O Que Fazer na Revisão de 60.000 km? Deixe Seu Carro em Dia

Todo automóvel deve receber os cuidados necessários para rodar bem pelo máximo de tempo possível. Nesse sentido, é essencial que o motorista saiba o que fazer na revisão de 60.000 km. Desse modo, seu veículo permanecerá saudável e com todas as funções em perfeito estado.

Além disso, um carro com a revisão em dia se torna ainda mais valioso para a revenda. Veja a seguir o que fazer na revisão de 60.000 km e o que observar na avaliação.

O Que Fazer na Revisão de 60.000 km?

O Que Fazer na Revisão de 60.000 km
Fonte: Azul Seguros

A revisão, ou check up, é uma etapa fundamental para avaliar o estado do seu veículo. Nesse sentido, o mecânico avaliará o nível de conservação do carro de forma minuciosa.

Além disso, ele testará os componentes para observar como funcionam, assim como os sistemas. O objetivo será a identificação de falhas e o conserto delas o mais rápido possível.

Quando um veículo ultrapassa os 60.000 km, mas ainda antes de chegar nos 70.000 km rodados, é certo que ele terá peças desgastadas.

Caso não sejam reparadas, elas darão algum problema muito em breve. E se o motorista ignora um defeito, o problema pode desencadear outros e causar grandes prejuízos.

Assim, entendendo o que fazer na revisão de 60.000 km, as chances de sofrer perdas ou passar por problemas diminuirá bastante.

Durante a revisão, os principais itens avaliados pelo mecânico serão:

Avaliação das correias

Os carros apresentam um sistema variado de correias e cada uma desempenha um propósito específico. Uma das mais importantes é a correia dentada, indispensável para o bom funcionamento do motor.

Se ela estiver quebrada, o motor funcionará sem sincronia, bem como as bielas, cabeçote, pistões e válvulas.

A troca por uma correia nova impedirá que esses problemas aconteçam. Não o bastante, quando o mecânico sabe o que fazer na revisão de 60.000 km, ele consegue evitar que o propulsor sofra uma parada.

Análise da embreagem

O conjunto da embreagem é formado pela junção do rolamento, platô, disco ou atuador hidráulico no lugar do rolamento.

Esse sistema de embreagem é o responsável por conectar o motor às engrenagens e as rodas.

Quando o condutor pisa no pedal do sistema de embreagem, o motor é desconectado das engrenagens. Em caso de falhas, essa comunicação entre componentes é perdida e o desempenho do carro diminui.

O sistema de embreagem é essencial para carros com câmbio manual. Por isso, a revisão manual após os 60.000 km rodados deve ser feita o quanto antes.

Limpadores de para-brisa

Os limpadores de para-brisa devem ser considerados importantes quando o motorista decide o que fazer na revisão de 60.000 km.

Eles são fundamentais para garantir visibilidade e segurança para o cliente durante as viagens. Por isso, precisam funcionar bem e ter ótimo estado de conservação.

A avaliação não é tão demorada e pode ser feita em pouco tempo. Então, sempre se lembre de manter o para-brisa em ótimo estado e alinhado com os outros componentes do automóvel.

Cuidados e responsabilidades que os motoristas devem manter

Quem adquire um modelo de carro 0 km deve fazer as revisões em uma concessionária. Dessa forma, o condutor não perderá a garantia da fábrica.

Mesmo após atingir 60.000 km rodados, é importante fazer as revisões em oficinas autorizadas pela concessionária para evitar possíveis problemas.

Ademais, ao entender sobre o que fazer na revisão de 60.000 km, recomenda-se fazer a revisão mesmo se o carro estiver parado por muito tempo.

Tudo porque alguns componentes do veículo têm prazo de validade limitado e precisam de manutenção frequente.

Status de um veículo com mais de 60.000 km

Um carro com quilometragem acima de 60.000 km já está no segundo ano de uso, geralmente. Além disso, em média, o automóvel já passou por três revisões e algumas trocas de fluido de óleo.

Caso esse cronograma de revisão tenha seguido conforme o esperado, o condutor deve observar componentes considerados secundários.

Por exemplo, a válvula termostática que realiza as trocas líquidas entre radiador e motor. Assim como outros componentes, a peça pode sofrer desgaste e causar travamentos.

Lembre-se do que fazer na revisão de 60.000 km e observar componentes menos conhecidos do veículo. Afinal, uma peça com defeito quando não é trocada pode desencadear uma série de problemas.

A exemplo, a correia, item essencial para o sistema de válvulas, bombas de d’água e direção, hidráulica, alternador e compressor do ar-condicionado.

Sempre use peças originais nas trocas

Após o mecânico entender o que fazer na revisão de 60.000 km, será preciso a troca de alguns componentes. Nesse caso, sempre escolha peças substitutas que sejam componentes originais.

Tudo porque peças baratas ou de qualidade inferior se desgastarão antes do tempo ou funcionarão de forma inadequada. Portanto, sempre invista em substitutos originais.

O que costuma ser analisado nas revisões?

Confira a seguir uma lista com os itens mais avaliados durante a revisão de 60.000 km:

  • Abraçadeira;
  • Alinhamento e balanceamento dos pneus;
  • Amortecedores;
  • Conjunto de calço da mola posterior;
  • Coxim dianteiro;
  • Filtro de combustível;
  • Filtro de ar;
  • Fluído de freio;
  • Freio dianteiro;
  • Pastilhas e discos de freio;
  • Rodas;
  • Filtro de óleo;
  • Substituição da água do radiador;
  • Substituição de fluído da bomba hidráulica;
  • Troca da correia;
  • Óleo do motor;
  • Troca do filtro do A/C;
  • Válvulas injetoras;
  • Velas de ignição e mais.

Vale a pena investir em um carro com mais de 60 mil km rodados?

A conservação de qualquer veículo dependerá do uso do seu condutor. Nesse sentido, carros com mais quilometragem podem estar mais conservados do que carros com baixa quilometragem.

Sabe-se que o uso recorrente na cidade causa desgaste na suspensão, freios e outros componentes. Por sua vez, as estradas costumam exigir menos dessas peças. Além disso, carros que transportam muita carga costumam estragar seus componentes com rapidez.

Diante disso, se está pensando em adquirir um carro com quilometragem acima de 60.000 km, observe o histórico da manutenção do veículo.

Se o motorista não cuidou do veículo e não sabe o que fazer na revisão de 60.000 km, provavelmente o veículo tem peças danificadas.

Contudo, se o carro está muito bem conservado, a quilometragem avançada não será um problema.

Considerações finais

Entender o que fazer na revisão de 60.000 km te ajudará a cuidar melhor do seu carro.

Ainda que a revisão seja um sinônimo de gasto, ela também pode ser útil para compreender problemas do veículo.

Ou seja, o condutor terá a oportunidade de aprender mais sobre a conservação, cuidados e manutenções cotidianas do carro durante a manutenção.

Um carro bem cuidado manterá um ótimo desempenho por mais tempo. Ademais, a quilometragem pouco importará numa revenda se o carro estiver com a manutenção preventiva em dia.

Portanto, saiba o que fazer na revisão de 60 mil km e quando fazê-la para aproveitar o seu veículo por muito mais tempo ou fazer bons negócios.

Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.

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Até mais!