uma ergonomia mais favorável ao condutor, mesmo com um volante mais fino. As suspensões são mais estáveis, gerando ainda mais conforto e segurança na direção do veículo.

Como as suspensões conseguem superar falhas no piso da estrada e mantêm a carroceria com pouca rolagem nas curvas, o condutor tem mais estabilidade nas pistas.

Por isso, no quesito direção confortável entre HB20 ou Prisma, o Hyundai HB20 Premium ganha com certa folga.

Tudo porque o carro é o mais indicado para os motoristas que preferem uma direção mais macia ou tem pouca experiência ao volante.

Garantia e o pós-venda

Para o Prisma, a fabricante Chevrolet estabeleceu o prazo de 3 anos como garantia para o veículo. Não o bastante, o conjunto das quatro primeiras revisões, cada uma feita após cada 10.000 km acumulados, fica em torno de R$ 1.592,00.

Infelizmente, algumas versões do Prisma são vendidas com um preço acima do valor de tabela. Em alguns casos, o comprador encontrará o carro com um valor superior a R$ 3.000,00 ao da tabela oficial.

Quanto à taxa de financiamento, a melhor opção fica em torno de 0,37%, isso se o comprador quitar na entrada 60% do preço do veículo e pagar o restante ao longo de 1 ano.

Em contrapartida, o Hyundai HB20 possui um período de garantia de 5 anos. Além disso, as quatro primeiras revisões do veículo, feitas a cada 10.000 km rodados, custarão menos de R$ 1.100,00.

Felizmente, cada versão do HB20 costuma ser vendida pelo preço de tabela, o que evita surpresas na hora da compra.

Quanto ao financiamento, o valor da taxa chega a 0,49% todos os meses. Contudo, o valor da entrada é menor que o Prisma, sendo de 40% do preço total do carro.

Ademais, o motorista terá mais 2 anos para pagar os valores restantes e ainda terá a opção de escolher a cor do veículo na pronta-entrega.

Diante disso, quem tem o HB20 ou Prisma como opção e está considerando a garantia e pós-venda, o HB20 leva vantagem. O motorista terá mais folga para efetuar os pagamentos sem comprometer toda a sua renda.

Além disso, a cobertura e acionamento do seguro desse carro oferecem uma maior vantagem em relação ao concorrente.

HB20 ou Prisma: qual o melhor?

melhores pneus para Prisma

Entre HB20 ou Prisma, o Prisma oferece mais vantagens ao condutor do que o HB20. Além de ter mais espaço na parte interna, assim como um porta-malas maior, o sedã gera mais economia.

Seja na cidade ou estrada, o motor mais potente tem mais eficiência. Ademais, o sistema de som é mais moderno e a interface é mais acessível.

Quanto ao preço, o Prisma LTZ chega a custar, em média, R$ 4.500,00 a menos que um HB20s Premium, por exemplo.

Logo, o custo-benefício do Chevrolet é mais favorável ao condutor que pode ter um grande sedã sem gastar mais por isso.

No quesito pós-venda, o Prisma tem uma manutenção com preço invariável e não desvaloriza tão rápido quanto o concorrente.

Ainda que o Prisma tenha algumas limitações quanto aos equipamentos, por exemplo, ele ainda é uma boa escolha em longo prazo.

Conclusão

Escolher um entre melhores no segmento de sedãs não é tarefa fácil com tantas boas opções no mercado, como o HB20 ou Prisma. No entanto, é possível observar características sutis que farão a diferença no cotidiano com o veículo.

Diante disso, considere as informações deste artigo comparativo como fatores essenciais para escolher o melhor sedan para a sua rotina.

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