O Que Fazer na Revisão de 100.000 km? Deixe Seu Carro em Dia

Saber exatamente o que fazer na revisão de 100.000 km é fundamental para deixar o seu carro em dia.

Afinal, essa é uma marca importante de uso, e indica uma possibilidade de desgaste em peças indispensáveis para o funcionamento do mesmo.

Uma análise e manutenção dessas peças, com o apoio de uma mão de obra qualificada, trarão mais vitalidade para o carro.

Por isso, o Review Auto preparou esse conteúdo completo, com os principais itens que devem passar por essa revisão nos 100 mil km.

O Que Fazer na Revisão de 100.000 km? Itens Obrigatórios

O Que Fazer na Revisão de 100.000 km
Fonte: Blog Posto 214 Sul

Muitas coisas podem ser resolvidas na revisão de 90.000 km, mas, quando o carro atinge a marca de 100 mil km rodados, a avaliação se torna mais completa.

Em muitos casos, é preciso não apenas reparos básicos, feitos em revisões anteriores, mas sim trocas de sistemas completos, que podem estar avariados.

Essa revisão, sem dúvidas, é uma das mais importantes a se realizar no veículo, e a busca por um especialista na área é a base de tudo.

Sistema de travões

Um item que, sem dúvidas, entra na lista de o que fazer na revisão de 100.000 km do carro, é o seu sistema de travões.

Junto com os amortecedores e as próprias rodas, esse é o sistema que ajuda a dar segurança para a viagem.

Na média geral, as pastilhas dos travões duram, no máximo, até os 45 mil km rodados.

Ou seja, quando chegar aos 100 mil km, elas já não serão as originais de fábrica, e mesmo assim estarão bem desgastadas.

O que acontece, porém, é que nessa revisão não basta simplesmente trocar as pastilhas, mas provavelmente todo o sistema de travões.

Pneus e rodas

Outro item que entra na lista de o que fazer na revisão de 100.000 km são os pneus. Mas, nesse caso, o que entra em jogo não são apenas as peças em si, mas todo o seu entorno.

Obviamente que, por serem peças de borracha e estarem em contato direto com a estrada, esse é o item que mais se desgasta no carro.

Ou seja, ao chegar nos 100 mil km rodados, os pneus já devem ter sido trocados nesse percurso.

Nessa marca, porém, o que entra em jogo, além do pneu em si e o seu estado de conservação, são os sistemas complementares, como os próprios aros e eixos.

É preciso revisar pontos como o equilíbrio e o alinhamento do veículo, que muito provavelmente estará irregular.

Fluidos do carro

100 mil km rodados é realmente uma marca bem avançada, o que demonstra um uso bem alto do veículo.

Nesse período, alguns fluidos e óleos começam a perder seu período de validade, sendo preciso revisar adequadamente esses itens.

Alguns desses pontos são o líquido da direção assistida, da refrigeração, fluido de freio e os óleos da caixa de velocidade e de transmissão.

Filtros

Assim como os fluidos, os filtros também devem passar por essa revisão, principalmente porque são peças importantes e devem se alinhar com a eficiência geral do carro.

Como aos 100 mil km a revisão é mais completa, deixar os filtros sujos e em mau funcionamento irá interferir diretamente nos demais componentes.

Revisão do estado do motor

Com essa quilometragem, e levando em consideração a revisão mais completa dada ao veículo, deixar o motor de fora não é nada interessante, assim como trocar o óleo do motor, como já vimos.

Avaliar o estado da correia de distribuição, por exemplo, é um ponto fundamental. Nesse caso, o objetivo é observar se não há alguma fissura na correia, o que poderia levar a uma ruptura mais à frente.

Itens como as tubagens e mangas sob o capô também entram em jogo, com uma análise preventiva do estado dessas peças.

Para a sua melhor conservação, aliás, uma dica interessante é adicionar, ao menos uma vez por ano, aditivos dentro do tanque de combustível, que ajudará no desenvolvimento do veículo.

Não à toa, essa adição também acontece na revisão de 100 mil km.

Lista de itens para avaliar na revisão de 100 mil km

Para tornar mais prática a análise e vistoria do veículo, esses são os componentes que entram na lista de itens de o que fazer na revisão de 100.000 km do carro:

  • Motor;
  • Correias;
  • Vazamentos na transmissão;
  • Válvulas;
  • Filtro de ar
  • Substituir o líquido do arrefecimento do motor;
  • Embreagem;
  • Suspensão;
  • Coxins do motor e da transmissão;
  • Pneus;
  • Alimentação;
  • Amortecedores;
  • Alinhamento e balanceamento;
  • Velas de Ignição;
  • Falhas elétricas;
  • Elétrica;
  • Iluminação;
  • Sistema de partida;
  • Para-brisa;
  • Rodas;
  • Limpeza do ar condicionado;
  • Sistema de freio;
  • Fluído de freio;
  • Freio de mão.

Além disso, outra dica fundamental durante a revisão é o chamado teste de rodagem.

Essa é uma avaliação geral do desempenho do veículo, para verificar se todos os sistemas e componentes estão funcionando adequadamente.

Vale a pena comprar um carro com mais de 100 mil km?

Como foi possível observar, 100 mil km é uma marca importante para o veículo, e denota um desgaste maior em sistemas básicos.

Comprar um veículo com essa quilometragem, no entanto, envolve diversos fatores diferentes, relacionados à marca, modelo e – principalmente – conservação e uso do veículo.

Não adianta simplesmente olhar se ele já rodou ou não os 100 mil km e recuar na aquisição.

Para se ter uma ideia, os próprios lugares por onde esse veículo passou, bem como onde gastou essa quilometragem, são muito mais importantes que o número em si.

Um carro com 60 mil km de uso nos centros urbanos, com movimentações frequentes nas ruas das cidades, provavelmente estará em muito pior estado do que um modelo com 110 mil km rodados, em sua maioria, na estrada.

Então, sim, vale a pena comprar um veículo que já tenha rodado os seus 100 mil km, basta apenas observar com calma a situação.

Vale observar, é claro, se ele fez as revisões de forma correta, conservando os seus sistemas principais.

Quer saber o que fazer em outras revisões do carro, como 20 mil km, 50 mil km ou 80 mil km, por exemplo? Então acompanhe outros materiais do Review Auto!

Enfim, por hoje, é só!

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